Abordados temas de Contabilidade e Sustentabilidade na VIII Convenção em MG


29 set 2011 - Contabilidade / Societário

Conheça o LegisWeb

Cerca de 1.000 profissionais da contabilidade participaram da solenidade de abertura da VIII Convenção de Contabilidade de Minas Gerais que teve como lema principal "Contabilidade e Sustentabilidade: um novo conceito a ser cultivado". O primeiro a fazer uso da palavra foi o presidente do CRCMG, Walter Roosevelt Coutinho.

De acordo com o presidente, 'esta oitava edição da Convenção, além de ser muito importante para os profissionais de Minas Gerais, será a primeira sem a presença do nosso grande incentivador, o Dr. Antônio Lopes de Sá'. Vale ressaltar que o prêmio Antonio Lopes de Sá será entregue, pela primeira vez, sem a presença do seu idealizador. Walter Coutinho fez uma referência ao trabalho realizado pelo Sistema CFC/CRCs. 'Estamos no caminho certo. Todos os Conselhos Regionais têm trabalhado para que a profissão atue como fator de proteção da sociedade', afirmou Coutinho.

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Juarez Domingues Carneiro, disse, por sua vez, que o lema da Convenção vai ao encontro ao momento atual vivido pela profissão. 'Contabilidade e Sustentabilidade precisam, a partir de agora, serem cultivadas como ferramenta de trabalho para todos os profissionais', avisa. Na oportunidade, o presidente falou sobre o perfil do profissional da Contabilidade, da lei 12.249/10, Exame de Suficiência e da presidência, recém assumida do Grupo de Emissores de Normas Contábeis (Glenif). 'Por meio do bloco da América Latina, teremos voz junto ao Iasb', avisa.

O contador e presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará, Cassius Coelho, fez a apresentação do 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade, a ser realizado de 26 a 29 de agosto de 2012, em Belém  (PA).  Com o tema Contabilidade para o Desenvolvimento Sustentável, o congresso espera receber mais de cinco mil profissionais oriundos de todo o País e do exterior. 'Realizaremos um dos maiores eventos já realizados para a classe contábil', avisa o presidente. Mais informações podem ser obtidas no site da convenção http://www.crcmg.org.br/8convencao/

 Em seguida foi apresentada a palestra técnica  com o tema Sustentabilidade. Os expositores foram o secretário adjunto do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Augusto Henrique Lio Horta; e o Superintendente de Controladoria da Cemig, Leonardo George de Magalhães.


Fonte: CFC