Coleta Online: Força-tarefa entre SESCON-SP, SERPRO e Receita Federal


26 ago 2016 - Contabilidade / Societário

Filtro de Busca Avançada

Uma força tarefa entre o SESCON-SP, o SERPRO e a Receita Federal do Brasil, identificou os gargalos da APLICAÇÃO COLETA WEB CNPJ, que desde o lançamento da versão atualizada no dia 15/08, o sistema vinha apresentando problemas técnicos, causando diversas instabilidades. No entanto, a situação já está normalizada.

A RFB e o SESCON-SP estavam monitorando permanentemente o sistema, para identificação dos problemas e eventual correção.
 
Durante todos esses dias de instabilidades, o Sindicato recebeu mais de 500 reclamações, somente na sua OUVIDORIA, e muitas outras nos seus demais canais de comunicação.
 
Hoje, técnicos do SERPRO e da RFB estiveram na sede da Entidade, na Capital Paulista, e acompanharam o comportamento do APLICATIVO COLETA WEB CNPJ na visão do usuário do aplicativo, podendo, dessa forma, verificar os problemas pontuais e os impedimentos da conclusão do cadastro.
 
Foram realizados diversos testes e simulados, como a abertura de empresa e alterações, quando ocorriam as inconsistências, os técnicos do SERPRO, em contato por telefone, com o SUPORTE DO SERPRO, sanavam imediatamente os problemas, seguindo com o preenchimento do cadastro, até a sua finalização e envio.
 
Foi identificada a impossibilidade de utilização do certificado digital na assinatura eletrônica do DBE, quando usado o NAVEGADOR CHROME, pois o mesmo não possui suporte JAVA.
 
Também foi verificado que para utilização de outros navegadores, a plataforma JAVA deve estar atualizada em sua última versão.
 
Com as configurações adequadas, foi possível realizar todas as simulações necessárias para utilização do sistema. Muitos associados do SESCON-SP contribuíram com os processos realizando o cadastro e informando a equipe em tempo real da sua conclusão.
 
De acordo com as informações da RFB, são realizados mais de 50.000 cadastrados diários, que poderão provocar lentidão no sistema o volume acumulado dos últimos dias.
 
No prazo de uma semana, o sistema estará totalmente normalizado.
 
Dessa forma, queremos agradecer a parceria e o esforço coletivo na busca por soluções destes problemas: os empresários contábeis e contribuintes que se dispuseram a munir a Entidade de informações, e a Receita Federal do Brasil pelo canal de diálogo e de participação aberto, além da sensibilidade em olhar para a situação dos usuários do sistema.
 
Nossa Entidade reafirma o papel de interlocutora do relacionamento fisco-contribuinte e destaca a sua disposição constante em lutar pela defesa de seus associados e do empreendedorismo, bem como auxiliar a administração tributária no que for possível.


Atenciosamente,

Márcio Massao Shimomoto
Presidente do SESCON-SP e da AESCON-SP


Fonte: Sescon-SP