Ato COTEPE/ICMS nº 38 de 10/09/2009


 


Altera o Anexo Único - Manual de Orientação do Leiaute da Escrituração Fiscal Digital - EFD do Ato COTEPE/ICMS 09/08 .


Conheça o LegisWeb

O Secretário Executivo do Conselho Nacional de Política Fazendária - CONFAZ, no uso de suas atribuições que lhe confere o art. 12, XIII, do Regimento da Comissão Técnica Permanente do ICMS - COTEPE/ICMS, de 12 de dezembro de 1997, por este ato, torna público que a Comissão, na sua 138ª reunião ordinária, realizada nos dias 08 a 10 de setembro de 2009, em Brasília, DF,

Decidiu:

Art. 1º O Manual de Orientação do Leiaute da Escrituração Fiscal Digital - EFD constante do Anexo Único a que se refere o art. 1º do Ato COTEPE/ICMS nº 09, de 18 de abril de 2008 , passa a vigorar com a redação do Anexo Único deste ato.

Art. 2º As informações referentes ao Inventário deverão ser prestadas no leiaute vigente no período da entrega da EFD.

Art. 3º Este ato entra em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos para as escriturações referentes aos períodos a partir de 1º de janeiro de 2010, exceto quanto ao Bloco G e registros pertinentes ao Livro de Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente cujos efeitos serão a partir de 1º de julho de 2010.

MANUEL DOS ANJOS MARQUES TEIXEIRA

ANEXO ÚNICO
MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO LEIAUTE DA ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL - EFD

APRESENTAÇÃO

Este manual visa a orientar a geração em arquivo digital dos dados concernentes à Escrituração Fiscal Digital e outras informações fiscais pelo contribuinte pessoa física ou jurídica inscrito no cadastro de contribuintes do respectivo órgão fiscal.

O leiaute EFD está organizado em blocos de informações dispostos por tipo de documento, que, por sua vez, estão organizados em registros que contém dados.

O arquivo digital será gerado na seguinte forma:

Registro 0000 - abertura do arquivo

Bloco 0 - Identificação e referências (registros de tabelas)

Blocos de C, D, E, H - Informações fiscais (registros de dados)

Bloco 1 - Informações especiais (registros de dados)

Bloco 9 - Controle e encerramento do arquivo (registros de dados)

Registro 9999 - encerramento do arquivo ou ainda:

Registro 0000 - abertura do arquivo

Registro 0001 - abre o Bloco 0

Registros 0005 a 0460: informa os dados

Registro 0990 - encerra o Bloco 0

Registro 9001 - abre o Bloco 9

Registro 9900: informa os dados

Registro 9990 - encerra o Bloco 9

Registro 9999 - encerramento do arquivo

Os registros de dados contidos nos blocos de informações do leiaute EFD estão organizados na forma hierárquica (PAI-FILHO).

Registro 0000 - abertura do arquivo

Registro 0001 - abre o Bloco 0

Registros 0005 a 0460: informa os dados (tabelas de referência)

Registro 0990 - encerra o Bloco 0

Registro C001 - abre o Bloco C

Registros C100 - dados do documento 001 (Registro PAI)

Registros C110 - informação complementar do documento 001 (Registro FILHO)

Registros C111 - processo referenciado na informação complementar do documento 001 (Registro FILHO do FILHO)

Registros C170 - itens do documento 001 (Registro FILHO)

Registros C100 - dados do documento 00N (Registro PAI)

Registros C170 - itens do documento 00N (Registro FILHO)

Registros C170 - itens do documento 00N (Registro FILHO)

Registro C990 - encerra o Bloco C

Registro D001 - abre o Bloco D

Registros D100 a D800: informa os dados

Registro D990 - encerra o Bloco D

Registro 9001 - abre o Bloco 9

Registro 9900: informa os dados

Registro 9990 - encerra o Bloco 9

Registro 9999 - encerramento do arquivo

APÊNDICE A - DAS INFORMAÇÕES DE REFERÊNCIA

1. INFORMAÇÕES GERAIS

1.1. GERAÇÃO

O contribuinte, de acordo com a legislação pertinente, está sujeito a escriturar e prestar informações fiscais referentes à totalidade das operações de entradas e de saídas, das aquisições e das prestações, dos lançamentos realizados nos exercícios fiscais de apuração e de outros documentos de informação correlatos, em arquivo digital de acordo com as especificações indicadas neste manual. Os documentos que serviram de base para extração dessas informações e o arquivo da EFD deverão ser armazenados pelos prazos previstos na legislação do imposto do qual é sujeito passivo.

1.2. FORMA, LOCAL E PRAZO DE ENTREGA

O contribuinte sujeito à Escrituração Fiscal Digital está obrigado a prestar informações fiscais em meio digital de acordo com as especificações deste manual.

1.2.1. O arquivo será obrigatoriamente submetido ao programa disponibilizado pelos fiscos das unidades federadas e fisco federal, para validação de conteúdo, assinatura digital e transmissão.

1.2.2. O arquivo digital conterá as informações dos períodos de apuração do imposto e será transmitido dentro do prazo estabelecido pela legislação de cada unidade federada e RFB.

1.2.2.1 Excepcionalmente, os arquivos da EFD, referentes aos meses de janeiro a agosto de 2009, poderão ser entregues até o dia 30 de setembro de 2009.

1.2.3. O contribuinte poderá efetuar a remessa de arquivo em substituição ao arquivo anteriormente remetido, observando-se a permissão, as regras e prazos estabelecidos pela legislação de cada unidade federada e da Secretaria da Receita Federal, em suas respectivas áreas de competência.

1.2.4. A substituição de arquivos entregue deverá ser feita na sua íntegra, não se aceitando arquivos complementares para o mesmo período informado.

1.2.5. A assinatura digital será verificada quanto a sua existência, prazo e validade para o contribuinte identificado na EFD, no início do processo de transmissão do arquivo para os fiscos.

2. REFERÊNCIAS PARA O PREENCHIMENTO DO ARQUIVO

2.1. DADOS TÉCNICOS DE GERAÇÃO DO ARQUIVO

2.1.1. Características do arquivo digital:

a) Arquivo no formato texto, codificado em ASCII - ISO 8859-1 (Latin-1), não sendo aceitos campos compactados (packed decimal), zonados, binários, ponto flutuante (float point), etc., ou quaisquer outras codificações de texto, tais como EBCDIC;

b) Arquivo com organização hierárquica, assim definida pela citação do nível hierárquico ao qual pertence cada registro;

c) Os registros são sempre iniciados na primeira coluna (posição 1) e têm tamanho variável;

d) A linha do arquivo digital deve conter os campos na exata ordem em que estão listados nos respectivos registros;

e) Ao início do registro e ao final de cada campo deve ser inserido o caractere delimitador "|" (Pipe ou Barra Vertical: caractere 124 da Tabela ASCII);

f) O caractere delimitador "|" (Pipe) não deve ser incluído como parte integrante do conteúdo de quaisquer campos numéricos ou alfanuméricos;

g) Todos os registros devem conter no final de cada linha do arquivo digital, após o caractere delimitador Pipe acima mencionado, os caracteres "CR" (Carriage Return) e "LF" (Line Feed) correspondentes a "retorno do carro" e "salto de linha" (CR e LF: caracteres 13 e 10, respectivamente, da Tabela ASCII).

Exemplo (campos do registro):

1º  2º  3º  4º 
REG;  NOME;  CNPJ;  IE 

|1550|José Silva & Irmãos Ltda|60001556000257|01238578455|CRLF

|1550|Maurício Portugal S.A||2121450|CRLF

|1550|Armando Silva ME|99222333000150||CRLF

h) Na ausência de informação, o campo vazio (campo sem conteúdo; nulo; null) deverá ser imediatamente encerrado com o caractere "|" delimitador de campo.

Exemplos (conteúdo do campo)

Campo alfanumérico: José da Silva & Irmãos Ltda -> |José da Silva & Irmãos Ltda|

Campo numérico: 1234,56 -> |1234,56|

Campo numérico ou alfanumérico vazio -> ||

Exemplo (campo vazio no meio da linha)

|123,00||123654788000354|

Exemplo (campo vazio em fim de linha)

||CRLF

2.2. REGRAS GERAIS DE PREENCHIMENTO

Esta seção apresenta as regras que devem ser respeitadas em todos os registros gerados, quando não excepcionadas por regra específica referente a um dado registro.

2.2.1. As informações referentes aos documentos deverão ser prestadas sob o enfoque do informante do arquivo, tanto no que se refere às operações de entradas ou aquisições quanto no que se refere às operações de saída ou prestações.

Exemplos (operação sob o ponto de vista do informante do arquivo):

- Código do item -> registrar com códigos próprios os itens das operações de entradas ou aquisições, bem como das operações de saída ou prestações;

- Código da Situação Tributária - CST -> registrar, nas operações de entradas ou aquisições, os códigos de tributação indicando a modalidade de tributação própria do informante;

- Código Fiscal de Operação e Prestação - CFOP -> registrar, nas operações de entradas ou aquisições, os códigos de operação que correspondam ao tratamento tributário relativo a destinação do item. Os valores informados devem seguir o desdobramento do código, se houver.

2.2.1.1. O conteúdo do arquivo deve obedecer às regras deste manual e respeitar as normas tributárias dos estados, Distrito Federal e da Secretaria da Receita Federal, aplicável aos documentos e informações fiscais de que trata a EFD.

2.2.2. Formato dos campos:

a) ALFANUMÉRICO: representados por "C" - todos os caracteres das posições da Tabela ASCII, excetuados os caracteres "|" (Pipe ou Barra Vertical: caractere 124 da Tabela ASCII) e os não-imprimíveis (caracteres 00 a 31 da Tabela ASCII);

b) NUMÉRICO: representados por "N" - algarismos das posições de 48 a 57 da Tabela ASCII.

2.2.3. Regras de preenchimento dos campos com conteúdo alfanumérico (C):

Todos os campos alfanuméricos terão tamanho máximo de 255 caracteres, exceto se houver indicação distinta.

Exemplo:

COD_INF 
TXT  65536 

2.2.4. Regras de preenchimento dos campos com conteúdo numérico nos quais há indicação de casas decimais:

a) Deverão ser preenchidos sem os separadores de milhar, sinais ou quaisquer outros caracteres (tais como: "." "-" "%"), devendo a vírgula ser utilizada como separador decimal (Vírgula: caractere 44 da Tabela ASCII);

b) Não há limite de caracteres para os campos numéricos;

c) Observar a quantidade máxima de casas decimais que constar no respectivo campo;

d) Preencher os valores percentuais desprezando-se o símbolo (%), sem nenhuma convenção matemática.

Exemplo (valores monetários, quantidades, percentuais, etc):

$ 1.129.998,99 |1129998,99|

1.255,42 |1255,42|

234,567 |234,567|

10.000 |10000|

10.000,00 |10000| ou |10000,00|

17,00 % |17,00| ou |17|

18,50 % |18,5| ou |18,50|

30 |30|

1.123,456 Kg |1123,456|

0,010 litros |0,010|

0,00 |0| ou |0,00|

0 |0|

campo vazio ||

2.2.5. Regras de preenchimento de campos numéricos (N) cujo conteúdo representa data:

Devem ser informados conforme o padrão "diamêsano" (ddmmaaaa), excluindo-se quaisquer caracteres de separação (tais como: ".", "/", "-", etc);

Exemplos (data):

01 de Janeiro de 2005 |01012005|

11.11.1911 |11111911|

21-03-1999 |21031999|

09.08.2004 |09082004|

campo vazio ||

2.2.6. Regras de preenchimento de campos numéricos (N) cujo conteúdo representa período:

Devem ser informados conforme o padrão "mêsano" (mmaaaa), excluindo-se quaisquer caracteres de separação (tais como: ".", "/", "-", etc);

Exemplos (período):

Janeiro de 2005 |012005|

11.1911 |111911|

03-1999 |031999|

08/04 â?|082004|

campo vazio ||

2.2.7. Regras de preenchimento de campos numéricos (N) cujo conteúdo representa exercício:

Devem ser informados conforme o padrão "ano" (aaaa);

Exemplos (ano/exercício):

2005 |2005|

911 |1911|

99 |1999|

04 |2004|

campo vazio ||

2.2.8. Regras de preenchimento de campos numéricos (N) cujo conteúdo representa hora:

a) Devem ser informados conforme o padrão "horaminutosegundo" (hhmmss), formato 24 horas, excluindo-se quaisquer caracteres de separação (tais como: ".", ":", "-" " ", etc);

Exemplos (hora):

09:13:17 |091317|

21:13:17 |211317|

00:00:00 |000000|

00:00:01 |000001|

campo vazio ||

2.3. NÚMEROS, CARACTERES OU CÓDIGOS DE IDENTIFICAÇÃO.

2.3.1. Os campos com conteúdo numérico nos quais se faz necessário registrar números ou códigos de identificação (CNPJ, CPF, CEP, dentre outros) deverão seguir a regra de formação definida pelo respectivo órgão regulador. Estes campos deverão ser informados com todos os dígitos, inclusive os zeros (0) à esquerda. As máscaras (caracteres especiais de formatação, tais como: ".", "/", "-", etc) não devem ser informadas.

a) Os campos numéricos com tamanho definido e com "*" (asterisco) deverão conter exatamente a quantidade de caracteres indicada."".

Exemplo (campos numéricos com indicação de tamanho):

CNPJ  014* 
CPF  011* 
COD_MUN  007* 
CEP  008* 

Exemplo (campos numéricos com indicação de tamanho):

CNPJ: 23.456.789/0001-10 |23456789000110|

CNPJ: 00.456.789/0001-10 |00456789000110|

CPF: 882.440.449-40 |88244044940|

CPF: 002.333.449-40 |00233344940|

campo vazio ||

2.3.2. Os campos com conteúdo alfanumérico nos quais se faz necessário registrar números ou códigos de identificação (IE, IM, dentre outros) deverão seguir a regra de formação definida pelo respectivo órgão regulador. Estes campos deverão ser informados com todos os dígitos, incluindo os zeros (0) à esquerda, quando exigido pelo órgão. As máscaras (caracteres especiais de formatação, tais como: ".", "/", "-", etc) não devem ser informadas.

a) Os campos que contiverem informações sobre números ou códigos de identificação com conteúdo alfanumérico devem obedecer à quantidade de caracteres estabelecida pelo respectivo órgão regulador.

Exemplo (números ou códigos de identificação com conteúdo alfanumérico):

IE 
IM 

Exemplos (números ou códigos de identificação com conteúdo alfanumérico):

IE: 129.876.543.215-77 |12987654321577|

IE: 04.123.123-7 |041231237|

IM: 876.543.219-21 |00087654321921|

campo vazio ||

2.3.3. Os campos nos quais se faz necessário registrar algarismos ou caracteres que identifiquem ou façam parte da identificação de documento ou equipamento fiscal (SER, SUB, ECF_FAB, etc) deverão ser informados com todos os dígitos válidos. As máscaras (caracteres especiais de formatação, tais como: ".", "/", "-", etc) não devem ser informadas.

a) Os campos que contiverem informações com algarismos ou caracteres que façam parte da identificação de documento ou equipamento fiscal devem ter o mesmo tamanho em todos os registros que se refiram a documento ou equipamento, em todos os blocos de dados e em todos os arquivos do contribuinte, conforme dispõe a legislação específica.

Exemplo (algarismos ou caracteres de identificação):

SER 
SUB 
ECF_FAB 
ECF_CX 

Exemplos (algarismos ou caracteres de identificação):

Série (C): 01 â?|01|

Série: 2 |2|

Série: C |C|

Série: U |U|

Série: BU |BU|

Série: EU |EU|

Série: U-2 |U2|

Subsérie (N): 1 |1|

Série/Subsérie (C)/(N): D-1 |D|1|

Série/Subsérie: D/|D||

Número de série do ECF (C): ZZD-8501/2004.01234 â |ZZD8501200401234|

Número do caixa do ECF (N): 003 |3|

campo vazio ||

2.3.4. Os campos nos quais se faz necessário registrar algarismos ou caracteres que identifiquem ou façam parte da identificação de objeto documento (NUM_DA, NUM_PROC, etc), excetuados os citados no item anterior, deverão seguir a regra de formação definida pelo respectivo órgão regulador, se houver. Estes campos deverão ser informados com todos os dígitos válidos, aí incluídos os caracteres especiais de formatação (tais como: ".", "/", "- ", etc).

a) Os campos que contiverem informações com algarismos ou caracteres que identifiquem um documento devem ter a exata quantidade de caracteres indicada no objeto original.

Exemplo (algarismos ou caracteres de identificação):

NUM_DA 
NUM_PROC 

Exemplos (algarismos ou caracteres de identificação):

Documento de arrecadação: 98.765-43 |98.765-43|

Documento de arrecadação: A1B2C-34 |A1B2C-34|

Autenticação do documento de arrecadação -> 001-1234/02120512345 |001-1234/02120512345|

Número do processo: 2002/123456-78 |2002/123456-78|

campo vazio ||

2.4. CÓDIGOS EM OPERAÇÕES E LANÇAMENTOS

2.4.1. As operações e os lançamentos constantes no arquivo serão identificados através de códigos associados a tabelas externas oficiais previamente publicadas, a tabelas internas, a tabelas intrínsecas ao campo do registro informado e a tabelas elaboradas pelo informante.

2.4.1.1. As tabelas externas criadas e mantidas por outros atos normativos e cujos códigos sejam necessários à elaboração do arquivo digital deverão seguir a codificação definida pelo respectivo órgão regulador.

Exemplo (tabelas externas):

Tabela de Código Fiscal da Operação e Prestação - CFOP;

Tabela de Nomenclatura Comum do Mercosul - NCM;

Tabela de Municípios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

2.4.1.2. As tabelas internas necessárias à elaboração do arquivo estão relacionadas nos itens três, quatro e cinco deste manual.

a) As referências a estas tabelas seguirão a codificação definida no respectivo item.

Exemplo (tabelas internas):

Tabela Documentos Fiscais do ICMS

Tabela Classe de Consumo de Energia Elétrica

2.4.1.3. As tabelas intrínsecas ao campo do registro informado constam no leiaute e são o seu domínio (conteúdos válidos para o campo).

a) As referências a estas tabelas seguirão a codificação definida no respectivo campo.

Exemplo:

IND_MOV  Indicador de movimento: 
  0 - Bloco com dados informados; 
  1 - Bloco sem dados informados 

TP_PROD  Tipo de produto: 
  0 - Similar; 
  1 - Genérico; 
  2 - Ético ou de marca. 

2.4.2. São tabelas elaboradas pelo informante:

2.4.2.1. Tabela de Cadastro de Participantes: O código referente ao cadastro do participante da operação será o mesmo em qualquer lançamento efetuado, observando-se que:

a) Deverá ser informado com as informações utilizadas na última ocorrência do período, sendo que, as alterações do cadastro ou de seu complemento deverão ser informados em registro dependente com sua respectiva data de alteração e suas alterações;

b) O código a ser utilizado é de livre atribuição pelo contribuinte e tem validade apenas para o arquivo informado;

c) Não pode ser duplicado, atribuído a participantes diferentes;

d) A discriminação do código deve indicar precisamente o participante, sendo vedadas discriminações diferentes para o mesmo participante ou genéricas, a exemplo de "fornecedores", "clientes" e "consumidores";

e) A identificação da pessoa física ou jurídica participante da operação será informada nos documentos que possam suportar esta informação.

Exemplo de registro de código do participante e alteração no período:

|0150|001|FORNECEDOR15|1058|11111111000191||199929299| 3550308||Rua Alfa|359||Santana|CRLF

|0175|21012007|10|Rua Timbiras|CRLF

|0175| 21012007|11|100| CRLF

2.4.2.2. Tabela de Identificação do Item (Produtos e Serviços) - A identificação do item (produto ou serviço) deverá receber o mesmo código em qualquer documento, lançamento efetuado ou arquivo informado observando-se que:

a) O código utilizado não pode ser duplicado ou atribuído a itens (produto ou serviço) diferentes. Os produtos e serviços que sofrerem alterações em suas características básicas deverão ser identificados com códigos diferentes. Em caso de alteração de codificação, deverão ser informados o código e a descrição anteriores e as datas de validade inicial e final;

b) Não é permitida a reutilização de código que tenha sido atribuído para qualquer produto anteriormente.

c) O código de item/produto a ser informado no Inventário deverá ser aquele utilizado no mês inventariado.

d) A discriminação do item deve indicar precisamente o mesmo, sendo vedadas discriminações diferentes para o mesmo item ou discriminações genéricas (a exemplo de "diversas entradas", "diversas saídas", "mercadorias para revenda", etc), ressalvadas as operações abaixo, desde que não destinada à posterior circulação ou apropriação na produção:

1. de aquisição de "materiais para uso/consumo" que não gerem direitos a créditos;

2. que discriminem por gênero a aquisição de bens para o "ativo fixo" (e sua baixa);

3. que contenham os registros consolidados relativos aos contribuintes com atividades econômicas de fornecimento de energia elétrica, de fornecimento de água canalizada, de fornecimento de gás canalizado, e de prestação de serviço de comunicação e telecomunicação que poderão, a critério do Fisco, utilizar registros consolidados por classe de consumo para representar suas saídas ou prestações.

Exemplo (discriminações permitidas para os itens):

Operação  Discriminação do item 
entradas/aquisições ou saídas/prestações de itens de mercadoria ou serviço  § Liquidificador Turbo; 
  § Refresco Bom 300 ml 
aquisição de vários itens de suprimentos diversos e de material para escritório em um mesmo documento fiscal  § Materiais para uso/consumo 
aquisição de vários componentes que componham um único item de ativo fixo  § Ar-condicionado central Alfa 3000; 
  § Computador Martus 800 MHz; 
  § Escada rolante 
registro consolidado  § 01 registro consolidando os documentos de consumo residencial até R$ 50,00 
compra de energia elétrica  § Energia elétrica 
compra de serviço de telecomunicação  § Serviço de telecomunicação 
transferência de valor  § Ressarcimento de ICMS-ST 

a) É permitida a modificação da discriminação, desde que não implique em descaracterização do item;

b) O registro dos itens em cada documento deve ser individualizado, não sendo permitido englobar itens, ressalvadas as situações e documentos para os quais houver previsão neste manual.

Exemplo (código do item com alteração de descrição):

|0200|Código11|Cerveja gelada garrafa 600 ml||Código11|Cx|00|||||CRLF

|0205|Cerveja gelada|01012005|15012008|CRLF

|0200|Código5|Silencioso para veículo XX||Código5|Un|00|||||CRLF

|0205|Silencioso para veículo|01102007|15112007|CRLF

2.4.2.2.1. O termo "item" é aplicado às operações fiscais que envolvam mercadorias, serviços, produtos ou quaisquer outros itens concernentes às transações fiscais (Exemplo: nota fiscal complementar) suportadas pelo documento.

2.4.2.2.2. Para efeito deste manual, os vocábulos "mercadoria" e "produto" referem-se indistintamente às operações que envolvam atividades do comércio atacadista, atividades do comércio varejista, atividades industriais ou de produtores (Convênio Sinief s/nº de 1970: "O vocábulo 'mercadorias', constante da Codificação de Entradas e Saídas de Mercadorias, compreende também os produtos acabados ou semi-acabados, matérias-primas, produtos intermediários, material de embalagem e de uso e consumo, inclusive os bens a serem integrados no ativo fixo, salvo se expressamente excepcionados").

2.4.2.3. Tabela de Natureza da Operação/Prestação - Utilizada para codificar os textos das diferentes naturezas da operação/prestação discriminadas nos documentos fiscais.

2.4.2.4. Tabela de Informação Complementar do Documento Fiscal - Destina-se a consolidar as indicações da legislação pertinente, a descrição das situações específicas correspondentes a tratamentos tributários diferenciados, locais de entrega quando diverso do endereço do destinatário e outras situações exigidas na legislação para preenchimento no campo Informações Complementares na emissão de documento fiscal.

Deverão ser informadas todas as Informações Complementares existentes nos documentos fiscais emitidos e nos documentos fiscais de entradas nos casos em que houver referência a um documento fiscal.

2.4.2.5. Tabela de Observações do Lançamento Fiscal - será usada para consolidar anotações variadas determinadas pela legislação pertinente nos lançamentos fiscais, tais como: ajustes efetuados por diferimento parcial de imposto, antecipações, diferencial de alíquota etc.

2.4.2.6. Tabela de Identificação das Unidades de Medidas - tem o objetivo de descrever as unidades de medidas utilizadas no arquivo digital.

2.4.2.7. Tabela Fatores de Conversão de Medidas - será usada para informar os fatores de conversão dos itens discriminados na Tabela de Identificação do Item (Produtos e Serviços) para a unidade utilizada na elaboração do inventário.

2.4.2.8. Tabela Cadastro de Bens ou Componentes do Ativo Imobilizado - 0300: a tabela será elaborada observando-se o seguinte:

a) deverá ser utilizado código individualizado atribuído pelo contribuinte em seu controle patrimonial;

b) o código não pode ser duplicado ou atribuído a bens ou componentes diferentes;

c) não é permitida a reutilização de código que tenha sido atribuído a qualquer bem ou componente anteriormente;

d) a discriminação do item deve indicar precisamente o mesmo, sendo vedadas discriminações diferentes para o mesmo item no mesmo período ou discriminações genéricas;

2.4.3. Os códigos constantes das tabelas elaboradas pelo informante deverão ser referenciados em pelo menos um dos registros do arquivo.

2.4.4. Para cada código utilizado em um dos registros do arquivo deve existir um correspondente na tabela elaborada pelo informante.

2.4.5. Regras de preenchimento de campos alfanuméricos (C) cujo conteúdo representa código:

a) Informar o código próprio utilizado no sistema do contribuinte;

b) Eventuais caracteres de formatação serão tratados como parte integrante do código que representam.

Exemplo (código):

código "3322CBA991" |3322CBA991|

código "998877665544" |998877665544|

código "1234 ABC/001" |1234 ABC/001|

código "Paraf 1234-010" |Paraf 1234-010|

código "Anel Borr 11.00-010" |Anel Borr 11.00-010|

código "Fornecedor 1234-10" |Fornecedor 1234-10|

2.5. BLOCOS DO ARQUIVO

Entre o registro inicial e o registro final, o arquivo digital é constituído de blocos, referindo-se cada um deles a um agrupamento de documentos e outras informações.

2.5.1. Tabela Blocos

bloco  descrição 
Abertura, Identificação e Referências 
Documentos Fiscais I - Mercadorias (ICMS/IPI) 
Documentos Fiscais II - Serviços (ICMS) 
Apuração do ICMS e do IPI 
Controle do Crédito de ICMS do Ativo Permanente - CIAP - modelos "C" e "D" 
Inventário Físico 
Outras Informações 
Controle e Encerramento do Arquivo Digital 

2.5.2. Observações:

a) O arquivo digital é composto por blocos de informação, cada qual com um registro de abertura, com registros de dados e com um registro de encerramento;

b) Após o Bloco 0, inicial, a ordem de apresentação dos demais blocos é a seqüência constante na Tabela Blocos acima;

c) Salvo quando houver especificação em contrário, todos os blocos são obrigatórios e o respectivo registro de abertura indicará a presença ou a ausência de dados informados.

2.6. REGISTROS DOS BLOCOS

O arquivo digital pode ser composto com os registros abaixo descritos:

2.6.1. Tabela Registros e de obrigatoriedade de apresentação.

2.6.1.1. Abertura do arquivo digital e Bloco 0

Bloco   Descrição   Registro   Nível   Ocorrência   Obrigatoriedade do registro (Todos os contribuintes)  
0   Abertura do Arquivo Digital e Identificação da entidade   0000   0   1   O  
0   Abertura do Bloco 0   0001   1   1   O  
0   Dados Complementares da entidade   0005   2   1   O  
0   Dados do Contribuinte Substituto   0015   2   V   OC  
0   Dados do Contabilista   0100   2   1   O  
0   Tabela de Cadastro do Participante   0150   2   V   OC  
0   Alteração da Tabela de Cadastro de Participante   0175   3   1:N   OC  
0   Identificação das unidades de medida   0190   2   V   OC  
0   Tabela de Identificação do Item (Produtos e Serviços)   0200   2   V   OC  
0   Alteração do Item   0205   3   1:N   OC  
0   Código de produto conforme Tabela ANP (Combustíveis)   0206   3   1:1   OC  
0   Fatores de Conversão de Unidades   0220   3   1:N   OC  
0   Cadastro de bens ou componentes do Ativo Imobilizado   0300   2   V   OC  
0   Informação sobre a Utilização do Bem   0305   3   1:1   OC  
0   Tabela de Natureza da Operação/Prestação   0400   2   V   OC  
0   Tabela de Informação Complementar do documento fiscal   0450   2   V   OC  
0   Tabela de Observações do Lançamento Fiscal   0460   2   V   OC  
0   Plano de contas contábeis   0500   2   V   O (se existir 0300 ou 0305 ou C170 ou C300 ou C350 ou C510 ou C610 ou D100 ou D300 ou D400 ou D500 ou D510 ou D610 ou H010 ou 1510) 
0   Centro de custos   0600   2   V   O (se existir 0305)  
0   Encerramento do Bloco 0   0990   1   1   O  

2.6.1.2. Bloco C

    Obrigatoriedade do registro  
    Perfil A     Perfil B  
Bloco   Descrição   Registro   Nível   Ocorrência     Entradas   Saídas   Entradas   Saídas  
C   Abertura do Bloco C   C001   1   1     O   O   O   O  
C   Documento - Nota Fiscal (código 01), Nota Fiscal Avulsa (código 1B), Nota Fiscal de Produtor (código 04) e Nota Fiscal Eletrônica (código 55)   C100   2   V     OC   OC   OC   OC  
C   Complemento de Documento - Informação Complementar da Nota Fiscal (código 01, 1B, 55)   C 11 0   3   1:N     OC   OC   OC   OC  
C   Complemento de Documento - Processo referenciado   C111   4   1:N     OC   OC   OC   OC  
C   Complemento de Documento - Documento de Arrecadação Referenciado   C 11 2   4   1:N     OC   OC   OC   OC  
C   Complemento de Documento - Documento Fiscal Referenciado   C 11 3   4   1:N     OC   OC   OC   OC  
C   Complemento de Documento - Cupom Fiscal Referenciado   C114   4   1:N     OC   OC   OC   OC  
C   Local de coleta e/ou entrega (CÓDIGOS 01, 1B e 04)   C115   4   1:N     N   OC   N   OC  
C   Complemento de Documento - Operações de Importação (código 01)   C120   3   1:N     OC   N   OC   N  
C   Complemento de Documento - ISSQN, IRRF e Previdência Social   C130   3   1:1     N   OC   N   OC  
C   Complemento de Documento - Fatura (código 01)   C140   3   1:1     OC   OC   OC   OC  
C   Complemento de Documento - Vencimento da Fatura (código 01)  C141   4   1:N     O (Se existir C140)   O (Se existir C140)  O (Se existir C140)   O (Se existir C140)  
C   Complemento de Documento - Volumes Transportados (código 01 e 04) Exceto Combustíveis   C160   3   1:1     N   OC   N   OC  
C   Complemento de Documento - Operações com combustíveis (código 01,55)   C165   3   1:N     N   OC   N   OC  
C   Complemento de Documento - Itens do Documento (código 01,1B, 04 e 55)   C170   3   1:N     O (Se existir C100)   O (Se existir C100)   O (Se existir C100)   O (Se existir C100)  
C   Complemento de Item - Armazenamento de Combustíveis (código 01,55)   C171   4   1:N     OC   N   OC   N  
C   Complemento de Item - Operações com ISSQN (código 01)   C172   4   1:1     N   OC   N   OC  
C   Complemento de Item - Operações com Medicamentos (código 01,55)   C173   4   1:N     OC   OC   OC   OC  
C   Complemento de Item - Operações com Armas de Fogo (código 01)   C174   4   1:N     N   OC   N   OC  
C   Complemento de Item - Operações com Veículos Novos (código 01,55)   C175   4   1:N     OC   OC   OC   OC  
C   Complemento de Item - Ressarcimento de ICMS em operações com Substituição Tributária (código 01,55)   C176   4   1:N     OC   OC   OC   OC  
C   Complemento de Item - Operações com Produtos Sujeitos a Selo de Controle IPI (código 01)   C177   4   1:1     N   OC   N   OC  
C   Complemento de Item - Operações com Produtos Sujeitos a Tributação de IPI por Unidade ou Quantidade de produto   C178   4   1:1     N   OC   N   OC  
C   Complemento de Item - Informações Complementares ST (código 01)   C179   4   1:1     N   OC   N   OC  
C   Registro Analítico do Documento (código 01, 1B, 04 e 55)   C190   3   1:N     O (Se existir C100)   O (Se existir C100)   O (Se existir C100)   O (Se existir C100)  
C   Complemento do Registro Analítico - Observações do Lança-mento Fiscal (código 01, 1B e 55)   C195   3   1:N     OC   OC   OC   OC  
C   Outras Obrigações Tributárias, Ajustes e Informações provenientes de Documento Fiscal   C197   4   1:N     OC   OC   OC   OC  
C   Documento - Resumo Diário das Notas Fiscais de Venda a Consumidor (código 02)   C300   2   V     N   N   N   OC  
C   Documentos Cancelados de Nota Fiscal de Venda a Consumidor (código 02)   C310   3   1:N     N   N   N   OC  
C   Registro Analítico das Notas Fiscais de Venda a Consumidor (código 02)   C320   3   1:N     N   N   N   O (Se existir C300 e VL_DOC(C300)> 0)  
C   Itens dos Resumos Diários dos Documentos (código 02)   C321   4   1:N     N   N   N   O (Se existir C320 e VL_DOC(C300)> 0)  
C   Nota Fiscal de venda a consumidor (código 02)   C350   2   V     N   OC   N   N  
C   Itens do documento (código 02)   C370   3   1:N     N   O (Se existir C350)   N   N  
C   Registro Analítico das Notas Fiscais de Venda a Consumidor (código 02)   C390   3   1:N     N   O (Se existir C350)   N   N  
C   Equipamento ECF (código 02 e 2D)   C400   2   1:N     N   OC   N   OC  
C   Redução Z (código 02 e 2D)   C405   3   1:N     N   O (Se existir C400)   N   O (Se existir C400)  
C   PIS e COFINS Totalizados no Dia (código 02 e 2D)   C410   4   1:1     N   OC   N   OC  
C   Registro dos Totalizadores Parciais da Redução Z (código 02 e 2D)   C420   4   1:N     N   O (Se existir C400)   N   O (Se existir C400)  
C   Resumo de itens do movimento diário (código 02 e 2D)   C425   5   1:N     N   N   N   O (se existir C420 e não existir C495 e COD_TOT_PAR(C420)= xxTnnnn ou Tnnnn ou Fn ou In ou Nn)  
C   Documento Fiscal Emitido por ECF (código 02 e 2D)   C460   4   1:N     N   O (Se existir C400 e não existir C495)   N   N  
C   Itens do Documento Fiscal Emitido por ECF (código 02 e 2D)   C470   5   1:N     N   O (Se existir C460)   N   N  
C   Registro Analítico do movimento diário (código 02 e 2D)   C490   4   1:N     N   O (Se existir C400)   N   O (Se existir C400)  
C   Resumo Mensal de Itens do ECF por Estabelecimento (código02 e 2D e 2E)   C495   2   V     N   O (Se informante for BA(UF(0000)=BA) e não for informado C460   N   O (Se informante for BA(UF(0000)=BA) e não existir C425)  
              N - demais UFs    N - demais UFs  
C   Nota Fiscal/Conta de Energia Elétrica (código 06) e Nota Fiscal/Consumo Fornecimento de Gás (Código 28)   C500   2   V     OC   OC   OC   N  
C   Itens do Documento - Nota Fiscal/Conta de Energia Elétrica (código 06) e Nota Fiscal/Conta Fornecimento de Gás (Código 28)   C510   3   1:N     N   O(Se existir C500)   N   N  
C   Registro Analítico do Documento - Nota Fiscal/Conta de Energia Elétrica (código 06) e Nota Fiscal/Conta Fornecimento de Gás (Código 28)   C590   3   1:N     O (Se existir C500)   O (Se existir C500)   O (Se existir C500)   N  
C   Consolidação Diária de Notas Fiscais/Contas de Energia Elétrica (Código 06), Nota Fiscal/Conta de Fornecimento d´água (código 29) e Nota Fiscal/Conta de Fornecimento de Gás (Código 28) - (Empresas não obrigadas ao Convênio ICMS nº 115/03) COMERCIALIZAÇÃO PROIBIDA POR TERCEIROS  C600   2   V     N   N   N   OC  
C   Documentos cancelados - Consolidação diária de notas fiscais/conta de energia elétrica (Código 06), nota fiscal/conta de fornecimento de água (código 29) e nota fiscal/conta de fornecimento de gás (código 28)   C601   3   1:N     N   N   N   OC  
C   Itens do Documento Consolidado -Notas Fiscais/Contas de Energia Elétrica (Código 06), Nota Fiscal/Conta de Fornecimento d´água (código 29) e Nota Fiscal/Conta de Fornecimento de Gás (Código 28) -(Empresas não obrigadas ao Convênio ICMS nº 115/2003)   C610   3   1:N     N   N   N   O (Se existir C600)  
C   Registro Analítico dos Documentos - Notas Fiscais/Contas de Energia Elétrica (Código 06), Nota Fiscal/Conta de Fornecimento d´água (código 29) e Nota Fiscal/Conta de Fornecimento de Gás (Código 28)   C690   3   1:N     N   N   N   O (Se existir C600)  
C   Consolidação dos Documentos Nota Fiscal/Conta Energia Elétrica (código 06) emitidas em via única - (Empresas obrigadas ao Convênio ICMS nº 115/2003) e Nota Fiscal/Conta de Fornecimento de Gás Canalizado (Código 28)   C700   2   V     N   OC   N   OC  
C   Registro Analítico dos Documentos - Nota Fiscal/Conta Energia Elétrica (código 06) emitidas em via única   C790   3   1:N     N   O (Se existir C700)   N   O (Se existir C700)  
C   Registro de Informações de ICMS ST por UF   C791   4   1:N     N   OC   N   OC  
C   Encerramento do Bloco C   C990   1   1     O   O   O   O  

2.6.1.3. Bloco D

    Obrigatoriedade do registro  
    Perfil A   Perfil B  
Bloco   Descrição   Registro   Nível   Ocorrência     Entradas   Saídas   Entradas   Saídas  
D   Abertura do Bloco D   D001   1   1     O   O   O   O  
D   Nota Fiscal de Serviço de Transporte (código 07) e Conhecimentos de Transporte Rodoviário de Cargas (código 08), Conhecimento de Transporte de Cargas Avulso (Código 8B), Aquaviário de Cargas (código 09), Aéreo (código 10), Ferroviário de Cargas (código 11) e Multimodal de Cargas (código 26) e Nota Fiscal de Transporte Ferroviário de Cargas (código 27),.   D100   2   V     OC   OC   OC   OC  
D   Itens do documento - Nota Fiscal de Serviços de Transporte (código 07)   D110   3   1:N     N   O (Se existir D100)   N   O (Se existir D100)  
D   Complemento da Nota Fiscal de Serviços de Transporte (código 07)   D120   4   1:N     N   O (Se existir D100)   N   O (Se existir D100)  
D   Complemento do Conhecimento Rodoviário de Cargas (código 08) e Conhecimento de Transporte de Cargas Avulso (Código 8B)   D130   3   1:N     N   O (Se existir D100)   N   O (Se existir D100)  
D   Complemento do Conhecimento Aquaviário de Cargas (código 09)   D140   3   1:1     N   O (Se existir D100)   N   O (Se existir D100)  
D   Complemento do Conhecimento Aéreo de Cargas (código 10)   D150   3   1:1     N   O (Se existir D100)   N   O (Se existir D100)  
D   Carga Transportada (CÓDIGO 08, 8B, 09, 10, 11, 26 E 27)   D160   3   1:N     N   O (Se modelo diferente de "07" e não existir CFOP (D190)  N   O (Se modelo diferente de "07" e não existir CFOP (D190) = 5359 ou 6359) 
D   Local de Coleta e Entrega (códigos 08, 8B, 09, 10, 11 e 26)   D161   4   1:1     N   OC   N   N  
D   Identificação dos documentos fiscais (código 08, 8B, 09, 10, 11, 26 e 27)   D162   4   1:N     N   OC   N   OC  
D   Complemento do Conhecimento Multimodal de Cargas (código 26)   D170   3   1:1     N   O (Se existir D100)   N   O (Se existir D100)  
D   Modais (código 26)   D180   3   1:N     N   OC   N   OC  
D   Registro Analítico dos Documentos (CÓDIGO 07, 08, 8B, 09, 10, 11, 26 e 27)   D190   3   1:N     O (Se existirD100)   O (Se existir D100)   O (Se existirD100)   O (Se existir D100)  
D   Registro Analítico dos bilhetes consolidados de Passagem Rodoviário (código 13), de Passagem Aquaviário (código 14), de Passagem e Nota de Bagagem (código 15) e de Passagem Ferroviário (código 16)   D300   2   V     N   OC   N   OC  
D   Documentos cancelados dos Bilhetes de Passagem Rodoviário (código 13), de Passagem Aquaviário (código 14), de Passagem e Nota de Bagagem (código 15) e de Passagem Ferroviário (código 16)   D301   3   1:N     N   OC   N   OC  
D   Complemento dos Bilhetes (código 13, código 14, código 15 e código 16)   D310   3   1:N     N   O (Se existir D300)   N   O (Se existir D300)  
D   Equipamento ECF (Códigos 2E, 13, 14, 15 e 16)   D350   2   1:N     N   OC   N   OC  
D   Redução Z (Códigos 2E, 13, 14, 15 e 16)   D355   3   1:N     N   O (Se existir D350)   N   O (Se existir D350) 
D   PIS E COFINS totalizados no dia (Códigos 2E, 13, 14, 15 e 16)   D360   4   1:1     N   OC   N   OC  
D   Registro dos Totalizadores Parciais da Redução Z (Códigos 2E, 13, 14, 15 e 16)   D365   4   1:N     N   O (Se existir D350)   N   O (Se existir D350)  
D   Complemento dos documentos informados (Códigos 13, 14, 15, 16 E 2E)   D370   5   1:N     N   O (Se existir D350 e COD_TOT_PAR (D 3 6 5)= xxTnnnn ou Tnnnn ou Fn ou In ou Nn)   N   N  
D   Registro analítico do movimento diário (Códigos 13, 14, 15, 16 E 2E)   D390   4   1:N     N   O (Se existir D350)   N   O (Se existir D350) 
D   Resumo do Movimento Diário (código 18)   D400   2   V     N   OC   N   OC  
D   Documentos Informados (Códigos 13, 14, 15 e 16)   D410   3   1:N     N   O (Se existir D400)   N   N  
D   Documentos Cancelados dos Documentos Informados (Códigos 13, 14, 15 e 16)   D 4 11   4   1:N     N   OC   N   N  
D   Complemento dos Documentos Informados (Códigos 13, 14, 15 e 16)   D420   3   1:N     N   O (Se existir D400)   N   O (Se existir D400)  
D   Nota Fiscal de Serviço de Comunicação (código 21) e Serviço de Tele-comunicação (código 22)   D500   2   V     OC   OC   OC   N  
D   Itens do Documento - Nota Fiscal de Serviço de Comunicação (código 21) e Serviço de Telecomunicação (código 22)   D510   3   1:N     N   O (Se existir D500)   N   N  
D   Terminal Faturado   D530   3   1:N     N   OC   N   N  
D   Registro Analítico do Documento (códigos 21 e 22)   D590   3   1:N     O (Se existirD500)   O (Se existir D500)   O (Se existir D500)   N  
D   Consolidação da Prestação de Serviços - Notas de Serviço de Comunicação (código 21) e de Serviço de Telecomunicação (código 22)   D600   2   V     N   N   N   OC  
D   Itens do Documento Consolidado (códigos 21 e 22)   D610   3   1:N     N   N   N   O (Se existir D600)  
D   Registro Analítico dos Documentos (códigos 21 e 22)   D690   3   1:N     N   N   N   O (Se existir D600) 
D   Consolidação da Prestação de Serviços - Notas de Serviço de Comunicação (código 21) e de Serviço de Telecomunicação (código 22)   D695   2   V     N   OC   N   OC  
D   Registro Analítico dos Documentos (códigos 21 e 22)   D696   3   1:N     N   O (Se existir D695)   N   O (Se existir D695) 
D   Registro de Informações de ICMS ST POR UF   D697   4   1:N     N   OC   N   OC  
D   Encerramento do Bloco D   D990   1   1   O   O   O   O  

2.6.1.4. Bloco E

Bloco   Descrição   Registro   Nível   Ocorrência   Obrigatoriedade do registro (Todos contribuintes) 
E   Abertura do Bloco E   E001   1   1   O  
E   Período de Apuração do ICMS   E100   2   V   O  
E   Apuração do ICMS - Operações Próprias   E110   3   1:1   O  
E   Ajuste/Benefício/Incentivo da Apuração do ICMS   E 111   4   1:N   OC  
E   Informações Adicionais dos Ajustes da Apuração do ICMS   E 11 2   5   1:N   OC  
E   Informações Adicionais dos Ajustes da Apuração do ICMS - Identificação dos documentos fiscais   E 11 3   5   1:N   OC  
E   Informações Adicionais da Apuração do ICMS - Valores Declaratórios   E 11 5   4   1:N   OC  
E   Obrigações do ICMS a Recolher - Obrigações Próprias   E 11 6   4   1:N   OC  
E   Período de Apuração do ICMS - Substituição Tributária   E200   2   V   OC  
E   Apuração do ICMS - Substituição Tributária   E210   3   1:1   O (Se existirE200)  
E   Ajuste/Benefício/Incentivo da Apuração do ICMS - Substituição Tributária   E220   4   1:N   OC  
E   Informações Adicionais dos Ajustes da Apuração do ICMS Substituição Tributária   E230   5   1:N   OC  
E   Informações Adicionais dos Ajustes da Apuração do ICMS Substituição Tributária - Identificação dos documentos fiscais   E240   5   1:N   OC  
E   Obrigações do ICMS a Recolher - Substituição Tributária   E250   4   1:N   OC  
E   Período de Apuração do IPI   E500   2   V   OC  
E   Consolidação dos Valores de IPI   E510   3   1:N   OC  
E   Apuração do IPI   E520   3   1:1   O (Se existirE500)  
E   Ajustes da Apuração do IPI   E530   4   1:N   OC  
E   Encerramento do Bloco E   E990   1   1   O  

2.6.1.5. Bloco G

Bloco   Descrição   Registro   Nível   Ocorrência   Obrigatoriedade do registro (Todos contribuintes)  
G   Abertura do Bloco G   G001   1   1   O  
G   ICMS - Ativo Permanente - CIAP   G110   2   V   OC  
G   Movimentação de bem ou componente do Ativo Imobilizado   G125   3   1:N   O (se existir G110)  
G   Identificação do documento fiscal   G130   4   1:N   O (se existir G125)  
G   Identificação do item do documento fiscal   G140   5   1:N   O (se existir G130)  
G   Encerramento do Bloco G   G990   1   1   O  

2.6.1.6. Bloco H

Bloco   Descrição   Registro   Nível   Ocorrência   Obrigatoriedade do registro (Todos contribuintes)  
H   Abertura do Bloco H   H001   1   1   O  
H   Totais do Inventário   H005   2   V   OC  
H   Inventário   H010   3   1:N   OC  
H   Encerramento do Bloco H   H990   1   1   O  

2.6.1.7. Bloco 1

Bloco   Descrição   Registro   Nível   Ocorrência   Obrigatoriedade do registro (Todos contribuintes)  
1   Abertura do Bloco 1   1001   1   1   O  
1   Registro de Informações sobre Exportação   1100   2   V   OC  
1   Documentos Fiscais de Exportação   1105   3   1:N   OC  
1   Operações de Exportação Indireta - Produtos não Industrializados pelo Estabelecimento Emitente   1110   4   1:N   OC  
1   Controle de Créditos Fiscais - ICMS   1200   2   V   OC  
1   Utilização de Créditos Fiscais - ICMS   1210   3   1:N   OC  
1   Movimentação diária de combustíveis   1300   2   V   OC  
1   Movimentação diária de combustíveis por tanque   1310   3   1:N   OC  
1   Volume de vendas   1320   4   1:N   OC  
1   Bombas   1350   2   V   OC  
1   Lacres das bombas   1360   3   1:N   OC  
1   Bicos da bomba   1370   3   1:N   OC  
1   Informação sobre Valor Agregado   1400   2   V   OC  
1   Nota fiscal/Conta de energia elétrica (código 06) - Operações Interestaduais   1500   2   1:N   OC  
1   Itens do documento Nota fiscal/Conta de energia elétrica (código 06)   1510   3   1:N   OC  
1   Total das operações com cartão de crédito e/ou débito   1600   2   V   OC  
1   Documentos fiscais utilizados   1700   2   V   OC  
1   Documentos fiscais cancelados/inutilizados   1710   3   1:N   OC  
1   DCTA - Demonstrativo de crédito do ICMS sobre transporte aéreo  1800   2   1:1   OC  
1   Encerramento do Bloco 1   1990   1   1   O  

2.6.1.8. Bloco 9 e Encerramento do arquivo digital

Bloco   Descrição   Registro   Nível   Ocorrência   Obrigatoriedade do registro (Todos contribuintes)  
9   Abertura do Bloco 9   9001   1   1   O  
9   Registros do Arquivo   9900   2   V   O  
9   Encerramento do Bloco 9   9990   1   1   O  
9   Encerramento do Arquivo Digital   9999   0   1   O  

Nas tabelas constam as seguintes notações:

OBRIGATORIEDADE DO REGISTRO  
O = O registro é sempre obrigatório. 
OC = O registro é obrigatório, se houver informação a ser prestada. Ex. Registro C100 - só deverá ser apresentado se houver movimentação ou operações utilizando os documentos de códigos 01, 1B, 04 ou 55.  
O (...) = O registro é obrigatório se atendida a condição. Ex. Registro D590 - O (Se existir D500) - O registro é obrigatório sempre que houver o registro D500.  
N = O registro não deve ser informado. Ex. Registro D110 - em operações de aquisição de serviços não deve ser apresentado.  

Ex. Registros de aberturas e de encerramentos de blocos são sempre obrigatórios e estão grafados na tabela acima como "O".

Ex. Registros E100 e registro E110 (Obrigatoriedade = "O" - são sempre obrigatórios e o registro E111 (Obrigatoriedade = "OC") será obrigatório se houver ajuste na apuração do ICMS

2.6.2. Observações:

a) A ordem de apresentação dos registros é seqüencial e ascendente;

b) São obrigatórios os registros de abertura e de encerramento do arquivo e os registros de abertura e encerramento de cada um dos blocos que compuserem o arquivo digital, relacionado na Tabela Blocos;

c) Também são exigidos os registros que trazem a indicação "Registro obrigatório";

d) Os registros que contiverem a indicação "Ocorrência - um (por arquivo)" devem figurar uma única vez no arquivo digital;

e) Os registros que contiverem itens de tabelas, totalizações, documentos (dentre outros) podem ocorrer uma ou mais vezes no arquivo por determinado tipo de situação. Estes registros trazem a indicação "Ocorrência - vários (por arquivo)", "Ocorrência - um (por período)", "Ocorrência - vários (por período), etc.".

f) Um registro "Registro Pai" pode ocorrer mais de uma vez no arquivo e traz a indicação "Ocorrência - vários por arquivo";

g) Um registro dependente ("Registro Filho") detalha o registro principal e traz a indicação:

- "Ocorrência - 1:1", significando que somente deverá haver um único registro Filho para o respectivo registro Pai;

- "Ocorrência - 1:N" significa que poderá haver vários registros Filhos para o respectivo registro Pai.

h) A geração do arquivo requer a existência de pelo menos um "Registro Pai" quando houver um "Registro Filho".

Exemplo (dependência):

Dependência Pai-Filho   ocorrência   nível   Registro  
Principal: um por documento (registro PAI)   1   2   nota fiscal/nota fiscal de produtor  
FILHO - um por registro PAI   1:N   3   Operações de importação  
FILHO - um por registro PAI   1:1   3   ISSQN  
FILHO - vários por registro PAI   1:1   3   Fatura  
FILHO - vários por registro PAI   1:N   4   vencimento da fatura  
FILHO - um por registro PAI   1:1   3   volumes transportados  
FILHO - um por registro PAI   1:1   3   complemento do documento  
FILHO - vários por registro PAI   1:N   3   itens do documento  
FILHO - um por registro PAI   1:1   4   Operações com ISSQN  
FILHO - um por registro PAI   1:N   4   operações com medicamentos  
FILHO - um por registro PAI   1:N   4   operações com armas de fogo  
FILHO - vários por registro PAI   1:N   4   operações com veículos novos  

i) São mutuamente excludentes os registros referentes à representação do documento, na íntegra (e os respectivos registros dependentes), e os registros referentes a resumos do mesmo documento. Ou seja, somente uma das ocorrências será aceita, de acordo com o perfil de apresentação da EFD.

Exemplo (registros de resumo de documentos): Se for exigido o registro " CONSOLIDAÇÃO DIÁRIA DE NOTAS FISCAIS/CONTAS DE ENERGIA ELÉTRICA (CÓDIGO 06" não deve ser informado o registro " NOTA FISCAL/CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA (CÓDIGO 06), exceto para informação de operações interestaduais.

j) O enquadramento das empresas em determinado perfil de apresentação da EFD será conforme dispuser a legislação estadual. Não havendo o enquadramento do estabelecimento em um determinado perfil, deverão ser apresentados os registros referentes ao Perfil A.

2.7. CAMPOS DOS REGISTROS

2.7.1. Tabela Campos

Item   Descrição  
Nº   Indica o número do campo em um dado registro  
Campo   Indica o mnemônico do campo.  
Descrição   Indica a descrição da informação requerida no campo respectivo  
  § Deve-se atentar para as observações relativas ao preenchimento de cada campo, quando houver. 
Tipo   Indica o tipo de caractere com que o campo será preenchido, de acordo com as regras gerais já descritas.  
  § N - Numérico; 
  § C - Alfanumérico. 
Tam   Indica a quantidade de caracteres com que cada campo deve ser preenchido. 
  § A indicação de um algarismo após um campo (N) representa o seu tamanho máximo; 
  § A indicação "-" após um campo (N) significa que não há um número máximo de caracteres; 
  § A indicação de um algarismo após um campo (C) representa o seu tamanho máximo, no caso geral;  
  § A indicação "-" após um campo (C) representa que seu tamanho máximo é 255 caracteres, no caso geral;  
  § A indicação "65536" após um campo (C) representa que seu tamanho máximo é 65.536 caracteres, excepcionalmente. 
  § O caractere "*" (asterisco) no tamanho de campo indica que o campo deverá ser preenchido exatamente com o número de caracteres informado. 
Dec   Indica a quantidade de caracteres que devem constar como casas decimais, quando necessárias. 
  § A indicação de um algarismo representa a quantidade máxima de decimais do campo (N); 
  § A indicação "-" após um campo (N) significa que não deve haver representação de casas decimais. 

3. REFERÊNCIAS PARA O ARQUIVO DIGITAL

3.1. VERSÃO DO LEIAUTE DA EFD.

3.1.1. Tabela Versão do Leiaute

Código   Versão   leiaute instituído por   Obrigatoriedade (Início)  
001   100   Ato COTEPE   01.01.2008  
002   101   Ato COTEPE   01.01.2009  
003   102   Ato COTEPE   01.01.2010  

3.2. TABELAS EXTERNAS

3.2.1. Órgãos mantenedores e endereços eletrônicos das tabelas externas.

§ IBGE   www.ibge.gov.br  
  Tabela de Municípios  
§ Banco Central do Brasil   www.bcb.gov.br  
  Tabela de Países  
§ Confaz   www.fazenda.gov.br/confaz  
  Código Fiscal de Operação e Prestação  
  Código da Situação Tributária  
§ Secretaria da Receita Federal   www.receita.fazenda.gov.br  
  Nomenclatura Comum do Mercosul  
  Campo EX_IPI - Tabela TIPI  
§ ECT - Correios   http://www.correios.com.br  
  Código de Endereçamento Postal  
§ Presidência da República   http://legislacao.planalto.gov.br  
  Lista de Serviços - Anexo I da Lei Complementar Federal nº 116/2003  
§ Aeroportos   http://www.aircraft-charter-world.com/airports  
  Código IATA de Cidades/Aeroportos 
§ ANP   http://www.anp.gov.br/simp/index.htm  
  Tabela de Produtos para Combustíveis/Solvente (Tabela 12 de códigos de produtos para o Sistema de Informações de Movimentação de Produtos (SIMP)) 

4. REFERÊNCIAS PARA OS DOCUMENTOS FISCAIS

4.1. CODIFICAÇÃO DOS DOCUMENTOS

4.1.1. Tabela Documentos Fiscais do ICMS

Código   Descrição   modelo  
01   Nota Fiscal   1/1A  
1B   Nota Fiscal Avulsa  
02   Nota Fiscal de Venda a Consumidor   2  
2D   Cupom Fiscal  
2E   Cupom Fiscal Bilhete de Passagem  
04   Nota Fiscal de Produtor   4  
06   Nota Fiscal/Conta de Energia Elétrica   6  
07   Nota Fiscal de Serviço de Transporte   7  
08   Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas   8  
8B   Conhecimento de Transporte de Cargas Avulso  
09   Conhecimento de Transporte Aquaviário de Cargas   9  
10   Conhecimento Aéreo   10  
11   Conhecimento de Transporte Ferroviário de Cargas   11  
13   Bilhete de Passagem Rodoviário   13  
14   Bilhete de Passagem Aquaviário   14  
15   Bilhete de Passagem e Nota de Bagagem   15  
17   Despacho de Transporte   17  
16   Bilhete de Passagem Ferroviário   16  
18   Resumo de Movimento Diário   18  
20   Ordem de Coleta de Cargas   20  
21   Nota Fiscal de Serviço de Comunicação   21  
22   Nota Fiscal de Serviço de Telecomunicação   22  
23   GNRE   23  
24   Autorização de Carregamento e Transporte   24  
25   Manifesto de Carga   25  
26   Conhecimento de Transporte Multimodal de Cargas   26  
27   Nota Fiscal De Transporte Ferroviário De Carga  
28   Nota Fiscal/Conta de Fornecimento de Gás Canalizado  
29   Nota Fiscal/Conta De Fornecimento D'água Canalizada  
55   Nota Fiscal Eletrônica    
57   Conhecimento de Transporte Eletrônico - CT-e  

4.1.2. Tabela Situação do Documento

Código   Descrição  
00   Documento regular  
01   Escrituração extemporânea de documento regular  
02   Documento cancelado  
03   Escrituração extemporânea de documento cancelado  
04   NF-e ou CT-e - denegado  
05   NF-e ou CT-e - Numeração inutilizada  
06   Documento Fiscal Complementar  
07   Escrituração extemporânea de documento complementar  
08   Documento Fiscal emitido com base em Regime Especial ou Norma Específica  

4.2. CODIFICAÇÃO DO GÊNERO DO ITEM E DA OPERAÇÃO

4.2.1. Tabela Gênero do Item de Mercadoria/Serviço

A tabela "Gênero do Item de Mercadoria/Serviço" corresponde à tabela de "Capítulos da NCM" acrescida do código "00 - Serviço".

