21 jul 2016 - ICMS, IPI, ISS e Outros
Mais cinco serviços passaram a ser acessados de forma mais simples desde a última terça-feira (19) no Portal de Serviços da Secretaria da Fazenda (Sefa). Agora já são 15 os links voltados à utilização do público acessados por meio do login único. Isso permite que o usuário seja reconhecido pelo CPF e senha cadastrada. A mudança começou em junho, por quatro desses serviços.
Os que agora tem login único são: Licitação Interna, Nota Fiscal Avulsa para Microempreendedores Individuais (MEI), Conciliação de Documento de Arrecadação do Estado (DAE), Conta Corrente e atestado de Intervenção do Equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF). De acordo com o auditor fiscal de receitas estaduais Eduardo Iketani, da Diretoria de Tecnologia de Informação da Sefa, "as alterações no Portal de Serviços do órgão visam dar maior facilidade para fazer o login e acessar os serviços".
Nos serviços não migrados para a nova plataforma o usuário tem que fazer login para cada um dos serviços que for acessar. A previsão é que até o final do ano todo o conteúdo do Portal esteja funcionando com a nova sistemática.
Para facilitar a transição entre a antiga e a nova plataforma, o Portal traz listados, ao lado dos serviços, cinco tipo de ícones que representam as formas de login atuais. "O ícone possui uma mensagem que explica o que ele representa, bastando ao usuário clicar sobre eles para saber do que se trata."
Além do login único, outras ações que visam melhorar a utilização do Portal de Serviços foram implementadas, como a atualização no layout e a adequação à lei de acessibilidade do governo federal e aos conceitos internacionais de usabilidade.
O Portal tem 67 serviços, sendo 42 de acesso restrito e 25 de acesso público. Atualmente existem mais de 85 mil usuários cadastrados. Os que tiverem certificado digital não precisam se cadastrar e nem ativar senha do Portal para acessar os serviços restritos. Para acessar o Portal de Serviços da Sefa, clique aqui.
No acessos aos serviços poderá aparecer mensagem de que há inconsistência no cadastro. Nesse caso, recomenda-se que o usuário entre em contato com o call center da Sefa (0800 725 5533) e obter orientações. A ligação é gratuita, inclusive de telefonia móvel, e o horário de funcionamento é de 8h as 20h.
Fonte: Portal da Agência Pará de Notícias