CVM aprova revisão do Pronunciamento Técnico CPC 36(R3) e o Pronunciamento 46


21 dez 2012 - Contabilidade / Societário

Portal do ESocial

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), através das Deliberações 698 e 699, publicadas no Diário Oficial de hoje, 21-12 aprova, respectivamente, documentos de revisão do Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC referente ao Pronunciamento CPC 36(R3) – Demonstrações Consolidadas e Pronunciamento Técnico CPC 46 – Mensuração do Valor Justo.

O Pronunciamento Técnico CPC 36 contempla substancialmente alterações no texto do IAS 27 – Consolidated and Saparate Financial Statements, que resultou na edição pelo IASB – Internacional Accounting Standards Board do IFRS 10 – Consolidated Financial Statements, o qual para fins das IFRS tem sua adoção requerida a partir de 2013.

O objetivo do Pronunciamento Técnico CPC 36 é estabelecer princípios para apresentação e elaboração de demonstrações contábeis consolidadas quando uma entidade controla uma ou mais outras entidades.

O objetivo do Pronunciamento Técnico CPC 46 é: (a) definir valor justo; (b) estabelecer em um único Pronunciamento uma estrutura para a mensuração do valor justo; e (c) estabelecer divulgações sobre mensurações do valor justo.


Fonte: LegisWeb