7 ago 2025 - Comércio Exterior
Em busca de soluções para o enfrentamento do tarifaço dos Estados Unidos, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, teve uma agenda extensa de diálogo nesta quarta-feira (6/8), em Brasília.
Os encontros envolveram representantes do parlamento, de governos estaduais e municipais, além de empresários norte-americanos. Participaram das reuniões o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; o presidente e membros da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham); a Frente Nacional das Prefeitas e Prefeitos; e senadores da Comissão de Relações Exteriores do Senado.
O ministro explicou o empenho do governo federal para excluir mais setores da tarifa de 50% imposta pelos EUA. Alckmin também destacou que o governo está debruçado na construção do plano de contingência para proteger as empresas e os trabalhadores dos setores mais afetados pelas tarifas.
“Estamos trabalhando 24 horas em diálogo e negociação”, ressaltou o ministro.
Nas reuniões, realizadas no âmbito do Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais, Alckmin ressaltou com fruto das negociações a exclusão de cerca de 700 produtos do tarifaço.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços