CVM dá andamento ao processo de adaptação aos padrões interncionais de contabilidade


23 jul 2010 - Contabilidade / Societário

Filtro de Busca Avançada

Foram colocadas em audiência pública as minutas de deliberação que aprovam os pronunciamentos técnicos CPC 02 (R2), sobre efeitos das mudanças nas taxas de câmbio e conversão de demonstrações contábeis

 O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) deu andamento nesta quinta-feira, 22, ao processo de revisão e atualização todos os documentos por ele emitidos, de forma a tornar os documentos compatíveis com as normas internacionais de contabilidade do International Accounting Standards Board (IASB, na sigla em inglês).

Foram colocadas em audiência pública as minutas de deliberação que aprovam os pronunciamentos técnicos CPC 02 (R2), sobre efeitos das mudanças nas taxas de câmbio e conversão de demonstrações contábeis; CPC 03(R2), sobre demonstração dos fluxos de caixa; e CPC 05(R1), sobre divulgação de partes relacionadas.

O pronuciamento técnico CPC 01 (R1), sobre redução ao valor recuperável de ativos, foi posto em audiência pública em junho.

O processo de revisão teve início no final de 2009 e continua em 2010. A proposta de revisão dos CPC 02, 03 e 05 contempla alterações feitas pelo próprio IASB, após a edição desses três documentos.

Segundo a CVM, as modificações propostas não alteram a essência do pronunciamento original, de modo que a aplicação da versão revisada do pronunciamento não deve provocar valores contábeis diferentes dos anteriormente apurados.


Fonte: O Estado de S.Paulo