Comitiva do MDIC se reúne com Samsung na Coreia do Sul


18 set 2018 - Comércio Exterior

Portal do SPED

Representantes do MDIC realizaram, na última sexta-feira (14), uma reunião de trabalho com executivos da Samsung em Suwon, na Coreia do Sul. A comitiva formada pelos secretários Rafael Moreira (Inovação e Novos Negócios) e Igor Calvet (Desenvolvimento e Competitividade Industrial), pelo presidente da ABDI, Guto Ferreira, e por representantes do Inpi e Apex-Brasil, foi recebida por Eui-Suk Chung, Executivo chefe de Software, e Wonkyong Kim, Chefe Global para Assuntos Governamentais.

No encontro, foi abordado a Lei de Informática, que concede incentivos fiscais para empresas do setor de tecnologia.

De acordo com o secretário Rafael Moreira, os sul-coreanos têm interesse em ampliar os aportes de recurso em startups e fundos de investimento em capital de risco.

“A Samsung se instalou na Zona Franca de Manaus em 1986. Além de uma fábrica e um centro de pesquisa, eles mantêm o Black River, o único centro de desenvolvimento de games fora da Coreia”, explicou.

De tarde, a comitiva do MDIC visitou Pangyo, um distrito de empresas tecnológicas próximo a Seul que concentra mais de 200 startups e trinta aceleradoras.

Zonas de Processamento de Exportação

A secretária-executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), Thaíse Dutra, se encontrou com representantes de uma empresa do ramo de energia renovável que pretende realizar investimentos no Brasil.

Ela explicou como funcionam os benefícios administrativos, cambiais e tributários concedidos aos empreendimentos que se instalam numa ZPE.

“A Companhia Siderúrgica do Pecém, que tem como acionistas a Vale e duas grandes empresas coreanas, despertou muito interesse aqui em Seul. É um caso de sucesso que nos ajuda a divulgar o regime e atrair mais investimentos para o Brasil e para a ZPE do Pecém”, explicou Dutra.

Rota 2030

De manhã, o grupo visitou o centro de pesquisa e desenvolvimento da Hyundai na cidade de Hwaseong.

Kim Ki Nam, Diretor de Sistemas de Ecotecnologia, apresentou o portfólio de “veículos ecológicos”, como são chamados os modelos que têm sistemas alternativos de propulsão. Atualmente, a montadora tem 13 veículos deste tipo. Até 2025, a Hyundai pretende lançar mais 25 modelos ecológicos.


Fonte: MDIC