Censo pode ser respondida pela internet


2 ago 2010 - IR / Contribuições

Impostos e Alíquotas por NCM

O Censo 2010, que começa hoje e vai até 31 de outubro, será o segundo realizado no Brasil desde que a rede mundial de computadores se popularizou, no início da década de 1990. Desta vez, a pesquisa organizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) permitirá à população que o questionário seja respondido pela internet, em uma primeira tentativa de tornar o processo de coleta de informações mais ágil e cômodo para o cidadão. Este ano, a Tecnologia será um forte aliado no projeto que vai percorrer cerca de 8,5 milhões de quilômetros quadrados e contará com a ajuda de 192 mil recenseadores para visitar 58 milhões de residências.

Apesar da Opção de responder às perguntas pela internet, a visita do recenseador às casas ainda será necessária. Ao receber o funcionário do IBGE na moradia, o cidadão que tiver acesso a conexão de banda larga pode optar por receber um envelope com códigos que possibilita o envio das respostas on-line. Todas as informações que serão disponibilizadas na rede estarão seguras sob tecnologias que incluem a criptografia — processo de codificação dos dados.

Verônica Magalhães dos Santos, coordenadora de operação do Censo 2010 no Distrito Federal, informa que o questionário disponível na internet é autoexplicativo e oferece dicas que vão ajudar aos internautas a entender o conteúdo. Se mesmo com os ícones de ajuda o morador continuar com dúvidas, ele pode entrar em contato com o IBGE pelo telefone 0800-7218181. Verônica explica, ainda, que a ficha com as perguntas não estará disponível no site do IBGE. O cidadão só poderá acessá-lo depois de receber a visita de um recenseador.

“Caso o morador tenha se comprometido a responder pela internet e não o faça em cinco dias, o sistema de acompanhamento do Censo atesta o fato e o IBGE entrará em contato através de ligação telefônica automática. Se após 48 horas dessa ligação o questionário ainda não tiver sido respondido, uma atendente da Central Telefônica do IBGE ligará para lembrá-lo do preenchimento. Se mesmo assim, o questionário não for preenchido, o morador receberá novamente uma visita do recenseador, que realizará a entrevista pessoalmente”, ressalta a coordenadora de operação.

Facilidade
A dona de casa Virginia Sousa, 53 anos, comemora a Opção do preenchimento do Censo 2010 pela internet. Segundo ela, que já participou de outros três Censos, muitas vezes, os moradores não estão com tempo livre para responder ao questionário durante a visita do recenseador. O acesso à rede mundial de computadores pode ser um mecanismo para solucionar esse problema.

“Durante o dia, fico sempre muito atarefada. Se for responder ao Censo durante a visita do funcionário, farei com pressa e sei que isso prejudica o trabalho do IBGE. Pela internet, posso preencher com calma, quanto tiver tempo, e terei mais atenção com o questionário”, justifica Virgínia.

O número
192 mil
Número de recenseadores responsáveis pela pesquisa domiciliar


Perguntas

Quanto tempo demora a visita do recenseador?
O tempo de aplicação do questionário irá variar de acordo com o numero de moradores de cada domicílio e com tipo de questionário aplicado. Em uma residência com quatro moradores, o questionário básico leva em torno de 20 minutos. Já o questionário da amostra, que será aplicado em aproximadamente 11% dos domicílios do país, dura cerca de 45 minutos.

Como ter certeza de que a pessoa que se identifica como recenseador é mesmo do IBGE?
Os recenseadores estarão identificados com colete e boné do Censo 2010, além do crachá com número da matrícula e foto. Também estarão portando o aparelho de coleta de dados que foi desenhado exclusivamente para o IBGE. A população também poderá telefonar para o 0800-7218181 ou acessar o site do Censo.

Quem terá acesso aos dados e às respostas dos entrevistados?
Apenas o recenseador, durante a aplicação do questionário, terá acesso às respostas. Após o fechamento do questionário, nem mesmo o supervisor do recenseador poderá visualizar as informações coletadas. Só serão divulgados dados agregados, isto é, informações por bairro, por município, por estado.

Quando será divulgado o resultado do Censo?
Os primeiros resultados — total da população por sexo e idade e a situação, se urbana ou rural — serão divulgados já em dezembro de 2010. Ao longo do ano de 2011 serão divulgados os dados do questionário básico e em 2012 as informações do questionário da amostra.


Fonte: Correio Braziliense – DF