Governo Federal lança Mobilização pelo Emprego e Produtividade em Santa Catarina


23 mai 2019 - Trabalho / Previdência

Conheça o LegisWeb

Estado foi segundo a receber a Mobilização, que tem como objetivo aumentar a produtividade e gerar emprego e renda no País.

Mapear os entraves que prejudicam o desenvolvimento da economia local e apresentar soluções em prol da competitividade. Este é o principal objetivo da Mobilização pelo Emprego e Produtividade, iniciativa do Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), realizada em parceria com os governos estaduais e o Sebrae.

“Para o Brasil voltar a crescer é preciso reduzir as burocracias para as empresas, é preciso reconstruir a viabilidade econômica do País”, afirmou o secretário da Sepec, Carlos Da Costa. 

O programa irá percorrer todas as unidades da federação para traçar medidas – em conjunto com empresários, empreendedores, gestores públicos estaduais e municipais – para a retomada do crescimento econômico. A iniciativa foi lançada em Santa Catarina nesta quinta-feira (23). O primeiro estado a receber o Mobilização pelo Emprego e Produtividade para Todos foi Minas Gerais. Haverá lançamento em outros 14 estados, ainda neste ano.

Mobilização em Santa Catarina

Representantes de entidades do setor produtivo local e empresários dos mais diversos setores e portes de Santa Catarina participaram do evento, que contou com a presença do Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Da Costa; do governador de SC, Carlos Moisés; do presidente da Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresa, senador Jorginho Mello; e do presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles.

Cerca de 300 empresários participaram do lançamento na manhã desta quinta-feira (23), ocasião em que foi lançado, também, o web aplicativo Mobiliza Brasil – canal pelo qual qualquer cidadão pode sugerir melhorias para o ambiente de negócios de sua localidade. A ferramenta já está disponível - mobilizabrasil.economia.gov.br - e permite reunir sugestões e organizar dados que servirão de subsídios para a elaboração de políticas públicas.

Desde o dia 3 de maio, quando foi ao ar, o web aplicativo já recebeu mais de 10 mil considerações.

Apresentação

Na noite de quarta-feira (22), Carlos Da Costa encontro com empresários catarinenses quando fez a primeira apresentação da Mobilização pelo Emprego e Produtividade no Estado de Santa Catarina.

Na ocasião, Da Costa falou sobre os desafios do empreendedorismo no Brasil e afirmou que “este é um momento de diálogo para a construção de um novo País”. O Secretário também apresentou os planos do Governo para simplificação de processos que impedem as empresas de se desenvolverem e os investimentos em capital humano e incentivo à inovação tecnológica nos empreendimentos.

Cerca de 70 empresários participaram do encontro que contou, ainda, com representantes do governo estadual e municipal; o presidente do Sebrae, Carlos Melles; e o presidente da Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas, senador Jorginho Mello.


Fonte: Ministério da Economia