Estudo sobre participação de mulheres e a facilitação do comércio exterior no Brasil


18 jun 2021 - Comércio Exterior

Consulta de PIS e COFINS

Conforme havia sido anunciado em maio, o Grupo Banco Mundial está realizando um “Estudo sobre participação de mulheres e a facilitação do comércio exterior no Brasil”. A iniciativa integra o programa de cooperação do Banco Mundial com o Comitê Nacional de Facilitação do Comércio (CONFAC), com a Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) e com a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) para promover a facilitação do comércio exterior brasileiro.

O estudo compreende a realização de pesquisa sobre facilitação do comércio, desafios decorrentes da pandemia da COVID-19 e barreiras para uma participação mais equitativa das mulheres no comércio exterior, com o objetivo de subsidiar a formulação e desenvolvimento de iniciativas e políticas públicas relacionadas.

A pesquisa está sendo realizada pela empresa Oppen Social, com o apoio da Rede Mulher Empreendedora, tendo como público alvo empresários e gestores de empresas importadoras e exportadoras e os despachantes aduaneiros em todo o território nacional.

A pesquisa com os despachantes aduaneiros será iniciada e realizada por telefone, até meados de julho, mediante entrevista de duração média de 25 minutos, ficando garantidos o anonimato das respostas e a total confidencialidade das informações apresentadas.

Procedimentos de importação e exportação simples, transparentes e previsíveis são fundamentais para uma política comercial competitiva e para o crescimento econômico. Ajude-nos a entender os desafios!

A sua avaliação é muito importante. Participe da pesquisa!

A empresa Oppen Social estará à disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre a pesquisa e para confirmar a identificação dos entrevistadores mediante os seguintes contatos:

Tel: (27) 3207 6052 (ligações)

Tel: (27) 98801 4280 (whatsapp) pesquisa@oppen.social


Fonte: Ministério da Economia