Governança trabalhista inova gestão de empresas


28 ago 2012 - Trabalho / Previdência

Recuperador PIS/COFINS

A governança trabalhista é um novo meio que as empresas passaram a utilizar para obter uma satisfação maior dos funcionários e, por consequência, prestar um serviço melhor aos clientes. Este tipo de prática tem ajudado inclusive a reduzir o volume de ações trabalhistas, aumentar a competitividade das empresas no mercado, diminuir a rotatividade de funcionários e as faltas no trabalho.

A advogada do escritório Becker, Pizzato & Advogados Associados, Danielle Artigas, explica que a governança é uma visão geral que o departamento jurídico das empresas deve ter de todos os departamentos da companhia.

Além disso, é uma nova gestão na área trabalhista, mais atuante e não apenas de maneira preventiva. ''A governança traz uma conduta mais pró-ativa por parte da empresa'', explicou. O processo pode envolver algo mais amplo como auditorias, cursos de capacitação e planejamento estratégico.

Ela acredita que esta é a tendência nas empresas para os próximos anos, até porque um dos maiores objetivos é reduzir o passivo trabalhista. Segundo Danielle, hoje são poucas as empresas no Paraná que têm a governança trabalhista.

Para discutir o assunto, hoje acontece o evento ''Governança Trabalhista como Vantagem Competitiva'', em Curitiba, com a presença de grandes grupos como Positivo, Thá e Boticário, companhias que já adotaram o novo conceito de gestão.

O Grupo OpusMúltipla, que atua na área de publicidade, adotou a governança trabalhista desde 2007. O vice-presidente administrativo-financeiro da empresa, João Namir Moro, disse que este trabalho começou junto com a implantação da certificação de qualidade ISO 9001. Os principais resultados vieram com a satisfação dos funcionários. ''Nos últimos cinco anos não tivemos nenhuma reclamatória trabalhista'', contou. Segundo ele, melhorou a qualidade dos serviços da empresa que recebeu até prêmios internacionais e obteve uma satisfação maior dos clientes.

No ano passado, o faturamento da OpusMúltipla teve um crescimento de 23% e para este ano a previsão é crescer 25%. A empresa tem 40 anos no mercado e emprega 120 funcionários.


Fonte: Folha de Londrina - PR