Resolução CFMV nº 756 de 17/10/2003


 Publicado no DOU em 12 nov 2003


Dispõe sobre o Registro de Título de Especialista em áreas da Medicina Veterinária, no âmbito dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária.


Conheça o LegisWeb

Notas:

1) Revogada pela Resolução CFMV nº 935, de 10.12.2009, DOU 18.02.2010.

2) Assim dispunha a Resolução revogada:

"O Conselho Federal de Medicina Veterinária - CFMV, no uso das atribuições que lhe confere a alínea f do art. 16 da Lei nº 5.517, de 23.10.1968, combinado com o art. 3º, alíneas n e o, do Regimento Interno do CFMV, baixado pela Resolução nº 04, de 28.07.1969,

Considerando a necessidade de estabelecer normas e procedimentos para o registro de título de especialista nos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária;

Considerando que os avanços científicos e tecnológicos têm aumentado progressivamente o campo de trabalho do médico veterinário, com tendência a determinar o surgimento contínuo de especialidades;

Considerando que compete ao Conselho Federal de Medicina Veterinária estabelecer os requisitos para concessão e registro de título de especialista, no âmbito do exercício profissional, resolve:

Art. 1º Instituir, no âmbito dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária, as normas para registro do título de especialista em áreas de Medicina Veterinária com vistas a disciplinar o disposto no art. 13, inciso XIV do Código de Ética do Médico Veterinário.

Art. 2º Caberá ao Plenário do Conselho Regional de Medicina Veterinária, o exame dos documentos probatórios, assim como a aprovação do registro do título de especialista.

§ 1º É vedado o registro de duas especialidades com base no mesmo curso realizado.

§ 2º O médico veterinário poderá obter o registro de até 02 (dois) títulos de especialista no Conselho Regional.

Art. 3º Para o registro do título de especialista junto ao Conselho Regional, o médico veterinário deverá recolher à tesouraria do órgão o valor estipulado em resolução do CFMV.

Art. 4º Os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária procederão o registro dos títulos de especialista conferidos pelas sociedades, associações e colégios de âmbito nacional que congregam contingentes de médicos veterinários dedicados às áreas específicas do seu domínio de conhecimento.

Art. 5º As sociedades, associações e os colégios que pretenderem habilitar-se a conferir títulos de especialista, em condições de registro junto aos Conselhos Regionais, ficam sujeitos à apresentação, ao CFMV, dos critérios que nortearão a oferta desses títulos.

§ 1º A entidade interessada em habilitar-se para concessão de títulos de especialista terá que encaminhar ao CFMV requerimento instruído com os seguintes documentos:

I - cópia do estatuto aprovado e registrado, em cartório de títulos e documentos, constando no seu texto que a entidade tem como finalidade, também, emitir título de especialista;

II - cópia das normas regulamentadoras de concessão de título de especialista, contendo:

a) o sistema de seleção dos candidatos;

b) o conteúdo programático mínimo a ser cumprido pelo candidato em cursos de especialização;

c) o sistema e o período de avaliação, relacionando o nome, a titulação dos avaliadores e a forma de divulgação dos resultados;

d) a definição da carga horária e a duração dos cursos de especialização, indicando a distribuição percentual dos conteúdos teóricos e práticos:

1. Os cursos deverão ter uma carga horária mínima de 500 h, das quais 80% na área específica, a serem cumpridas no máximo em 36 meses.

e) critérios para revalidação do título de especialista a cada cinco anos.

§ 2º Só será permitida habilitar-se uma sociedade, associação ou colégio, por especialidade.

§ 3º A habilitação se efetivará por meio de resolução do CFMV, após apreciação do processo devidamente instruído.

Art. 6º É vedado o registro de título de especialista por entidade que não tenha obtido do CFMV a homologação dos critérios para a concessão destes títulos.

Art. 7º Os critérios para concessão de títulos de especialista por uma determinada sociedade, associação ou colégio somente poderão contar com a homologação do CFMV quando o título conferido estiver condicionado aos seguintes instrumentos:

I - título de doutor conferido na área específica, conferido por instituição de ensino superior reconhecida pela CAPES/MEC;

II - título de mestre na área específica, conferido por instituição de ensino superior reconhecida pela CAPES/MEC;

III - certificado de curso de especialização na área específica conferido por instituição de ensino superior reconhecida pelo CNE/MEC ou entidades de especialistas, cujo curso atenda aos requisitos desta Resolução;

IV - certificado de conclusão de Programa de Residência em Medicina Veterinária (R1 e/ou R2), desde que atenda às exigências previstas na Resolução CFMV nº 752, de 17 de outubro de 2003;

V - resultado de prova de conhecimento específico fornecido pela sociedade, associação ou colégio credenciado pelo CFMV sempre que o requerente não for portador de qualquer dos títulos mencionados nos incisos I e II deste parágrafo.

Parágrafo único. É obrigatório em todos os casos previstos nos incisos deste artigo a apresentação de memorial onde se possa comprovar que o requerente desenvolve atividades na área da especialidade requerida por mais de 03 (três) anos.

Art. 8º Os títulos de mestre e doutor obtidos no exterior somente serão aceitos após haverem sido revalidados em instituição de ensino superior nacional, atendidas as exigências da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior - CAPES/MEC.

Art. 9º O médico veterinário dirigirá o seu requerimento ao Conselho Regional no qual se encontra com inscrição principal, instruindo-o com cópias das peças de documentos que houverem feito parte do processo que dera origem ao título junto à sociedade, associação e colégio de âmbito nacional, qual seja, o Certificado conferido pela entidade, o memorial, eventuais atas de julgamento e/ou resultados de exames prestados junto às entidades citadas, certificados conferidos por instituição de ensino superior ou qualquer outra entidade ministrante de cursos de especialização, mestrado ou doutorado.

