Pequenos negócios criam maioria dos empregos


25 out 2010 - Trabalho / Previdência

Recuperador PIS/COFINS

Em setembro cerca de 159 mil postos de trabalho - 54,8% do saldo total gerado no mês - foram gerados por micro e pequenas empresas, a maioria com até quatro empregados

 

Dos 246.875 empregos gerados no último mês de setembro, as micro e pequenas empresas criaram 64,2%, o que equivale a cerca de 159 mil postos de trabalho com carteira assinada.

Deste total, as microempresas com até quatro empregados criaram 54,8% dos postos de trabalho, mantendo os resultados observados nos últimos oito meses.

As pequenas empresas com 20 a 99 empregados foram responsáveis por 7,9% e as microempresas com cinco a 19 trabalhadores geraram 1,5% do saldo total.

Os números são do Sebrae, extraídos a partir dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego divulgados na quarta-feira (20). O balanço mostra ainda que o setor de serviço continua como maior gerador de empregos com 26,6% do total.

É seguido pelo comércio com 19,6%, pela a indústria de transformação, com 14,2% e pela construção civil com 11,7%.

"Os saldos de empregos líquidos foram positivos em todos os setores, exceto na agricultura e pecuária, que registrou perdas de 8,5%, lembra o analista de gestão estratégica do Sebrae, Leonardo Mattar.


Fonte: Agência Sebrae