CRC-RJ se reúne com órgãos das Receitas no Rio de Janeiro


12 dez 2011 - Contabilidade / Societário

Simulador Planejamento Tributário

O CRC-RJ mais uma vez marcou presença na reunião bimestral das Entidades Congraçadas de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro com representantes da Receita Federal do Brasil, das Secretarias Municipal e Estadual de Fazenda e do empresariado. A presidente do Conselho, Diva Gesualdi, participou do encontro no qual foram apresentadas diversas questões de interesse mútuo entre as entidades.

O superintendente-ajunto da Receita Federal do Brasil da 7ª Região Fiscal, Marcus Vinícius Vidal Pontes, comentou a notícia sobre a extinção, no futuro, de algumas declarações acessórias. "Significará redução de horas gatas pelos contribuintes e pelos contadores", declarou.

Sílio Barreto, da equipe de cadastro da DRF/RJ II, revelou que o convênio entre a Receita e a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro renderá novas facilidades aos contribuintes por meio de unificação de atividades. "A inscrição e baixa de CNPJ ficarão muito mais fáceis com as próximas mudanças que serão implementadas e anunciadas em breve. Todas as delegacias da Junta estarão aptas às mudanças.", adiantou Barreto.

Em seu pronunciamento, a presidente Diva Gesualdi deixou uma mensagem de reflexão para as autoridades sobre as necessidades de melhor aprimoramento na informação sobre novas legislações e de maior tempo entre a edição das normas e a aplicação de penalidades. "Hoje, os profissionais contábeis têm que aprender e executar de imediato novas legislações e obrigações, quando, na verdade, é necessário um tempo para aprendizagem e adaptação. As empresas desenvolvedoras de softwares contábeis também precisam de maior tranqüilidade para adaptarem e atualizarem os seus sistemas. Não é justo cobrarem multas altíssimas sobre erros em declarações sobre as quais ninguém teve tempo de estudar e dominar plenamente, nem os contabilistas, nem as empresas e, muitas vezes, nem os auditores dos órgãos", declarou a presidente.


Fonte: CRC-RJ