Brasil e Japão assinam ajuste de acordo previdenciário


28 dez 2010 - Trabalho / Previdência

Conheça o LegisWeb

Os governos do Brasil e do Japão assinaram, ontém(27), o ajuste administrativo do acordo previdenciário, assinado entre os dois países em julho deste ano. O documento define a operacionalização das regras do acordo, que agora depende apenas da aprovação pelos parlamentos dos dois países para ter efetividade.

Na cerimônia de assinatura, o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, ressaltou a rapidez com que os dois países concluíram as negociações. “Fizemos tudo em tempo recorde. É uma honra e uma alegria muito grande estarmos assinando este ajuste já que temos tantos brasileiros morando e trabalhando no Japão”, disse.

Osamu Fujimura, vice-ministro do Gaimusho – correspondente japonês do Itamaraty - também agradeceu a agilidade brasileira e expressou sua vontade de que o acordo passe a viger o mais rápido possível.

O acordo previdenciário vai beneficiar cerca de 300 mil brasileiros que vivem no Japão, além da comunidade japonesa que vive no Brasil.

Também estavam presentes na reunião o presidente interino do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Benedito Brunca, o secretário-executivo interino do Ministério da Previdência Social, Lúcio da Silva, o secretário de Políticas de Previdência Complementar, Murilo Barella, o secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Paulo Roberto dos Santos, entre outras autoridades.


Fonte: Ministério da Previdência Social - MPS