Paraná: Inscrições abertas para oficinas de competitividade


14 ago 2017 - Comércio Exterior

Substituição Tributária

As empresas não exportadoras da região do Paraná terão a oportunidade de incrementar os negócios e aprender mais sobre Planejamento Financeiro Internacional, Desenvolvimento de Produtos para Comércio Exterior e Plano de Negócios Internacionais. As inscrições estão abertas e se encerram na véspera de cada evento. As Oficinas de Competitividade são organizadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). As capacitações acontecem de 15 a 18 de agosto e são voltadas para empresas que participam do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX).

Em Londrina, dia 15/8, o tema será Planejamento Financeiro Internacional e serão abordadas questões voltadas a contabilidade de custos empresarial, desoneração tributária voltada à exportação, conceitos e ferramentas financeiras aplicadas a casos de internacionalização, dentre outras.

O Desenvolvimento de Produtos para Comércio Exterior será abordado em duas cidades: Maringá, 16/8 e Cascavel, 17/8. Durante a oficina serão apresentadas práticas e conhecimento técnico para que os participantes desenvolvam estratégias e competências para o aprimoramento de seus produtos e empresas, tornando-as mais competitivas para o comércio exterior.

Em Curitiba, dia 18/8, o tema será Plano de Negócios Internacionais. Durante o dia serão apresentadas questões voltadas à construção do planejamento estratégico para entrada em um novo mercado ou para desenvolver um negócio internacional relativamente estabelecido. Além da metodologia contribuir para o aprendizado durante o processo de elaboração do documento, o plano de negócios é uma ferramenta poderosa para argumentação dos colaboradores internos da empresa e de eventuais parceiros externos.

As Oficinas de Competitividade integram o Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE) e visam aprimorar empresas que estão no início do processo de internacionalização e que têm interesse em exportar. O objetivo do PEIEX é estimular a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas, qualificando e ampliando os mercados para as indústrias iniciantes em Comércio Exterior.

As ações do PEIEX acontecem em locais onde há concentração empresarial e vão desde a implantação de soluções gerenciais, que dependem apenas do próprio empresário e dos seus recursos disponíveis, até ações relativas à informação e ao acesso a mercados, que são processos externos.

A gestão do programa é feita pela Apex-Brasil e a execução e o ambiente de operacionalização recebem o nome de Núcleo Operacional (NO) – unidades instaladas em diferentes regiões nos estados brasileiros responsáveis pelo atendimento às empresas. Existem hoje cerca de 1.200 municípios atendidos pelos núcleos.

Para participar do PEIEX, o primeiro passo é solicitar uma visita da equipe técnica do Núcleo Operacinal mais próximo (veja aqui a lista dos Núcleos com os respectivos contatos). A partir da visita, os técnicos verificam se a empresa está pronta para participar do programa e, se for o caso, será disponibilizada uma ficha de inscrição.

São 40 vagas em cada oficina e será permitida apenas uma inscrição por empresa. Para inscrições e mais informações, entre em contato pelo e-mail apexbrasil@apexbrasil.com.br.

SERVIÇO

Planejamento financeiro internacional

Data: 15 de agosto

Local: Núcleo Operacional do PEIEX de Londrina – Rod. Celso Garcia Cid, km 375, 675 – IAPAR-CDT, Londrina (PR)

Inscrições até 14/8 - Horário: de 8h30 às 17h30

 

Desenvolvimento de Produtos para Comércio Exterior

Data: 16/8

Local: Núcleo Operacional do PEIEX de Maringá – Av. Rebouças, 140 – Zona 10 – Casa da Indústria, Maringá (PR)

Inscrições até 15/8 - Horário: de 8h30 às 17h30

 

Desenvolvimento de Produtos para Comércio Exterior

Data: 17/8

Local: Núcleo Operacional do PEIEX de Cascavel – Rua Universitária 1619 – Universitário – Cascavel (PR)

Inscrições até 16/8 - Horário: de 8h30 às 17h30

 

Plano de Negócios Internacionais

Data: 18/8

Local: Auditório SETI – Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Av. Prefeito Lothário Meissner, 350 – Jardim Botânico, Curitiba (PR)

Inscrições até 17/8 - Horário: de 8h30 às 17h30

Para mais informações e inscrições, entre em contato pelo e-mail apexbrasil@apexbrasil.com.br


Fonte: Apex-Brasil