ICMS-RS: Governo inaugura Delegacia Especializada para fiscalizar grandes contribuintes


22 mar 2012 - ICMS, IPI, ISS e Outros

Consulta de PIS e COFINS

O Governo do Estado inaugurou, na última segunda-feira (19-3), a Delegacia Especializada da Receita Estadual, 16ª DRE. O ato contou com a participação do secretário da Fazenda, Odir Tonollier, e do subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira. A unidade, localizada na rua Siqueira Campos, 1.184 - 10º andar, no Centro da Capital, irá acompanhar os grandes contribuintes, que respondem por 57% da arrecadação mensal de ICMS ou, em números absolutos, em média, R$ 930 milhões.

A delegacia foi criada pela Portaria 57/2011, publicada no Diário Oficial do Estado de 28 de julho de 2011, visando à modernização da estrutura da Receita Estadual. Ela vai atuar nas áreas de substituição tributária interestadual, comércio exterior e administração tributária setorial dos seguintes segmentos econômicos: comunicações, energia elétrica, combustíveis e bebidas. Ou seja, áreas que requerem acompanhamento especializado tanto pela complexidade da legislação e das operações ou prestações, como pelo alto impacto na arrecadação.

Para o Tonollier, a inauguração é um motivo de comemoração para a Secretaria da Fazenda (Sefaz), já que sua criação é um sonho antigo. A partir de agora os principais grupos setoriais se consolidam e serão essenciais para atingir a meta de arrecadação em 2012. "Precisamos de iniciativas deste porte. Vamos trabalhar com inteligência e foco e não vamos desperdiçar trabalho", destacou.

Conforme Pereira, a Delegacia Especializada vai promover, de forma integrada, ações de orientação, fiscalização, tributação e acompanhamento econômico-tributário. "A unidade possibilitará que o Fisco Estadual faça melhor uso da gestão setorial, integrada à metodologia de trabalho geográfica, com ênfase no conhecimento da dinâmica das cadeias produtivas, essencial para o controle da arrecadação e projeção de cenários para a política tributária. Com esta nova abordagem de trabalho, os reflexos na arrecadação já são sentidos, como no caso de uma única ação deflagrada que representará acréscimo de mais de R$ 50 milhões na arrecadação anual", acrescenta Neves.

Empossado na cerimônia de inauguração, o titular do órgão técnico, Ernani Müller, salientou que a nova delegacia representa um importante avanço na modernização da Receita Estadual. "Bons resultados só se consegue com o engajamento de todos", ressaltou. Também tomaram posse a chefe da agência substituição tributária, Simone Beineke, o chefe da agência Comércio Exterior, Fernando José Diaz de Souza e o chefe da Agência Administração Setorial, Gelson Luis Bertoletti.


Fonte: SEFAZ-RS