Guia Rápido – Conectividade Social ICP informa sobre a configuração do computador necessária para a utilização do sistema


8 jan 2021 - Trabalho / Previdência

Portal do ESocial

Foi disponibilizado pela CAIXA o Guia Rápido – Conectividade Social ICP com informações sobre a configuração necessária para o microcomputador para utilização do sistema.

Transcrevemos abaixo o Guia Rápido –Conectividade Social ICP, disponível também em https://www.caixa.gov.br/Downloads/fgts-manuais-e-cartilhas-operacionais/Guia_Configuracoes_Conectividade_Social_ICP.pdf

“Guia Rápido – Conectividade Social ICP

 Este guia contém informações de configuração necessária ao seu microcomputador para utilização do Conectividade Social ICP. Recomendamos a execução, preferencialmente, por um técnico habilitado.

Configuração mínima do microcomputador:

Sistema Operacional Windows 7

▪ Processador de 32 bits (x86) de 1 GHz ou superior;

▪ 1 GB de RAM (32 bits);

▪ 16 GB (32 bits) ou 20 GB (64 bits) de espaço em disco disponível;

▪ Dispositivo gráfico DirectX 9 com driver WDDM 1.0 ou superior;

Sistema Operacional Windows 10

▪ Processador de 32 bits (x86) ou 64 bits (x64) de 1 GHz ou superior;

▪ 1 GB de RAM (32 bits) ou 2 GB de RAM (64 bits);

▪ 16 GB (32 bits) ou 20 GB (64 bits) de espaço em disco disponível;

A verificação das configurações do micro pode ser realizada em: Painel de Controle Sistema e Segurança Sistema.

Pré-requisitos:

▪ Acesso à Internet com banda larga;

▪ Certificado digital padrão ICP – Brasil;

▪ Drive ou periférico para leitura do certificado digital, instalado;

▪ Software gestor do certificação digital e respectiva cadeia de certificados instalados (fornecido pela AC emissora do certificado digital);

▪ Periférico para leitura do certificado digital (porta USB, CDDVD, leitora de smart card, etc.), com o respectivo driver instalado;

▪ Navegador Internet Explorer – IE – Versão 11 (32 bits). Instalar release mais recente disponível;

▪ Programa Java (32 bits). Instalar release mais recente da versão. A instalação deve ser realizada por usuário de perfil administrador.

A versão do navegador Internet Explorer pode ser verificada em: Abrir navegador Menu: Ferramentas Sobre o Internet Explorer.

A verificação da versão Java e configurações podem ser realizadas em: Painel de Controle ProgramasJava.

Acesso:

Endereço https://conectividade.caixa.gov.br

O certificado digital ICP – Brasil deve estar inserido na leitora para a realização do acesso.

Configurações:

➢ Navegador Internet Explorer – IE (32 bits)

1. Ajustar nível permitido e incluir os endereços como sites confiáveis

✓ Abrir o navegador Internet Explorer – IE;

✓ Menu: Ferramentas Opções de Internet Aba “Segurança” Sites confiáveis;

✓ Ajustar o nível para Médio;

✓ Marcar a caixa de seleção “Habilitar Modo Protegido” (requer inicialização do IE);

✓ Clicar no botão “Sites”;

✓ Adicionar os URL: https://conectividade.caixa.gov.br e http://conectividade.caixa.gov.br.

2. Ajustar nível de segurança da Internet

✓ Abrir o navegador Internet Explorer – IE;

✓ Menu: Ferramentas Opções de Internet Aba “Conteúdo” opção Internet;

✓ Ajustar o nível para Médio-Alto;

✓ Marcar a caixa de seleção “Habilitar Modo Protegido” (requer inicialização do Internet Explorer.

3. Ativar modo de compatibilidade

✓ Abrir o navegador Internet Explorer – IE;

✓ Menu: Ferramentas Configurações de Modo de Exibição de Compatibilidade;

Adicionar https://conectividade.caixa.gov.br;

ATENÇÃO: Conferir esta ação periodicamente, visto que algumas máquinas removem esta configuração ao fechar o navegador.