Código   Descrição  
00   Serviço  
01   Animais vivos  
02   Carnes e miudezas, comestíveis  
03   Peixes e crustáceos, moluscos e os outros invertebrados aquáticos  
04   Leite e laticínios; ovos de aves; mel natural; produtos comestíveis de origem animal, não especificados nem compreendidos em outros Capítulos da TIPI  
05   Outros produtos de origem animal, não especificados nem compreendidos em outros Capítulos da TIPI  
06   Plantas vivas e produtos de floricultura  
07   Produtos hortícolas, plantas, raízes e tubérculos, comestíveis  
08   Frutas; cascas de cítricos e de melões  
09   Café, chá, mate e especiarias  
10   Cereais  
11   Produtos da indústria de moagem; malte; amidos e féculas; inulina; glúten de trigo  
12   Sementes e frutos oleaginosos; grãos, sementes e frutos diversos; plantas industriais ou medicinais; palha e forragem  
13   Gomas, resinas e outros sucos e extratos vegetais  
14   Matérias para entrançar e outros produtos de origem vegetal, não especificadas nem compreendidas em outros Capítulos da NCM  
15   Gorduras e óleos animais ou vegetais; produtos da sua dissociação; gorduras alimentares elaboradas; ceras de origem animal ou vegetal  
16   Preparações de carne, de peixes ou de crustáceos, de moluscos ou de outros invertebrados aquáticos  
17   Açúcares e produtos de confeitaria  
18   Cacau e suas preparações  
19   Preparações à base de cereais, farinhas, amidos, féculas ou de leite; produtos de pastelaria  
20   Preparações de produtos hortícolas, de frutas ou de outras partes de plantas  
21   Preparações alimentícias diversas  
22   Bebidas, líquidos alcoólicos e vinagres  
23   Resíduos e desperdícios das indústrias alimentares; alimentos preparados para animais  
24   Fumo (tabaco) e seus sucedâneos, manufaturados  
25   Sal; enxofre; terras e pedras; gesso, cal e cimento  
26   Minérios, escórias e cinzas  
27   Combustíveis minerais, óleos minerais e produtos de sua destilação; matérias betuminosas; ceras minerais  
28   Produtos químicos inorgânicos; compostos inorgânicos ou orgânicos de metais preciosos, de elementos radioativos, de metais das terras raras ou de isótopos  
29   Produtos químicos orgânicos  
30   Produtos farmacêuticos  
31   Adubos ou fertilizantes  
32   Extratos tanantes e tintoriais; taninos e seus derivados; pigmentos e outras matérias corantes, tintas e vernizes, mástiques; tintas de escrever  
33   Óleos essenciais e resinóides; produtos de perfumaria ou de toucador preparados e preparações cosméticas  
34   Sabões, agentes orgânicos de superfície, preparações para lavagem, preparações lubrificantes, ceras artificiais, ceras preparadas, produtos de conservação e limpeza, velas e artigos semelhantes, massas ou pastas para modelar, "ceras para dentistas" e composições para dentistas à base de gesso  
35   Matérias albuminóides; produtos à base de amidos ou de féculas modificados; colas; enzimas  
36   Pólvoras e explosivos; artigos de pirotecnia; fósforos; ligas pirofóricas; matérias inflamáveis  
37   Produtos para fotografia e cinematografia  
38   Produtos diversos das indústrias químicas  
39   Plásticos e suas obras  
40   Borracha e suas obras  
41   Peles, exceto a peleteria (peles com pêlo*), e couros  
42   Obras de couro; artigos de correeiro ou de seleiro; artigos de viagem, bolsas e artefatos semelhantes; obras de tripa  
43   Peleteria (peles com pêlo*) e suas obras; peleteria (peles com pêlo*) artificial  
44   Madeira, carvão vegetal e obras de madeira  
45   Cortiça e suas obras  
46   Obras de espartaria ou de cestaria  
47   Pastas de madeira ou de outras matérias fibrosas celulósicas; papel ou cartão de reciclar(desperdícios e aparas)  
48   Papel e cartão; obras de pasta de celulose, de papel ou de cartão  
49   Livros, jornais, gravuras e outros produtos das indústrias gráficas; textos manuscritos ou datilografados, planos e plantas  
50   Seda  
51   Lã e pêlos finos ou grosseiros; fios e tecidos de crina  
52   Algodão  
53   Outras fibras têxteis vegetais; fios de papel e tecido de fios de papel  
54   Filamentos sintéticos ou artificiais  
55   Fibras sintéticas ou artificiais, descontínuas  
56   Pastas ("ouates"), feltros e falsos tecidos; fios especiais; cordéis, cordas e cabos; artigos de cordoaria  
57   Tapetes e outros revestimentos para pavimentos, de matérias têxteis  
58   Tecidos especiais; tecidos tufados; rendas; tapeçarias; passamanarias; bordados  
59   Tecidos impregnados, revestidos, recobertos ou estratificados; artigos para usos técnicos de matérias têxteis  
60   Tecidos de malha  
61   Vestuário e seus acessórios, de malha  
62   Vestuário e seus acessórios, exceto de malha  
63   Outros artefatos têxteis confeccionados; sortidos; artefatos de matérias têxteis, calçados, chapéus e artefatos de uso semelhante, usados; trapos  
64   Calçados, polainas e artefatos semelhantes, e suas partes  
65   Chapéus e artefatos de uso semelhante, e suas partes  
66   Guarda-chuvas, sombrinhas, guarda-sóis, bengalas, bengalas-assentos, chicotes, e suas partes  
67   Penas e penugem preparadas, e suas obras; flores artificiais; obras de cabelo  
68   Obras de pedra, gesso, cimento, amianto, mica ou de matérias semelhantes  
69   Produtos cerâmicos  
70   Vidro e suas obras  
71   Pérolas naturais ou cultivadas, pedras preciosas ou semipreciosas e semelhantes, metais preciosos, metais folheados ou chapeados de metais preciosos, e suas obras; bijuterias; moedas  
72   Ferro fundido, ferro e aço  
73   Obras de ferro fundido, ferro ou aço  
74   Cobre e suas obras  
75   Níquel e suas obras  
76   Alumínio e suas obras  
77   (Reservado para uma eventual utilização futura no SH)  
78   Chumbo e suas obras  
79   Zinco e suas obras  
80   Estanho e suas obras  
81   Outros metais comuns; ceramais ("cermets"); obras dessas matérias  
82   Ferramentas, artefatos de cutelaria e talheres, e suas partes, de metais comuns  
83   Obras diversas de metais comuns  
84   Reatores nucleares, caldeiras, máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos, e suas partes  
85   Máquinas, aparelhos e materiais elétricos, e suas partes; aparelhos de gravação ou de re-produção de som, aparelhos de gravação ou de reprodução de imagens e de som em televisão, e suas partes e acessórios  
86   Veículos e material para vias férreas ou semelhantes, e suas partes; aparelhos mecânicos (incluídos os eletromecânicos) de sinalização para vias de comunicação  
87   Veículos automóveis, tratores, ciclos e outros veículos terrestres, suas partes e acessórios  
88   Aeronaves e aparelhos espaciais, e suas partes  
89   Embarcações e estruturas flutuantes  
90   Instrumentos e aparelhos de óptica, fotografia ou cinematografia, medida, controle ou de precisão; instrumentos e aparelhos médico-cirúrgicos; suas partes e acessórios  
91   Aparelhos de relojoaria e suas partes  
92   Instrumentos musicais, suas partes e acessórios  
93   Armas e munições; suas partes e acessórios  
94   Móveis, mobiliário médico-cirúrgico; colchões; iluminação e construção pré-fabricadas  
95   Brinquedos, jogos, artigos para divertimento ou para esporte; suas partes e acessórios  
96   Obras diversas  
97   Objetos de arte, de coleção e antiguidades  
98   (Reservado para usos especiais pelas Partes Contratantes)  
99   Operações especiais (utilizado exclusivamente pelo Brasil para classificar operações especiais na exportação) 

4.2.2. Tabela Código Fiscal de Operação e Prestação - CFOP (ICMS): ver Item 3.2.1

4.3. CODIFICAÇÃO DA SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

4.3.1. Tabela Código da Situação Tributária - CST (ICMS): ver Item 3.2.1

4.3.2. Tabela Código de Tributação do IPI - CST_IPI: Tabela externa publicada pela RFB.

4.3.3. Tabela Código de Situação Tributária do PIS - Tabela externa publicada pela RFB.

4.3.4. Tabela Código de Situação Tributária da COFINS - Tabela externa publicada pela RFB.

4.4. CODIFICAÇÃO DO CONSUMO DE MERCADORIAS/SERVIÇOS DE FORNECIMENTO CONTÍNUO

4.4.1. Tabela Classificação de Itens de Energia Elétrica, Serviços de Comunicação e Telecomunicação.

Os itens das saídas de energia elétrica e os itens de serviço de comunicação ou de telecomunicação deverão ser classificados atendendo à codificação abaixo:

Grupo   Código   Descrição  
01. Assinatura   0101   Assinatura de serviços de telefonia  
  0102   Assinatura de serviços de comunicação de dados  
  0103   Assinatura de serviços de TV por Assinatura  
  0104   Assinatura de serviços de provimento à Internet  
  0105   Assinatura de outros serviços de multimídia  
  0199   Assinatura de outros serviços  
02. Habilitação   0201   Habilitação de serviços de telefonia  
  0202   Habilitação de serviços de comunicação de dados  
  0203   Habilitação de TV por Assinatura  
  0204   Habilitação de serviços de provimento à Internet  
  0205   Habilitação de outros serviços multimídia  
  0299   Habilitação de outros serviços  
03. Serviço Medido   0301   Serviço Medido - chamadas locais  
  0302   Serviço Medido - chamadas interurbanas no Estado  
  0303   Serviço Medido - chamadas interurbanas para fora do Estado  
  0304   Serviço Medido - chamadas internacionais  
  0305   Serviço Medido - Números Especiais (0300/0500/0600/0800/etc.)  
  0306   Serviço Medido - comunicação de dados  
  0307   Serviço Medido - chamadas originadas em Roaming  
  0308   Serviço Medido - chamadas recebidas em Roaming  
  0309   Serviço Medido - adicional de chamada  
  0310   Serviço Medido - provimento de acesso à Internet  
  0311   Serviço Medido - pay-per-view (programação TV)  
  0312   Serviço Medido - Mensagem SMS  
  0313   Serviço Medido - Mensagem MMS  
  0314   Serviço Medido - outros mensagens  
  0315   Serviço Medido - serviço multimídia  
  0399   Serviço Medido - outros serviços  
04. Serviço pré-pago   0401   Cartão Telefônico - Telefonia Fixa  
  0402   Cartão Telefônico - Telefonia Móvel  
  0403   Cartão de Provimento de acesso à Internet  
  0404   Ficha Telefônica  
  0405   Recarga de Créditos - Telefonia Fixa  
  0406   Recarga de Créditos - Telefonia Móvel  
  0407   Recarga de Créditos - Provimento de acesso à Internet  
  0499   Outras cobranças realizadas de assinantes de plano serviço pré-pago  
05. Outros Serviços   0501   Serviço Adicional (substituição de número, troca de aparelho, emissão de 2ª via de conta, conta detalhada, etc.)  
  0502   Serviço Facilidades (identificador de chamadas, caixa postal, transferência temporária, não-perturbe, etc.)  
  0599   Outros Serviços  
06. Energia Elétrica   0601   Energia Elétrica - Consumo  
  0602   Energia Elétrica - Demanda  
  0603   Energia Elétrica - Serviços (Vistoria de unidade consumidora, Aferição de Medidor, Ligação, Religação, Troca de medidor, etc.)  
  0604   Energia Elétrica - Encargos Emergenciais  
  0605   Tarifa de Uso dos Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica -TUSD - Consumidor Cativo  
  0606   Tarifa de Uso dos Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica -TUSD - Consumidor Livre  
  0607   Encargos de Conexão  
  0608   Tarifa de Uso dos Sistemas de Transmissão de Energia Elétrica -TUST - Consumidor Cativo  
  0609   Tarifa de Uso dos Sistemas de Transmissão de Energia Elétrica -TUST - Consumidor Livre  
  0610   Subvenção econômica para consumidores da subclasse "baixa renda"  
  0699   Energia Elétrica - Outros  
07. Disponibilização de meios ou equipamentos   0701   de Aparelho Telefônico  
  0702   de Aparelho Identificador de chamadas  
  0703   de Modem  
  0704   de Rack  
  0705   de Sala/Recinto  
  0706   de Roteador  
  0707   de Servidor  
  0708   de Multiplexador  
  0709   de Decodificador/Conversor  
  0799   Outras disponibilizações  
08. Cobranças   0801   Cobrança de Serviços de Terceiros  
  0802   Cobrança de Seguros  
  0803   Cobrança de Financiamento de Aparelho/Serviços  
  0804   Cobrança de Juros de Mora  
  0805   Cobrança de Multa de Mora  
  0806   Cobrança de Conta de meses anteriores  
  0807   Cobrança de Taxa Iluminação Pública  
  0808   Retenção de ICMS-ST  
  0899   Outras Cobranças  
09. Deduções   0901   Dedução relativa a impugnação de serviços  
  0902   Dedução referente ajuste de conta  
  0903   Redutor - Energia Elétrica - In nº 306/2003 (PIS/COFINS/IRPJ/CSLL)  
  0904    
  0905   Dedução relativa à distribuição de dividendos Eletrobrás  
  0906   Dedução relativa à subvenção econômica para consumidores da subclasse "baixa renda"  
  0999   Outras deduções  
10. Serviço não medido   1001   Serviço não medido de serviços de telefonia  
  1002   Serviço não medido de serviços de comunicação de dados  
  1003   Serviço não medido de serviços de TV por Assinatura  
  1004   Serviço não medido de serviços de provimento à Internet  
  1005   Serviço não medido de outros serviços de multimídia  
  1099   Serviço não medido de outros serviços"  
11. Cessão de Meios de Rede   1101   Interconexão: Detraf, SMS, MMS  
  1102   Detrat, Transmissão  
  1103   Roaming  
  1104   Exploração Industrial de Linha Dedicada - EILD  
  1199   Outras Cessões de Meios de Rede  

4.4.2. Tabela Classes de Consumo de Água Canalizada

Os registros das saídas de água canalizada serão consolidados segundo as classificações abaixo especificadas:

Código   Descrição  
00   01 registro consolidando os documentos de consumo residencial até R$ 50,00  
01   01 registro consolidando os documentos de consumo residencial de R$ 50,01 a R$ 100,00  
02   01 registro consolidando os documentos de consumo residencial de R$ 100,01 a R$ 200,00  
03   01 registro consolidando os documentos de consumo residencial de R$ 200,01 a R$ 300,00  
04   01 registro consolidando os documentos de consumo residencial de R$ 300,01 a R$ 400,00  
05   01 registro consolidando os documentos de consumo residencial de R$ 400,01 a R$ 500,00  
06   01 registro consolidando os documentos de consumo residencial de R$ 500,01 a R$ 1000,00  
07   01 registro consolidando os documentos de consumo residencial acima de R$ 1.000,01  
20   01 registro consolidando os documentos de consumo comercial/industrial até R$ 50,00  
21   01 registro consolidando os documentos de consumo comercial/industrial de R$ 50,01 a R$ 100,00  
22   01 registro consolidando os documentos de consumo comercial/industrial de R$ 100,01 a R$ 200,00  
23   01 registro consolidando os documentos de consumo comercial/industrial de R$ 200,01 a R$ 300,00  
24   01 registro consolidando os documentos de consumo comercial/industrial de R$ 300,01 a R$ 400,00  
25   01 registro consolidando os documentos de consumo comercial/industrial de R$ 400,01 a R$ 500,00  
26   01 registro consolidando os documentos de consumo comercial/industrial de R$ 500,01 a R$ 1.000,00  
27   01 registro por documento fiscal de consumo comercial/industrial acima de R$ 1.000,01  
80   01 registro consolidando os documentos de consumo de órgão público  
90   01 registro consolidando os documentos de outros tipos de consumo até R$ 50,00  
91   01 registro consolidando os documentos de outros tipos de consumo de R$ 50,01 a R$ 100,00  
92   01 registro consolidando os documentos de outros tipos de consumo de R$ 100,01 a R$ 200,00  
93   01 registro consolidando os documentos de outros tipos de consumo de R$ 200,01 a R$ 300,00  
94   01 registro consolidando os documentos de outros tipos de consumo de R$ 300,01 a R$ 400,00  
95   01 registro consolidando os documentos de outros tipos de consumo de R$ 400,01 a R$ 500,00  
96   01 registro consolidando os documentos de outros tipos de consumo de R$ 500,01 a R$ 1.000,00  
97   01 registro consolidando os documentos de outros tipos de consumo acima de R$ 1.000,01  
99   01 registro por documento fiscal emitido  

4.4.3. Tabela Classes de Consumo de Gás Canalizado

Os registros das saídas de gás canalizado serão consolidados segundo as classificações abaixo especificadas:

Código   Descrição  
00   01 registro consolidando os documentos de consumo residencial até R$ 50,00  
01   01 registro consolidando os documentos de consumo residencial de R$ 50,01 a R$ 100,00  
02   01 registro consolidando os documentos de consumo residencial de R$ 100,01 a R$ 200,00  
03   01 registro consolidando os documentos de consumo residencial de R$ 200,01 a R$ 300,00  
04   01 registro consolidando os documentos de consumo residencial de R$ 300,01 a R$ 400,00  
05   01 registro consolidando os documentos de consumo residencial de R$ 400,01 a R$ 500,00  
06   01 registro consolidando os documentos de consumo residencial de R$ 500,01 a R$ 1000,00  
07   01 registro consolidando os documentos de consumo residencial acima de R$ 1.000,01  
20   01 registro consolidando os documentos de consumo comercial/industrial até R$ 50,00  
21   01 registro consolidando os documentos de consumo comercial/industrial de R$ 50,01 a R$ 100,00  
22   01 registro consolidando os documentos de consumo comercial/industrial de R$ 100,01 a R$ 200,00  
23   01 registro consolidando os documentos de consumo comercial/industrial de R$ 200,01 a R$ 300,00  
24   01 registro consolidando os documentos de consumo comercial/industrial de R$ 300,01 a R$ 400,00  
25   01 registro consolidando os documentos de consumo comercial/industrial de R$ 400,01 a R$ 500,00  
26   01 registro consolidando os documentos de consumo comercial/industrial de R$ 500,01 a R$ 1.000,00  
27   01 registro por documento fiscal de consumo comercial/industrial acima de R$ 1.000,01  
80   01 registro consolidando os documentos de consumo de órgão público  
90   01 registro consolidando os documentos de outros tipos de consumo até R$ 50,00  
91   01 registro consolidando os documentos de outros tipos de consumo de R$ 50,01 a R$ 100,00  
92   01 registro consolidando os documentos de outros tipos de consumo de R$ 100,01 a R$ 200,00  
93   01 registro consolidando os documentos de outros tipos de consumo de R$ 200,01 a R$ 300,00  
94   01 registro consolidando os documentos de outros tipos de consumo de R$ 300,01 a R$ 400,00  
95   01 registro consolidando os documentos de outros tipos de consumo de R$ 400,01 a R$ 500,00  
96   01 registro consolidando os documentos de outros tipos de consumo de R$ 500,01 a R$ 1.000,00  
97   01 registro consolidando os documentos de outros tipos de consumo acima de R$ 1.000,01  
99   01 registro por documento fiscal emitido  

4.4.4. Tabela Classes de Consumo dos Serviços de Comunicação e Telecomunicação

Os registros dos serviços de comunicação e de telecomunicação serão consolidados, quando permitidos, segundo as classificações abaixo especificadas:

código   descrição   modelo  
00   01 registro consolidando os documentos de consumo residencial/pessoa física até R$ 50,00   21   22  
01   01 registro consolidando os documentos de consumo residencial/pessoa física de R$ 50,01 a R$ 100,00   21   22  
02   01 registro consolidando os documentos de consumo residencial/pessoa física de R$ 100,01 a R$ 200,00   21   22  
03   01 registro consolidando os documentos de consumo residencial/pessoa física de R$ 200,01 a R$ 300,00   21   22  
04   01 registro consolidando os documentos de consumo residencial/pessoa física de R$ 300,01 a R$ 400,00   21   22  
05   01 registro consolidando os documentos de consumo residencial/pessoa física de R$ 400,01 a R$ 500,00   21   22  
06   01 registro consolidando os documentos de consumo residencial/pessoa física de R$ 500,01 a R$ 1000,00   21   22  
07   01 registro por documento fiscal de consumo residencial/pessoa física acima de R$ 1.000,01   21   22  
10   01 registro consolidando os documentos de consumo comercial/industrial até R$ 50,00   21   22  
11   01 registro consolidando os documentos de consumo comercial/industrial de R$ 50,01 a R$ 100,00   21   22  
12   01 registro consolidando os documentos de consumo comercial/industrial de R$ 100,01 a R$ 200,00   21   22  
13   01 registro consolidando os documentos de consumo comercial/industrial de R$ 200,01 a R$ 300,00   21   22  
14   01 registro consolidando os documentos de consumo comercial/industrial de R$ 300,01 a R$ 400,00   21   22  
15   01 registro consolidando os documentos de consumo comercial/industrial de R$ 400,01 a R$ 500,00   21   22  
16   01 registro consolidando os documentos de consumo comercial/industrial de R$ 500,01 a R$ 1.000,00   21   22  
17   01 registro por documento fiscal de consumo comercial/industrial acima de R$ 1.000,01   21   22  
70   01 registro consolidando os documentos de consumo do poder público até R$ 50,00   22  
71   01 registro consolidando os documentos de consumo poder público de R$ 50,01a R$ 100,00   22  
72   01 registro consolidando os documentos de consumo poder público de R$ 100,01 a R$ 200,00   22  
73   01 registro consolidando os documentos de consumo poder público de R$ 200,01 a R$ 300,00   22  
74   01 registro consolidando os documentos de consumo poder público de R$ 300,01 a R$ 400,00   22  
75   01 registro consolidando os documentos de consumo poder público de R$ 400,01 a R$ 500,00   22  
76   01 registro consolidando os documentos de consumo poder público de R$ 500,01 a R$ 1.000,00   22  
77   01 registro por documento fiscal de consumo poder público acima de R$ 1.000,01   22  
78   01 registro por documento fiscal de consumo de órgão público isento do ICMS   22  
79   01 registro por documento fiscal de consumo de órgãos semipúblicos   22  
90   01 registro consolidando os documentos de outros tipos de consumo até R$ 50,00   21   22  
91   01 registro consolidando os documentos de outros tipos de consumo de R$ 50,01 a R$ 100,00   21   22  
92   01 registro consolidando os documentos de outros tipos de consumo de R$ 100,01 a R$ 200,00   21   22  
93   01 registro consolidando os documentos de outros tipos de consumo de R$ 200,01 a R$ 300,00   21   22  
94   01 registro consolidando os documentos de outros tipos de consumo de R$ 300,01 a R$ 400,00   21   22  
95   01 registro consolidando os documentos de outros tipos de consumo de R$ 400,01 a R$ 500,00   21   22  
96   01 registro consolidando os documentos de outros tipos de consumo de R$ 500,01 a R$ 1.000,00   21   22  
97   01 registro por documento fiscal de outros tipos de consumo acima de R$ 1.000,01   21   22  
99   01 registro por documento fiscal emitido   21   22  

4.4.5. Tabela - Faixa de Consumo de Energia Elétrica

Código   descrição  
00   01 registro consolidando o consumo residencial até 100 kWh  
01   01 registro consolidando o consumo residencial de 101 a 300 kWh  
02   01 registro consolidando o consumo residencial de 301 a 500 kWh  
03   01 registro consolidando o consumo residencial de 501 a 1000 kWh  
04   01 registro consolidando o consumo residencial acima de 1000 kWh  
20   01 registro consolidando o consumo industrial até 20.000 kWh  
21   01 registro por documento fiscal emitido para consumo industrial acima de 20.000 kWh  
40   01 registro consolidando o consumo de comércio e/ou serviços até 2.000 kWh  
41   01 registro por documento fiscal emitido para consumo de comércio e/ou serviços acima de 2000 kWh  
60   01 registro consolidando o consumo rural até 2.000 kWh  
61   01 registro por documento fiscal emitido para consumo rural acima de 2000 kWh  
70   01 registro consolidando todo o consumo do poder público  
71   01 registro consolidando todo o consumo de iluminação pública  
72   01 registro consolidando todo o consumo do serviço público  
80   01 registro consolidando todo o consumo próprio  
90   01 registro por documento fiscal emitido para outras unidades da federação  
99   01 registro por documento fiscal emitido  

4.4.6. Tabela de Códigos dos Totalizadores Parciais da REDUÇÃO Z

Código   Nome do Totalizador   Conteúdo do Totalizador  
Tnnnn   Tributado ICMS   Valores de operações tributadas pelo ICMS, onde "nnnn" representa a carga tributária efetiva do imposto com duas casas decimais. Exemplo: T1800 (carga tributária efetiva = 18,00%)  
XxTnnnn   Tributado ICMS   Valores de operações tributadas pelo ICMS, onde "xx" representa o nº do totalizador, podendo variar de 01 a 30 e "nnnn" representa a carga tributária efetiva do imposto com duas casas decimais. Exemplo: 02T1800 (carga tributária efetiva = 18,00%)  
Snnnn   Tributado ISSQN   Valores de operações tributadas pelo ISSQN, onde "nnnn" representa a carga tributária efetiva do imposto com duas casas decimais. Exemplo: S0500 (carga tributária efetiva = 5,00%)  
XxSnnnn   Tributado ISSQN   Valores de operações tributadas pelo ISSQN, onde "xx" representa o nº do totalizador, podendo variar de 01 a 30 e "nnnn" representa a carga tributária efetiva do imposto com duas casas decimais. Exemplo: 02S1800 (carga tributária efetiva = 18,00%)  
Fn   Substituição Tributária - ICMS   Valores de operações sujeitas ao ICMS, tributadas por Substituição Tributária, onde "n" representa o número do totalizador.  
In   Isento - ICMS   Valores de operações Isentas do ICMS, onde "n" representa o número do totalizador.  
Nn   Não-incidência - ICMS   Valores de operações com Não Incidência do ICMS, onde "n" representa o número do totalizador.  
FSn   Substituição Tributária - ISSQN   Valores de operações sujeitas ao ISSQN, tributadas por Substituição Tributária, onde "n" representa o número do totalizador.  
ISn   Isento - ISSQN   Valores de operações Isentas do ISSQN, onde "n" representa o número do totalizador.  
NSn   Não-incidência -ISSQN   Valores de operações com Não Incidência do ISSQN, onde "n" representa o número do totalizador.  
OPNF   Operações Não Fiscais   Somatório dos valores acumulados nos totalizadores relativos às Operações Não Fiscais registradas no ECF.  
DT   Desconto - ICMS   Valores relativos a descontos incidentes sobre operações sujeitas ao ICMS  
DS   Desconto - ISSQN   Valores relativos a descontos incidentes sobre operações sujeitas ao ISSQN  
DO   Desconto - Operações Não Fiscais   Valores relativos a descontos incidentes sobre Operações Não Fiscais  
AT   Acréscimo - ICMS   Valores relativos a acréscimos incidentes sobre operações sujeitas ao ICMS  
AS   Acréscimo - ISSQN   Valores relativos a acréscimos incidentes sobre operações sujeitas ao ISSQN  
AO   Acréscimo - Operações Não Fiscais   Valores relativos a acréscimos incidentes sobre Operações Não Fiscais  
Can-T   Cancelamento - ICMS   Valores das operações sujeitas ao ICMS, canceladas.  
Can-S   Cancelamento - ISSQN   Valores das operações sujeitas ao ISSQN, canceladas.  
Can-O   Cancelamento - Operações Não Fiscais   Valores relativos a Operações Não Fiscais, canceladas.  
IOF   Imposto sobre Operações Financeiras   Valores relativos ao Imposto sobre Operações Financeiras, acrescido ao valor das operações. 

4.5. Tabelas da RFB

4.5.1. Tabela de Códigos da Classe de Enquadramento do IPI - Tabela publicada pela RFB.

4.5.2. Tabela de Código de Selo de Controle - Tabela publicada pela RFB.

4.5.3. Tabela Código de Enquadramento Legal do IPI - Tabela externa publicada pela RFB.

4.5.4. Tabela Código de Ajuste da Apuração do IPI - Tabela externa publicada pela RFB.

5. TABELAS DE AJUSTES DO LANÇAMENTO E APURAÇÃO

5.1. AJUSTES DOS SALDOS DA APURAÇÃO DO ICMS

5.1.1. Tabela de Códigos de Ajustes da Apuração do ICMS - Tabela de códigos de ajustes da apuração que será disponibilizada pelas administrações tributárias, conforme regras abaixo especificadas:

Regras de formação do Código de Ajuste da Apuração do ICMS:

O Código do Ajuste da Apuração (Oito caracteres) identificará a unidade da federação criadora do código, a identificação do campo a ser ajustado na apuração do ICMS e código da descrição da ocorrência, e obedecerá a seguinte estrutura:

1. Os dois primeiros caracteres (UF) referem-se à unidade da federação do estabelecimento;

2. O caractere seguinte refere-se à apuração própria ou da substituição tributária, onde:

0 - ICMS e

1 - ICMS ST.

3 - O quarto caractere refere-se à UTILIZAÇÃO e identificará o campo a ser ajustado:

0 - Outros débitos;

1 - Estorno de créditos;

2 - Outros créditos;

3 - Estorno de débitos;

4 - Deduções do imposto apurado.

5 - Débito especial.

4. Os quatro caracteres seguintes, SEQÜÊNCIA, iniciando-se por 0001 deverá ser referente a identificação do tipo de ajuste deixando sempre um código genérico para a possibilidade de outras ocorrências não previstas.

UF   Apuração   Utilização   Seqüência  
Outros Débitos  0001 
AC   1   1 - Estorno de crédito   0001  
AC  2 - Outros créditos  0001 (motivo a) 
AC  2 - Outros créditos  0002 (motivo b) apuração da Substituição Tributária 
AC  2 - Outros créditos  0001 (motivo c) 
AC  3 - Estorno de débito  0001 
AC   0   4 - Deduções   0001  
MG   0   5 - Débito especial   0001  

Ex.: Código SC110001 - Código criado pelo estado de Santa Catarina e refere-se a apuração da Substituição Tributária, Estorno de créditos, e descrição de ajuste 0001.

Obs.: Caso a UF não disponibilize a Tabela de Ajuste referida acima, o contribuinte poderá utilizar a tabela abaixo, substituindo o XX pela sigla do estado, o terceiro e quarto caractere conforme indicação acima (itens 2 e 3) e inserindo como campo SEQUÊNCIA a expressão 9999, para efetuar os ajustes necessários à apuração do tributo, utilizando obrigatoriamente o campo descrição complementar do ajuste para descrever o motivo do ajuste.

Código   Descrição  
XX009999   Outros débitos para ajuste de apuração ICMS para a UF XX;  
XX109999   Outros débitos para ajuste de apuração ICMS ST para a UF XX;  
XX019999   Estorno de créditos para ajuste de apuração ICMS para a UF XX;  
XX119999   Estorno de créditos para ajuste de apuração ICMS ST para a UF XX;  
XX029999   Outros créditos para ajuste de apuração ICMS para a UF XX;  
XX129999   Outros créditos para ajuste de apuração ICMS ST para a UF XX;  
XX039999   Estorno de débitos para ajuste de apuração ICMS para a UF XX;  
XX139999   Estorno de débitos para ajuste de apuração ICMS ST para a UF XX;  
XX049999   Deduções do imposto apurado na apuração ICMS para a UF XX;  
XX149999   Deduções do imposto apurado na apuração ICMS ST para a UF XX.  
XX059999   Débito especial de ICMS para a UF XX;  
XX159999   Débito especial de ICMS ST para a UF XX.  

5.2. TABELA DE INFORMAÇÕES ADICIONAIS DA APURAÇÃO - VALORES DECLARATÓRIOS

Tabela a ser disponibilizada pelas administrações tributárias com a seguinte estrutura: dois campos, sendo a primeira parte do campo com a sigla da unidade federada com dois caracteres alfa e a segunda parte do campo com seis caracteres com conteúdo numérico, e, o segundo campo, a descrição.

Os valores da tabela 5.2 não influenciam na apuração do imposto.

