Publicado no DOU em 8 nov 2024
Regulamenta a concessão de quotas diferenciadas de depreciação acelerada para navios-tanque novos produzidos no Brasil destinados ao ativo imobilizado e empregados exclusivamente em atividade de cabotagem de petróleo e seus derivados, e para embarcações de apoio marítimo utilizadas no suporte logístico e na prestação de serviços aos campos, às instalações e às plataformasoffshore, nos termos do disposto no art. 1º,caput, incisos II e III, da Lei nº 14.871, de 28 de maio de 2024. (Redação da ementa dada pelo Decreto Nº 12589 DE 19/08/2025).
Nota Legisweb: Ver Portaria GM/MDIC Nº 226 DE 15/09/2025 e Portaria Interministerial MDIC/MME Nº 139 DE 15/09/2025, que estabelece os procedimentos administrativos e processuais para análise técnica do pedido de habilitação prévia, para fins do disposto neste Decreto.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84,caput, incisos IV e VI, alínea "a", da Constituição, e tendo em vista o disposto na Lei nº 14.871, de 28 de maio de 2024,
DECRETA:
Art. 1º Este Decreto regulamenta a concessão de quotas diferenciadas de depreciação acelerada para navios-tanque novos produzidos no Brasil destinados ao ativo imobilizado e empregados exclusivamente em atividade de cabotagem de petróleo e seus derivados, e para embarcações de apoio marítimo utilizadas no suporte logístico e na prestação de serviços aos campos, às instalações e às plataformasoffshore, nos termos do disposto no art. 1º,caput, incisos II e III, da Lei nº 14.871, de 28 de maio de 2024. (Redação do artigo dada pelo Decreto Nº 12589 DE 19/08/2025).
Art. 2º Poderão fazer uso da depreciação acelerada de que trata o art. 1º,caput, inciso II, da Lei nº 14.871, de 28 de maio de 2024, as pessoas jurídicas adquirentes de navio-tanque novo:
I - adquirido a partir da data de publicação deste Decreto;
II - produzido no Brasil conforme índices mínimos de conteúdo local definidos por ato do Conselho Nacional de Política Energética - CNPE, no exercício da competência conferida pelo art. 2º,caput, inciso XVI, da Lei nº 9.478, de 6 de agosto de 1997;
III - identificado pelo código 8901.20.00 da Nomenclatura Comum do Mercosul - NCM;
IV - destinado ao ativo imobilizado;
V - empregado exclusivamente em atividade de cabotagem de petróleo e seus derivados; e
VI - sujeito a desgaste por uso, causas naturais ou obsolescência normal.
§ 1º O disposto neste artigo aplica-se às aquisições de navios-tanque novos cujos contratos tenham sido celebrados até 31 de dezembro de 2026 e que entrem em operação na atividade de cabotagem de petróleo e seus derivados a partir de 1º de janeiro de 2027.
§ 2º Para fins do disposto no inciso II do caput:
I - serão considerados como produzidos no Brasil os navios-tanque construídos em estaleiro brasileiro, nos termos do disposto no art. 2º,caput, inciso VII, da Lei nº 10.893, de 13 de julho de 2004; e
II - na definição dos índices mínimos de conteúdo local de que trata este Decreto, o CNPE considerará o dinamismo inerente ao setor de transporte de petróleo e seus derivados e se baseará em dados concretos sobre a capacidade da indústria, de forma a garantir que os custos decorrentes da política sejam proporcionais aos benefícios auferidos.
§ 3º A verificação do atendimento ao disposto no inciso I do § 2º deste artigo será realizada mediante apresentação de registro de propriedade marítima, conforme o disposto na Lei nº 7.652, de 3 de fevereiro de 1988.
(Artigo acrescentado pelo Decreto Nº 12589 DE 19/08/2025):
Art. 2º-A Poderão fazer uso da depreciação acelerada de que trata o art. 1º,caput, inciso III, da Lei nº 14.871, de 28 de maio de 2024, as pessoas jurídicas adquirentes de embarcação de apoio marítimo, desde que observadas as seguintes condições:
I - aquisição realizada a partir da data de publicação do Decreto nº 12.589, de 19 de agosto de 2025;
II - produção realizada no Brasil, em estaleiro brasileiro, nos termos do disposto no art. 2º-A, § 2º, inciso II, da Lei nº 14.871, de 28 de maio de 2024, combinado com o art. 2º,caput, inciso VII, da Lei nº 10.893, de 13 de julho de 2004;
III - classificação na Nomenclatura Comum do Mercosul - NCM sob o código 8901.90.00; e
IV - utilização exclusiva no suporte logístico e na prestação de serviços aos campos, às instalações e às plataformasoffshoree caracterizada como navegação de apoio marítimo essencial às operações offshore.