§ 1º O Conselho Regional após a análise da documentação apresentada e constatada a autenticidade, emitirá um parecer conclusivo sobre a concessão do título de Médico Veterinário Especialista, e submeterá à homologação do Plenário do CFMV.

§ 2º O ato de homologação de que trata o parágrafo anterior constará de resolução exarada pelo CFMV e ensejará o retorno do processo ao Conselho Regional de origem.

§ 3º O Conselho Regional procederá ao pertinente registro de concessão do título, fazendo constar na Cédula de Identidade Profissional a especialidade correspondente.

Art. 10. A lista das especialidades e áreas de atuação, objeto de registro junto aos Conselhos Regionais, é a que consta do anexo à presente Resolução.

Nota: Ver art. 12 da Resolução CFMV nº 814, de 10.12.2005, DOU 21.12.2005, que altera este artigo, acrescentando à lista de especialidades constante do anexo a especialidade Medicina Veterinária Intensiva.

Art. 11. A lista das especialidades e áreas de atuação de que trata o art. 10 poderá ser alterada sempre que novas áreas do conhecimento passarem a contar com profissional nela qualificado, descartada a possibilidade de enquadramento em área de especialização correspondente ou afim.

§ 1º A alteração da lista que trata o caput deste artigo fica sujeita à aprovação do Plenário do CFMV, devendo-se levar em conta a fundamentação da necessidade desta alteração.

§ 2º Os pedidos de alteração na lista de especialidades poderão ser subscritos por entidades que já estejam habilitadas a conferir título de especialista ou aquelas cujos processos de habilitação estejam em trâmite no CFMV, com parecer preliminar de uma Comissão Mista de Especialidades instituída pelo Conselho Federal.

Art. 12. O título de especialista registrado no Conselho Regional terá validade pelo período de 05 (cinco) anos, contados da data do seu registro no CRMV, após o que o especialista deverá encaminhar ao Conselho Regional, através da entidade de especialistas pertinente, a comprovação de que está atuando na área, mediante a apresentação de certificados pela realização de palestras, cursos, participação em conclaves técnicos e publicação de trabalhos.

Parágrafo único. O não atendimento ao que estabelece o caput deste artigo implicará no cancelamento do registro do título de especialista.

Art. 13. Ficam convalidados os títulos de especialistas registrados sob a égide da Resolução CFMV nº 625, de 16 de março de 1995, embora sujeitos a reavaliação de que trata o art. 12 desta Resolução.

Art. 14. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação e revoga as disposições em contrário, especificamente a Resolução nº 625 de 16 de março de 1995.

ANEXO

ESPECIALIDADE ÁREA DE ATUAÇÃO 
Acupuntura Veterinária  
Anestesiologia Veterinária  
Bem-Estar e Comportamento Animal  
Clínica e Técnica Cirúrgica  
Clínica Médica de Grandes Animais Ruminantes, Eqüídeos e Suínos 
Clínica Médica de Pequenos Animais Cardiologia, Dermatologia, Odontologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia 
Ecologia e Gestão Ambiental  
Economia Rural e Gestão do Agronegócio Organização de cadeias produtivas, comercialização e marketing da indústria animal 
Farmacologia e Terapêutica Veterinária  
Fisiologia e Endocrinologia Veterinária  
Genética e Melhoramento Animal  
Homeopatia Veterinária  
Inspeção Higiênica, Sanitária e Tecnológica de Produtos de Origem Animal Carnes e Derivados, Leite e Derivados, Pescado e Derivados, Ovos e Derivados, Mel e Derivados, Controle físico-químico e Microbiológico de Produtos de Origem Animal 
Medicina e Produção de Animais Aquáticos  
Medicina e Produção de Animais de Laboratórios  
Medicina e Produção de Animais Silvestres  
Medicina Veterinária Legal  
Medicina Veterinária Preventiva Saúde Pública, Epidemiologia, Zoonoses e Planejamento em Saúde Animal, Doenças Infecciosas e Parasitárias,Vigilância Sanitária 
Microbiologia Veterinária Virologia, Bacteriologia e Micologia 
Morfologia Veterinária Anatomia, Histologia, Citologia e Embriologia 
Nutrição Animal Ruminantes, Não Ruminantes e Agrostologia 
Parasitologia Veterinária  
Patologia Clínica Veterinária  
Patologia Veterinária Anatomia Patológica, Histopatologia e Ornitopatologia 
Produção Animal Bovinocultura, Bubalinocultura, Caprinocultura, Ovinocultura, Equideocultura, Suinocultura, Avicultura, Cunicultura, Apicultura, Sericicultura e Estrutiocultura Radiologia e Diagnóstico por Imagem Veterinária Ultra-sonografia, Ressonância Magnética, Tomografia e Videolaparoscopia Reprodução Animal Andrologia, Tecnologia do Sêmen e Inseminação Artificial, Ginecologia e Obstetrícia Veterinária, Produção in vitro de Embriões, Transferência de Embriões, Clonagem Animal, Transgênese Animal, Fisiologia e Manejo Reprodutivo 
Tecnologia de Produtos de Origem Animal Carnes e Derivados, Leite e Derivados, Ovos e Derivados, Mel e Derivados 
Toxicologia Veterinária  

BENEDITO FORTES DE ARRUDA

Presidente do Conselho

ANDRÉ LUIZ DE CARVALHO

Secretário-Geral"