Alteração dos dados de exportação de novembro de 2019


29 nov 2019 - Comércio Exterior

Gestor de Documentos Fiscais

A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia esclarece que os dados de exportação das primeiras quatro semanas de novembro sofreram alteração significativa. Com isso, as exportações do acumulado até a quarta semana do mês contabilizam US$ 13.498 milhões.

A informação divulgada anteriormente era de que havia sido exportado US$ 9.681 milhões nesse período. Os dados atualizados estão publicadas em: http://www.mdic.gov.br/index.php/comercio-exterior/estatisticas-de-comercio-exterior/balanca-comercial-brasileira-semanal.

É importante ressaltar que as informações semanais são preliminares e passam por revisões naturais ao longo das semanas, conforme manual de utilização dos dados estatísticos, acessível em: http://www.mdic.gov.br/index.php/comercio-exterior/estatisticas-de-comercio-exterior/metodologia-de-producao-de-estatisticas-de-comercio-exterior.

Embora a atualização dos dados seja um procedimento normal, a magnitude da alteração das informações divulgadas em novembro foi ocasionada por um evento não usual. Neste sentido, foram detectadas inconsistências relacionadas à transmissão e à recepção dos dados para processamento das estatísticas de comércio exterior. As equipes responsáveis estão mobilizadas para apurar se as inconsistências identificadas também impactaram os dados divulgados para o mês de outubro. Caso seja constatada alguma anomalia, novos reprocessamentos serão realizados nos próximos dias.


Fonte: Ministério da Economia