SEFAZ/SC - Fazenda promove seminário sobre gestão de risco, governança e auditoria interna


3 mai 2019 - ICMS, IPI, ISS e Outros

Portal do ESocial

A diretoria de Auditoria Geral (DIAG) da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC), promove no dia 7 de maio, em Florianópolis, o seminário “Gestão de risco para a boa governança – o papel da auditoria interna”.

O evento é uma oportunidade para a discussão sobre o aprimoramento da gestão das instituições públicas, com foco no trabalho desempenhado pelo sistema de controle interno e pela auditoria interna. Realizado em parceria com o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), o Banco Mundial (Bird) e com o apoio do Sindicato dos Auditores Internos do Poder Executivo de Santa Catarina (Sindiauditoria), o encontro será no Teatro Pedro Ivo, das 9h às 17h.

Os temas abordados irão detalhar o conceito de auditoria interna contemporânea, seu viés de agregar valor à gestão com trabalhos de consultoria que ajudem no aprimoramento da gestão pública, por meio da melhora da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança.

“O evento é uma oportunidade para que os gestores conheçam um pouco da perspectiva de atuação que terá a futura Controladoria-Geral do Estado (CGE/SC). Alinhados ao conceito contemporâneo de auditoria interna, os trabalhos terão o intuito de agregar valor à gestão pública construindo soluções, melhorando a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança. Temos que desmistificar o viés exclusivamente fiscalizatório que é erroneamente atribuído ao órgão de controle”, afirma o professor Luiz Felipe Ferreira, que assumirá a CGE/SC após a reforma administrativa

Entre os palestrantes do evento, especialistas no tema como o controlador-geral de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle Miranda; especialista sênior em gerenciamento financeiro do Banco Mundial, Susana Philomeno Amaral; auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, Sergio Filgueiras de Paula; coordenador de harmonização do controle interno da Secretaria de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo (Secont), Denis Penedo Prates; e o Chefe da Controladoria Setorial do DFTrans, Paulo Roberto Lemos.  

Gestão de riscos - A gestão de riscos contribui para a boa governança pública, aperfeiçoa os mecanismos de liderança, estratégia e controle necessários à boa gestão; estimula a accountability e a transparência; e consolida a percepção de que o desenvolvimento regional/nacional depende em larga escala da eficiência, eficácia e efetividade de seus controles internos. O resultado é a oferta de melhores serviços à sociedade, com menores custos.


Fonte: SEFAZ SC