Segurados de 7 municípios do RJ terão direito ao depósito dia 25


21 jan 2011 - Trabalho / Previdência

Gestor de Documentos Fiscais

O benefício de todos os aposentados, pensionistas e demais segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem ou residem em qualquer um dos sete municípios do Rio de Janeiro (veja relação abaixo), com estado de calamidade pública reconhecido pelo governo federal, será depositado nesta terça-feira (25/1). O crédito será automático. Não é preciso ir à Agência da Previdência Social.

A medida anunciada pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, e pelo presidente do INSS, Mauro Hauschild, na quarta-feira (19), contemplará 145 mil beneficiários. Serão pagos R$ 114 milhões.

Diante da capacidade de atendimento das agências bancárias da região, algumas afetadas pelos desastres naturais que atingiram o Rio de Janeiro, e para dar mais conforto aos segurados, o INSS e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) sugerem que o resgate daqueles que optarem por sacar na boca do caixa seja feito, preferencialmente, de acordo com a seguinte tabela:


BENEFÍCIOS DE FINAL




DATA PREFERENCIAL PARA PAGAMENTO



1 e 6 25/jan
2 e 7 26/jan
3 e 8 27/jan
4 e 9 28/jan
5 e 0 31/jan



O cronograma destina-se a permitir um atendimento adequado nos bancos, principalmente naquelas situações em que ele seja imprescidível, como a perda de cartão ou necessidade de renovação de senha. Os segurados que tenham perdido seus documentos pessoais deverão se dirigir antes aos órgãos de identificação civil, responsáveis pela expedição desses documentos e só depois à agência bancária.

Todos os beneficiários que recebem via crédito em conta corrente ou que possuam por hábito sacar seus pagamentos ou movimentar sua conta com cartão magnético poderão fazê-lo normalmente, a partir do dia 25 de janeiro, data da disponibilização do crédito, nos terminais de auto-atendimento do banco em que recebe seu benefício.

SERVIÇO

Data do crédito: 25 de janeiro.

Onde: Nos 7 municípios do Estado do Rio de Janeiro que estão em estado de calamidade pública reconhecido pelo governo federal: Areal, Bom Jardim, Nova Friburgo, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Teresópolis. .

Quem tem direito: todos os beneficiários da Previdência Social que recebem ou residem nesses sete municípios. São 145 mil beneficiários (R$ 114 milhões) .

Como solicitar: Não é preciso solicitar, nem ir à Agência da Previdência Social. O crédito será liberado automaticamente.

Mais informações: Basta ligar para os operadores da Central 135. A ligação é gratuita quando originada de telefone fixo e tem o custo de ligação local quando feita de celular.


Fonte: Ministério da Previdência Social - MPS