5.3. TABELA DE AJUSTES E INFORMAÇÕES DE VALORES PROVENIENTES DE DOCUMENTO FISCAL

Tabela a ser disponibilizada pelas administrações tributárias, conforme regras de formação abaixo:

CÓDIGO DE OCORRÊNCIA DE AJUSTE DE ICMS  
Itens Padrões a Todos os Estados   Item Variável  
UF   Reflexo na Apuração ICMS   Tipo de Apuração   Responsabilidade   Influência no Recolhimento   Origem da Tributação   Ajuste de ICMS  
Cód.   Cód.   Descrição   Cód.   Descrição   Cód.   Descrição   Cód.   Descrição   Cód.   Descrição   Cód.   Descrição  
  0   C - Crédito por Entrada   0   Operação Própria   0   Própria   0   A apurar   0   Mercadoria   000   Operação Normal  
  1   C -Outros Créditos   1   Operação por ST   1   Solidária   1   Recolhimento espontâneo   1   Transporte   001   Dif. de Alíquota  
  2   C - Estorno de Débito   2   Outras Apurações   9   Informativo   2   Recolhimento por autuação   2   Comunicação   002   Transf. de Crédito  
  3   D - Débito por Saída   9   Informativo       9   Informativo   3   Energia Elétrica   003   Compensação de Saldo  
  4   D - Outros Débitos               9   Outras   004   Antecipação Tributária  
  5   D - Estorno de Crédito                   005   ST - Dif. de Alíquota  
  6   Dedução                   006   Reembolso Comercial  
  7   Débitos especiais                   007   Desconto pelo ICMS  
  9   Informativo                   008   Ativo Permanente  
                      009   Crédito Presumido  
                      010   Lançamento Extemporâneo  
                      011   Restituição de ICMS/ST - ressarcimento  
                      012   Restituição de ICMS/ST - Abatimento  
                      013   Restituição de ICMS/ST - creditamento  
                      014   ST - Transporte  
                      015   Origem em Autuações  
                      016   ICMS - Importação (combustíveis)  
                      017   Importação  
                      999   Outros Ajustes  
  Estrutura do Código: AABCDDEFG  
AA   identifica a unidade da federação;  
B   informa se há reflexo na apuração de ICMS; ou se há reflexo após a apuração; ou se não tem nenhum reflexo - informativo;  
C   informa o tipo de apuração de ICMS ou se é informativo;  
D   informa a responsabilidade - própria ou solidária ou se é informativo;  
E   informa se o ICMS foi recolhido antecipadamente ou se ainda será recolhido ou se é informativo;  
F   informa a origem da tributação.  

5.4. TABELA DE CÓDIGOS DAS OBRIGAÇÕES DE ICMS A RECOLHER

Código   descrição  
000   ICMS a recolher  
001   ICMS da substituição tributária pelas entradas  
002   ICMS da substituição tributária pelas saídas para o Estado  
003   Antecipação do diferencial de alíquotas do ICMS  
004   Antecipação do ICMS da importação  
005   Antecipação tributária  
006   ICMS resultante da alíquota adicional dos itens incluídos no Fundo de Combate à Pobreza  
090   Outras obrigações do ICMS  
999   ICMS da substituição tributária pelas saídas para outro Estado  

5.5. TABELA DE TIPOS DE UTILIZAÇÃO DOS CRÉDITOS FISCAIS - ICMS.

Tabela de código a ser disponibilizada pelas administrações tributárias com a seguinte estrutura: dois campos, sendo a primeira parte do primeiro campo com a sigla da unidade da federação (dois caracteres alfa) e a segunda parte do campo com o tipo de utilização dos créditos fiscais (dois caracteres numéricos) e outro campo com a respectiva descrição.

Obs.: Caso a UF não disponibilize a Tabela de tipo de utilização de créditos fiscais, o contribuinte poderá utilizar a tabela abaixo, substituindo o XX pela sigla do estado e os dois caracteres seguintes:

XX01 - Dedução;

XX21 - Compensação;

XX41 - Transferência;

XX61 - Restituição;

XX81 - Estorno;

XX99 - Outros.

APÊNDICE B - LEIAUTE DA ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL DOS BLOCOS E REGISTROS DO LEIAUTE DA EFD

BLOCO 0: ABERTURA, IDENTIFICAÇÃO E REFERÊNCIAS

REGISTRO 0000: ABERTURA DO ARQUIVO DIGITAL E IDENTIFICAÇÃO DA ENTIDADE

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "0000".   C   004  
02   COD_VER   Código da versão do leiaute conforme a tabela indicada no Ato Cotepe.   N   003*  
03   COD_FIN   Código da finalidade do arquivo:  0 - Remessa do arquivo original;1 - Remessa do arquivo substituto. N   001  
04   DT_INI   Data inicial das informações contidas no arquivo.   N   008*  
05   DT_FIN   Data final das informações contidas no arquivo.   N   008*  
06   NOME   Nome empresarial da entidade.   C   100  
07   CNPJ   Número de inscrição da entidade no CNPJ.   N   014*  
08   CPF   Número de inscrição da entidade no CPF.   N   011*    
09   UF   Sigla da unidade da federação da entidade.   C   002*  
10   IE   Inscrição Estadual da entidade.   C   014  
11   COD_MUN   Código do município do domicílio fiscal da entidade, conforme a tabela IBGE   N   007*  
12   IM   Inscrição Municipal da entidade.   C  
13   SUFRAMA   Inscrição da entidade na Suframa   C   009*  
14   IND_PERFIL   Perfil de apresentação do arquivo fiscal;  A - Perfil A; C   001  
    B - Perfil B.;  C - Perfil C.      
15   IND_ATIV   Indicador de tipo de atividade:  0 - Industrial ou equiparado a industrial;1 - Outros. N   001  

Observações: Registro obrigatório

Nível hierárquico - 0

Ocorrência - um (por arquivo)

REGISTRO 0001: ABERTURA DO BLOCO 0

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "0001".   C   004  
02   IND_MOV   Indicador de movimento:  0- Bloco com dados informados;1- Bloco sem dados informados. N   001  

Observações: Registro obrigatório Nível hierárquico - 1

Ocorrência - um (por arquivo)

REGISTRO 0005: DADOS COMPLEMENTARES DA ENTIDADE

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "0005"   C   004  
02   FANTASIA   Nome de fantasia associado ao nome empresarial.   C   060  
03   CEP   Código de Endereçamento Postal.   N   008*  
04   END   Logradouro e endereço do imóvel.   C   060  
05   NUM   Número do imóvel.   C  
06   COMPL   Dados complementares do endereço.   C   060  
07   BAIRRO   Bairro em que o imóvel está situado.   C   060  
08   FONE   Número do telefone.   C   10*  
09   FAX   Número do fax.   C   10*  
10   EMAIL   Endereço do correio eletrônico.   C  

Observações: Registro obrigatório

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - um (por arquivo)

REGISTRO 0015: DADOS DO CONTRIBUINTE SUBSTITUTO

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "0015"   C   004  
02   UF_ST   Sigla da unidade da federação do contribuinte substituído   C   002*  
03   IE_ST   Inscrição Estadual de contribuinte substituto na unidade da federação do contribuinte substituído   C   014  

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - vários (por arquivo)

REGISTRO 0100: DADOS DO CONTABILISTA

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "0100".   C   004  
02   NOME   Nome do contabilista.   C   100  
03   CPF   Número de inscrição do contabilista no CPF.   N   011*  
04   CRC   Número de inscrição do contabilista no Conselho Regional de Contabilidade.   C   015  
05   CNPJ   Número de inscrição do escritório de contabilidade no CNPJ, se houver.   N   014*  
06   CEP   Código de Endereçamento Postal.   N   008*  
07   END   Logradouro e endereço do imóvel.   C   060  
08   NUM   Número do imóvel.   C  
09   COMPL   Dados complementares do endereço.   C   060  
10   BAIRRO   Bairro em que o imóvel está situado.   C   060  
11   FONE   Número do telefone.   C   10*  
12   FAX   Número do fax.   C   10*  
13   EMAIL   Endereço do correio eletrônico.   C  
14   COD_MUN   Código do município, conforme tabela IBGE.   N   007*  

Observações: Registro obrigatório

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - um (por arquivo)

REGISTRO 0150: TABELA DE CADASTRO DO PARTICIPANTE

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "0150".   C   004  
02   COD_PART   Código de identificação do participante no arquivo.   C   060  
03   NOME   Nome pessoal ou empresarial do participante.   C   100  
04   COD_PAIS   Código do país do participante, conforme a tabela indicada no item 3.2.1   N   005  
05   CNPJ   CNPJ do participante.   N   014*  
06   CPF   CPF do participante.   N   011*  
07   IE   Inscrição Estadual do participante.   C   014  
08   COD_MUN   Código do município, conforme a tabela IBGE   N   007*  
09   SUFRAMA   Número de inscrição do participante na Suframa.   C   009*  
10   END   Logradouro e endereço do imóvel   C   060  
11   NUM   Número do imóvel   C  
12   COMPL   Dados complementares do endereço   C   060  
13   BAIRRO   Bairro em que o imóvel está situado   C   060  

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - vários (por arquivo)

REGISTRO 0175: ALTERAÇÃO DA TABELA DE CADASTRO DE PARTICIPANTE

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "0175"   C   004  
02   DT_ALT   Data de alteração do cadastro   N   008*  
03   NR_CAMPO   Número do campo alterado (Somente campos 03 a 13)   C   002  
04   CONT_ANT   Conteúdo anterior do campo   C   100  

Observações: Os dados informados neste registro serão válidos até as 24:00 horas do dia anterior à data de alteração.

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO 0190: IDENTIFICAÇÃO DAS UNIDADES DE MEDIDA

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "0190"   C   004  
02   UNID   Código da unidade de medida   C   006  
03   DESCR   Descrição da unidade de medida   C  

Nível hierárquico: 2

Ocorrência: Vários por arquivo

REGISTRO 0200: TABELA DE IDENTIFICAÇÃO DO ITEM (PRODUTO E SERVIÇOS)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "0200"   C   004  
02   COD_ITEM   Código do item   C   060  
03   DESCR_ITEM   Descrição do item   C  
04   COD_BARRA   Representação alfanumérico do código de barra do produto, se houver   C  
05   COD_ANT_ITEM   Código anterior do item com relação à última informação apresentada.   C   060  
06   UNID_INV   Unidade de medida utilizada na quantificação de estoques.   C   006  
07   TIPO_ITEM   Tipo do item - Atividades Industriais, Comerciais e Serviços:  00 - Mercadoria para Revenda;01 - Matéria-Prima;02 - Embalagem;03 - Produto em Processo;04 - Produto Acabado;05 - Subproduto;06 - Produto Intermediário;07 - Material de Uso e Consumo;08 - Ativo Imobilizado;09 - Serviços;10 - Outros insumos;99 - Outras N   2  
08   COD_NCM   Código da Nomenclatura Comum do Mercosul   C   008  
09   EX_IPI   Código EX, conforme a TIPI   C   003  
10   COD_GEN   Código do gênero do item, conforme a Tabela 4.2.1   N   002*  
11   COD_LST   Código do serviço conforme lista do Anexo I da Lei Complementar Federal nº 116/2003.   N   004    
12   ALIQ_ICMS   Alíquota de ICMS aplicável ao item nas operações internas   N   006   02  

Observações:

1. O Código do Item deverá ser preenchido com as informações utilizadas na última ocorrência do período.

2. O campo COD_NCM é obrigatório:

2.1) para empresas industriais e equiparadas a industrial, referente aos itens correspondentes à atividade fim, ou quando gerarem créditos e débitos de IPI;

2.2) para contribuintes de ICMS que sejam substitutos tributários;

2.3) para empresas que realizarem operações de exportação ou importação."

3. O campo COD_GEN é obrigatório a todos os contribuintes somente na aquisição de produtos primários.

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - vários (por arquivo)

REGISTRO 0205: ALTERAÇÃO DO ITEM

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "0205"   C   004  
02   DESCR_ANT_ITEM   Descrição anterior do item   C  
03   DT_INI   Data inicial de utilização da descrição do item   N   008*  
04   DT_FIM   Data final de utilização da descrição do item   N   008*  
05   COD_ANT_ITEM   Código anterior do item com relação à última informação apresentada.   C   060  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO 0206: CÓDIGO DE PRODUTO CONFORME TABELA ANP (COMBUSTÍVEIS)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "0206"   C   004  
02   COD_COMB   Código do combustível, conforme tabela publicada pela ANP   C  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:1

REGISTRO 0220: FATORES DE CONVERSÃO DE UNIDADES

Nº   Campo   Descrição   tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "0220"   C   004  
02   UNID_CONV   Unidade comercial a ser convertida na unidade de estoque, referida no registro 0200.   C   006  
03   FAT_CONV   Fator de conversão: fator utilizado para converter (multiplicar) a unidade a ser convertida na unidade adotada no inventário.   N   06  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO 0300: CADASTRO DE BENS OU COMPONENTES DO ATIVO IMOBILIZADO

Nº   Campo   Descrição   tipo   tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "0300"   C   004*  
02   COD_IND_BEM   Código individualizado do bem ou componente adotado no controle patrimonial do estabelecimento informante   C   015  
03   IDENT_MERC   Identificação do tipo de mercadoria:  1 = bem;2 = componente. C   001*  
04   DESCR_ITEM   Descrição do bem ou componente (modelo, marca e outras características necessárias a sua individualização)  C   060  
05   COD_PRNC   Código de cadastro do bem principal nos casos em que o bem ou componente (campo 02) esteja vinculado a um bem principal.  C   015  
06   COD_CTA   Código da conta analítica de contabilização do bem ou componente (campo 06 do Registro 0500)   C   015  
07   NR_PARC   Número total de parcelas a serem apropriadas, segundo a legislação de cada unidade federada   N   003  

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - Vários (por arquivo)

Observações:

Campo 03 - IDENT_MERC:

a) bem: uma mercadoria será considerada "bem" quando possua todas as condições necessárias para ser utilizado nas atividades operacionais do estabelecimento, ou seja, está pronto para ser utilizado. Incluem-se no conceito de bem:

a.1) o bem construído no estabelecimento do contribuinte;

a.2) a parte de um bem móvel principal que possui todas as condições necessárias para ser utilizado nas atividades operacionais do estabelecimento, tendo em vista que essa parte possui vida útil diferenciada;

a.3) a parte de um bem principal móvel que será utilizada exclusivamente como sobressalente, desde que a parte a ser substituída tenha sido imobilizada individualmente;

a.4) a parte de um bem principal móvel, que será agregada a esse bem principal móvel, desde que essa parte melhore as condições e amplie a vida útil econômica originalmente estimada do bem principal móvel;

a.5) a utilização de uma mercadoria originada do Estoque do Ativo Circulante, tendo em vista que normalmente é destinada à revenda ou ao consumo na produção ou ao uso ou ao consumo, mas que será agregada ao imobilizado.

b) componente: uma mercadoria será considerada "componente" quando fizer parte de um bem móvel que estiver sendo construído no estabelecimento do contribuinte.

REGISTRO 0305 - INFORMAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO BEM

Nº   Campo   Descrição   Tipo  Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "0305"   C   004*  
02   COD_CTA_DEPR   Código da conta analítica de contabilização da depreciação acumulada do bem (campo 06 do Registro 0500)   C   015  
03   DT_DEPR_INI   Data de início de depreciação do bem   N   008*  
04   COD_CCUS   Código do centro de custo onde está localizado o bem (campo 03 do Registro 0600)   C   010  
05   VIDA_UTIL   Vida útil estimada do bem, em número de meses  N  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:1

REGISTRO 0400: TABELA DE NATUREZA DA OPERAÇÃO/PRESTAÇÃO

Nº   Campo   Descrição   Tipo  Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "0400"   C   004  
02   COD_NAT   Código da natureza da operação/prestação   C   010  
03   DESCR_NAT   Descrição da natureza da operação/prestação   C  

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - vários (por arquivo)

REGISTRO 0450: TABELA DE INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR DO DOCUMENTO FISCAL

Nº   Campo   Descrição   Tipo  Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "0450"   C   004  
02   COD_INF   Código da informação complementar do documento fiscal.   C   006  
03   TXT   Texto livre da informação complementar existente no documento fiscal, inclusive espécie de normas legais, poder normativo, número, capitulação, data e demais referências pertinentes com indicação referentes ao tributo.   C  

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - vários (por arquivo)

REGISTRO 0460: TABELA DE OBSERVAÇÕES DO LANÇAMENTO FISCAL

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "0460"   C   004  
02   COD_OBS   Código da Observação do lançamento fiscal.   C   006  
03   TXT   Descrição da observação vinculada ao lançamento fiscal   C  

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - vários (por arquivo)

REGISTRO 0500: PLANO DE CONTAS CONTÁBEIS

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "0500"   C   004*  
02   DT_ALT   Data da inclusão/alteração   N   008*  
03   COD_NAT_CC   Código da natureza da conta/grupo de contas:  01 - Contas de ativo;02 - Contas de passivo;03 - Patrimônio líquido;04 - Contas de resultado;05 - Contas de compensação;09 - Outras. C   002*  
04   IND_CTA   Indicador do tipo de conta:  S - Sintética (grupo de contas);A - Analítica (conta). C   001*  
05   NÍVEL   Nível da conta analítica/grupo de contas.   N   005  
06   COD_CTA   Código da conta analítica/grupo de contas.   C   015  
08   NOME_CTA   Nome da conta analítica/grupo de contas.   C   060  

Observações: informar somente as contas referenciadas nos tipos de registros: 0300 ou 0305 ou C170 ou C300 ou C350 ou C510 ou C610 ou D100 ou D300 ou D400 ou D500 ou D510 ou D610 ou H010 ou 1510.

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - vários (por arquivo)

REGISTRO 0600: CENTRO DE CUSTOS

Nº   Campo   Descrição   tipo   tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "0600".   C   004*  
02   DT_ALT   Data da inclusão/alteração.   N   008*  
03   COD_CCUS   Código do centro de custos.   C   010  
04   CCUS   Nome do centro de custos.   C   060  

Observações: Informar somente os centros de custos referenciados no tipo de registro 0305

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - vários (por arquivo)

REGISTRO 0990: ENCERRAMENTO DO BLOCO 0

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "0990"   C   004  
02   QTD_LIN_0   Quantidade total de linhas do Bloco 0   N  

Observações: Registro obrigatório

Nível hierárquico - 1

Ocorrência - um (por arquivo)

BLOCO C: DOCUMENTOS FISCAIS I - MERCADORIAS (ICMS/IPI)

REGISTRO C001: ABERTURA DO BLOCO C

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C001"   C   004  
02   IND_MOV   Indicador de movimento:  0 - Bloco com dados informados;1 - Bloco sem dados informados C   001  

Observações: Registro obrigatório

Nível hierárquico - 1

Ocorrência - um (por arquivo)

REGISTRO C100: NOTA FISCAL (CÓDIGO 01), NOTA FISCAL AVULSA (CÓDIGO 1B), NOTA FISCAL DE PRODUTOR (CÓDIGO 04) E NF-e (CÓDIGO 55)

Nº   Campo   Descrição   tipo   Ta m   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C100"   C   004  
02   IND_OPER   Indicador do tipo de operação:  0 - Entrada;1 - Saída C   001*  
03   IND_EMIT   Indicador do emitente do documento fiscal:  0 - Emissão própria;1 - Terceiros C   001*  
04   COD_PART   Código do participante (campo 02 do Registro0150):  - do emitente do documento ou do remetente das mercadorias, no caso de entradas;- do adquirente, no caso de saídas C   060  
05   COD_MOD   Código do modelo do documento fiscal, conforme a Tabela 4.1.1   C   002*  
06   COD_SIT   Código da situação do documento fiscal, conforme a Tabela 4.1.2   N   002*  
07   SER   Série do documento fiscal   C   003  
08   NUM_DOC   Número do documento fiscal   N   009  
09   CHV_NFE   Chave da Nota Fiscal Eletrônica   N   044*  
10   DT_DOC   Data da emissão do documento fiscal   N   008*  
11   DT_E_S   Data da entrada ou da saída   N   008*  
12   VL_DOC   Valor total do documento fiscal   N   02  
13   IND_PGTO   Indicador do tipo de pagamento:  0 - À vista;1 - A prazo;9 - Sem pagamento. C   001*  
14   VL_DESC   Valor total do desconto   N   02  
15   VL_ABAT_NT   Abatimento não tributado e não comercial Ex. desconto ICMS nas remessas para ZFM.   N   02  
16   VL_MERC   Valor total das mercadorias e serviços   N   02  
17   IND_FRT   Indicador do tipo do frete:  0 - Por conta de terceiros;1 - Por conta do emitente;2 - Por conta do destinatário;9 - Sem cobrança de frete. C   001*  
18   VL_FRT   Valor do frete indicado no documento fiscal   N   02  
19   VL_SEG   Valor do seguro indicado no documento fiscal   N   02  
20   VL_OUT_DA   Valor de outras despesas acessórias   N   02  
21   VL_BC_ICMS   Valor da base de cálculo do ICMS   N   02  
22   VL_ICMS   Valor do ICMS   N   02  
23   VL_BC_ICMS_ST   Valor da base de cálculo do ICMS substituição tributária   N   02  
24   VL_ICMS_ST   Valor do ICMS retido por substituição tributária   N   02  
25   VL_IPI   Valor total do IPI   N   02  
26   VL_PIS   Valor total do PIS   N   02  
27   VL_COFINS   Valor total da COFINS   N   02  
28   VL_PIS_ST   Valor total do PIS retido por substituição tributária   N   02  
29   VL_COFINS_ST   Valor total da COFINS retido por substituição tributária   N   02  

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - vários (por arquivo)

REGISTRO C110: INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR DA NOTA FISCAL (CÓDIGO 01; 1B, 04 e 55)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C110"   C   004  
02   COD_INF   Código da informação complementar do documento fiscal (campo 02 do Registro 0450)   C   006  
03   TXT_COMPL   Descrição complementar do código de referência.   C  

Observações: Campo 03: utilizado para complementar informações e ou observações cujo código é de informação genérica.

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO C111: PROCESSO REFERENCIADO

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C111"   C   004  
02   NUM_PROC   Identificação do processo ou ato concessório   C   015  
03   IND_PROC   Indicador da origem do processo:  0 - Sefaz;1 - Justiça Federal;2 - Justiça Estadual;3 - Secex/RFB9 - Outros C   001*  

Nível hierárquico - 4

Ocorrência - 1:N

REGISTRO C112: DOCUMENTO DE ARRECADAÇÃO REFERENCIADO

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C112"   C   004  
02   COD_DA   Código do modelo do documento de arrecadação:  0 - documento estadual de arrecadação1 - GNRE C   001*  
03   UF   Unidade federada beneficiária do recolhimento   C   002*  
04   NUM_DA   Número do documento de arrecadação   C  
05   COD_AUT   Código completo da autenticação bancária   C  
06   VL_DA   Valor do total do documento de arrecadação (principal, atualização monetária, juros e multa)   N   02  
07   DT_VCTO   Data de vencimento do documento de arrecadação   N   008*  
08   DT_PGTO   Data de pagamento do documento de arrecadação, ou data do vencimento, no caso de ICMS antecipado a recolher.   N   008*  

Nível hierárquico - 4

Ocorrência - 1:N

REGISTRO C113: DOCUMENTO FISCAL REFERENCIADO

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C113"   C   004  
02   IND_OPER   Indicador do tipo de operação:  0 - Entrada/aquisição;1 - Saída/prestação C   001*  
03   IND_EMIT   Indicador do emitente do título:  0 - Emissão própria;1 - Terceiros C   001*  
04   COD_PART   Código do participante emitente (campo 02 do Registro 0150) do documento referenciado.   C   060  
05   COD_MOD   Código do documento fiscal, conforme a Tabela 4.1.1   C   002*  
06   SER   Série do documento fiscal   C   004  
07   SUB   Subsérie do documento fiscal   N   003  
08   NUM_DOC   Número do documento fiscal   N   009  
09   DT_DOC   Data da emissão do documento fiscal.   N   008*  

Nível hierárquico - 4

Ocorrência - 1:N

REGISTRO C114: CUPOM FISCAL REFERENCIADO

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C114"   C   004  
02   COD_MOD   Código do modelo do documento fiscal, conforme a tabela indicada no item 4.1.1   C   002*  
03   ECF_FAB   Número de série de fabricação do ECF   C   020  
04   ECF_CX   Número do caixa atribuído ao ECF   N   003  
05   NUM_DOC   Número do documento fiscal   N   006    
06   DT_DOC   Data da emissão do documento fiscal   N   008*  

Nível hierárquico - 4

Ocorrência - 1:N

REGISTRO C115: LOCAL DE COLETA E/OU ENTREGA (CÓDIGOS 01, 1B e 04)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C115"   C   004  
02   IND_CARGA   Indicador do tipo de transporte:  0 - Rodoviário;1 - Ferroviário;2 - Rodo-Ferroviário;3 - Aquaviário;4 - Dutoviário;5 - Aéreo;9 - Outros N   001*  
03   CNPJ_COL   Número do CNPJ do contribuinte do local de coleta   N   014*  
04   IE_COL   Inscrição Estadual do contribuinte do local de coleta   C   014  
05   CPF_COL   CPF do contribuinte do local de coleta das mercadorias.  N   011 *  
06   COD_MUN_COL   Código do Município do local de coleta   N   007*  
07   CNPJ_ENTG   Número do CNPJ do contribuinte do local de entrega  N   014*  
08   IE_ENTG   Inscrição Estadual do contribuinte do local de entrega  C   014  
09   CPF_ENTG   Cpf do contribuinte do local de entrega   N   011*  
10   COD_MUN_ENTG   Código do Município do local de entrega   N   007*  

Nível hierárquico - 4

Ocorrência - 1:N

REGISTRO C120: OPERAÇÕES DE IMPORTAÇÃO (CÓDIGO 01)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C120"   C   004  
02   COD_DOC_IMP   Documento de importação:  0 - Declaração de Importação;1 - Declaração Simplificada de Importação. C   001*  
03   NUM_DOC__IMP   Número do documento de Importação.   C   010  
04   PIS_IMP   Valor pago de PIS na importação   N   02  
05   COFINS_IMP   Valor pago de COFINS na importação   N   02  
06   NUM_ACDRAW   Número do Ato Concessório do regime Drawback   C   011  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO C130: ISSQN, IRRF E PREVIDÊNCIA SOCIAL

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C130"   C   004  
02   VL_SERV_NT   Valor dos serviços sob não-incidência ou não-tributados pelo ICMS   N   02  
03   VL_BC_ISSQN   Valor da base de cálculo do ISSQN   N   02  
04   VL_ISSQN   Valor do ISSQN   N   02  
05   VL_BC_IRRF   Valor da base de cálculo do Imposto de Renda Re-tido na Fonte   N   02  
06   VL_ IRRF   Valor do Imposto de Renda - Retido na Fonte   N   02  
07   VL_BC_PREV   Valor da base de cálculo de retenção da Previdência Social   N   02  
08   VL_ PREV   Valor destacado para retenção da Previdência Social   N   02  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:1

REGISTRO C140: FATURA (CÓDIGO 01)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C140"   C   004  
02   IND_EMIT   Indicador do emitente do título:  0 - Emissão própria;1 - Terceiros C   001*  
03   IND_TIT   Indicador do tipo de título de crédito:  00 - Duplicata;01 - Cheque;02 - Promissória;03 - Recibo;99 - Outros (descrever) C   002*  
04   DESC_TIT   Descrição complementar do título de crédito   C  
05   NUM_TIT   Número ou código identificador do título de crédito   C  
06   QTD_PARC   Quantidade de parcelas a receber/pagar   N   02  
07   VL_TIT   Valor total dos títulos de créditos   N   02  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:1

REGISTRO C141: VENCIMENTO DA FATURA (CÓDIGO 01)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C141"   C   004  
02   NUM_PARC   Número da parcela a receber/pagar   N   02  
03   DT_VCTO   Data de vencimento da parcela   N   008*  
04   VL_PARC   Valor da parcela a receber/pagar   N   02  

Nível hierárquico - 4

Ocorrência - 1:N

REGISTRO C160: VOLUMES TRANSPORTADOS (CÓDIGO 01 E 04) - EXCETO COMBUSTÍVEIS

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C160"   C   004  
02   COD_PART   Código do participante (campo 02 do Registro 0150):  - transportador, se houver C   060  
03   VEIC_ID   Placa de identificação do veículo automotor   C   007  
04   QTD_VOL   Quantidade de volumes transportados   N  
05   PESO_BRT   Peso bruto dos volumes transportados (em Kg)   N   02  
06   PESO_LIQ   Peso líquido dos volumes transportados (em Kg)   N   02  
07   UF_ID   Sigla da UF da placa do veículo   C   002  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:1

REGISTRO C165: OPERAÇÕES COM COMBUSTÍVEIS (CÓDIGO 01; 55)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C165"   C   004  
02   COD_PART   Código do participante (campo 02 do Registro0150):- transportador, se houver   C   060  
03   VEIC_ID   Placa de identificação do veículo   C   007  
04   COD_AUT   Código da autorização fornecido pela SEFAZ (combustíveis)   C  
05   NR_PASSE   Número do Passe Fiscal   C  
06   HORA   Hora da saída das mercadorias   N   006*  
07   TEMPER   Temperatura em graus Celsius utilizada para quantificação do volume de combustível   N   01  
08   QTD_VOL   Quantidade de volumes transportados   N  
09   PESO_BRT   Peso bruto dos volumes transportados (em Kg)   N   02  
10   PESO_LIQ   Peso líquido dos volumes transportados (em Kg)   N   02  
11   NOM_MOT   Nome do motorista   C   060  
12   CPF   CPF do motorista   N   011*  
13   UF_ID   Sigla da UF da placa do veículo   C   002  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO C170: ITENS DO DOCUMENTO (CÓDIGO 01, 1B, 04 e 55)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C170"   C   004  
02   NUM_ITEM   Número seqüencial do item no documento fiscal   N   003  
03   COD_ITEM   Código do item (campo 02 do Registro 0200)   C   060  
04   DESCR_COMPL   Descrição complementar do item como adotado no documento fiscal   C  
05   QTD   Quantidade do item   N   05  
06   UNID   Unidade do item (Campo 02 do registro 0190)   C   006  
07   VL_ITEM   Valor total do item (mercadorias ou serviços)   N   02  
08   VL_DESC   Valor do desconto comercial   N   02  
09   IND_MOV   Movimentação física do ITEM/PRODUTO:  0 - SIM1 - NÃO C   001*  
10   CST_ICMS   Código da Situação Tributária referente ao ICMS, conforme a Tabela indicada no item 4.3.1   N   003*  
11   CFOP   Código Fiscal de Operação e Prestação   N   004*  
12   COD_NAT   Código da natureza da operação (campo 02 do Registro 0400)   C   010  
13   VL_BC_ICMS   Valor da base de cálculo do ICMS   N   02  
14   ALIQ_ICMS   Alíquota do ICMS   N   006   02  
15   VL_ICMS   Valor do ICMS creditado/debitado   N   02  
16   VL_BC_ICMS_ST   Valor da base de cálculo referente à substituição tributária   N   02  
17   ALIQ_ST   Alíquota do ICMS da substituição tributária na unidade da federação de destino   N   02  
18   VL_ICMS_ST   Valor do ICMS referente à substituição tributária   N   02  
19   IND_APUR   Indicador de período de apuração do IPI:  0 - Mensal;1 - Decendial C   001*  
20   CST_IPI   Código da Situação Tributária referente ao IPI, conforme a Tabela indicada no item 4.3.2.   C   002*  
21   COD_ENQ   Código de enquadramento legal do IPI, conforme tabela indicada no item 4.5.3.   C   003*  
22   VL_BC_IPI   Valor da base de cálculo do IPI   N   02  
23   ALIQ_IPI   Alíquota do IPI   N   006   02  
24   VL_IPI   Valor do IPI creditado/debitado   N   02  
25   CST_PIS   Código da Situação Tributária referente ao PIS.   N   002*  
26   VL_BC_PIS   Valor da base de cálculo do PIS   N     02  
27   ALIQ_PIS   Alíquota do PIS (em percentual)   N   02  
28   QUANT_BC_PIS   Quantidade - Base de cálculo PIS   N     03  
29   ALIQ_PIS   Alíquota do PIS (em reais)   N     04  
30   VL_PIS   Valor do PIS   N   02  
31   CST_COFINS   Código da Situação Tributária referente ao COFINS.   N   002*  
32   VL_BC_COFINS   Valor da base de cálculo da COFINS   N     02  
33   ALIQ_COFINS   Alíquota do COFINS (em percentual)   N   006   02  
34   QUANT_BC_COFINS   Quantidade - Base de cálculo COFINS   N     03  
35   ALIQ_COFINS   Alíquota da COFINS (em reais)   N     04  
36   VL_COFINS   Valor da COFINS   N   02  
37   COD_CTA   Código da conta analítica contábil debitada/creditada   C  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO C171: ARMAZENAMENTO DE COMBUSTIVEIS (código 01, 55)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C171"   C   004  
02   NUM_TANQUE   Tanque onde foi armazenado o combustível   C   003  
03   QTDE   Quantidade ou volume armazenado   N   003  

Observações: Somente na aquisição dos combustíveis.

