Educação continuada: revolução nas relações entre OAB e advocacia


27 out 2010 - IR / Contribuições

Portal do SPED

"Um projeto que vai revolucionar a relação da OAB, por meio de suas escolas, com a advocacia brasileira"

Dessa forma o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, classificou o Programa Nacional de Educação Continuada para a advocacia por meio de cursos telepresenciais, lançado na noite desta terça-feira (26/10). O projeto, conduzido pela Escola Nacional da Advocacia (ENA) e as Escolas Superiores de Advocacia, passa a oferecer cursos telepresenciais em Direito com aulas reproduzidas via satélite para 179 salas de aula. O objetivo maior é levar atualização profissional aos advogados de todo o país. "Queremos, por meio da educação continuada e da virtualização, chegar aos rincões de todo o Brasil onde haja advogados", afirmou o presidente da OAB. Ophir participou da aula inaugural do programa, na noite dessa terça-feira, juntamente com os diretores da OAB Nacional.

A expectativa é que, até o final do ano, o programa de educação atinja 200 salas de aula em todo o Brasil, permitindo que advogados de todo o país recebam informações com atualizações da doutrina, jurisprudência e na legislação. A aula inaugural, sobre "Processo civil: presente e perspectivas futuras", foi ministrada, a partir de São Paulo, pelo professor Fred Didier. Também estiveram presentes ao lançamento o diretor-geral da ENA, Manoel Bonfim Furtado Correia, e o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), Fábio Figueira.

Segundo Ophir Cavalcante, o lançamento das aulas telepresenciais é um momento importantíssimo para a advocacia, uma vez que, a partir delas, a OAB proporciona a igualdade de oportunidades para os advogados do Brasil a partir da atualização profissional. "Só poderemos ter igualdade na advocacia se houver acesso igual às oportunidades. Esse projeto proporciona isso: uma forma direta de chegar ao advogado com todas as novidades que estão postas nos grandes centros".

O projeto, ainda segundo Ophir, propicia que profissionais do interior do país tenham a oportunidade de acesso às mais recentes modificações na lei e atualizações da doutrina e jurisprudência. "É um projeto audacioso, que quebra todos os paradigmas, tendo como objetivo a unidade da advocacia brasileira a partir da qualificação profissional para o exercício da profissão". De agora em diante, serão oferecidos cursos telepresenciais praticamente todas as semanas.


Fonte: Conselho Federal da OAB