Comércio fará 'Refis' para ter cliente 'ficha limpa'


12 mai 2010 - IR / Contribuições

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Já de olho no Natal, que é a melhor data do ano para o setor, o comércio prepara uma campanha de refinanciamento para o consumidor com dívidas atrasadas. "Será uma campanha de recuperação maciça de crédito, uma prévia para aquecer as vendas de Natal", disse o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Junior. "Outubro é o momento apropriado para limpar o nome no SPC."

Será como um "Refis dos trabalhadores", diz, referindo-se ao programa do governo de refinanciamento de impostos para as empresas.

Parcelamento. As propostas, ainda estão em discussão com as entidades estaduais porque, conforme explicou Pellizzaro, cada região tem suas características específicas, que precisam ser atendidas. Entre as sugestões debatidas estão a não cobrança de juros da dívida, que passaria a ser atualizada apenas por meio de correção monetária, e o reparcelamento do débito em até 18 meses.

O refinanciamento dos consumidores já foi aplicado isoladamente em alguns Estados no passado, e, como deu certo, a CNDL quer implementar o projeto em todo o País. "Foi um sucesso, sem dúvida, com 100% de aprovação."

O que o comércio quer é que o cidadão tenha "ficha limpa" para iniciar uma nova fase de compras, no momento mais aquecido do ano. Até porque os dados de Inadimplência estão em trajetória de queda desde o início de 2010. Para se ter uma ideia, o número de registros no SPC Brasil caiu 3,93% em abril ante o mesmo mês do ano passado. Em relação a março, o recuo foi de 7,87%.

Tradição. "Tradicionalmente, a Inadimplência cresce nos primeiros meses do ano porque o consumidor, já endividado com as compras natalinas, tem o Orçamento ainda mais comprometido por um acúmulo de despesas, como impostos e matrículas escolares", comentou Pellizzaro Junior. Mas nem isso ocorreu em 2010, já que no acumulado do ano até abril, a queda de registros está em 3,18% ante o mesmo quadrimestre de 2009. As mulheres são responsáveis pela maior taxa de Inadimplência (57,59%).

Em relação à faixa etária, 27,43% dos que não honraram seus pagamentos estão entre 30 e 39 anos. "O brasileiro é bom pagador. Não paga quando não tem renda", afirmou.

Cancelamentos. Ele também comemorou o aumento de 4,92% de cancelamentos de registros no SPC Brasil em abril ante abril do ano passado. Esse cancelamento mostra o porcentual de pessoas que pagaram suas contas em atraso.

No mês passado, a queda da Inadimplência foi de 7,87% em comparação a abril de 2009. Apesar de haver o registro de queda de 3,61% em abril nos cancelamentos na comparação com março, no ano até o mês passado, a taxa está positiva em 6,68%.

Para o presidente da CNDL, o comportamento negativo de um mês para o outro reflete apenas a sazonalidade do período.


Fonte: O Estado de S.Paulo