Ibracon aprova norma de asseguração NBC TO 3402


5 ago 2010 - Contabilidade / Societário

Impostos e Alíquotas por NCM

O Comitê de Normas de Auditoria do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil concluiu a discussão e aprovou a Norma de Asseguração NBC TO 3402, em linha com a norma ISAE 3402 da IFAC na última reunião.

Essa norma trata dos trabalhos de asseguração executados pelo auditor independente com o objetivo de emitir relatório para ser utilizado por entidades usuárias e seus auditores sobre os controles em uma organização que presta serviço a essas entidades. Ela complementa a NBC TA 402 (Considerações de Auditoria para a Entidade que utiliza Organização Prestadora de Serviços).

A norma inclui exemplos de relatórios, cuja redação foi submetida à Comissão Nacional de Normas Técnicas para ser discutido na próxima reunião a ser realizada durante o mês de agosto. Uma vez aprovado, a nova norma contendo exemplos de relatórios será revisada pela Diretoria e colocada em audiência pública.

De acordo com o coordenador do CNA, Cláudio Longo, outro assunto relevante discutido foi a elaboração de Comunicado Técnico (CT) orientando os auditores independentes sobre a aplicação dos novos modelos de relatório de auditoria sobre as demonstrações financeiras dos exercícios que se iniciaram em ou após 1 de janeiro de 2010 e se encerram em ou após 31 de dezembro de 2010.

Esses modelos fazem parte das NBC TAs 700, 705, 706 e 710. Esse CT, além de orientar sobre a utilização dos novos modelos de relatórios, inclui, também, orientações específicas para os relatórios de entidades que estão obrigadas a apresentar as suas demonstrações individuais de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil juntamente com as demonstrações financeiras elaboradas de acordo com as normas internacionais de relatório financeiro, conhecidas pela sigla IFRS.


Fonte: Ibracon