28 mai 2025 - ICMS, IPI, ISS e Outros
O Tesouro Estadual de Goiás, por meio da Superintendência Central de Contabilidade e da Superintendência Financeira, lançou oficialmente, nesta segunda-feira (26/05), o novo sistema de gestão para o envio da Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) à Receita Federal. A ferramenta representa um marco na modernização da gestão fiscal estadual, automatizando processos e ampliando a segurança, eficiência e conformidade legal das informações prestadas pelos órgãos do Poder Executivo.
O anúncio foi realizado durante reunião virtual conduzida pelo Subsecretário do Tesouro Estadual, Wederson Oliveira, do Superintendente Central de Contabilidade, Ricardo Rezende e da Superintendente Financeira, Juliana Manzi. O encontro também contou com a participação de técnicos, gestores financeiros e contadores setoriais. Na ocasião, foram detalhadas as funcionalidades do sistema, seu processo de contratação, suporte técnico e as orientações práticas para utilização.
Desenvolvido e disponibilizado na modalidade Software as a Service (SaaS), o novo sistema tem capacidade para operar com até 50 usuários simultâneos e atender até 50 CNPJs distintos. Ele permite o envio automatizado das informações fiscais, mantendo os procedimentos de apuração e retenção já adotados. A solução também oferece recursos como upload de arquivos, geração de relatórios e integração futura com outros sistemas governamentais.
Durante a abertura da reunião, o Subsecretário do Tesouro Estadual, Wederson Oliveira, destacou a importância estratégica do projeto, afirmando que: “A entrega deste sistema simboliza o compromisso do Tesouro Estadual com a inovação e a excelência na gestão pública. Estamos dando mais um passo relevante rumo à automatização inteligente das obrigações acessórias, com foco na qualidade da informação e na integridade fiscal do Estado de Goiás”.
Ricardo Rezende também enfatizou o caráter colaborativo do processo de implementação. “Essa entrega é fruto de um trabalho técnico de mais de um ano, envolvendo diversas áreas e parceiros. A ferramenta foi validada com apoio dos órgãos setoriais e será essencial para elevar o padrão da conformidade fiscal no Estado”, afirmou.
A empresa contratada para o fornecimento e suporte da ferramenta é a Pytax Web, responsável pelo atendimento técnico. O gestor do contrato, Cleyton Costa, ressaltou a importância do engajamento dos usuários e do bom uso do suporte técnico oferecido. “A ferramenta só alcançará seu pleno potencial se for usada com regularidade e comprometimento por todas as unidades. Contamos com os contadores para que, mesmo em órgãos com poucos lançamentos, o sistema seja utilizado. Em caso de dúvidas, o suporte da Pytax Web está disponível e preparado para auxiliar”, explicou.
O coordenador técnico Ronaldo Pinheiro de Araújo destacou que “ a iniciativa da Secretaria de Economia marca um avanço significativo na gestão fiscal, ao atender de forma integrada os diversos órgãos e entidades do Poder Executivo. Ao promover maior transparência, rastreabilidade das informações e agilidade no cumprimento das obrigações perante à Receita Federal, o projeto fortalece a governança e contribui diretamente para os resultados estratégicos do Estado”.
Com a nova ferramenta em funcionamento, a Secretaria da Economia consolida mais um avanço na modernização da contabilidade pública estadual, alinhando-se às melhores práticas de governança, transparência e responsabilidade fiscal.
Fonte: Secretaria da Economia – Governo de Goiás