Empresas devem migrar para novo canal do FGTS até sábado


28 jun 2012 - Trabalho / Previdência

Portal do SPED

As empresas que ainda não se registraram no Conectividade Social ICP devem se apressar. O prazo final termina no próximo sábado (30). A obrigatoriedade são para as empresas que têm entre 11 e 500 empregados.

É por este canal que as empresas entregam a guia do recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e a GFIP (Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social). Por meio da ferramenta, é possível eliminar o envio de disquetes ao banco com as informações do recolhimento do FGTS ou prestação de contas à Previdência.

A advogada trabalhista da IOB Folhamatic, Milena Sanches, lembra que a competência de 6 de junho, devida em 6 de julho de 2012, já deverá ser transmitida por meio do novo Conectividade Social pelas empresas que possuem mais de 10 empregados vinculados. “Os empregadores que ainda não providenciaram seu novo certificado ICP-Brasil devem procurar, o mais rápido possível, a Autoridade Certificadora de sua preferência, obter seu certificado e obter, em seguida, o seu registro no canal”.

Sanches ainda recomenda que as empresas não esperem o limite do prazo para se cadastrarem, pois, mais cedo for realizado o processo, maior a conveniência de locais e horários para a emissão do certificado.

“É importante lembrar que o Conectividade Social ICP pode ser utilizado por empresas ou escritórios de contabilidade. Entre os benefícios, destaque para a simplificação do processo de recolhimento do FGTS, redução de custos operacionais, aumento da comodidade, segurança e sigilo das informações, redução da ocorrência de inconsistências, aumento da proteção contra irregularidades, entre outros”, observa Sanches.

Certificado digital ICPO

Certificado tem validade de até três anos, sendo renovável por apenas uma vez, e o seu preço varia de acordo com a AC (Autoridade Certificadora) emissora, a mídia escolhida pelo usuário e oferecida pela AC, tipo de certificado (pessoa física ou jurídica), quantidade e validade, entre outros aspectos.


Fonte: Clube dos Contadores