Brasil e Alemanha assinam ajuste de acordo previdenciário


20 dez 2010 - Trabalho / Previdência

Conheça o LegisWeb

O ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, e o embaixador da Alemanha no Brasil, Wilfried Grolig, assinaram os ajustes administrativos do acordo previdenciário formalizado entre os dois países em dezembro do ano passado. Três documentos diferentes foram elaborados para operacionalizar as regras que permitirão a concessão dos benefícios.

Carlos Gabas destacou a importância dos benefícios que serão garantidos com o acordo tanto para os 90 mil brasileiros que vivem na Alemanha como para os alemães que residem no Brasil. “O passo que damos hoje nos permitirá ampliar a proteção social para os trabalhadores residentes em um dos principais países da Europa, que mantém importantes relações comerciais com nosso país”, disse.

A agilidade da negociação dos ajustes administrativos foi destacada pelo embaixador Wilfried Grolig. “Encerrar esta etapa, com apenas duas reuniões e um ano depois da assinatura do acordo previdenciário, confirma que os dois países reconhecem a importância da implementação de políticas de proteção social”, afirmou.

O subsecretário-geral das Comunidades Brasileiras no Exterior do Ministério de Relações Exteriores (MRE), Eduardo Gradilone, também participou da solenidade. Ele afirmou que a parceria do Itamaraty com o Ministério da Previdência Social, mantida ao longo dos últimos oito anos, resultou na formação de uma importante rede de acordos internacionais cujos benefícios serão de extrema relevância.

A assinatura dos ajustes administrativos do acordo previdenciário com a Alemanha contou ainda com a participação de dirigentes e gestores do Ministério da Previdência Social e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).


Fonte: Ministério da Previdência Social - MPS