Nível hierárquico - 4

Ocorrência - 1:N

REGISTRO C172: OPERAÇÕES COM ISSQN (CÓDIGO 01)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C172"   C   004  
02   VL_BC_ISSQN   Valor da base de cálculo do ISSQN   N   02  
03   ALIQ_ISSQN   Alíquota do ISSQN   N   006   02  
04   VL_ISSQN   Valor do ISSQN   N   02  

Nível hierárquico - 4

Ocorrência - 1:1

REGISTRO C173: OPERAÇÕES COM MEDICAMENTOS (CÓDIGO 01, 55)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C173"   C   004  
02   LOTE_MED   Número do lote de fabricação do medicamento   C  
03   QTD_ITEM   Quantidade de item por lote   N   003  
04   DT_FAB   Data de fabricação do medicamento   N   008*  
05   DT_VAL   Data de expiração da validade do medicamento   N   008*  
06   IND_MED   Indicador de tipo de referência da base de cálculo do ICMS (ST) do produto farmacêutico:  0 - Base de cálculo referente ao preço tabelado ou preço máximo sugerido;1 - Base cálculo - Margem de valor agregado;2 - Base de cálculo referente à Lista Negativa;3 - Base de cálculo referente à Lista Positiva;4 - Base de cálculo referente à Lista Neutra C   001*  
07   TP_PROD   Tipo de produto:  0 - Similar;1 - Genérico;2 - Ético ou de marca; C   1*  
08   VL_TAB_MAX   Valor do preço tabelado ou valor do preço máximo   N   02  

Nível hierárquico - 4

Ocorrência - 1:N

REGISTRO C174: OPERAÇÕES COM ARMAS DE FOGO (CÓDIGO 01)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C174"   C   004  
02   IND_ARM   Indicador do tipo da arma de fogo:  0 - Uso permitido;1 - Uso restrito C   001*  
03   NUM_ARM   Numeração de série de fabricação da arma   C  
04   DESCR_COMPL   Descrição da arma, compreendendo: número do cano, calibre, marca, capacidade de cartuchos, tipo de funcionamento, quantidade de canos, comprimento, tipo de alma, quantidade e sentido das raias e demais elementos que permitam sua perfeita identificação   C  

Nível hierárquico - 4

Ocorrência - 1:N

REGISTRO C175: OPERAÇÕES COM VEÍCULOS NOVOS (CÓDIGO 01, 55)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C175"   C   004  
02   IND_VEIC_OPER   Indicador do tipo de operação com veículo:  0 - Venda para concessionária;1 - Faturamento direto;2 - Venda direta;3 - Venda da concessionária;9 - Outros C   001*  
03   CNPJ   CNPJ da Concessionária   N   014*  
04   UF   Sigla da unidade da federação da Concessionária   C   002*  
05   CHASSI_VEIC   Chassi do veículo   C   017  

Nível hierárquico - 4

Ocorrência - 1:N

REGISTRO C176: RESSARCIMENTO DE ICMS EM OPERAÇÕES COM SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA (CÓDIGO 01,55)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C176"   C   004  
02   COD_MOD_ULT_E  Código do modelo do documento fiscal relativa a última entrada   C   002*  
03   NUM_DOC_ULT_E  Número do documento fiscal relativa a última entrada   N   009  
04   SER_ULT_E  Série do documento fiscal relativa a última entrada   C   003  
05   DT_ULT_E  Data relativa a última entrada da mercadoria   N   008*  
06   COD_PART_ULT_E  Código do participante (do emitente do documento relativa a última entrada)   C   060  
07   QUANT_ULT_E  Quantidade do item relativa a última entrada   N   03  
08   VL_UNIT_ULT_E  Valor unitário da mercadoria constante na NF relativa a última entrada inclusive despesas acessórias.   N   03  
09   VL_UNIT_BC_ST  Valor unitário da base de cálculo do imposto pa-go por substituição.   N   03  

Nível hierárquico - 4

Ocorrência - 1:N

REGISTRO C177: OPERAÇÕES COM PRODUTOS SUJEITOS A SELO DE CONTROLE IPI

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C177"   C   004  
02   COD_SELO_IPI   Código do selo de controle do IPI, conforme Tabela 4.5.2   C   006*  
03   QT_SELO_IPI   Quantidade de selo de controle do IPI aplicada   N   012  

Observações:

Nível hierárquico - 4

Ocorrência - 1:1

REGISTRO C178: OPERAÇÕES COM PRODUTOS SUJEITOS A TRIBUTAÇÀO DE IPI POR UNIDADE OU QUANTIDADE DE PRODUTO.

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C178"   C   004  
02   CL_ENQ   Código da classe de enquadramento do IPI, conforme Tabela 4.5.1.   C   005  
03   VL_UNID   Valor por unidade padrão de tributação   N   02  
04   QUANT_PAD   Quantidade total de produtos na unidade padrão de tributação   N   03  

Nível hierárquico - 4

Ocorrência - 1:1

REGISTRO C179: INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES ST (CÓDIGO 01)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C179"   C   004  
02   BC_ST_ORIG_DEST   Valor da base de cálculo ST na origem/destino em operações interestaduais.   N   02  
03   ICMS_ST_REP   Valor do ICMS-ST a repassar/deduzir em operações interestaduais   N   02  
04   ICMS_ST_COMPL   Valor do ICMS-ST a complementar à UF de destino   N   02  
05   BC_RET   Valor da BC de retenção em remessa promovida por Substituído intermediário   N   02  
06   ICMS_RET   Valor da parcela do imposto retido em remessa promovida por substituído intermediário   N   02  

Nível hierárquico - 4

Ocorrência - 1:1

REGISTRO C190: REGISTRO ANALÍTICO DO DOCUMENTO (CÓDIGO 01, 1B, 04 E 55)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C190"   C   004  
02   CST_ICMS   Código da Situação Tributária, conforme a Tabela indicada no item 4.3.1   N   003*  
03   CFOP   Código Fiscal de Operação e Prestação do agrupamento de itens   N   004*  
04   ALIQ_ICMS   Alíquota do ICMS   N   006   02  
05   VL_OPR   Valor da operação na combinação de CST_ICMS, CFOP e alíquota do ICMS, correspondente ao somatório do valor das mercadorias, despesas acessórias (frete, seguros e outras despesas acessórias), ICMS_ST e IPI   N   02  
06   VL_BC_ICMS   Parcela correspondente ao "Valor da base de cálculo do ICMS" referente à combinação de CST_ICMS, CFOP e alíquota do ICMS.   N   02  
07   VL_ICMS   Parcela correspondente ao "Valor do ICMS" referente à combinação de CST_ICMS, CFOP e alíquota do ICMS.   N   02  
08   VL_BC_ICMS_ST   Parcela correspondente ao "Valor da base de cálculo do ICMS" da substituição tributária referente à combinação de CST_ICMS, CFOP e alíquota do ICMS.  N   02  
09   VL_ICMS_ST   Parcela correspondente ao valor creditado/debitado do ICMS da substituição   N   02  
    tributária, referente à combinação de CST_ICMS, CFOP, e alíquota do ICMS.        
10   VL_RED_BC   Valor não tributado em função da redução da base de cálculo do ICMS, referente à combinação de CST_ICMS, CFOP e alíquota do ICMS.  N   02  
11   VL_IPI   Parcela correspondente ao "Valor do IPI" referente à combinação CST_ICMS, CFOP e alíquota do ICMS.   N   02  
12   COD_OBS   Código da observação do lançamento fiscal (campo 02 do Registro 0460)   C   006  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO C195: OBSERVAÇOES DO LANÇAMENTO FISCAL (CÓDIGO 01, 1B E 55)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C195"   C   004  
02   COD_OBS   Código da observação do lançamento fiscal (campo 02 do Registro 0460)   C   006  
03   TXT_COMPL   Descrição complementar do código de observação.   C  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO C197: OUTRAS OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS, AJUSTES E INFORMAÇÕES DE VALORES PROVENIENTES DE DOCUMENTO FISCAL.

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C197"   C   004  
02   COD_AJ   Código do ajustes/benefício/incentivo, conforme tabela indicada no item 5.3.   C   010*  
03   DESCR_COMPL_AJ   Descrição complementar do ajuste da apuração, nos casos em que o código da tabela for "9999"   C  
04   COD_ITEM   Código do item (campo 02 do Registro 0200)   C   060  
05   VL_BC_ICMS   Base de cálculo do ICMS ou do ICMS ST   N   02  
06   ALIQ_ICMS   Alíquota do ICMS   N   006   02  
07   VL_ICMS   Valor do ICMS ou do ICMS ST   N   02  
08   VL_OUTROS   Outros valores   N   02  

Observações: 1. Os dados que gerarem crédito ou débito de ICMS (ou seja, aqueles que não são simplesmente informativos) serão somados na apuração assim como os registros C190.

2. Campo 4 - COD_ITEM só deverá ser informado se o ajuste/benefício for relacionado ao produto.

Nível hierárquico - 4

Ocorrência - 1:N

REGISTRO C300: RESUMO DIÁRIO DAS NOTAS FISCAIS DE VENDA A CONSUMIDOR (CÓDIGO 02)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C300"   C   004  
02   COD_MOD   Código do modelo do documento fiscal, conforme a Tabela 4.1.1   C   002*  
03   SER   Série do documento fiscal   C   004  
04   SUB   Subsérie do documento fiscal   C   003  
05   NUM_DOC_INI   Número do documento fiscal inicial   N   006  
06   NUM_DOC_FIN   Número do documento fiscal final   N  
07   DT_DOC   Data da emissão dos documentos fiscais   N   008*  
08   VL_DOC   Valor total dos documentos   N   02  
09   VL_PIS   Valor total do PIS   N   02  
10   VL_COFINS   Valor total da COFINS   N   02  
11   COD_CTA   Código da conta analítica contábil debitada/creditada   C  

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - vários (por arquivo)

REGISTRO C310: DOCUMENTOS CANCELADOS DE NOTAS FISCAIS DE VENDA A CONSUMIDOR (CÓDIGO 02)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C310"   C   004  
02   NUM_DOC_CANC   Número do documento fiscal cancelado   N  

Observações: O número do documento cancelado deverá constar do intervalo informado.

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO C320: REGISTRO ANALÍTICO DO RESUMO DIÁRIO DAS NOTAS FISCAIS DE VENDA A CONSUMIDOR (CÓDIGO 02)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C320"   C   004  
02   CST_ICMS   Código da Situação Tributária, conforme a Tabela indicada no item 4.3.1   N   003*  
03   CFOP   Código Fiscal de Operação e Prestação   N   004*  
04   ALIQ_ICMS   Alíquota do ICMS   N   006   02  
05   VL_OPR   Valor total acumulado das operações correspondentes à combinação de CST_ICMS, CFOP e alíquota do ICMS, incluídas as despesas acessórias e acréscimos.   N   02  
06   VL_BC_ICMS   Valor acumulado da base de cálculo do ICMS, referente à combinação de CST_ICMS, CFOP, e alíquota do ICMS.   N   02  
07   VL_ICMS   Valor acumulado do ICMS, referente à combinação de CST_ICMS, CFOP e alíquota do ICMS.   N   02  
08   VL_RED_BC   Valor não tributado em função da redução da base de cálculo do ICMS, referente à combinação de CST_ICMS, CFOP, e alíquota do ICMS.   N   02  
09   COD_OBS   Código da observação do lançamento fiscal (campo 02 do Registro 0460)   C   006  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO C321: ITENS DO RESUMO DIÁRIO DOS DOCUMENTOS (CÓDIGO 02)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C321"   C   004  
02   COD_ITEM   Código do item (campo 02 do Registro 0200)   C   060  
03   QTD   Quantidade acumulada do item   N   03  
04   UNID   Unidade do item (Campo 02 do registro 0190)   C   006  
05   VL_ITEM   Valor acumulado do item   N   02  
06   VL_DESC   Valor do desconto acumulado   N   02  
07   VL_BC_ICMS   Valor acumulado da base de cálculo do ICMS   N   02  
08   VL_ICMS   Valor acumulado do ICMS debitado   N   02  
09   VL_PIS   Valor acumulado do PIS   N   02  
10   VL_COFINS   Valor acumulado da COFINS   N   02  

Nível hierárquico - 4

Ocorrência - 1:N

REGISTRO C350: NOTA FISCAL DE VENDA A CONSUMIDOR (CÓDIGO 02)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C350"   C   004  
02   SER   Série do documento fiscal   C   003  
03   SUB_SER   Subsérie do documento fiscal   C   003  
04   NUM_DOC   Número do documento fiscal   C  
05   DT_DOC   Data da emissão do documento fiscal   N   008  
06   CNPJ_CPF   CNPJ ou CPF do destinatário   N   014  
07   VL_MERC   Valor das mercadorias constantes no documento fiscal   N   02  
08   VL_DOC   Valor total do documento fiscal   N   02  
09   VL_DESC   Valor total do desconto   N   02  
10   VL_PIS   Valor total do PIS   N   02  
11   VL_COFINS   Valor total da COFINS   N   02  
12   COD_CTA   Código da conta analítica contábil debitada/creditada   C  

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - vários (por arquivo)

REGISTRO C370: ITENS DO DOCUMENTO (CÓDIGO 02)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C370"   C   4  
02   NUM_ITEM   Número seqüencial do item no documento fiscal   N   003  
03   COD_ITEM   Código do Item (campo 02 do registro 0200)   C   060  
04   QTD   Quantidade do item   N   3  
05   UNID   Unidade do item (campo 02 do registro 0190)   C   006  
06   VL_ITEM   Valor total do item   N   2  
07   VL_DESC   Valor total do desconto no item   N   2  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO C390 - REGISTRO ANALÍTICO DAS NOTAS FISCAIS DE VENDA A CONSUMIDOR (CÓDIGO 02)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C390"   C   004  
02   CST_ICMS   Código da Situação Tributária, conforme a Tabela indicada no item 4.3.1   N   003*  
03   CFOP   Código Fiscal de Operação e Prestação   N   004*  
04   ALIQ_ICMS   Alíquota do ICMS   N   006   02  
05   VL_OPR   Valor total acumulado das operações correspondentes à combinação de CST_ICMS, CFOP e alíquota do ICMS, incluídas as despesas acessórias e acréscimos.   N   02  
06   VL_BC_ICMS   Valor acumulado da base de cálculo do ICMS, referente à combinação de CST_ICMS, CFOP, e alíquota do ICMS.   N   02  
07   VL_ICMS   Valor acumulado do ICMS, referente à combinação de CST_ICMS, CFOP e alíquota do ICMS.   N   02  
08   VL_RED_BC   Valor não tributado em função da redução da base de cálculo do ICMS, referente à combinação de CST_ICMS, CFOP, e alíquota do ICMS.   N   02  
09   COD_OBS   Código da observação do lançamento fiscal (campo 02 do Registro 0460)   C   006  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO C400 - EQUIPAMENTO ECF (CÓDIGO 02 E 2D)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C400"   C   004  
02   COD_MOD   Código do modelo do documento fiscal, conforme a Tabela 4.1.1   C   002*  
03   ECF_MOD   Modelo do equipamento   C   020  
04   ECF_FAB   Número de série de fabricação do ECF   C   020  
05   ECF_CX   Número do caixa atribuído ao ECF   N   003  

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - 1:N

REGISTRO C405 - REDUÇÃO Z (CÓDIGO 02 E 2D)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C405"   C   004  
02   DT_DOC   Data do movimento a que se refere a Redução Z   N   008*  
03   CRO   Posição do Contador de Reinício de Operação   N   003  
04   CRZ   Posição do Contador de Redução Z   N   006  
05   NUM_COO_FIN   Número do Contador de Ordem de Operação do último documento emitido no dia.(Número do COO na Redução Z)   N   006  
06   GT_FIN   Valor do Grande Total final   N   02  
07   VL_BRT   Valor da venda bruta   N   02  

Observações: Obrigatório

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO C410: PIS E COFINS TOTALIZADOS NO DIA (CÓDIGO 02 E 2D)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C410"   C   004  
02   VL_PIS   Valor total do PIS   N   02  
03   VL_COFINS   Valor total da COFINS   N   02  

Observações: Obrigatório

Nível hierárquico - 4

Ocorrência - 1:1

REGISTRO C420: REGISTRO DOS TOTALIZADORES PARCIAIS DA REDUÇÃO Z (COD 02 E 2D)

Nº   Campo  Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG  Texto fixo contendo "C420"   C   004  
02   COD_TOT_PAR  Código do totalizador, conforme Tabela 4.4.6   C   007  
03   VLR_ACUM_TOT  Valor acumulado no totalizador, relativo à respectiva Redução Z.   N   02  
04   NR_TOT  Número do totalizador quando ocorrer mais de uma situação com a mesma carga tributária efetiva.   N   002  
05   DESCR_NR_TOT  Descrição da situação tributária relativa ao totalizador parcial, quando houver mais de um com a mesma carga tributária efetiva.   C  

Observações: Obrigatório

Nível hierárquico - 4

Ocorrência - 1:N

REGISTRO C425: RESUMO DE ITENS DO MOVIMENTO DIÁRIO (CÓDIGO 02 E 2D)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C425"   C   004  
02   COD_ITEM   Código do item (campo 02 do Registro 0200)   C   060  
03   QTD   Quantidade acumulada do item   N   03  
04   UNID   Unidade do item (Campo 02 do registro 0190)   C   006  
05   VL_ITEM   Valor acumulado do item   N   02  
06   VL_PIS   Valor do PIS   N   02  
07   VL_COFINS   Valor da COFINS   N   02  

Observações: Registro Obrigatório para as empresas enquadradas no perfil "B" (quando os totalizadores forem iguais a xxTnnnn, Tnnnn, Fn, In, Nn).

Nível hierárquico - 5

Ocorrência - 1:N

REGISTRO C460: DOCUMENTO FISCAL EMITIDO POR ECF (CÓDIGO 02 E 2D)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C460"   C   004  
02   COD_MOD   Código do modelo do documento fiscal, conforme a Tabela 4.1.1   C   002*  
03   COD_SIT   Código da situação do documento fiscal, conforme a Tabela 4.1.2   N   002*  
04   NUM_DOC   Número do documento fiscal (COO)   N   006  
05   DT_DOC   Data da emissão do documento fiscal   N   008*  
06   VL_DOC   Valor total do documento fiscal   N   02  
07   VL_PIS   Valor do PIS   N   02  
08   VL_COFINS   Valor da COFINS   N   02  
09   CPF_CNPJ   CPF ou CNPJ do adquirente   N   014  
10   NOM_ADQ   Nome do adquirente   C   060  

Nível hierárquico - 4

Ocorrência - 1:N

REGISTRO C470: ITENS DO DOCUMENTO FISCAL EMITIDO POR ECF (CÓDIGO 02 E 2D)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   TAM   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C470"   C   004  
02   COD_ITEM   Código do item (campo 02 do Registro 0200)   C   060  
03   QTD   Quantidade do item   N   03  
04   QTD_CANC   Quantidade cancelada, no caso de cancelamento parcial de item   N   03  
05   UNID   Unidade do item (Campo 02 do registro 0190)   C   006  
06   VL_ITEM   Valor do item   N   02  
07   CST_ICMS   Código da Situação Tributária, conforme a Tabela indicada no item 4.3.1.   N   003*  
08   CFOP   Código Fiscal de Operação e Prestação   N   004*  
09   ALIQ_ICMS   Alíquota do ICMS - Carga tributária efetiva em percentual   N   006   02  
10   VL_PIS   Valor do PIS   N   02  
11   VL_COFINS   Valor da COFINS   N   02  

Nível hierárquico - 5

Ocorrência - 1:N

REGISTRO C490: REGISTRO ANALÍTICO DO MOVIMENTO DIÁRIO (CÓDIGO 02 E 2D)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C490"   C   004  
02   CST_ICMS   Código da Situação Tributária, conforme a Tabela indicada no item 4.3.1   N   003*  
03   CFOP   Código Fiscal de Operação e Prestação   N   004*  
04   ALIQ_ICMS   Alíquota do ICMS   N   006   02  
05   VL_OPR   Valor da operação correspondente à combinação de CST_ICMS, CFOP, e alíquota do ICMS, incluídas as despesas acessórias e acréscimos   N   02  
06   VL_BC_ICMS   Valor acumulado da base de cálculo do ICMS, referente à combinação de CST_ICMS, CFOP, e alíquota do ICMS.   N   02  
07   VL_ICMS   Valor acumulado do ICMS, referente à combinação de CST_ICMS, CFOP e alíquota do ICMS.   N   02  
08   COD_OBS   Código da observação do lançamento fiscal (campo 02 do Registro 0460)   C   006  

Nível hierárquico - 4

Ocorrência - 1:N

REGISTRO C495: RESUMO MENSAL DE ITENS DO ECF POR ESTABELECIMENTO (CÓDIGO 02, 2D)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C495"   C   004  
02   ALIQ_ICMS   Alíquota do ICMS   N   006   02  
03   COD_ITEM   Código do item (campo 02 do Registro 0200)   C   060  
04   QTD   Quantidade acumulada do item   N   03  
05   QTD_CANC   Quantidade cancelada acumulada, no caso de cancelamento parcial de item   N   03  
06   UNID   Unidade do item (Campo 02 do registro 0190)   C   006  
07   VL_ITEM   Valor acumulado do item   N   02  
08   VL_DESC   Valor acumulado dos descontos   N   02  
09   VL_CANC   Valor acumulado dos cancelamentos   N   02  
10   VL_ACMO   Valor acumulado dos acréscimos   N   02  
11   VL_BC_ICMS   Valor acumulado da base de cálculo do ICMS   N   02  
12   VL_ICMS   Valor acumulado do ICMS   N   02  
13   VL_ISEN   Valor das saídas isentas do ICMS   N   02  
14   VL_NT   Valor das saídas sob não-incidência ou não-tributadas pelo ICMS   N   02  
15   VL_ICMS_ST   Valor das saídas de mercadorias adquiridas com substituição tributária do ICMS   N   02  

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - V

REGISTRO C500: NOTA FISCAL/CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA (CÓDIGO 06), NOTA FISCAL/CONTA DE FORNECIMENTO D'ÁGUA CANALIZADA (CÓDIGO 29) E NOTA FISCAL CONSUMO FORNECIMENTO DE GÁS (CÓDIGO 28)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C500"   C   004  
02   IND_OPER   Indicador do tipo de operação:  0 - Entrada;1 - Saída C   001*  
03   IND_EMIT   Indicador do emitente do documento fiscal:  0 - Emissão própria;1 - Terceiros C   001*  
04   COD_PART   Código do participante (campo 02 do Registro 0150):  - do adquirente, no caso das saídas;- do fornecedor no caso de entradas C   060  
05   COD_MOD   Código do modelo do documento fiscal, conforme a Tabela 4.1.1   C   002*  
06   COD_SIT   Código da situação do documento fiscal, conforme a Tabela 4.1.2   N   002*  
07   SER   Série do documento fiscal   C   004  
08   SUB   Subsérie do documento fiscal   N   003  
09   COD_CONS   Código de classe de consumo de energia elétrica ou gás:   01 - Comercial02 - Consumo Próprio 03 - Iluminação Pública04- Industrial05 - Poder Público 06 - Residencial07 - Rural08 - Serviço Público N   002*  
10   NUM_DOC   Número do documento fiscal   N   009  
11   DT_DOC   Data da emissão do documento fiscal   N   008*  
12   DT_E_S   Data da entrada ou da saída   N   008*  
13   VL_DOC   Valor total do documento fiscal   N   02  
14   VL_DESC   Valor total do desconto   N   02  
15   VL_FORN   Valor total fornecido/consumido   N   02  
16   VL_SERV_NT   Valor total dos serviços não-tributados pelo ICMS   N   02  
17   VL_TERC   Valor total cobrado em nome de terceiros   N   02  
18   VL_DA   Valor total de despesas acessórias indicadas no documento fiscal   N   02  
19   VL_BC_ICMS   Valor acumulado da base de cálculo do ICMS   N   02  
20   VL_ICMS   Valor acumulado do ICMS   N   02  
21   VL_BC_ICMS_ST   Valor acumulado da base de cálculo do ICMS substituição tributária   N   02  
22   VL_ICMS_ST   Valor acumulado do ICMS retido por substituição tributária   N   02  
23   COD_INF   Código da informação complementar do documento fiscal (campo 02 do Registro 0450)   C   006  
24   VL_PIS   Valor do PIS   N   02  
25   VL_COFINS   Valor da COFINS   N   02  
26   TP_LIGACAO   Código de tipo de Ligação  1 - Monofásico2 - Bifásico3 - Trifásico N   001*  
27   COD_GRUPO_TENSAO   Código de grupo de tensão:  01 - A1 - Alta Tensão (230kV ou mais) 02 - A2 - Alta Tensão (88 a 138kV) 03 - A3 - Alta Tensão (69kV) 04 - A3a - Alta Tensão (30kV a 44kV) 05 - A4 - Alta Tensão (2,3kV a 25kV) 06 - AS - Alta Tensão Subterrâneo 06 07 - B1 - Residencial 07 08 - B1 - Residencial Baixa Renda 08 09 - B2 - Rural 09 10 -B2 - Cooperativa de Eletrificação Rural 11 - B2 - Serviço Público de Irrigação 12 - B3 - Demais Classes 13 - B4a - Iluminação Pública - rede de distribuição 14 - B4b - Iluminação Pública - bulbo de lâmpada N   002*  

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - vários (por arquivo)

REGISTRO C510: ITENS DO DOCUMENTO NOTA FISCAL/CONTA ENERGIA ELÉTRICA (CÓDIGO 06), NOTA FISCAL/CONTA DE FORNECIMENTO D'ÁGUA CANALIZADA (CÓ-DIGO 29) E NOTA FISCAL/CONTA DE FORNECIMENTO DE GÁS (CÓDIGO 28)

Nº   Campo  Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG  Texto fixo contendo "C510"   C   004  
02   NUM_ITEM  Número seqüencial do item no documento fiscal   N   003  
03   COD_ITEM  Código do item (campo 02 do Registro 0200)   C   060  
04   COD_CLASS  Código de classificação do item de energia elétrica, conforme a Tabela 4.4.1   N   004*  
05   QTD  Quantidade do item   N   03  
06   UNID  Unidade do item (Campo 02 do registro 0190)   C   006  
07   VL_ITEM  Valor do item   N   02  
08   VL_DESC  Valor total do desconto   N   02  
09   CST_ICMS  Código da Situação Tributária, conforme a Tabela indicada no item 4.3.1   N   003*  
10   CFOP  Código Fiscal de Operação e Prestação   N   004*  
11   VL_BC_ICMS  Valor da base de cálculo do ICMS   N   02  
12   ALIQ_ICMS  Alíquota do ICMS   N   006   02  
13   VL_ICMS  Valor do ICMS creditado/debitado   N   02  
14   VL_BC_ICMS_ST  Valor da base de cálculo referente à substituição tributária   N   02  
15   ALIQ_ST  Alíquota do ICMS da substituição tributária na unidade da federação de destino   N   006   02  
16   VL_ICMS_ST  Valor do ICMS referente à substituição tributária   N   02  
17   IND_REC  Indicador do tipo de receita:  0 - Receita própria;1 - Receita de terceiros C   001*  
18   COD_PART  Código do participante receptor da receita, terceiro da operação (campo 02 do Registro 0150)   C   060    
19   VL_PIS  Valor do PIS   N   02  
20   VL_COFINS  Valor da COFINS   N   02  
21   COD_CTA  Código da conta analítica contábil debitada/creditada   C  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO C590: REGISTRO ANALÍTICO DO DOCUMENTO - NOTA FISCAL/CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA (CÓDIGO 06), NOTA FISCAL/CONTA DE FORNECIMENTO D'ÁGUA CANALIZADA (CÓDIGO 29) E NOTA FISCAL CONSUMO FORNECIMENTO DE GÁS (CÓDIGO 28)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C590"   C   004  
02   CST_ICMS   Código da Situação Tributária, conforme a Tabela indicada no item 4.3.1.   N   003*  
03   CFOP   Código Fiscal de Operação e Prestação do agrupamento de itens   N   004*  
04   ALIQ_ICMS   Alíquota do ICMS   N   006   02  
05   VL_OPR   Valor da operação correspondente à combinação de CST_ICMS, CFOP, e alíquota do ICMS.   N   02  
06   VL_BC_ICMS   Parcela correspondente ao "Valor da base de cálculo do ICMS" referente à combinação de CST_ICMS, CFOP e alíquota do ICMS.   N   02  
07   VL_ICMS   Parcela correspondente ao "Valor do ICMS" referente à combinação de CST_ICMS, CFOP e alíquota do ICMS.   N   02  
08   VL_BC_ICMS_ST   Parcela correspondente ao "Valor da base de cálculo do ICMS" da substituição tributária referente à combinação de CST_ICMS, CFOP e alíquota do ICMS.   N   02  
09   VL_ICMS_ST   Parcela correspondente ao valor creditado/debitado do ICMS da substituição tributária, referente à combinação de CST_ICMS, CFOP, e alíquota do ICMS.   N   02  
10   VL_RED_BC   Valor não tributado em função da redução da base de cálculo do ICMS, referente à combinação de CST_ICMS, CFOP e alíquota do ICMS.   N   02  
11   COD_OBS   Código da observação do lançamento fiscal (campo 02 do Registro 0460)   C   006  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO C600: CONSOLIDAÇÃO DIÁRIA DE NOTAS FISCAIS/CONTAS DE ENERGIA ELÉTRICA (CÓDIGO 06), NOTA FISCAL/CONTA DE FORNECIMENTO D'ÁGUA CANALIZADA (CÓDIGO 29) E NOTA FISCAL/CONTA DE FORNECIMENTO DE GÁS (CÓDIGO 28) (EMPRESAS NÃO OBRIGADAS AO CONVENIO ICMS nº 115/2003)

