MDIC firma cooperação bilateral para o setor de Serviços com a China


2 ago 2017 - Comércio Exterior

Portal do SPED

Plano de Ação foi assinado pelo secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Marcelo Maia, e o vice-ministro de Comércio da China, Wang Shouwen

Brasília (1º de agosto) - O secretário de Comércio e Serviços (SCS) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcelo Maia, e o vice-ministro do Ministério do Comércio da China, Wang Shouwen. assinaram nesta terça-feira (1º), em Xanghai, um plano de ação que prevê iniciativas que serão tomadas nos próximos dois anos para a cooperação bilateral de serviços com a China.

O Plano de Ação tem o objetivo de implementar o Memorando de Entendimentos (MoU) no setor de Serviços, assinado em outubro de 2016 pelo ministro Marcos Pereira e o ministro de Comércio da China, Gao Hucheng. O acordo vai incentivar o comércio exterior e os investimentos bilaterais em Serviços e promover o intercâmbio de informações sobre melhores práticas no setor para fomentar serviços de maior qualidade, competitividade e eficiência.

Na ocasião, o secretário Marcelo Maia começou a negociar com a diretora-geral do Departamento de E-commerce do Ministério do Comércio da China, Qia Fangli, a negociação de um plano de ação específico para e-commerce.

A assinatura do Plano de Ações ocorreu em evento paralelo à 7ª Reunião de Ministros de Comércio do BRICS, que acontece em Xangai até amanhã (2). Ainda dentre as atividades paralelas à reunião do BRICS, o secretário de Comércio e Serviços tratou de perspectivas de cooperação tanto no âmbito bilateral como no BRICS em reunião com o novo ministro do Comércio da China, Zhong Shan.

A SCS chefia a delegação brasileira na 7ª Reunião de Ministros de Comércio, representando o ministro Marcos Pereira. No primeiro dia de reunião, foram discutidos temas de grande destaque no atual comércio internacional, como e-commmerce, facilitação de comércio e investimentos.


Fonte: MDIC