Parágrafo único. O disposto neste artigo aplica-se às embarcações de apoio marítimo cujos contratos de aquisição sejam celebrados até 31 de dezembro de 2026 e que entrem em operação a partir de 1º de janeiro de 2027.
Art. 3º A renúncia fiscal decorrente da depreciação acelerada de que trata este Decreto estará limitada a R$ 1.600.000.000,00 (um bilhão e seiscentos milhões de reais) e terá vigência a partir de 1º de janeiro de 2027 até 31 de dezembro de 2031, nos termos do disposto no art. 2º-A, § 4º, da Lei nº 14.871, de 28 de maio de 2024.
Art. 4º A fruição das quotas diferenciadas de depreciação acelerada de que trata o art. 1º,caput, inciso II, da Lei nº 14.871, de 28 de maio de 2024, ficará condicionada à:
I - habilitação prévia pelo Ministério de Minas e Energia e pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; e
II - habilitação definitiva pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil do Ministério da Fazenda.
(Artigo acrescentado pelo Decreto Nº 12589 DE 19/08/2025):
Art. 4º-A A fruição das quotas diferenciadas de depreciação acelerada de que trata o art. 1º,caput, inciso III, da Lei nº 14.871, de 28 de maio de 2024, ficará condicionada à:
I - habilitação prévia pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; e
II - habilitação definitiva pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil.
Art. 5º O pedido de habilitação prévia a que se refere o art. 4º,caput, inciso I, será realizado na forma estabelecida pelo Ministério de Minas e Energia e pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e:
I - deverá ser protocolado eletronicamente;
II - será individualizado por navio-tanque;
III - deverá estar acompanhado de:
a) comprovante do nome empresarial;
b) número de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ da pessoa jurídica titular do projeto;
c) comprovante da autorização da pessoa jurídica para o exercício da atividade econômica de transporte a granel de petróleo e seus derivados por meio aquaviário perante a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP; e
d) manifestação de interesse na habilitação e declaração de ciência dos termos estabelecidos neste Decreto e na Lei nº 14.871, de 28 de maio de 2024, devidamente preenchidas, conforme modelos, e assinadas pelos representantes legais da pessoa jurídica interessada no benefício da depreciação acelerada, acompanhadas das respectivas procurações desses representantes; e
IV - deverá conter síntese descritiva do projeto de navio-tanque objeto da depreciação acelerada, com informações relativas:
a) à capacidade de transporte de petróleo e seus derivados;
b) aos fluxos logísticos de cabotagem de petróleo e seus derivados previstos para o navio-tanque;
c) ao cronograma estimado de produção do navio-tanque no Brasil, incluídas as datas previstas de início e de conclusão da produção;
d) à data prevista de aquisição do navio-tanque, referente à celebração do contrato;
e) à data prevista de entrada em operação do navio-tanque na atividade de cabotagem de petróleo e seus derivados;
f) à estimativa de renda e de empregos diretos e indiretos gerados com a produção do navio-tanque;
g) ao valor monetário estimado do navio-tanque;
h) à estimativa de valor do benefício fiscal; e
i) outras informações sobre a descrição do projeto consideradas pertinentes pela pessoa jurídica interessada.
(Artigo acrescentado pelo Decreto Nº 12589 DE 19/08/2025):
Art. 5º-A O pedido de habilitação prévia para a utilização das quotas diferenciadas de depreciação acelerada relativas às embarcações de apoio marítimo de que trata o art. 4º-A,caput, inciso I, será realizado na forma estabelecida em ato do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e deverá:
I - ser protocolado eletronicamente;
II - ser individualizado por embarcação;
a) comprovante do nome empresarial;
b) número de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ da pessoa jurídica titular do projeto;
c) comprovante de autorização da pessoa jurídica para o exercício da atividade econômica de Empresa Brasileira de Navegação - EBN perante a Agência Nacional de Transportes Aquaviários - ANTAQ; e
d) manifestação de interesse na habilitação e declaração de ciência dos termos estabelecidos no Decreto nº 12.589, de 19 de agosto de 2025, e na Lei nº 14.871, de 28 de maio de 2024, devidamente preenchidas, conforme modelos, e assinadas pelos representantes legais da pessoa jurídica interessada no benefício da depreciação acelerada, acompanhadas das respectivas procurações desses representantes; e
IV - conter síntese descritiva do projeto da embarcação de apoio marítimo objeto da depreciação acelerada, com informações relativas:
a) ao cronograma estimado de produção da embarcação de apoio marítimo no Brasil, incluídas as datas previstas de início e de conclusão da produção;
b) à data prevista de aquisição da embarcação de apoio marítimo, referente à celebração do contrato;
c) à data prevista de entrada em operação da embarcação de apoio marítimo;
d) à estimativa de renda e de empregos diretos e indiretos gerados com a produção da embarcação de apoio marítimo;
e) ao valor monetário estimado da embarcação de apoio marítimo;
f) à estimativa de valor do benefício fiscal; e
g) a outras informações sobre a descrição do projeto consideradas pertinentes pela pessoa jurídica interessada.