Nº   Campo  Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG  Texto fixo contendo "C600"   C   004  
02   COD_MOD  Código do modelo do documento fiscal, conforme a Tabela 4.1.1   C   002*  
03   COD_MUN  Código do município dos pontos de consumo, conforme a tabela IBGE   N   007*  
04   SER  Série do documento fiscal   C   004  
05   SUB  Subsérie do documento fiscal   N   003  
06   COD_CONS  Código de classe de consumo de energia elétrica, conforme a Tabela 4.4.5, ou Código de Consumo de Fornecimento D´água - Tabela 4.4.2 ou Código da classe de consumo de gás canalizado conforme Tabela 4.4.3.   N   002*  
07   QTD_CONS  Quantidade de documentos consolidados neste registro   N  
08   QTD_CANC  Quantidade de documentos cancelados   N  
09   DT_DOC  Data dos documentos consolidados   N   008*  
10   VL_DOC  Valor total dos documentos   N   02  
11   VL_DESC  Valor acumulado dos descontos   N   02  
12   CONS  Consumo total acumulado, em kWh (Código 06)   N  
13   VL_FORN  Valor acumulado do fornecimento   N   02  
14   VL_SERV_NT  Valor acumulado dos serviços não-tributados pelo ICMS   N   02  
15   VL_TERC  Valores cobrados em nome de terceiros   N   02  
16   VL_DA  Valor acumulado das despesas acessórias   N   02  
17   VL_BC_ICMS  Valor acumulado da base de cálculo do ICMS   N   02  
18   VL_ICMS  Valor acumulado do ICMS   N   02  
19   VL_BC_ICMS_ST  Valor acumulado da base de cálculo do ICMS substituição tributária   N   02  
20   VL_ICMS_ST  Valor acumulado do ICMS retido por substituição tributária   N   02  
21   VL_PIS  Valor acumulado do PIS   N   02  
22   VL_COFINS  Valor acumulado COFINS   N   02  

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - vários (por arquivo)

REGISTRO C601: DOCUMENTOS CANCELADOS - CONSOLIDAÇÃO DIÁRIA DE NOTAS FISCAIS/CONTAS DE ENERGIA ELÉTRICA (CÓDIGO 06), NOTA FISCAL/CONTA DE FORNECIMENTO D'ÁGUA CANALIZADA (CÓDIGO 29) E NOTA FISCAL/CONTA DE FORNECIMENTO DE GÁS (CÓDIGO 28)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C601"   C   004  
02   NUM_DOC_CANC   Número do documento fiscal cancelado   N   009  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO C610: ITENS DO DOCUMENTO CONSOLIDADO NOTAS FISCAIS/CONTAS DE ENERGIA ELÉTRICA (CÓDIGO 06), NOTA FISCAL/CONTA DE FORNECIMENTO D'ÁGUA CANALIZADA (CÓDIGO 29) E NOTA FISCAL/CONTA DE FORNECIMENTO DE GÁS (CÓDIGO 28) (EMPRESAS NÃO OBRIGADAS AO CONVENIO ICMS nº 115/2003)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG  Texto fixo contendo "C610"   C   004  
02   COD_CLASS  Código de classificação do item de energia elétrica, conforme Tabela 4.4.1   N   004*  
03   COD_ITEM  Código do item (campo 02 do Registro 0200)   C   060  
04   QTD  Quantidade acumulada do item   N   03  
05   UNID  Unidade do item (Campo 02 do registro 0190)   C   006  
06   VL_ITEM  Valor acumulado do item   N   02  
07   VL_DESC  Valor acumulado dos descontos   N   02  
08   CST_ICMS  Código da Situação Tributária, conforme a Tabela indicada no item 4.3.1   N   003*  
09   CFOP  Código Fiscal de Operação e Prestação conforme tabela indicada no item 4.2.2   N   004*  
10   ALIQ_ICMS  Alíquota do ICMS   N   006   02  
11   VL_BC_ICMS  Valor acumulado da base de cálculo do ICMS   N   02  
12   VL_ICMS  Valor acumulado do ICMS debitado   N   02  
13   VL_BC_ICMS_ST  Valor da base de cálculo do ICMS substituição tributária   N   02  
14   VL_ICMS_ST  Valor do ICMS retido por substituição tributária   N   02  
15   VL_PIS  Valor do PIS   N   02  
16   VL_COFINS  Valor da COFINS   N   02  
17   COD_CTA  Código da conta analítica contábil debitada/creditada   C  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO C690: REGISTRO ANALÍTICO DOS DOCUMENTOS (NOTAS FISCAIS/CONTAS DE ENERGIA ELÉTRICA (CÓDIGO 06), NOTA FISCAL/CONTA DE FORNECIMENTO D’ÁGUA CANALIZADA (CÓDIGO 29) E NOTA FISCAL/CONTA DE FORNECIMENTO DE GÁS (CÓDIGO 28)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C690"   C   004  
02   CST_ICMS   Código da Situação Tributária, conforme a tabela indicada no item 4.3.1   N   003*  
03   CFOP   Código Fiscal de Operação e Prestação, conforme a tabela indicada no item 4.2.2   N   004*  
04   ALIQ_ICMS   Alíquota do ICMS   N   006   2  
05   VL_OPR   Valor da operação correspondente à combinação de CST_ICMS, CFOP, e alíquota do ICMS.   N   2  
06   VL_BC_ICMS   Parcela correspondente ao "Valor da base de cálculo do ICMS" referente à combinação CST_ICMS, CFOP e alíquota do ICMS   N   2  
07   VL_ICMS   Parcela correspondente ao "Valor do ICMS" referente à combinação CST_ICMS, CFOP e alíquota do ICMS   N   2  
08   VL_RED_BC   Valor não tributado em função da redução da base de cálculo do ICMS, referente à combinação de CST_ICMS, CFOP e alíquota do ICMS.   N   02  
09   VL_BC_ICMS_ST   Valor da base de cálculo do ICMS substituição tributária   N   02  
10   VL_ICMS_ST   Valor do ICMS retido por substituição tributária   N   02  
11   COD_OBS   Código da observação do lançamento fiscal (campo 02 do Registro 0460)   C   006  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO C700: CONSOLIDAÇÃO DOS DOCUMENTOS NOTA FISCAL/CONTA ENER-GIA ELÉTRICA (CÓDIGO 06) EMITIDAS EM VIA ÚNICA - (EMPRESAS OBRIGADAS AO CONVÊNIO ICMS nº 115/2003) E NOTA FISCAL/CONTA DE FORNECIMENTO DE GÁS CANALIZADO (CÓDIGO 28)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C700"   C   004  
02   COD_MOD   Código do modelo d documento fiscal, conforme a Tabela 4.1.1   C   002*    
03   SER   Série do documento fiscal   C   004  
04   NRO_ORD_INI   Número de ordem inicial   N   009  
05   NRO_ORD_FIN   Número de ordem final   N   009  
06   DT_DOC_INI   Data de emissão inicial dos documentos/Data inicial de vencimento da fatura   N   008*  
07   DT_DOC_FIN   Data de emissão final dos documentos/Data final do vencimento da fatura   N   008*  
08   NOM_MEST   Nome do arquivo Mestre de Documento Fiscal   C   015  
09   CHV_COD_DIG   Chave de codificação digital do arquivo Mestre de Documento Fiscal   C   032  

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - V - vários por arquivo

REGISTRO C790: REGISTRO ANALÍTICO DOS DOCUMENTOS (COD 06)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C790"   C   004  
02   CST_ICMS   Código da Situação Tributária, conforme a tabela indicada no item 4.3.1   N   003*  
03   CFOP   Código Fiscal de Operação e Prestação, conforme a tabela indicada no item 4.2.2   N   004*  
04   ALIQ_ICMS   Alíquota do ICMS   N   006   02  
05   VL_OPR   Valor da operação correspondente à combinação de CST_ICMS, CFOP, e alíquota do ICMS.   N   02  
06   VL_BC_ICMS   Parcela correspondente ao "Valor da base de cálculo do ICMS" referente à combinação CST_ICMS, CFOP, e alíquota do ICMS   N   02  
07   VL_ICMS   Parcela correspondente ao "Valor do ICMS" referente à combinação CST_ICMS, CFOP e alíquota do ICMS   N   02  
08   VL_BC_ICMS_ST   Valor da base de cálculo do ICMS substituição tributária   N   02  
09   VL_ICMS_ST   Valor do ICMS retido por substituição tributária   N   02  
10   VL_RED_BC   Valor não tributado em função da redução da base de cálculo do ICMS, referente à combinação de CST_ICMS, CFOP e alíquota do ICMS..   N   02  
11   COD_OBS   Código da observação do lançamento fiscal (campo 02 do Registro 0460)   C   006  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO C791: REGISTRO DE INFORMAÇÕES DE ICMS ST POR UF (COD 06)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C791"   C   004  
02   UF   Sigla da unidade da federação a que se refere a retenção ST   C   002*  
03   VL_BC_ICMS_ST   Valor da base de cálculo do ICMS substituição tributária   N   02  
04   VL_ICMS_ST   Valor do ICMS retido por substituição tributária   N   02  

Nível hierárquico - 4

Ocorrência - 1:N

REGISTRO C990: ENCERRAMENTO DO BLOCO C

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "C990"   C   004  
02   QTD_LIN_C   Quantidade total de linhas do Bloco C   N  

Observações: Registro obrigatório

Nível hierárquico - 1

Ocorrência - um (por arquivo)

BLOCO D: DOCUMENTOS FISCAIS II - SERVIÇOS (ICMS)

REGISTRO D001: ABERTURA DO BLOCO D

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "D001"   C   004  
02   IND_MOV   Indicador de movimento:  0 - Bloco com dados informados;1 - Bloco sem dados informados C   001  

Observações: Registro obrigatório

Nível hierárquico - 1

Ocorrência - um (por arquivo)

REGISTRO D100: NOTA FISCAL DE SERVIÇO DE TRANSPORTE (CÓDIGO 07) E CONHECIMENTOS DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS (CÓDIGO 08), CONHECIMENTO DE TRANSPORTE DE CARGAS AVULSO (CÓDIGO 8B), AQUAVIÁRIO DE CARGAS (CÓDIGO 09), AÉREO (CÓDIGO 10), FERROVIÁRIO DE CARGAS (CÓDIGO 11), MULTIMODAL DE CARGAS (CÓDIGO 26), NOTA FISCAL DE TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE CARGA (CÓDIGO 27) E CONHECIMENTO DE TRANSPORTE ELETRÔNICO - CT-e (CÓDIGO 57)

Nº   Campo  Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG  Texto fixo contendo "D100"   C   004  
02   IND_OPER  Indicador do tipo de operação:  0 - Aquisição;1 - Prestação C   001*  
03   IND_EMIT  Indicador do emitente do documento fiscal:  0 - Emissão própria;1 - Terceiros C   001*  
04   COD_PART  Código do participante (campo 02 do Registro 0150):  - do prestador de serviço, no caso de aquisição de serviço;- do tomador do serviço, no caso de prestação de serviços. C   060  
05   COD_MOD  Código do modelo do documento fiscal, conforme a Tabela 4.1.1   C   002*  
06   COD_SIT  Código da situação do documento fiscal, conforme a Tabela 4.1.2   N   002*  
07   SER  Série do documento fiscal   C   004  
08   SUB  Subsérie do documento fiscal   C   003  
09   NUM_DOC  Número do documento fiscal   N   009  
10   CHV_CTE  Chave do Conhecimento de Transporte Eletrônico   N   044*  
11   DT_DOC  Data da emissão do documento fiscal   N   008*  
12   DT_A_P  Data da aquisição ou da prestação do serviço   N   008*  
13   TP_CT-e  Tipo de Conhecimento de Transporte Eletrônico conforme definido no Manual de Integração do CT-e   N   001*  
14   CHV_CTE_REF  Chave do CT-e de referência cujos valores foram complementados (opção "1" do campo anterior) ou cujo débito foi anulado (opção "2"do campo anterior).   N   044*  
15   VL_DOC  Valor total do documento fiscal   N   02  
16   VL_DESC  Valor total do desconto   N   02  
17   IND_FRT  Indicador do tipo do frete:  0 - Por conta de terceiros;1 - Por conta do emitente;2 - Por conta do destinatário;9 - Sem cobrança de frete. C   001*  
18   VL_SERV  Valor total da prestação de serviço   N   02  
19   VL_BC_ICMS  Valor da base de cálculo do ICMS   N   02  
20   VL_ICMS  Valor do ICMS   N   02  
21   VL_NT  Valor não-tributado   N   02  
22   COD_INF  Código da informação complementar do documento fiscal (campo 02 do Registro 0450)   C   006  
23   COD_CTA  Código da conta analítica contábil debitada/creditada   C  

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - vários (por arquivo)

REGISTRO D110: ITENS do documento - NOTA FISCAL DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE (CÓDIGO 07)

Nº   Campo  Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG  Texto fixo contendo "D110"   C   004  
02   NUM_ITEM  Número seqüencial do item no documento fiscal   N   003  
03   COD_ITEM  Código do item (campo 02 do Registro 0200)   C   060  
04   VL_SERV  Valor do serviço   N   02  
05   VL_OUT  Outros valores   N   02  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO D120: COMPLEMENTO DA NOTA FISCAL DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE (CÓDIGO 07)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "D120"   C   004  
02   COD_MUN_ORIG   Código do município de origem do serviço, conforme a tabela IBGE   N   007*  
03   COD_MUN_DEST   Código do município de destino, conforme a tabela IBGE   N   007*  
04   VEIC_ID   Placa de identificação do veículo   C   007  
05   UF_ID   Sigla da UF da placa do veículo   C   002  

Nível hierárquico - 4

Ocorrência - 1:N

REGISTRO D130: COMPLEMENTO DO CONHECIMENTO RODOVIÁRIO DE CARGAS (CÓDIGO 08) E CONHECIMENTO DE TRANSPORTES DE CARGAS AVULSO (CÓDIGO 8B)

Nº   Campo  Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG  Texto fixo contendo "D130"   C   004  
02   COD_PART_CONSG  Código do participante (campo 02 do Registro 0150):  - consignatário, se houver C   060  
03   COD_PART_RED  Código do participante (campo 02 do Registro 0150):  - redespachado, se houver C   060  
04   IND_FRT_RED  Indicador do tipo do frete da operação de redespacho:  0 - Sem redespacho;1 - Por conta do emitente;2 - Por conta do destinatário;9 - Outros. C   001*  
05   COD_MUN_ORIG  Código do município de origem do serviço, conforme a tabela IBGE   N   007*  
06   COD_MUN_DEST  Código do município de destino, conforme a tabela IBGE   N   007*  
07   VEIC_ID  Placa de identificação do veículo   C   007  
08   VL_LIQ_FRT  Valor líquido do frete   N   02  
09   VL_SEC_CAT  Soma de valores de Sec/Cat (serviços de coleta/custo adicional de transporte)   N   02  
10   VL_DESP  Soma de valores de despacho   N   02  
11   VL_PEDG  Soma dos valores de pedágio   N   02  
12   VL_OUT  Outros valores   N   02  
13   VL_FRT  Valor total do frete   N   02  
14   UF_ID  Sigla da UF da placa do veículo   C   002  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO D140: COMPLEMENTO DO CONHECIMENTO AQUAVIÁRIO DE CARGAS (CÓDIGO 09)

Nº   Campo  Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG  Texto fixo contendo "D140"   C   004  
02   COD_PART_CONSG  Código do participante (campo 02 do Registro 0150):- consignatário, se houver   C   060  
03   COD_MUN_ORIG  Código do município de origem do serviço, conforme a tabela IBGE   N   007*  
04   COD_MUN_DEST  Código do município de destino, conforme a tabela IBGE   N   007*  
05   IND_VEIC  Indicador do tipo do veículo transportador:  0 - Embarcação;1 - Empurrador/rebocador C   001*  
06   VEIC_ID  Identificação da embarcação (IRIM ou Registro CPP)   C  
07   IND_NAV  Indicador do tipo da navegação:  0 - Interior;1 - Cabotagem C   001*  
08   VIAGEM  Número da viagem   N  
09   VL_FRT_LIQ  Valor líquido do frete   N   02  
10   VL_DESP_PORT  Valor das despesas portuárias   N   02  
11   VL_DESP_CAR_DESC  Valor das despesas com carga e descarga  N   02  
12   VL_OUT  Outros valores   N   02  
13   VL_FRT_BRT  Valor bruto do frete   N   02  
14   VL_FRT_MM  Valor adicional do frete para renovação da Marinha Mercante   N   02  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:1

REGISTRO D150: COMPLEMENTO DO CONHECIMENTO AÉREO (CÓDIGO 10)

Nº   Campo  Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG  Texto fixo contendo "D150"   C   004  
02   COD_MUN_ORIG  Código do município de origem do serviço, conforme a tabela IBGE   N   007*  
03   COD_MUN_DEST  Código do município de destino, conforme a tabela IBGE   N   007*  
04   VEIC_ID  Identificação da aeronave (DAC)   C  
05   VIAGEM  Número do vôo.   N  
06   IND_TFA  Indicador do tipo de tarifa aplicada:  0 - Exp.;1 - Enc.;2 - C.I.;9 - Outra C   001*  
07   VL_PESO_TX  Peso taxado   N   02  
08   VL_TX_TERR  Valor da taxa terrestre   N   02  
09   VL_TX_RED  Valor da taxa de redespacho   N   02  
10   VL_OUT  Outros valores   N   02  
11   VL_TX_ADV  Valor da taxa ad valorem   N   02  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:1

REGISTRO D160: CARGA TRANSPORTADA (CÓDIGO 08, 8B, 09, 10, 11, 26 E 27)

Nº   Campo  Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG  Texto fixo contendo "D160"   C   004  
02   DESPACHO  Identificação do número do despacho   C  
03   CNPJ_CPF_REM  CNPJ ou CPF do remetente das mercadorias que constam na nota fiscal.   N   014  
04   IE_REM  Inscrição Estadual do remetente das mercadorias que constam na nota fiscal.   C   014  
05   COD_MUN_ORI  Código do Município de origem, conforme tabela IBGE   N   007*  
06   CNPJ_CPF_DEST  CNPJ ou CPF do destinatário das mercadorias que constam na nota fiscal.   N   014  
07   IE_DEST  Inscrição Estadual do destinatário das mercadorias que constam na nota fiscal.   C   014  
08   COD_MUN_DEST  Código do Município de destino, conforme tabela IBGE   N   007*  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO D161: LOCAL DA COLETA E ENTREGA (CÓDIGO 07, 08, 8B, 09, 10, 11, 26 E 27)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "D161"   C   004  
02   IND_CARGA   Indicador do tipo de transporte da carga coletada: 0 - Rodoviário;  1 - Ferroviário;2 - Rodo-Ferroviário;3 - Aquaviário;4. Dutoviário;5 - Aéreo;9 - Outros N   001*  
03   CNPJ_CPF_COL   Número do CNPJ ou CPF do local da coleta   C   014  
04   IE_COL   Inscrição Estadual do contribuinte do local de coleta   C   014  
05   COD_MUN_COL   Código do Município do local de coleta, conforme tabela IBGE   N   007*  
06   CNPJ_CPF_ENTG   Número do CNPJ ou CPF do local da entrega   C   014  
07   IE_ENTG   Inscrição Estadual do contribuinte do local de entrega   C   014  
08   COD_MUN_ENTG   Código do Município do local de entrega, conforme tabela IBGE   N   007*  

Observações: Este registro só será preenchido quando o local de coleta e/ou entrega for diferente do endereço do emitente e/ou destinatário.

Nível hierárquico - 4

Ocorrência - 1:1

REGISTRO D162: IDENTIFICAÇÃO DOS DOCUMENTOS FISCAIS (CÓDIGOS 08, 8B, 09, 10, 11, 26 E 27)

Nº   Campo  Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG  Texto fixo contendo "D162"   C   004  
02   COD_MOD  Código do modelo do documento fiscal, conforme a Tabela 4.1.1   C   002*  
03   SER  Série do documento fiscal   C   004  
04   NUM_DOC  Número do documento fiscal   N   009  
05   DT_DOC  Data da emissão do documento fiscal   N   008*  
06   VL_DOC  Valor total do documento fiscal   N   02  
07   VL_MERC  Valor das mercadorias constantes no documento fiscal   N   02  
08   QTD_VOL  Quantidade de volumes transportados   N  
09   PESO_BRT  Peso bruto dos volumes transportados (em Kg)   N   02  
10   PESO_LIQ  Peso líquido dos volumes transportados (em Kg)   N   02  

Nível hierárquico - 4

Ocorrência - 1:N

REGISTRO D170: COMPLEMENTO DO CONHECIMENTO MULTIMODAL DE CARGAS (CÓDIGO 26)

Nº  Campo  Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01  REG  Texto fixo contendo "D170"   C   004  
02  COD_PART_CONSG  Código do participante (campo 02 do Registro 0150):- consignatário, se houver   C   060  
03  COD_PART_RED  Código do participante (campo 02 do Registro 0150):- redespachante, se houver   C   060  
04  COD_MUN_ORIG  Código do município de origem do serviço, conforme a tabela IBGE   N   007*  
05  COD_MUN_DEST  Código do município de destino, conforme a tabela IBGE   N   007*  
06  OTM  Registro do operador de transporte multimodal   C  
07  IND_NAT_FRT  Indicador da natureza do frete:  0 - Negociável;1 - Não negociável C   001*  
08  VL_LIQ_FRT  Valor líquido do frete   N   02  
09  VL_GRIS  Valor do gris (gerenciamento de risco)   N   02  
10  VL_PDG  Somatório dos valores de pedágio   N   02  
11  VL_OUT  Outros valores   N   02  
12  VL_FRT  Valor total do frete   N   02  
13  VEIC_ID  Placa de identificação do veículo   C   007  
14  UF_ID  Sigla da UF da placa do veículo   C   002  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:1

REGISTRO D180: MODAIS (CÓDIGO 26)

Nº  Campo  Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01  REG  Texto fixo contendo "D180"   C   004  
02  NUM_SEQ  Número de ordem seqüencial do modal   N  
03  IND_EMIT  Indicador do emitente do documento fiscal:  0 - Emissão própria;1 - Terceiros C   001*  
04  CNPJ_CPF_EMIT  CNPJ ou CPF do participante emitente do modal   N   014  
05  UF_EMIT  Sigla da unidade da federação do participante emitente do modal   C   002*  
06  IE_EMIT  Inscrição Estadual do participante emitente do modal   C   014  
07  COD_MUN_ORIG  Código do município de origem do serviço, conforme a tabela IBGE   N   007*  
08  CNPJ_CPF_TOM  CNPJ/CPF do participante tomador do serviço   N   014  
09  UF_TOM  Sigla da unidade da federação do participante tomador do serviço   C   002*  
10  IE_TOM  Inscrição Estadual do participante tomador do serviço   C   014  
11  COD_MUN_DEST  Código do município de destino, conforme a tabela IBGE (Preencher com 9999999, se Exterior)   N   007*  
12  COD_MOD  Código do modelo do documento fiscal, conforme a Tabela 4.1.1   C   002*  
13  SER  Série do documento fiscal   C   004  
14  SUB  Subsérie do documento fiscal   N   003  
15  NUM_DOC  Número do documento fiscal   N   009  
16  DT_DOC  Data da emissão do documento fiscal   N   008*  
17  VL_DOC  Valor total do documento fiscal   N   02  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO D190: REGISTRO ANALÍTICO DOS DOCUMENTOS (CÓDIGOS 07, 08, 8B, 09, 10, 11, 26, 27 e 57)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "D190"   C   004  
02   CST_ICMS   Código da Situação Tributária, conforme a tabela indicada no item 4.3.1   N   003*  
03   CFOP   Código Fiscal de Operação e Prestação, conforme a tabela indicada no item 4.2.2   N   004*  
04   ALIQ_ICMS   Alíquota do ICMS   N   006   02  
05   VL_OPR   Valor da operação correspondente à combinação de CST_ICMS, CFOP, e alíquota do ICMS.   N   02  
06   VL_BC_ICMS   Parcela correspondente ao "Valor da base de cálculo do ICMS" referente à combinação CST_ICMS, CFOP, e alíquota do ICMS   N   02  
07   VL_ICMS   Parcela correspondente ao "Valor do ICMS" referente à combinação CST_ICMS, CFOP e alíquota do ICMS   N   02  
08   VL_RED_BC   Valor não tributado em função da redução da base de cálculo do ICMS, referente à combinação de CST_ICMS, CFOP e alíquota do ICMS.   N   02  
09   COD_OBS   Código da observação do lançamento fiscal (campo 02 do Registro 0460)   C   006  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO D300: REGISTRO ANALÍTICO DOS BILHETES CONSOLIDADOS DE PASSAGEM RODOVIÁRIO (CÓDIGO 13), DE PASSAGEM AQUAVIÁRIO (CÓDIGO 14), DE PASSAGEM E NOTA DE BAGAGEM (CÓDIGO 15) E DE PASSAGEM FERROVIÁRIO (CÓDIGO 16)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "D300"   C   004  
02   COD_MOD   Código do modelo do documento fiscal, conforme a Tabela 4.1.1   C   002*  
03   SER   Série do documento fiscal   C   004  
04   SUB   Subsérie do documento fiscal   N   003  
05   NUM_DOC_INI   Número do primeiro documento fiscal emitido (mesmo modelo, série e subsérie)   N   006  
06   NUM_DOC_FIN   Número do último documento fiscal emitido (mesmo modelo, série e subsérie)   N  
07   CST_ICMS   Código da Situação Tributária, conforme a Tabela indicada no item 4.3.1   N   003*  
08   CFOP   Código Fiscal de Operação e Prestação conforme tabela indicada no item 4.2.2   N   004*  
09   ALIQ_ICMS   Alíquota do ICMS   N   006   02  
10   DT_DOC   Data da emissão dos documentos fiscais   N   008*  
11   VL_OPR   Valor total acumulado das operações correspondentes à combinação de CST_ICMS, CFOP e alíquota do ICMS, incluídas as despesas acessórias e acréscimos.  N   02  
12   VL_DESC   Valor total dos descontos   N   02  
13   VL_ SERV   Valor total da prestação de serviço   N   02  
14   VL_SEG   Valor de seguro   N   02  
15   VL_OUT DESP   Valor de outras despesas   N   02  
16   VL_BC_ICMS   Valor total da base de cálculo do ICMS   N   02  
17   VL_ICMS   Valor total do ICMS   N   02  
18   VL_RED_BC   Valor não tributado em função da redução da base de cálculo do ICMS, referente à combinação de CST_ICMS, CFOP e alíquota do ICMS.  N   02  
19   COD_OBS   Código da observação do lançamento fiscal (campo 02 do Registro 0460)   C   006  
20   COD_CTA   Código da conta analítica contábil debitada/creditada   C  

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - vários (por arquivo)

REGISTRO D301: DOCUMENTOS CANCELADOS DOS BILHETES DE PASSAGEM RODOVIÁRIO (CÓDIGO 13), DE PASSAGEM AQUAVIÁRIO (CÓDIGO 14), DE PASSAGEM E NOTA DE BAGAGEM (CÓDIGO 15) E DE PASSAGEM FERROVIÁRIO (CÓDIGO 16)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "D301"   C   004  
02   NUM_DOC_CANC   Número do documento fiscal cancelado   N  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - vários (por arquivo)

REGISTRO D310: COMPLEMENTO DOS BILHETES (CÓDIGO 13, 14, 15 E 16)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "D310"   C   004  
02   COD_MUN_ORIG   Código do município de origem do serviço, conforme a tabela IBGE   N   007*  
03   VL_SERV   Valor total da prestação de serviço   N   02  
04   VL_BC_ICMS   Valor total da base de cálculo do ICMS   N   02  
05   VL_ICMS   Valor total do ICMS   N   02  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO D350 - EQUIPAMENTO ECF (CÓDIGOS 2E, 13, 14, 15 e 16)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "D350"   C   004  
02   COD_MOD   Código do modelo do documento fiscal, conforme a Tabela 4.1.1   C   002*  
03   ECF_MOD   Modelo do equipamento   C   020  
04   ECF_FAB   Número de série de fabricação do ECF   C   020  
05   ECF_CX   Número do caixa atribuído ao ECF   N   003  

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - 1:N

REGISTRO D355 - REDUÇÃO Z (CÓDIGOS 2E, 13, 14, 15 e 16)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "D355"   C   004  
02   DT_DOC   Data do movimento a que se refere a Redução Z   N   008*  
03   CRO   Posição do Contador de Reinício de Operação   N   003  
04   CRZ   Posição do Contador de Redução Z   N   006  
05   NUM_COO_FIN   Número do Contador de Ordem de Operação do último documento emitido no dia. (Número do COO na Redução Z)   N   006  
06   GT_FIN   Valor do Grande Total final   N   02  
07   VL_BRT   Valor da venda bruta   N   02  

Observações: Obrigatório

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO D360: PIS E COFINS TOTALIZADOS NO DIA (CÓDIGOS 2E, 13, 14, 15 e 16)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "D360"   C   004  
02   VL_PIS   Valor total do PIS   N   02  
03   VL_COFINS   Valor total da COFINS   N   02  

Observações: Obrigatório

Nível hierárquico - 4

Ocorrência - 1:1

REGISTRO D365: REGISTRO DOS TOTALIZADORES PARCIAIS DA REDUÇÃO Z (CÓDIGOS 2E, 13, 14, 15 e 16)

Nº   Campo  Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG  Texto fixo contendo "D365"   C   004  
02   COD_TOT_PAR  Código do totalizador, conforme Tabela 4.4.6   C   007  
03   VLR_ACUM_TOT  Valor acumulado no totalizador, relativo à respectiva Redução Z.   N   02  
04   NR_TOT  Número do totalizador quando ocorrer mais de uma situação com a mesma carga tributária efetiva.   N   002  
05   DESCR_NR_TOT  Descrição da situação tributária relativa ao totalizador parcial, quando houver mais de um com a mesma carga tributária efetiva.   C  

Observações: Obrigatório

Nível hierárquico - 4

Ocorrência - vários (por arquivo)

REGISTRO D370: COMPLEMENTO DOS DOCUMENTOS INFORMADOS (CÓDIGO 13, 14, 15, 16 E 2E)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "D370"   C   004  
02   COD_MUN_ORIG   Código do município de origem do serviço, conforme a tabela IBGE   N   007*  
03   VL_SERV   Valor total da prestação de serviço   N   02  
04   QTD_BILH   Quantidade de bilhetes emitidos   N  
05   VL_BC_ICMS   Valor total da base de cálculo do ICMS   N   02  
06   VL_ICMS   Valor total do ICMS   N   02  

Observações: Registro Obrigatório quando os totalizadores forem iguais a xxTnnnn, Tnnnn, Fn, In, Nn.

