INSS deposita benefícios para quem recebe acima do piso, a partir desta quinta (1º)


1 dez 2011 - Trabalho / Previdência

Conheça o LegisWeb

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deposita os benefícios da folha de pagamento de novembro para quem recebe acima do piso previdenciário (um salário mínimo), a partir desta quinta-feira (1º). A tabela de pagamento do INSS para quem recebe acima do piso começa com o depósito dos segurados que têm cartão com final 1 ou 6, desconsiderando-se o dígito. Os segurados que recebem até um salário mínimo e têm cartão com final 6, desconsiderando-se o dígito, também terão seus benefícios creditados nesta quinta.

O calendário de pagamento segue até o dia 7 de dezembro.

Dúvidas sobre as datas do pagamento podem ser esclarecidas por meio da Central 135. A ligação é gratuita, a partir de telefones fixos ou públicos, e tem custo de chamada local, quando feita de celular.

13º salário – Junto com o pagamento da folha de novembro, o INSS deposita a segunda parcela do 13º salário. Sobre esta parcela incide o desconto do Imposto de Renda. No país inteiro, são mais de 29 milhões de benefícios emitidos no pagamento desta segunda parcela do abono natalino, o que representa um investimento de mais de R$ 10,3 bilhões no pagamento da gratificação.

Por lei, não têm direito ao 13º salário os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.

A primeira parcela foi antecipada na folha de agosto. Na época, o INSS investiu R$ 10 bilhões no pagamento do abono natalino, beneficiando 24,6 milhões de segurados.


Fonte: Ministério da Previdência Social