Art. 6º O pedido de habilitação definitiva a que se refere o art. 4º,caput, inciso II:
I - será instruído com o deferimento da habilitação prévia pelo Ministério de Minas e Energia e pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços;
II - deverá estar acompanhado das informações a que se refere o art. 5º,caput, inciso III, alínea "b", e inciso IV, alíneas "e", "g" e "h";
III - somente será admitido se o requerente for pessoa jurídica sujeita à tributação na forma do lucro real; e
IV - será concedido aos requerentes que atendam aos requisitos legais necessários à fruição de benefícios fiscais, inclusive aos previstos no art. 43, § 2º, da Lei nº 14.973, de 16 de setembro de 2024.
(Artigo acrescentado pelo Decreto Nº 12589 DE 19/08/2025):
Art. 6º-A O pedido de habilitação definitiva a que se refere o art. 4º-A,caput, inciso II:
I - será instruído com o deferimento da habilitação prévia pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços;
II - deverá estar acompanhado das informações a que se refere o art. 5º-A,caput, inciso III, alínea "b", e inciso IV, alíneas "b", "c", "e" e "f";
III - somente será admitido se o requerente for pessoa jurídica sujeita a tributação com base no lucro real; e
IV - será concedido aos requerentes que atendam aos requisitos legais necessários à fruição de benefícios fiscais, inclusive àqueles previstos no art. 43, § 2º, da Lei nº 14.973, de 16 de setembro de 2024.
(Redação do artigo dada pelo Decreto Nº 12589 DE 19/08/2025):
Art. 7º O benefício fiscal de que trata este Decreto somente poderá ser usufruído:
I - após a habilitação definitiva a que se refere o art. 4º,caput, inciso II, e o art. 4º-A,caput, inciso II; e
II - desde que atendidas as demais condições e exigências previstas na Lei nº 14.871, de 28 de maio de 2024, e em suas regulamentações.
Art. 8º A mensuração e a fiscalização do cumprimento dos índices mínimos de conteúdo local de que trata o art. 2º,caput, inciso II, deste Decreto serão realizadas pela ANP, conforme diretrizes estabelecidas no ato do CNPE a que se refere o art. 2º-A,caput, da Lei nº 14.871, de 28 de maio de 2024.
Parágrafo único. A ANP encaminhará, no prazo de até três meses após a finalização de cada etapa de construção do navio-tanque, ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, as informações relativas à mensuração e à fiscalização do cumprimento dos índices mínimos de conteúdo local de que trata o caput, para o acompanhamento, o controle e avaliação de que trata o art. 9º.
Art. 9º Os benefícios fiscais de que trata este Decreto serão objeto de acompanhamento, controle e avaliação pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e serão disponibilizados em sítio eletrônico do Governo federal.
Parágrafo único. A Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil encaminhará, trimestralmente, ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços as informações disponíveis para o acompanhamento, o controle e a avaliação de que trata o caput.
Art. 10. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o Ministério de Minas e Energia e a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil poderão, para cumprimento do disposto neste Decreto, no âmbito de suas competências:
I - editar normas complementares;
II - realizar inspeções e auditorias nas pessoas jurídicas habilitadas para a fruição do benefício fiscal de que trata este Decreto; e
III - requisitar, a qualquer tempo, a apresentação de informações relativas à fruição do benefício fiscal de que trata este Decreto.
Art. 11. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 8 de novembro de 2024; 203º da Independência e 136º da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Fernando Haddad
Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho
Alexandre Silveira de Oliveira
Presidente da República Federativa do Brasil