Nível hierárquico - 5

Ocorrência - 1:N

REGISTRO D390: REGISTRO ANALÍTICO DO MOVIMENTO DIÁRIO (CÓDIGOS 13, 14, 15, 16 E 2E)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "D390"   C   004  
02   CST_ICMS   Código da Situação Tributária, conforme a Tabela indicada no item 4.3.1.   N   003*  
03   CFOP   Código Fiscal de Operação e Prestação   N   004*  
04   ALIQ_ICMS   Alíquota do ICMS   N   006   02  
05   VL_OPR   Valor da operação correspondente à combinação de CST_ICMS, CFOP, e alíquota do ICMS, incluídas as despesas acessórias e acréscimos   N   02  
06   VL_BC_ISSQN   Valor da base de cálculo do ISSQN   N   02  
07   ALIQ_ISSQN   Alíquota do ISSQN   N   006   02  
08   VL_ISSQN   Valor do ISSQN   N   02  
09   VL_BC_ICMS   Base de cálculo do ICMS acumulada relativa à alíquota informada   N   02  
10   VL_ICMS   Valor do ICMS acumulado relativo à alíquota informada   N   02  
11   COD_OBS   Código da observação do lançamento fiscal (campo 02 do Registro 0460)   C   006  

Nível hierárquico - 4

Ocorrência - 1:N

REGISTRO D400: RESUMO DE MOVIMENTO DIÁRIO (CÓDIGO 18)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "D400"   C   004  
02   COD_PART   Código do participante (campo 02 do Registro 0150):- agência, filial ou posto   C   060  
03   COD_MOD   Código do modelo do documento fiscal, conforme a Tabela 4.1.1   C   002*  
04   COD_SIT   Código da situação do documento fiscal, conforme a Tabela 4.1.2   N   002*  
05   SER   Série do documento fiscal   C   004  
06   SUB   Subsérie do documento fiscal   N   003  
07   NUM_DOC   Número do documento fiscal resumo.   N   006  
08   DT_DOC   Data da emissão do documento fiscal   N   008*  
09   VL_DOC   Valor total do documento fiscal   N   02  
10   VL_DESC   Valor acumulado dos descontos   N   02  
11   VL_SERV   Valor acumulado da prestação de serviço   N   02  
12   VL_BC_ICMS   Valor total da base de cálculo do ICMS   N   02  
13   VL_ICMS   Valor total do ICMS   N   02  
14   VL_PIS   Valor do PIS   N   02  
15   VL_COFINS   Valor da COFINS   N   02  
16   COD_CTA   Código da conta analítica contábil debitada/creditada   C  

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - vários (por arquivo)

REGISTRO D410: DOCUMENTOS INFORMADOS (CÓDIGOS 13, 14, 15 E 16)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "D410"   C   004  
02   COD_MOD   Código do modelo do documento fiscal, conforme a Tabela 4.1.1   C   002*  
03   SER   Série do documento fiscal   C   004  
04   SUB   Subsérie do documento fiscal   N   003  
05   NUM_DOC_INI   Número do documento fiscal inicial (mesmo modelo, série e subsérie)   N   006  
06   NUM_DOC_FIN   Número do documento fiscal final (mesmo modelo, série e subsérie)   N  
07   DT_DOC   Data da emissão dos documentos fiscais   N   008*  
08   CST_ICMS   Código da Situação Tributária, conforme a Tabela indicada no item 4.3.1   N   003*  
09   CFOP   Código Fiscal de Operação e Prestação   N   004*  
10   ALIQ_ICMS   Alíquota do ICMS   N   006   02  
11   VL_OPR   Valor total acumulado das operações correspondentes à combinação de CST_ICMS, CFOP e alíquota do ICMS, incluídas as despesas acessórias e acréscimos.   N   02  
12   VL_DESC   Valor acumulado dos descontos   N   02  
13   VL_SERV   Valor acumulado da prestação de serviço   N   02  
14   VL_BC_ICMS   Valor acumulado da base de cálculo do ICMS   N   02  
15   VL_ICMS   Valor acumulado do ICMS   N   02  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO D411: DOCUMENTOS CANCELADOS DOS DOCUMENTOS INFORMADOS (CÓDIGOS 13, 14, 15 E 16)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "D411"   C   004  
02   NUM_DOC_CANC   Número do documento fiscal cancelado   N  

Nível hierárquico - 4

Ocorrência - vários (por arquivo)

REGISTRO D420: COMPLEMENTO DOS DOCUMENTOS INFORMADOS (CÓDIGOS 13, 14, 15 E 16)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "D420"   C   004  
02   COD_MUN_ORIG   Código do município de origem do serviço, conforme a tabela IBGE   N   007*  
03   VL_SERV  Valor total da prestação de serviço   N   02  
04   VL_BC_ICMS   Valor total da base de cálculo do ICMS   N   02  
05   VL_ICMS   Valor total do ICMS   N   02  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO D500: NOTA FISCAL DE SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO (CÓDIGO 21) E NOTA FISCAL DE SERVIÇO DE TELECOMUNICAÇÃO (CÓDIGO 22)

Nº   Campo  Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG  Texto fixo contendo "D500"   C   004  
02   IND_OPER  Indicador do tipo de operação:  0 - Aquisição;1 - Prestação C   001*  
03   IND_EMIT  Indicador do emitente do documento fiscal:  0 - Emissão própria;1 - Terceiros C   001*  
04   COD_PART  Código do participante (campo 02 do Registro 0150):  - do prestador do serviço, no caso de aquisição;- do tomador do serviço, no caso de prestação. C   060  
05   COD_MOD  Código do modelo do documento fiscal, conforme a Tabela 4.1.1   C   002*  
06   COD_SIT  Çódigo da situação do documento fiscal, conforme a Tabela 4.1.2   N   002*  
07   SER  Série do documento fiscal   C   004  
08   SUB  Subsérie do documento fiscal   N   003  
09   NUM_DOC  Número do documento fiscal   N   009  
10   DT_DOC  Data da emissão do documento fiscal   N   008*  
11   DT_A_P  Data da entrada (aquisição) ou da saída (prestação do serviço)   N   008*  
12   VL_DOC  Valor total do documento fiscal   N   02  
13   VL_DESC  Valor total do desconto   N   02  
14   VL_SERV  Valor da prestação de serviços   N   02  
15   VL_SERV_NT  Valor total dos serviços não-tributados pelo ICMS   N   02  
16   VL_TERC  Valores cobrados em nome de terceiros   N   02  
17   VL_DA  Valor de outras despesas indicadas no documento fiscal   N   02  
18   VL_BC_ICMS  Valor da base de cálculo do ICMS   N   02  
19   VL_ICMS  Valor do ICMS   N   02  
20   COD_INF  Código da informação complementar (campo 02 do Registro 0450)   C   006  
21   VL_PIS  Valor do PIS   N   02  
22   VL_COFINS  Valor da COFINS   N   02  
23   COD_CTA  Código da conta analítica contábil debitada/creditada   C  
24   TP_ASSINANTE  Código do Tipo de Assinante:  1 - Comercial/Industrial2 - Poder Público3 - Residencial/Pessoa física4 - Público5 - Semi-Público6 - Outros N   001*  

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - vários (por arquivo)

REGISTRO D510: ITENS DO DOCUMENTO - NOTA FISCAL DE SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO (CÓDIGO 21) E SERVIÇO DE TELECOMUNICAÇÃO (CÓDIGO 22)

Nº   Campo  Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG  Texto fixo contendo "D510"   C   004  
02   NUM_ITEM  Número seqüencial do item no documento fiscal   N   003  
03   COD_ITEM  Código do item (campo 02 do Registro 0200)   C   060  
04   COD_CLASS  Código de classificação do item do serviço de comunicação ou de telecomunicação, conforme a Tabela 4.4.1   N   004*  
05   QTD  Quantidade do item   N   03  
06   UNID  Unidade do item (Campo 02 do registro 0190)   C   006  
07   VL_ITEM  Valor do item   N   02  
08   VL_DESC  Valor total do desconto   N   02  
09   CST_ICMS  Código da Situação Tributária, conforme a Tabela indicada no item 4.3.1   N   003*  
10   CFOP  Código Fiscal de Operação e Prestação   N   004*  
11   VL_BC_ICMS  Valor da base de cálculo do ICMS   N   02  
12   ALIQ_ICMS  Alíquota do ICMS   N   006   02  
13   VL_ICMS  Valor do ICMS creditado/debitado   N   02  
14   VL_BC_ICMS_ST  Valor da base de cálculo do ICMS substituição tributária   N   02  
15   VL_ICMS_ST  Valor do ICMS retido por substituição tributária   N   02  
16   IND_REC  Indicador do tipo de receita:  0 - Receita própria - serviços prestados;1 - Receita própria - cobrança de débitos;2 - Receita própria - venda de mercadorias;3 - Receita própria - venda de serviço pré-pago;4 - Outras receitas próprias;5 - Receitas de terceiros (co-faturamento);9 - Outras receitas de terceiros C   001*  
17   COD_PART  Código do participante (campo 02 do Registro 0150) receptor da receita, terceiro da operação, se houver.   C   060  
18   VL_PIS  Valor do PIS   N   02  
19   VL_COFINS  Valor da COFINS   N   02  
20   COD_CTA  Código da conta analítica contábil debitada/creditada   C  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO D530: TERMINAL FATURADO

Nº   Campo  Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG  Texto fixo contendo "D530"   C   004  
02   IND_SERV  Indicador do tipo de serviço prestado:  0 - Telefonia;1 - Comunicação de dados;2 - TV por assinatura;3 - Provimento de acesso à Internet;4 - Multimídia;9 - Outros C   001*  
03   DT_INI_SERV  Data em que se iniciou a prestação do serviço   N   008*  
04   DT_FIN_SERV  Data em que se encerrou a prestação do serviço   N   008*  
05   PER_FISCAL  Período fiscal da prestação do serviço (MMAAAA)   N   006*  
06   COD_AREA  Código de área do terminal faturado, próprio da prestadora   C  
07   TERMINAL  Identificação do terminal faturado   N  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO D590: REGISTRO ANALÍTICO DO DOCUMENTO (CÓDIGO 21 E 22)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "D590"   C   004  
02   CST_ICMS   Código da Situação Tributária, conforme a tabela indicada no item 4.3.1   N   003*  
03   CFOP   Código Fiscal de Operação e Prestação, conforme a tabela indicada no item 4.2.2   N   004*  
04   ALIQ_ICMS   Alíquota do ICMS   N   006   02  
05   VL_OPR   Valor da operação correspondente à combinação de CST_ICMS, CFOP, e alíquota do ICMS, incluídas as despesas acessórias e acréscimos   N   02  
06   VL_BC_ICMS   Parcela correspondente ao "Valor da base de cálculo do ICMS" referente à combinação CST_ICMS, CFOP, e alíquota do ICMS   N   02  
07   VL_ICMS   Parcela correspondente ao "Valor do ICMS" referente à combinação CST_ICMS, CFOP, e alíquota do ICMS   N   02  
08   VL_BC_ICMS_ST   Parcela correspondente ao "Valor da base de cálculo do ICMS" da substituição tributária referente à combinação de CST_ICMS, CFOP e alíquota do ICMS.  N   02  
09   VL_ICMS_ST   Parcela correspondente ao valor creditado/debitado do ICMS da substituição tributária, referente à combinação de CST_ICMS, CFOP, e alíquota do ICMS.   N   02  
10   VL_RED_BC   Valor não tributado em função da redução da base de cálculo do ICMS, referente à combinação de CST_ICMS, CFOP e alíquota do ICMS.   N   02  
11   COD_OBS   Código da observação (campo 02 do Registro 0460)   C   006  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO D600: CONSOLIDAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS - NOTAS DE SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO (CÓDIGO 21) E DE SERVIÇO DE TELECOMUNICAÇÃO (CÓDIGO 22)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "D600"   C   004  
02   COD_MOD   Código do modelo do documento fiscal, conforme a Tabela 4.1.1   C   002*  
03   COD_MUN  Código do município dos terminais faturados, conforme a tabela IBGE   N   007*  
04   SER  Série do documento fiscal   C   004  
05   SUB  Subsérie do documento fiscal   N   003  
06   COD_CONS  Código de classe de consumo dos serviços de comunicação ou de telecomunicação, conforme a Tabela 4.4.4   N   002*  
07   QTD_CONS  Quantidade de documentos consolidados neste registro   N  
08   DT_DOC  Data dos documentos consolidados   N   008*  
09   VL_DOC  Valor total acumulado dos documentos fiscais   N   02  
10   VL_DESC  Valor acumulado dos descontos   N   02  
11   VL_SERV  Valor acumulado das prestações de serviços tributados pelo ICMS   N   02  
12   VL_SERV_NT  Valor acumulado dos serviços não-tributados pelo ICMS   N   02  
13   VL_TERC  Valores cobrados em nome de terceiros   N   02  
14   VL_DA  Valor acumulado das despesas acessórias   N   02  
15   VL_BC_ICMS  Valor acumulado da base de cálculo do ICMS   N   02  
16   VL_ICMS  Valor acumulado do ICMS   N   02  
17   VL_PIS  Valor do PIS   N   02  
18   VL_COFINS  Valor da COFINS   N   02  

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - vários (por arquivo)

REGISTRO D610: ITENS DO DOCUMENTO CONSOLIDADO (CÓDIGO 21 E 22)

Nº   Campo  Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG  Texto fixo contendo "D610"   C   004  
02   COD_CLASS  Código de classificação do item do serviço de comunicação ou de telecomunicação, conforme a Tabela 4.4.1   N   004*  
03   COD_ITEM  Código do item (campo 02 do Registro 0200)   C   060  
04   QTD  Quantidade acumulada do item   N   03  
05   UNID  Unidade do item (Campo 02 do registro 0190)   C   006  
06   VL_ITEM  Valor acumulado do item   N   02  
07   VL_DESC  Valor acumulado dos descontos   N   02  
08   CST_ICMS  Código da Situação Tributária, conforme a Tabela indicada no item 4.3.1   N   003*  
09   CFOP  Código Fiscal de Operação e Prestação conforme tabela indicada no item 4.2.2   N   004*  
10   ALIQ_ICMS  Alíquota do ICMS   N   006   02  
11   VL_BC_ICMS  Valor acumulado da base de cálculo do ICMS   N   02  
12   VL_ICMS  Valor acumulado do ICMS debitado   N   02  
13   VL_BC_ICMS_ST  Valor da base de cálculo do ICMS substituição tributária   N   02  
14   VL_ICMS_ST  Valor do ICMS retido por substituição tributária   N   02  
15   VL_RED_BC  Valor não tributado em função da redução da base de cálculo do ICMS, referente à combinação de CST_ICMS, CFOP e alíquota do ICMS.  N   02  
16   VL_PIS  Valor acumulado do PIS   N   02  
17   VL_COFINS  Valor acumulado da COFINS   N   02  
18   COD_CTA  Código da conta analítica contábil debitada/creditada   C  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO D690: REGISTRO ANALÍTICO DOS DOCUMENTOS (CÓDIGOS 21 e 22)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "D690"   C   004  
02   CST_ICMS   Código da Situação Tributária, conforme a tabela indicada no item 4.3.1   N   003*  
03   CFOP   Código Fiscal de Operação e Prestação, conforme a tabela indicada no item 4.2.2   N   004*  
04   ALIQ_ICMS   Alíquota do ICMS   N   006   02  
05   VL_OPR   Valor da operação correspondente à combinação de CST_ICMS, CFOP, e alíquota do ICMS, incluídas as despesas acessórias e acréscimos   N   02  
06   VL_BC_ICMS   Parcela correspondente ao "Valor da base de cálculo do ICMS" referente à combinação CST_ICMS, CFOP, e alíquota do ICMS   N   02  
07   VL_ICMS   Parcela correspondente ao "Valor do ICMS" referente à combinação CST_ICMS, CFOP, e alíquota do ICMS   N   02  
08   VL_BC_ICMS_ST   Parcela correspondente ao "Valor da base de cálculo do ICMS" da substituição tributária referente à combinação de CST_ICMS, CFOP e alíquota do ICMS.  N   02  
09   VL_ICMS_ST   Parcela correspondente ao valor creditado/debitado do ICMS da substituição tributária, referente à combinação de CST_ICMS, CFOP, e alíquota do ICMS.   N   02  
10   VL_RED_BC   Valor não tributado em função da redução da base de cálculo do ICMS, referente à combinação de CST_ICMS, CFOP e alíquota do ICMS.  N   02  
11   COD_OBS   Código da observação do lançamento fiscal (campo 02 do Registro 0460)   C   006  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO D695: CONSOLIDAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS - NOTAS DE SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO (CÓDIGO 21) E DE SERVIÇO DE TELECOMUNICAÇÃO (CÓDIGO 22)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "D695"   C   004  
02   COD_MOD   Código do modelo do documento fiscal, conforme a Tabela 4.1.1   C   002*  
03   SER   Série do documento fiscal   C   004  
04   NRO_ORD_INI   Número de ordem inicial   N   009  
05   NRO_ORD_FIN   Número de ordem final   N   009  
06   DT_DOC_INI   Data de emissão inicial dos documentos/Data inicial de vencimento da fatura   N   008*  
07   DT_DOC_FIN   Data de emissão final dos documentos/Data final do vencimento da fatura   N   008*  
08   NOM_MEST   Nome do arquivo Mestre de Documento Fiscal   C   015  
09   CHV_COD_DIG   Chave de codificação digital do arquivo Mestre de Documento Fiscal   C   032  

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - Vários (por arquivo)

REGISTRO D696: REGISTRO ANALÍTICO DOS DOCUMENTOS (CÓDIGO 21 E 22)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "D696"   C   004  
02   CST_ICMS   Código da Situação Tributária, conforme a tabela indicada no item 4.3.1   N   003*  
03   CFOP   Código Fiscal de Operação e Prestação, conforme a tabela indicada no item 4.2.2   N   004*  
04   ALIQ_ICMS   Alíquota do ICMS   N   006   02  
05   VL_OPR   Valor da operação correspondente à combinação de CST_ICMS, CFOP, e alíquota do ICMS, incluídas as despesas acessórias e acréscimos   N   02  
06   VL_BC_ICMS   Parcela correspondente ao "Valor da base de cálculo do ICMS" referente à combinação CST_ICMS, CFOP, e alíquota do ICMS   N   02  
07   VL_ICMS   Parcela correspondente ao "Valor do ICMS" referente à combinação CST_ICMS, CFOP, e alíquota do ICMS   N   02  
08   VL_BC_ICMS_ST   Valor da base de cálculo do ICMS substituição tributária   N   02  
09   VL_ICMS_ST   Valor do ICMS retido por substituição tributária   N   02  
10   VL_RED_BC   Valor não tributado em função da redução da base de cálculo do ICMS, referente à combinação de CST_ICMS, CFOP e alíquota do ICMS.   N   02  
11   COD_OBS   Código da observação do lançamento fiscal (campo 02 do Registro 0460)   C   006  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO D697: REGISTRO DE INFORMAÇÕES DE ICMS ST POR UF (CÓDIGO 21 E 22)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "D697"   C   004  
02   UF   Sigla da unidade da federação a que se refere a retenção ST   C   002*  
03   VL_BC_ICMS_ST   Valor da base de cálculo do ICMS substituição tributária   N   02  
04   VL_ICMS_ST   Valor do ICMS retido por substituição tributária   N   02  

Nível hierárquico - 4

Ocorrência - 1:N

REGISTRO D990: ENCERRAMENTO DO BLOCO D

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "D990"   C   004  
02   QTD_LIN_D   Quantidade total de linhas do Bloco D   N  

Observações: Registro obrigatório

Nível hierárquico - 1

Ocorrência - um (por arquivo)

BLOCO E: APURAÇÃO DO ICMS E DO IPI

REGISTRO E001: ABERTURA DO BLOCO E

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "E001"   C   004  
02   IND_MOV   Indicador de movimento:  0 - Bloco com dados informados;1 - Bloco sem dados informados C   001  

Observações: Registro obrigatório

Nível hierárquico - 1

Ocorrência - um (por arquivo)

REGISTRO E100: PERÍODO DA APURAÇÃO DO ICMS

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "E100"   C   004  
02   DT_INI   Data inicial a que a apuração se refere   N   008*  
03   DT_FIN   Data final a que a apuração se refere   N   008*  

Observações: Registro Obrigatório

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - 1:N

REGISTRO E110: APURAÇÃO DO ICMS - OPERAÇÕES PRÓPRIAS

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG  Texto fixo contendo "E110"   C   004  
02   VL_TOT_DEBITOS  Valor total dos débitos por "Saídas e prestações com débito do imposto"   N   02  
03   VL_AJ_DEBITOS  Valor total dos ajustes a débito decorrentes do documento fiscal.  N   02  
04   VL_TOT_AJ_DEBITOS  Valor total de "Ajustes a débito"   N   02  
05   VL_ESTORNOS_CRED  Valor total de Ajustes "Estornos de créditos"   N   02  
06   VL_TOT_CREDITOS  Valor total dos créditos por"Entradas e aquisições com crédito do imposto"   N   02  
07   VL_AJ_CREDITOS  Valor total dos ajustes a crédito decorrentes do documento fiscal.  N   02  
08   VL_TOT_AJ_CREDITOS  Valor total de "Ajustes a crédito"   N   02  
09   VL_ESTORNOS_DEB  Valor total de Ajustes "Estornos de Débitos"   N   02  
10   VL_SLD_CREDOR_ANT  Valor total de "Saldo credor do período anterior"   N   02  
11   VL_SLD_APURADO  Valor do saldo devedor apurado   N   02  
12   VL_TOT_DED  Valor total de "Deduções"   N   02  
13   VL_ICMS_RECOLHER  Valor total de "ICMS a recolher (11-12)   N   02  
14   VL_SLD_CREDOR_TRANSPORTAR  Valor total de "Saldo credor a transportar para o período seguinte"   N   02  
15   DEB_ESP  Valores recolhidos ou a recolher, extra-apuração.   N   02  

Observações: Registro Obrigatório

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - um (por período)

REGISTRO E111: AJUSTE/BENEFÍCIO/INCENTIVO DA APURAÇÃO DO ICMS

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "E111"   C   004  
02   COD_AJ_APUR   Código do ajuste da apuração e dedução, conforme a Tabela indicada no item 5.1.1.   C   008*  
03   DESCR_COMPL_AJ   Descrição complementar do ajuste da apuração.   C  
04   VL_AJ_APUR   Valor do ajuste da apuração   N   02  

Nível hierárquico - 4

Ocorrência - 1:N

REGISTRO E112: INFORMAÇÕES ADICIONAIS DOS AJUSTES DA APURAÇÃO DO ICMS

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "E112"   C   004  
02   NUM_DA   Número do documento de arrecadação estadual, se houver   C  
03   NUM_PROC   Número do processo ao qual o ajuste está vinculado, se houver   C   015  
04   IND_PROC   Indicador da origem do processo:  0 - Sefaz;1 - Justiça Federal;2 - Justiça Estadual;9 - Outros C   001*  
05   PROC   Descrição resumida do processo que embasou o lançamento   C  
06   TXT_COMPL   Descrição complementar   C  

Nível hierárquico - 5

Ocorrência - 1:N

REGISTRO E113: INFORMAÇÕES ADICIONAIS DOS AJUSTES DA APURAÇÃO DO ICMS - IDENTIFICAÇÃO DOS DOCUMENTOS FISCAIS

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "E113"   C   004  
02   COD_PART   Código do participante (campo 02 do Registro 0150):  - do emitente do documento ou do remetente das mercadorias, no caso de entradas;- do adquirente, no caso de saídas C   060  
03   COD_MOD   Código do modelo do documento fiscal, conforme a Tabela 4.1.1   C   002*  
04   SER   Série do documento fiscal   C   004  
05   SUB   Subserie do documento fiscal   N   003  
06   NUM_DOC   Número do documento fiscal   N   009  
07   DT_DOC   Data da emissão do documento fiscal   N   008*  
08   COD_ITEM   Código do item (campo 02 do Registro 0200)   C   060  
09   VL_AJ_ITEM   Valor do ajuste para a operação/item   N   02  

Nível hierárquico - 5

Ocorrência - 1:N

REGISTRO E115: INFORMAÇÕES ADICIONAIS DA APURAÇÃO - VALORES DECLARATÓRIOS.

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "E115"   C   004  
02   COD_INF_ADIC   Código da informação adicional conforme tabela a ser definida pelas SE-FAZ, conforme tabela definida no item 5.2.   C   008*  
03   VL_INF_ADIC   Valor referente à informação adicional   N   02  
04   DESCR_COMPL_AJ   Descrição complementar do ajuste   C  

Nível hierárquico - 4

Ocorrência - 1:N

REGISTRO E116: OBRIGAÇÕES DO ICMS A RECOLHER - OPERAÇÕES PRÓPRIAS

Nº   Campo  Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG  Texto fixo contendo "E116"   C   004  
02   COD_OR  Código da obrigação a recolher, conforme a Tabela 5.4   C   003*  
03   VL_OR  Valor da obrigação a recolher   N   02  
04   DT_VCTO  Data de vencimento da obrigação   N   008*  
05   COD_REC  Código de receita referente à obrigação, próprio da unidade da federação, conforme legislação estadual,   C  
06   NUM_PROC  Número do processo ou auto de infração ao qual a obrigação está vinculada, se houver.   C   015  
07   IND_PROC  Indicador da origem do processo:  0 - Sefaz;1- Justiça Federal;2 - Justiça Estadual;9 - Outros C   001*  
08   PROC  Descrição resumida do processo que embasou o lançamento   C  
09   TXT_COMPL  Descrição complementar das obrigações a recolher.   C  

Nível hierárquico - 4

Ocorrência - 1:N

REGISTRO E200: PERÍODO DA APURAÇÃO DO ICMS - SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "E200"   C   004  
02   UF   Sigla da unidade da federação a que se refere a apuração do ICMS ST   C   002*  
03   DT_INI   Data inicial a que a apuração se refere   N   008*  
04   DT_FIN   Data final a que a apuração se refere   N   008*  

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - 1:N

REGISTRO E210: APURAÇÃO DO ICMS - SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

Nº   Campo  Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG  Texto fixo contendo "E210"   C   004  
02   IND_MOV_ST  Indicador de movimento: 0 - Sem operações com ST1 - Com operações de ST   C   001  
03   VL_SLD_CRED_ANT_ST  Valor do "Saldo credor de período anterior - Substituição Tributária"   N   02  
04   VL_DEVOL_ST  Valor total do ICMS ST de devolução de mercadorias   N   02  
05   VL_RESSARC_ST  Valor total do ICMS ST de ressarcimentos   N   02  
06   VL_OUT_CRED_ST  Valor total de Ajustes "Outros créditos ST" e "Estorno de débitos ST"   N   02  
07   VL_AJ_CREDITOS_ST  Valor total dos ajustes a crédito de ICMS ST, provenientes de ajustes do documento fiscal.   N   02  
08   VL_RETENÇAO_ST  Valor Total do ICMS retido por Substituição Tributária   N   02  
09   VL_OUT_DEB_ST  Valor Total dos ajustes "Outros débitos ST" e "Estorno de créditos ST"   N   02  
10   VL_AJ_DEBITOS_ST  Valor total dos ajustes a débito de ICMS ST, provenientes de ajustes do documento fiscal.   N   02  
11   VL_SLD_DEV_ANT_ST  Valor total de Saldo devedor antes das deduções   N   02  
12   VL_DEDUÇÕES_ST  Valor total dos ajustes "Deduções ST"   N   02  
13   VL_ICMS_RECOL_ST  Imposto a recolher ST (11-12)   N   02  
14   VL_SLD_CRED_ST_TRANSPORTAR  Saldo credor de ST a trans-portar para o período seguinte [(03+04+05+06+07)-(08+09+10)].   N   02  
15   DEB_ESP_ST  Valores recolhidos ou a recolher, extra-apuração.   N   02  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - um (por período)

REGISTRO E220: AJUSTE/BENEFÍCIO/INCENTIVO DA APURAÇÃO DO ICMS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "E220"   C   004  
02   COD_AJ_APUR   Código do ajuste da apuração e dedução, conforme a Tabela indicada no item 5.1.1   C   008*  
03   DESCR_COMPL_AJ   Descrição complementar do ajuste da apuração   C  
04   VL_AJ_APUR   Valor do ajuste da apuração   N   02  

Nível hierárquico - 4

Ocorrência - 1:N

REGISTRO E230: INFORMAÇÕES ADICIONAIS DOS AJUSTES DA APURAÇÃO DO ICMS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "E230"   C   004  
02   NUM_DA   Número do documento de arrecadação estadual, se houver   C  
03   NUM_PROC   Número do processo ao qual o ajuste está vinculado, se houver   C   015  
04   IND_PROC   Indicador da origem do processo:  0 - Sefaz;1 - Justiça Federal;2 - Justiça Estadual;9 - Outros N   001*  
05   PROC   Descrição resumida do processo que embasou o lançamento   C  
06   TXT_COMPL   Descrição complementar   C  

Nível hierárquico - 5

Ocorrência - 1:N

REGISTRO E240: INFORMAÇÕES ADICIONAIS DOS AJUSTES DA APURAÇÃO DO ICMS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA - IDENTIFICAÇÃO DOS DOCUMENTOS FISCAIS

