IPTU-SP: PROGRAMA POSSIBILITA AO CONTRIBUINTE ACESSAR PELA INTERNET DÉBITOS E PAGAMENTOS


27 ago 2010 - ICMS, IPI, ISS e Outros

Filtro de Busca Avançada

Depois do sucesso de lançamento do Demonstrativo Unificado do Contribuinte (DUC), que disponibiliza todas as informações individuais referentes a pagamentos e débitos dos tributos municipais, como ISS, TFE e TFA, a ferramenta traz uma grande novidade em sua segunda fase. A partir de agora, os contribuintes poderão acessar pela internet informações sobre débitos de seu IPTU, pelo mesmo endereço eletrônico.

Disponível desde março de 2010, o dispositivo on-line é simples: basta acessar o link pelo endereço: www.prefeitura.sp.gov.br/duc e digitar o CPF ou o CNPJ.

Para ter acesso ao serviço, é necessário se cadastrar no site da Secretaria de Finanças e acsf@prefeitura.sp.gov.br solicitar uma senha web (individual e segura), que representa a assinatura eletrônica da pessoa física ou jurídica que a cadastrou. A senha é feita pelo endereço www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/financas/servicos/senhaweb.

O dispositivo corresponde a mais uma meta cumprida da Agenda 2012 e possibilita que o contribuinte acesse suas informações pessoais, imprima boletos de pagamento e acompanhe os vencimentos dos tributos pendentes. Os valores já estão atualizados e o pagamento pode ser feito na rede bancária autorizada, terminais de auto-atendimento ou pela internet. Há ainda a opção de parcelamento dos débitos. Pela própria página do DUC, basta acessar o link de um dos programas de parcelamento da Prefeitura: o PPI (Programa de Parcelamento Incentivado) ou o PAT (Parcelamento Administrativo de Débitos Tributários) e se cadastrar em um deles.

O acesso pode ser feito pelo atalho: www.prefeitura.sp.gov.br/duc ou pela página da Secretaria de Finanças no portal da Prefeitura: www.prefeitura.sp.gov.br/financas.

Para fazer a atualização cadastral de seu imóvel, o contribuinte deverá acessar a atual página de Atualização Cadastral, disponível no site da Secretaria de Finanças: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/financas/servicos/iptu/. Essa atualização é importante para que não ocorram casos de pagamento em duplicidade ou cobrança indevida.


Fonte: Diário Oficial do Municipal de São Paulo - 18/08/2010.