SP: Operação Vindima apura sonegação de R$ 10 milhões no recolhimento de ICMS por distribuidoras de vinhos


9 jun 2022 - ICMS, IPI, ISS e Outros

Substituição Tributária

A Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) deu início, nesta quinta-feira (9), à operação Vindima, ação que tem o objetivo de realizar a cobrança de cerca de R$ 10 milhões em ICMS de 52 empresas do setor de vinho de todo o Estado de São Paulo. A operação tem apoio da Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigações Sobre Crimes Contra a Fazenda, do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC). 

A equipe da Supervisão de Fiscalização Setorial da Sefaz-SP verificou que, de fevereiro de 2020 a maio de 2022, esses contribuintes realizaram a venda de vinhos e similares sem destacar nos documentos fiscais emitidos o valor do ICMS incidente, deixando também de recolher o tributo correspondente aos cofres estaduais. 

No Estado de São Paulo, as operações com vinhos e similares estavam sujeitas à substituição tributária do ICMS até 31 de janeiro de 2020. Até a data, cabia ao fabricante e ao importador a responsabilidade pelo recolhimento do ICMS cobrado em toda a cadeia, da produção da bebida até a da mercadoria ao consumidor final. 

A partir de 1º de fevereiro de 2020, no entanto, o setor voltou a ser regido pelas normas comuns do ICMS, com cada contribuinte apurando e recolhendo individualmente o tributo. O Fisco paulista identificou indícios de que alguns contribuintes, após essa data, realizaram as vendas sem o destaque do ICMS nas operações, continuando a informar que o imposto havia sido retido anteriormente pelo fornecedor. 

Por essa razão, a operação Vindima irá verificar junto aos contribuintes-alvos a correta aplicação da norma tributária. Isso permitirá, além de recuperar o crédito tributário em favor do Estado, promover um ambiente concorrencial mais justo para todos os participantes do mercado de vinhos e bebidas. 

A ação ocorre inicialmente em 12 Delegacias Regionais Tributárias (DRTs) do Estado de São Paulo. As empresas serão notificadas a prestar informações no decorrer do mês de junho e outros contribuintes poderão ser acionados enquanto a operação Vindima estiver vigente.

Você sabia?

A operação foi batizada de Vindima em referência ao período entre a colheita das uvas e o início da produção do vinho.

Confira a distribuição dos alvos iniciais da operação.

Por região:

DRT Alvos
DRT-03 - VALE DO PARAÍBA 1
DRT-04 - SOROCABA 2
DRT-05 - CAMPINAS 2
DRT-06 - RIBEIRÃO PRETO 1
DRT-07 - BAURU 1
DRT-12 - ABCD 1
DRT-13 - GUARULHOS 5
DRT-14 - OSASCO 11
DRT-16 - JUNDIAÍ 2
DRTC-I/II/III - SÃO PAULO 26
Total 52

 Por cidade:

Municípios Alvos
SAO PAULO 26
BARUERI 3
CARAPICUIBA 3
CAMPINAS 2
GUARULHOS 2
SUZANO 2
TABOAO DA SERRA 2
ATIBAIA 1
BAURU 1
COTIA 1
ILHABELA 1
ITATIBA 1
MAIRINQUE 1
MOGI DAS CRUZES 1
OSASCO 1
RIBEIRAO PRETO 1
SANTANA DE PARNAIBA 1
SAO CAETANO DO SUL 1
SAO ROQUE 1
Total Geral 52


Fonte: Sefaz/SP