Jucesp lança sistema online de consultas


9 jun 2010 - Contabilidade / Societário

Impostos e Alíquotas por NCM

A Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) lançou ontem um sistema gratuito de consultas online no qual disponibiliza informações sobre aproximadamente 5,4 milhões de empresas paulistas. Batizado Jucesp Online, o endereço virtual www.jucesp.fazenda.sp.gov.br  tem dados como fichas cadastrais, certidões, imagens digitais e um link para agendar serviços presenciais. O objetivo é desburocratizar o acesso a informações e serviços. Calcula-se que, no curto prazo, entre 25% a 30% do público que procura a entidade migre para o sistema eletrônico.

O governo estadual investiu aproximadamente R$ 3 milhões para o desenvolvimento da ferramenta, realizado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Para o governador de São Paulo, Alberto Goldman, uma das principais vantagens da Jucesp Online será a redução de custos para os empresários com a diminuição de exigências burocráticas.

Pequenos – Para o presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Alencar Burti, o sistema será benéfico principalmente para os micro e pequenos empresários. "Sobre eles pesa, mais que a carga tributária, a carga burocrática. Apoio as medidas a favor do empresariado, que é quem gera empregos", afirmou. De acordo com o dirigente, a utilização da informática para desburocratizar as relações entre as empresas e o poder público diminui os custos e agiliza o processo de atendimento.

Segundo o presidente da Jucesp, Valdir Saviolli, até o final de junho, cerca de três milhões de documentos poderão ser consultados via web, a maioria gratuitamente. Serão sujeitas à cobrança a solicitação de documentos como certidões específicas e cópias digitais de documentos que terão que ser pesquisados pelos funcionários da Junta Comercial.

Saviolli destacou a facilidade que o sistema de pesquisas oferece através de dados por região, como cidade, bairro ou rua e também a possibilidade de corrigir informações de empresas já cadastradas. Ele informou que esse tipo de busca é muito importante para os empreendedores que pretendem instalar suas empresas em um determinado município e necessitam estudar características da concorrência e procurar fornecedores.

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Mauro Ricardo da Costa, a Jucesp Online funcionará ininterruptamente e iniciará uma fase de oferta de novos serviços, como o registro mercantil digital e a identificação de documentos perdidos ou furtados para impedir que empresas sejam criadas com eles.


Fonte: Diário do Comércio – SP