ICMS/RJ - Secretaria da Fazenda cria robô para identificar e cobrar divergências fiscais


16 dez 2019 - ICMS, IPI, ISS e Outros

Consulta de PIS e COFINS

Por Ascom da Secretaria de Fazenda

A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio (Sefaz-RJ) criou mais uma ferramenta para aprimorar a fiscalização e a arrecadação de impostos: um robô integrado ao sistema Fisco Fácil que monitora automaticamente toda a base de contribuintes pessoas jurídicas do estado, busca divergências fiscais e cobra as pendências identificadas. Em pouco mais de duas semanas, cerca de R$ 130 milhões ingressaram no caixa do Tesouro Estadual por meio da ferramenta automatizada.

A pesquisa do robô considera as notas fiscais e as declarações dos contribuintes. Quando o sistema enconra uma inconsistência, a empresa é avisada por meio de Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DeC) e pelo Fisco Fácil, onde podem ser encontrados os detalhes e as orientações para a autorregularização. Inicialmente, será possível quitar as pendências sem multa, desde que não haja uma ação fiscal já aberta contra o contribuinte.

-Esse robô é uma das nossas grandes apostas para incrementar a arrecadação em 2020. Com o uso da tecnologia, podemos liverar a mão de obra dos Auditores Fiscais para atividades que apenas eles podem desempenhar - afirmou o subsecretário de Receita, Thompson Lemos.

O superintendente de Automatização da Fiscalização e do Atendimento da Sefaz - RJ, Fábio Verbicário, deu mais detalhes sobre o robô:

- O sistema monitora as informações, controla os débitos, envia as comunicações de cobrança e informa à fiscalização os casos em que não houve autorregularização, para a realização de ações fiscais e cobranças.


Fonte: SEFAZ RJ