Analistas tributários do Estado cruzam os braços por 24 horas


14 ago 2012 - IR / Contribuições

Substituição Tributária

A partir da meia noite desta terça-feira (13), os cerca de 250 analistas tributários do Estado cruzarão os braços. Os trabalhadores se juntaram aos 13 mil servidores da Receita Federal de todo o Brasil em protesto ao que eles consideram "demora" do Governo Federal em concluir a negociação salarial iniciada em março deste ano. A paralisação será de apenas 24 horas.

Serviços como inscrição de CPF, regularização de CNPJ, refinanciamento de dívidas e demais atendimentos nas agências, delegacias e outras unidades da Receita Federal estão suspensos e precisarão ser reagendados. Nos portos do Recife e Suape, e no Aeroporto Internacional Gilberto Freyre a paralisação está afetando a conferência de bagagens e mercadorias.

Os analistas tributários reivindicam um reajuste salarial de mais de 30%; a definição de atribuições dos servidores; e a sanção do projeto de lei que garante um adicional de R$ 90 por dia ao salário dos analistas que trabalham nas fronteiras. Nesta terça, às 9h, acontecerá uma
assembleia, no auditório da Associação dos Servidores da Secretaria Executiva da Fazenda, no bairro do Recife, para discutir os rumos da mobilização.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Analistas Tributários de Pernambuco (Sindireceita-PE), Thales Freitas, a categoria não recebe aumento há 2 anos e por isso, tem um dos menores pisos salariais do serviço público federal. "Profissionais de carreiras já extintas, que não abrem mais concurso público, ganham mais do que os analistas. A nossa situação está insustentável", reclamou. "Propusemos que o reajuste fosse dado gradativamente nos próximos três anos, e até agora não obtivemos respostas", completou.


Fonte: Folha de Pernambuco