Governo reduz imposto de importação de lata de cerveja


28 mai 2010 - ICMS, IPI, ISS e Outros

Portal do SPED

Por decisão dos ministros que integram a Câmara de Comércio Exterior (Camex), o imposto de importação passa de 16% para 2% na compra no exterior de latas de alumínio e de 14% para 2% na aquisição de rótulos de cervejas, que são feitos com papel específico para esse fim e sem similar nacional.

A secretária-executiva do órgão, Lytha Spíndola, informou que a medida foi tomada a pedido da indústria, que informou que no primeiro semestre deste ano as vendas aumentaram 15% no país. Além da preparação para os jogos da Copa, o aumento da renda do brasileiro e as temperaturas elevadas contribuíram para o maior consumo. Os representantes das indústrias de cerveja também informaram ao governo que os fabricantes nacionais de latas de alumínio estão operando com níveis máximos de sua capacidade. A redução do imposto de importação terá validade por seis meses.

Em outra medida, a Camex alterou a forma de cobrança do antidumping incidente sobre as importações brasileiras de glifosato oriundas da China. O glifosato é um herbicida que combate ervas daninhas largamente utilizado por agricultores. Nessa modificação, a Camex substitui a alíquota de 2,1% por um direito antidumping móvel. Lytha disse que a medida é preventiva e considerou a manutenção da produção desse insumo no país.


Fonte: Valor Econômico