4. Desativar bloqueador de pop up

✓ Abrir o navegador Internet Explorer – IE;

✓ Menu: Ferramentas Opções de Internet Aba “Privacidade” Desativar o bloqueador de Pop ups;

5. Habilitar o Java no Gerenciador de complementos do navegador IE

✓ Abrir o navegador Internet Explorer – IE;

✓ Menu: Ferramentas Gerenciar Complementos;

✓ Clicar nos itens Java com o botão direito do mouse e selecionar a opção “habilitar”.

➢ Recomenda-se executar periodicamente:

6. Limpeza de cache do navegador Internet Explorer - IE.

✓ Abrir o navegador Internet Explorer – IE;

✓ Menu: Ferramentas Opções de Internet Aba Geral Histórico de navegação Selecionar botão “Excluir”;

✓ Selecionar as caixas apresentadas e clicar no botão “Excluir”.

Programa JAVA (32 bits)

1. Verificar se apenas a versão Java (32 bits) atualizada está ativada, e remover ou desabilitar qualquer outra versão.

✓ Menu: Iniciar Painel de Controle Programas JAVA (32 bits);

✓ Selecionar a Aba Java botão “Exibir” marcar ou desmarcar botão na caixa de seleção na coluna “Ativado”;

2. Incluir o endereço do Conectividade Social ICP na “Lista de Exceções de Sites”.

✓ Menu: Iniciar Painel de Controle Programas JAVA (32 bits);

✓ Selecionar a Aba Segurança Editar Lista de Sites botão “Adicionar”;

Incluir os endereços https://conectividade.caixa.gov.br e http://conectividade.caixa.gov.br.

3. Ajustar nível de segurança

✓ Menu: Iniciar Painel de Controle Programas JAVA (32 bits);

✓ Selecionar a Aba Segurança e marcar a opção “Ativar conteúdo Java no browser”;

✓ Selecionar o nível de segurança Alta e clicar em “OK”.

4. Ativar os protocolos de criptografia

✓ Menu: Iniciar Painel de Controle Programas JAVA (32 bits);

✓ Selecionar a Aba Avançado;

Marcar TLS 1.0, TLS 1.1 e TLS 1.2;

✓ Clicar no botão “Aplicar”.

5. Usar definições do browser

✓ Iniciar Painel de Controle Programas JAVA (32 bits);

✓ Selecionar a Aba “Geral”;

✓ Clicar no botão “Definições de Rede”;

✓ Marcar o botão “Usar definições do browser”;

Clicar no botão “OK”

6. Habilitar o log do JAVA.

✓ Menu: Iniciar Painel de Controle Programas JAVA (32 bits);

Selecionar a Aba Avançado;

✓ Item Depuração/Selecionar “Ativar log” e “Mostrar exceções do ciclo de vida do Applet”;

✓ Item Console Java / Selecionar Mostrar Console.

➢ Recomenda-se executar periodicamente:

7. Limpeza de cache do Java.

✓ Menu: Iniciar Painel de Controle Programas JAVA (32 bits);

✓ Selecionar a Aba Geral botão “Definições”;

Selecionar botão “Excluir Arquivos” Selecionar os itens “Rastrear e Registrar Arquivos”, “Aplicações e Applets Armazenados em cache” e “Aplicações e Applets Instalados”’ e clicar em “OK”.

Informações Adicionais

✓ Site CAIXA/Conectividade Social ICP:

http://www.caixa.gov.br/empresa/conectividade-social/Paginas/default.aspx

✓ Guia de Orientação ao Usuário CNS ICP:

https://www.caixa.gov.br/Downloads/fgts-manuais-e-cartilhas-operacionais/CNS_ICP_ORIENTACOES_USUARIOS_Versao_2_2.pdf

✓ Central de telesserviços CAIXA – fones 3004 1104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 726 0104 (demais Localidades).“


Fonte: LegisWeb