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "E240"   C   004  
02   COD_PART   Código do participante (campo 02 do Registro 0150):  - do emitente do documento ou do remetente das mercadorias, no caso de entradas;- do adquirente, no caso de saídas C   060  
03   COD_MOD   Código do modelo do documento fiscal, conforme a Tabela 4.1.1   C   002*  
04   SER   Série do documento fiscal   C   004  
05   SUB   Subserie do documento fiscal   N   003  
06   NUM_DOC   Número do documento fiscal   N   009  
07   DT_DOC   Data da emissão do documento fiscal   N   008*  
08   COD_ITEM   Código do item (campo 02 do Registro 0200)   C   060  
09   VL_AJ_ITEM   Valor do ajuste para a operação/item   N   02  

Nível hierárquico - 5

Ocorrência - 1:N

REGISTRO E250: OBRIGAÇÕES DO ICMS A RECOLHER - SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "E250"   C   004  
02   COD_OR   Código da obrigação a recolher, conforme a Tabela 5.4   C   003*  
03   VL_OR   Valor da obrigação ICMS ST a recolher   N   02  
04   DT_VCTO   Data de vencimento da obrigação   N   008*  
05   COD_REC   Código de receita referente à obrigação, próprio da unidade da federação do contribuinte substituído.   C  
06   NUM_PROC   Número do processo ou auto de infração ao qual a obrigação está vinculada, se houver   C   015  
07   IND_PROC   Indicador da origem do processo:  0 - Sefaz;1 - Justiça Federal;2 - Justiça Estadual;9 - Outros C   001*  
08   PROC   Descrição resumida do processo que embasou o lançamento   C  
09   TXT_COMPL   Descrição complementar das obrigações a recolher   C  

Nível hierárquico - 4

Ocorrência - 1:N

REGISTRO E500: PERÍODO DE APURAÇÃO DO IPI

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "E500"   C   004  
02   IND_APUR   Indicador de período de apuração do IPI:  0 - Mensal;1 - Decendial C   1*  
03   DT_INI   Data inicial a que a apuração se refere   N   008*  
04   DT_FIN   Data final a que a apuração se refere   N   008*  

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - um ou vários (por período)

REGISTRO E510: CONSOLIDAÇÃO DOS VALORES DO IPI

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "E510"   C   004  
02   CFOP   Código Fiscal de Operação e Prestação do agrupamento de itens   N   004*  
03   CST_IPI   Código da Situação Tributária referente ao IPI, conforme a Tabela indicada no item 4.3.2.   C   002*  
04   VL_CONT_IPI   Parcela correspondente ao "Valor Contábil" referente ao CFOP e ao Código de Tributação do IPI   N   02  
05   VL_BC_IPI   Parcela correspondente ao "Valor da base de cálculo do IPI" referente ao CFOP e ao Código de Tributação do IPI, para operações tributadas   N   02  
06   VL_IPI   Parcela correspondente ao "Valor do IPI" referente ao CFOP e ao Código de Tributação do IPI, para operações tributadas   N   02  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO E520: APURAÇÃO DO IPI

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "E520"   C   004  
02   VL_SD_ANT_IPI   Saldo credor do IPI transferido do período anterior   N   02  
03   VL_DEB_IPI   Valor total dos débitos por "Saídas com débito do imposto"   N   02  
04   VL_CRED_IPI   Valor total dos créditos por "Entradas e aquisições com crédito do imposto"   N   02  
05   VL_OD_IPI   Valor de "Outros débitos" do IPI (inclusive estornos de crédito)   N   02  
06   VL_OC_IPI   Valor de "Outros créditos" do IPI (inclusive estornos de débitos)   N   02  
07   VL_SC_IPI   Valor do saldo credor do IPI a transportar para o período seguinte   N   02  
08   VL_SD_IPI   Valor do saldo devedor do IPI a recolher   N   02  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:1

REGISTRO E530: AJUSTES DA APURAÇÃO DO IPI

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "E530"   C   004  
02   IND_AJ   Indicador do tipo de ajuste:  0 - Ajuste a débito;1 - Ajuste a crédito C   001*  
03   VL_AJ   Valor do ajuste   N   02  
04   COD_AJ   Código do ajuste da apuração, conforme a Tabela indicada no item 4.5.4.   C   003*    
05   IND_DOC   Indicador da origem do documento vinculado ao ajuste:0 - Processo Judicial;  1 - Processo Administrativo;2 - PER/DCOMP;9 - Outros. C   001*  
06   NUM_DOC   Número do documento/processo/declaração ao qual o ajuste está vinculado, se houver   C  
07   DESCR_AJ   Descrição resumida do ajuste.   C  

Nível hierárquico - 4

Ocorrência - 1:N (por período)

REGISTRO E990: ENCERRAMENTO DO BLOCO E

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "E990"   C   004  
02   QTD_LIN_E   Quantidade total de linhas do Bloco E   N  

Observações: Registro obrigatório

Nível hierárquico - 1

Ocorrência - um (por arquivo)

BLOCO G - CONTROLE DO CRÉDITO DE ICMS DO ATIVO PERMANENTE - CIAP - modelos "C" e "D"

REGISTRO G001: ABERTURA DO BLOCO G

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "G001"   C   004*  
02   IND_MOV   Indicador de movimento:  0 - Bloco com dados informados;1 - Bloco sem dados informados C   001*  

Observações: Registro obrigatório

Nível hierárquico - 1

Ocorrência - um (por arquivo)

REGISTRO G110 - ICMS - ATIVO PERMANENTE - CIAP

Nº  Campo  Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01  REG  Texto fixo contendo "G110"   C   004*  
02  DT_INI  Data inicial a que a apuração se refere   N   008*  
03  DT_FIN  Data final a que a apuração se refere   N   008*  
04  MOD_CIAP  Modelo de CIAP adotado: "C" ou "D"   C   001*  
05  SALDO_IN_ICMS  Saldo inicial de ICMS do CIAP, composto por ICMS de bens que entraram anteriormente ao período de apuração (Modelo C)   N   02  
06  SALDO_FN_ICMS  Saldo final de ICMS do CIAP, utilizado como base de cálculo do ICMS apropriado no período de apuração (Modelo C)   N   02  
07  SOM_PARC  Somatório das parcelas de ICMS passível de apropriação de cada bem  -campo 10 do G125 (Modelo D) N   02  
08  VL_TRIB_EXP  Valor do somatório das saídas tributadas e saídas para exportação   N   02  
09  VL_TOTAL  Valor total de saídas   N   02  
10  PER_SAI_TRIB  Participação percentual do valor do somatório das saídas tributadas e saídas para exportação no valor total de saídas   N   04  
11  ICMS_APROP  Parcela de ICMS a ser apropriada no Registro de Apuração do ICMS.   N   02  

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - um (por período de apuração)

REGISTRO G125 - MOVIMENTAÇÃO DE BEM OU COMPONENTE DO ATIVO IMOBILIZADO

Nº  Campo  Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01  REG  Texto fixo contendo "G125"   C   004*  
02  COD_IND_BEM  Código individualizado do bem ou componente adotado no controle patrimonial do estabelecimento informante   C   015  
03  DT_MOV  Data da movimentação ou do saldo inicial   N   008*  
04  TIPO_MOV  Tipo de movimentação do bem ou componente:  SI = Saldo inicial de bens imobilizados;IM = Imobilização de bem individual;IA = Imobilização em Andamento - Componente;CI = Conclusão de Imobilização em Andamento - Bem Resultante;MC = Imobilização oriunda do Ativo Circulante;BA = Baixa do Saldo de ICMS - Fim do período de apropriação;AT = Alienação ou Transferência;PE = Perecimento, Extravio ou Deterioração;OT = Outras Saídas do Imobilizado C   002*  
05  VL_IMOB_ICMS_OP  Valor do ICMS da Operação Própria na entrada do bem ou componente   N   02  
06  VL_IMOB_ICMS_ST  Valor do ICMS da Oper. por Sub. Tributária na entrada do bem ou componente   N   02  
07  VL_IMOB_ICMS_FRT  Valor do ICMS sobre Frete do Conhecimento de Transporte na entrada do bem ou componente   N   02  
08  VL_IMOB_ICMS_DIF  Valor do ICMS - Diferencial de Alíquota, conforme Doc. de Arrecadação, na entrada do bem ou componente   N   02  
09  NUM_PARC  Número da parcela do ICMS   N   003  
10  VL_PARC_PASS  Valor da parcela de ICMS passível de apropriação - antes da aplicação da participação percentual do valor das saídas tributadas/exportação sobre as saídas totais (Modelo D)   N   02  
11  VL_PARC_APROP  Valor da parcela apropriada de ICMS (Modelo D).   N   02  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

Observações:

1) os bens que compõem o saldo inicial de ICMS do período de apuração devem ser informados com o tipo de movimentação "SI". A data de movimentação deve ser a data inicial do período de apuração;

2) a entrada de componente de um bem que esteja sendo construído no estabelecimento do contribuinte deverá ser informada com o tipo de movimentação "IA", mesmo que o bem resultante ainda não tenha sido concluído - CI;

3) a conclusão de um bem que esteja sendo construído no estabelecimento do contribuinte deverá ser informada com o tipo de movimentação "CI";

4) caso ocorra a conclusão de um bem que esteja sendo construído no estabelecimento do contribuinte -CI -no período de apuração, e caso exista a entrada de componentes em períodos anteriores ao período de apuração, a entrada desses componentes deverá ser informada com o tipo de movimentação "IA", e com a data de movimentação em que ocorreu;

5) a imobilização de mercadorias oriundas de estoque do Ativo Circulante deverá ser informada com o tipo de movimentação "MC".

Campos 09, 10 e 11: somente devem ser informados quando o modelo adotado se referir ao modelo D, previsto no Ajuste SINIEF nº 08/1997.

G130 - Identificação do documento fiscal

Nº   Campo  Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG  Texto fixo contendo "G130"   C   004  
02   IND_EMIT  Indicador do emitente do documento fiscal:  0 - Emissão própria;1 - Terceiros C   001*  
03   COD_PART  Código do participante:  - do emitente do documento ou do remetente das mercadorias, no caso de entradas;- do adquirente, no caso de saídas C   060  
04   COD_MOD  Código do modelo de documento fiscal, conforme tabela 4.1.1   C   002*  
05   SERIE  Série do documento fiscal   C   003  
06   NUM_DOC  Número de documento fiscal   N   009  
07   CHV_NFE_CTE  Chave do documento fiscal eletrônico   N   044*  
08   DT_DOC  Data da emissão do documento fiscal   N   008*  

Nível hierárquico - 4

Ocorrência - 1:N

G140 - IDENTIFICAÇÃO DO ITEM DO DOCUMENTO FISCAL

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "G140"   C   004  
02   NUM_ITEM   Número seqüencial do item no documento fiscal   N   003  
03   COD_ITEM   Código correspondente do bem no documento fiscal   C   060  

Nível hierárquico - 5

Ocorrência - 1:N

REGISTRO G990: ENCERRAMENTO DO BLOCO G

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "G990"   C   004*  
02   QTD_LIN_G   Quantidade total de linhas do Bloco G   N  

Observações: Registro obrigatório

Nível hierárquico - 1

Ocorrência - um (por arquivo)

BLOCO H: INVENTÁRIO FÍSICO

REGISTRO H001: ABERTURA DO BLOCO H

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "H001"   C   004  
02   IND_MOV   Indicador de movimento:  0 - Bloco com dados informados;1 - Bloco sem dados informados C   001  

Observações: Registro obrigatório

Nível hierárquico - 1

Ocorrência - um (por arquivo)

REGISTRO H005: TOTAIS DO INVENTÁRIO

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "H005"   C   004  
02   DT_INV   Data do inventário   N   008*  
03   VL_INV   Valor total do estoque   N   02  

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - um (por data)

REGISTRO H010: INVENTÁRIO

Nº   Campo  Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG  Texto fixo contendo "H010"   C   004  
02   COD_ITEM  Código do item (campo 02 do Registro 0200)   C   060  
03   UNID  Unidade do item   C   006  
04   QTD  Quantidade do item   N   03  
05   VL_UNIT  Valor unitário do item   N   06  
06   VL_ITEM  Valor do item   N   02  
07   IND_PROP  Indicador de propriedade/posse do item:  0 - Item de propriedade do informante e em seu poder;1 - Item de propriedade do informante em posse de terceiros;2 - Item de propriedade de terceiros em posse do informante C   001*  
08   COD_PART  Código do participante (campo 02 do Registro 0150):  - proprietário/possuidor que não seja o informante do arquivo C   060  
09   TXT_COMPL  Descrição complementar   C  
10   COD_CTA  Código da conta analítica contábil debitada/creditada   C  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO H990: ENCERRAMENTO DO BLOCO H

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "H990"   C   004  
02   QTD_LIN_H   Quantidade total de linhas do Bloco H   N  

Observações: Registro obrigatório

Nível hierárquico - 1

Ocorrência - um (por arquivo)

BLOCO 1: OUTRAS INFORMAÇÕES

REGISTRO 1001: ABERTURA DO BLOCO 1

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "1001"   C   004  
02   IND_MOV   Indicador de movimento:  0 - Bloco com dados informados;1 - Bloco sem dados informados N   001*  

Observações: Registro obrigatório

Nível hierárquico - 1

Ocorrência - um (por arquivo)

REGISTRO 1100: REGISTRO DE INFORMAÇÕES SOBRE EXPORTAÇÃO

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "1100"   C   004  
02   IND_DOC   Informe o tipo de documento:  0 - Declaração de Exportação;1 - Declaração Simplificada de Exportação. N   001*  
03   NRO_DE   Número da declaração   N   011  
04   DT_DE   Data da declaração (DDMMAAAA)   N   008*  
05   NAT_EXP   Preencher com:  0 - Exportação Direta1 - Exportação Indireta N   001*  
06   NRO_RE   Nº do registro de Exportação   N   012  
07   DT_RE   Data do Registro de Exportação (DDMMAAAA)   N   008*  
08   CHC_EMB   Nº do conhecimento de embarque   C   016  
09   DT_CHC   Data do conhecimento de embarque (DDMMAAAA)   N   008*  
10   DT_AVB   Data da averbação da Declaração de exportação (ddmmaaaa)   N   008*  
11   TP_CHC   Informação do tipo de conhecimento de embarque:  01 - AWB;02 - MAWB;03 - HAWB;04 - COMAT;06 - R. EXPRESSAS;07 - ETIQ. REXPRESSAS;08 - HR. EXPRESSAS;09 - AV7;10 - BL;11 - MBL;12. HBL;13 - CRT;14 - DSIC;16 - COMAT BL;17 - RWB;18 - HRWB;
19 - TIF/DTA;

20 - CP2;

91 - NÂO IATA;

92 - MNAO IATA;

93 - HNAO IATA;

99 - OUTROS.

Observações: Registro a ser preenchido no mês em que se concluir a exportação direta ou indireta.

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - 1:N

REGISTRO 1105: DOCUMENTOS FISCAIS DE EXPORTAÇÃO

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "1105"   C   004  
02   COD_MOD   Código do modelo da NF, conforme tabela 4.1.1   C   002*  
03   SERIE   Série da Nota Fiscal   C   003  
04   NUM_DOC   Número de Nota Fiscal de Exportação emitida pelo Exportador   N   009  
05   CHV_NFE   Chave da Nota Fiscal Eletrônica   N   044*  
06   DT_DOC   Data da emissão da NF de exportação   N   008*  
07   COD_ITEM   Código do item (campo 02 do Registro 0200)   C   060  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO 1110: OPERAÇÕES DE EXPORTAÇÃO INDIRETA DE PRODUTOS NÃO INDUSTRIALIZADOS PELO ESTABELECIMENTO EMITENTE.

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "1110"   C   004  
02   COD_PART   Código do participante-Fornecedor da Mercadoria destinada à exportação (campo 02 do Registro 0150)   C   060  
03   COD_MOD   Código do documento fiscal, conforme a Tabela 4.1.1   C   002*    
04   SER   Série do documento fiscal recebido com fins específicos de exportação.  C   004  
05   NUM_DOC   Número do documento fiscal recebido com fins específicos de exportação.   N   009  
06   DT_DOC   Data da emissão do documento fiscal recebido com fins específicos de exportação   N   008*  
07   CHV_NFE   Chave da Nota Fiscal Eletrônica   N   044*  
08   NR_ MEMO   Número do Memorando de Exportação   N      
09   QTD   Quantidade do item efetivamente exportado.   N   03  
10   UNID   Unidade do item (Campo 02 do registro 0190)   C   006  

Observações: Registro só será preenchido se for exportação indireta. Campo 04 - NAT_EXP do registro 1100 for igual a "1"

Nível hierárquico - 4

Ocorrência - 1:N

REGISTRO 1200: CONTROLE DE CRÉDITOS FISCAIS - ICMS

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "1200"   C   004  
02   COD_AJ_APUR   Código de ajuste, conforme informado na Tabela indicada no item 5.1.1.   C   008*  
03   SLD_CRED   Saldo de créditos fiscais de períodos anteriores   N   02  
04   CRÉD_APR   Total de crédito apropriado no mês   N   02  
05   CRED_RECEB   Total de créditos recebidos por transferência   N   02  
06   CRED_UTIL   Total de créditos utilizados no período   N   02  
07   SLD_CRED_FIM   Saldo de crédito fiscal acumulado a transportar para o período seguinte   N   02  

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - 1:N

REGISTRO 1210: UTILIZAÇÃO DE CRÉDITOS FISCAIS - ICMS

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "1210"   C   004  
02   TIPO_UTIL   Tipo de utilização do crédito, conforme tabela indicada no item 5.5   C   004*  
03   NR_DOC   Número do documento utilizado na baixa de créditos   C  
04   VL_CRED_UTIL   Total de crédito utilizado   N   02  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO 1300: MOVIMENTAÇÃO DIÁRIA DE COMBUSTÍVEIS

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "1300"   C   004  
02   COD_ITEM   Código do Produto, constante do registro 0200   C  
03   DT_FECH   Data do fechamento da movimentação   N   008*  
04   ESTQ_ABERT   Estoque no inicio do dia, em litros   N   03  
05   VOL_ENTR   Volume Recebido no dia (em litros)   N   03  
06   VOL_DISP   Volume Disponível (04 + 05), em litros   N   03  
07   VOL_SAIDAS   Volume Total das Saídas, em litros   N   03  
08   ESTQ_ESCR   Estoque Escritural (06 - 07), litros   N   03  
09   VAL_AJ_PERDA   Valor da Perda, em litros   N   03  
10   VAL_AJ_GANHO   Valor do ganho, em litros   N   03  
11   FECH_FISICO   Estoque de Fechamento, em litros   N   03  

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - 1:N

REGISTRO 1310: MOVIMENTAÇÃO DIÁRIA DE COMBUSTÍVEIS POR TANQUE

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG  Texto fixo contendo "1310"   C   004  
02   NUM_TANQUE  Tanque que armazena o combustível.   N  
03   ESTQ_ABERT  Estoque no inicio do dia, em litros   N   03  
04   VOL_ENTR  Volume Recebido no dia (em litros)   N   03  
05   VOL_DISP  Volume Disponível (03 + 04), em litros   N   03  
06   VOL_SAIDAS  Volume Total das Saídas, em litros   N   03  
07   ESTQ_ESCR  Estoque Escritural (05 - 06), litros   N   03  
08   VAL_AJ_PERDA  Valor da Perda, em litros   N   03  
09   VAL_AJ_GANHO  Valor do ganho, em litros   N   03  
10   FECH_FISICO  Volume aferido no tanque, em litros. Estoque de fechamento físico do tanque.   N   03  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO 1320: VOLUME DE VENDAS

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG  Texto fixo contendo "1320"   C   004  
02   NUM_BICO  Bico Ligado à Bomba   N  
03   NR_INTERV  Número da intervenção   N  
04   MOT_INTERV  Motivo da Intervenção   C   050  
05   NOM_INTERV  Nome do Interventor   C   030  
06   CNPJ_INTERV  CNPJ da empresa responsável pela intervenção   N   014*  
07   CPF_INTERV  CPF do técnico responsável pela intervenção   N   011*  
08   VAL_FECHA  Valor da leitura final do contador, no fecha-mento do bico.   N   03  
09   VAL_ABERT  Valor da leitura inicial do contador, na abertura do bico.   N   03  
10   VOL_AFERI  Aferições da Bomba, em litros   N   03  
11   VOL_VENDAS  Vendas (08 - 09 - 10) do bico, em litros   N   03  

Nível hierárquico - 4

Ocorrência - 1:N

REGISTRO 1350: BOMBAS

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "1350"   C   004  
02   SERIE   Número de Série da Bomba   C  
03   FABRICANTE   Nome do Fabricante da Bomba   C   060  
04   MODELO   Modelo da Bomba   C  
05   TIPO_MEDICAO   Identificador de medição:  0 - analógico;1 - digital C   001  

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - 1:N

REGISTRO 1360: LACRES DA BOMBA

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "1360"   C   004  
02   NUM_LACRE   Número do Lacre associado na Bomba   C   020  
03   DT_APLICACAO   Data de aplicação do Lacre   N   008*  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO 1370: BICOS DA BOMBA

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "1370"   C   004  
02   NUM_BICO   Número seqüencial do bico ligado à bomba   N   003  
03   COD_ITEM   Código do Produto, constante do registro 0200   C   060  
04   NUM_TANQUE   Tanque que armazena o combustível.   N  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO 1400: INFORMAÇÃO SOBRE VALORES AGREGADOS

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "1400"   C   004  
02   COD_ITEM   Código do item (campo 02 do Registro 0200)   C   060  
03   MUN   Código do Município de origem   N   007*  
04   VALOR   Valor mensal correspondente ao município   N   2  

Observações: Registro utilizado para subsidiar cálculos de índices de participação de municípios.

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - 1:N

REGISTRO 1500: NOTA FISCAL/CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA (CÓDIGO 06) - OPERAÇÕES INTERESTADUAIS.

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "1500"   C   004  
02   IND_OPER   Indicador do tipo de operação:  1 - Saída C   001*  
03   IND_EMIT   Indicador do emitente do documento fiscal:  0 - Emissão própria; C   001*  
04   COD_PART   Código do participante (campo 02 do Registro 0150):  - do adquirente, no caso das saídas. C   060  
05   COD_MOD   Código do modelo do documento fiscal, conforme a Tabela 4.1.1   C   002*  
06   COD_SIT   Código da situação do documento fiscal, conforme a Tabela 4.1.2   N   002*  
07   SER   Série do documento fiscal   C   004  
08   SUB   Subsérie do documento fiscal   N   003  
09   COD_CONS   Código de classe de consumo de energia elétrica ou gás:  01 - Comercial02 - Consumo Próprio03 - Iluminação Pública04 - Industrial05 - Poder Público06 - Residencial07 - Rural08 - Serviço Público N   002*  
10   NUM_DOC   Número do documento fiscal   N   009  
11   DT_DOC   Data da emissão do documento fiscal   N   008*  
12   DT_E_S   Data da entrada ou da saída   N   008*  
13   VL_DOC   Valor total do documento fiscal   N   02  
14   VL_DESC   Valor total do desconto   N   02  
15   VL_FORN   Valor total fornecido/consumido   N   02  
16   VL_SERV_NT   Valor total dos serviços não-tributados pelo ICMS   N   02  
17   VL_TERC   Valor total cobrado em nome de terceiros   N   02  
18   VL_DA   Valor total de despesas acessórias indicadas no documento fiscal   N   02  
19   VL_BC_ICMS   Valor acumulado da base de cálculo do ICMS   N   02  
20   VL_ICMS   Valor acumulado do ICMS   N   02  
21   VL_BC_ICMS_ST   Valor acumulado da base de cálculo do ICMS substituição tributária   N   02  
22   VL_ICMS_ST   Valor acumulado do ICMS retido por substituição tributária   N   02  
23   COD_INF   Código da informação complementar do documento fiscal (campo 02 do Registro 0450)   C   006  
24   VL_PIS   Valor do PIS   N   02  
25   VL_COFINS   Valor da COFINS   N   02  
26   TP_LIGACAO   Código de tipo de Ligação  1 - Monofásico2 - Bifásico3 - Trifásico N   001*  
27   COD_GRUPO_TENSAO   Código de grupo de tensão:  01 - A1 - Alta Tensão (230kV ou mais)02 - A2 - Alta Tensão (88 a 138kV)03 - A3 - Alta Tensão (69kV)04 - A3a - Alta Tensão (30kV a 44kV)05 - A4 - Alta Tensão (2,3kV a 25kV)06 - AS - Alta Tensão Subterrâneo 0607 - B1 - Residencial 0708 - B1 - Residencial Baixa Renda 0809 - B2 - Rural 0910 - B2 - Cooperativa de Eletrificação Rural11 - B2 - Serviço Público de Irrigação12 - B3 - Demais Classes13 - B4a - Iluminação Pública - rede de distribuição14 - B4b - Iluminação Pública - bulbo de lâmpada N   002*  

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - vários (por arquivo)

REGISTRO 1510: ITENS DO DOCUMENTO NOTA FISCAL/CONTA ENERGIA ELÉTRICA (CÓDIGO 06)

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "1510"   C   004  
02   NUM_ITEM   Número seqüencial do item no documento fiscal   N   003  
03   COD_ITEM   Código do item (campo 02 do Registro 0200)   C   060  
04   COD_CLASS   Código de classificação do item de energia elétrica, conforme a Tabela 4.4.1   N   004*  
05   QTD   Quantidade do item   N   03  
06   UNID   Unidade do item (Campo 02 do registro 0190)   C   006  
07   VL_ITEM   Valor do item   N   02  
08   VL_DESC   Valor total do desconto   N   02  
09   CST_ICMS   Código da Situação Tributária, conforme a Tabela indicada no item 4.3.1   N   003*  
10   CFOP   Código Fiscal de Operação e Prestação   N   004*  
11   VL_BC_ICMS   Valor da base de cálculo do ICMS   N   02  
12   ALIQ_ICMS   Alíquota do ICMS   N   006   02  
13   VL_ICMS   Valor do ICMS creditado/debitado   N   02  
14   VL_BC_ICMS_ST   Valor da base de cálculo referente à substituição tributária   N   02  
15   ALIQ_ST   Alíquota do ICMS da substituição tributária na unidade da federação de destino   N   02  
16   VL_ICMS_ST   Valor do ICMS referente à substituição tributária   N   02  
17   IND_REC   Indicador do tipo de receita:  0 - Receita própria;1 - Receita de terceiros C   001*  
18   COD_PART   Código do participante receptor da receita, terceiro da operação (campo 02 do Registro 0150)   C   060    
19   VL_PIS   Valor do PIS   N   02  
20   VL_COFINS   Valor da COFINS   N   02  
21   COD_CTA   Código da conta analítica contábil debitada/creditada   C  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO 1600: TOTAL DAS OPERAÇÕES COM CARTÃO DE CRÉDITO E/OU DÉBITO

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "1600"   C   004  
02   COD_PART   Código do participante (campo 02 do Registro 0150): identificação da administradora do cartão de débito/crédito   C   060  
03   TOT_CREDITO  Valor total das operações realizadas no período referente a Cartão de Crédito   N   002  
04   TOT_DEBITO  Valor total das operações realizadas no período referente a Cartão de Débito   N   002  

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - 1:N

REGISTRO 1700 - DOCUMENTOS FISCAIS UTILIZADOS

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "1700".   C   004  
02   COD_DISP   Código dispositivo autorizado:  00 - Formulário de Segurança01 - FS-DA - Formulário de Segurança para Impressão de DANFE02 - Formulário de segurança - NF-e03 - Formulário Contínuo04 - Blocos05 - Jogos Soltos C   002*  
03   COD_MOD   Código do modelo do documento fiscal, conforme a Tabela 4.1.1   C   002*  
04   SER   Série do documento fiscal   C   004  
05   SUB   Subsérie do documento fiscal   C   003  
06   NUM_DOC_INI   Número do documento fiscal inicial   N   012  
07   NUM_DOC_FIN   Número do documento fiscal final   N   012  
08   NUM_AUT   Número da autorização, conforme dispositivo autorizado   N   014  

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - V

REGISTRO 1710 - DOCUMENTOS FISCAIS CANCELADOS/INUTILIZADOS

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "1710".   C   004  
02   NUM_DOC_INI   Número do documento fiscal inicial   N   012  
03   NUM_DOC_FIN   Número do documento fiscal final   N   012  

Nível hierárquico - 3

Ocorrência - 1:N

REGISTRO 1800 - DCTA - DEMONSTRATIVO DE CRÉDITO DO ICMS SOBRE TRANSPORTE AÉREO

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG  Texto fixo contendo "1800".   C   004*  
02   VL_CARGA  Valor das prestações cargas (Tributado)   N   02  
03   VL_PASS  Valor das prestações passageiros/cargas (Não Tributado)   N   02  
04   VL_FAT  Valor total do faturamento (3+4)   N   02  
05   IND_RAT  Índice para rateio   N   006   02  
06   VL_ICMS_ANT  Valor do ICMS anteriormente cobrado   N   02  
07   VL_BC_ICMS  Valor da base de cálculo do ICMS   N   02  
08   VL_ICMS_APUR  Valor do ICMS apurado (6 x 7)   N   02  
09   VL_BC_ICMS_APUR  Valor da base de cálculo do ICMS apurada (6x 8)   N   02  
10   VL_DIF  Valor da diferença a ser levada a estorno de crédito na apuração (7 - 9)   N   02  

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - 1:1

REGISTRO 1990: ENCERRAMENTO DO BLOCO 1

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "1990"   C   004  
02   QTD_LIN_1   Quantidade total de linhas do Bloco 1   N  

Observações: Registro obrigatório

Nível hierárquico - 1

Ocorrência - um (por arquivo)

BLOCO 9: CONTROLE E ENCERRAMENTO DO ARQUIVO DIGITAL

REGISTRO 9001: ABERTURA DO BLOCO 9

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "9001".   C   004  
02   IND_MOV   Indicador de movimento:  0 - Bloco com dados informados;1 - Bloco sem dados informados. N   001*  

Observações: Registro obrigatório

Nível hierárquico - 1

Ocorrência - um (por arquivo)

REGISTRO 9900: REGISTROS DO ARQUIVO

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "9900".   C   004  
02   REG_BLC   Registro que será totalizado no próximo campo  C   004  
03   QTD_REG_BLC   Total de registros do tipo informado no campo anterior.   N  

Observações: Registro obrigatório

Nível hierárquico - 2

Ocorrência - vários (por arquivo)

REGISTRO 9990: ENCERRAMENTO DO BLOCO 9

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "9990".   C   004  
02   QTD_LIN_9   Quantidade total de linhas do Bloco 9.   N  

Observações: Registro obrigatório

Nível hierárquico - 1

Ocorrência - um (por arquivo)

REGISTRO 9999: ENCERRAMENTO DO ARQUIVO DIGITAL

Nº   Campo   Descrição   Tipo   Tam   Dec  
01   REG   Texto fixo contendo "9999".   C   004  
02   QTD_LIN   Quantidade total de linhas do arquivo digital.   N  

Observações: Registro obrigatório

Nível hierárquico - 0

Ocorrência - um (por arquivo)