Dez principais erros cometidos no ambiente profissional


10 mai 2010 - IR / Contribuições

Substituição Tributária

Chegar atrasado, mentir e a falta de flexibilidade estão entre os principais erros cometidos por funcionários. Segundo o site trabalhando.com.br, o uso abusivo de internet e redes sociais estão entre as principais causas de demissão de estagiários. Já a geração mais experiente erra ao utilizar em demasia recursos da empresa e dedicar o horário de trabalho para fins pessoais.

De acordo com o diretor geral do portal, Renato Grinberg, o problema é justamente ignorar as atitudes incorretas. “A falta de bom senso é extremamente prejudicial, seja o funcionário estagiário ou gerente de uma empresa. É preciso prestar atenção nas suas possíveis falhas, ouvir os feedbacks e buscar melhoria”.

Muitas pessoas acreditam que a tolerância é maior com jovens recém ingressados no mercado, por conta da pouca experiência e vivência corporativa, mas estão enganadas. Segundo o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), 80% das rescisões contratuais de estagiários são feitas por falta de comportamento profissional. “Entre eles, podemos destacar que os principais erros são: pouco respeito à hierarquia, pouca flexibilidade quanto aos pedidos do chefe, brincadeiras em momentos indevidos e uso abusivo da internet ou sites de relacionamento”, destacou Grinberg.

Mais experiência

Para pessoas com maior experiência, os cuidados devem ser os mesmos, porém espera-se ainda menos falhas, pois já tiveram seu momento de aprendizado nesse sentido. Nestes casos, segundo o especialista, os principais erros estão ligados à junção indevida das questões profissionais com as pessoais. “Realizar planilhas de gastos pessoais no horário de trabalho; utilizar o telefone da empresa para conversar com amigos, namorado ou com a família; e falta de comprometimento são comportamentos que vemos muito”, disse o executivo da trabalhando.com.br.

Pior é quando pessoas que ocupam cargos de liderança cometem gafes que comprometem sua imagem, interferem nas relações empresariais e ainda podem servir de mau exemplo para os subordinados. Líderes que proíbem determinadas atitudes de seus funcionários durante o expediente e transgridem essas regras com a proteção de ser chefe, podem causar atritos internos e falta de comprometimento dos demais com a organização.

Além disso, os líderes também precisam vistoriar suas próprias atitudes com relação à companhia em que trabalham. “Uso abusivo de recursos da empresa para benefício próprio como usar táxi, celular e cartões de crédito empresariais podem ferir sua credibilidade e até ocasionar demissão”, pontuou Renato Grinberg. “Desde o porteiro até o mais alto executivo, deve refletir de maneira crítica as atitudes que não estão de acordo com a filosofia da empresa. Se for o caso, peça um feedback para seus companheiros de trabalho e busque adequar suas atitudes as normas da empresa ”, finalizou.

Os piores

Confira os 10 principais erros no ambiente de trabalho:

  • Chegar atrasado
  • Mentir
  • Não respeitar hierarquia
  • Pouca flexibilidade
  • Uso abusivo da internet e redes de relacionamento
  • Conversas paralelas durante o expediente
  • Usar o telefone da empresa para conversas pessoais
  • Brincar fora de hora
  • Não saber trabalhar em equipe
  • Não respeitar os colegas de trabalho

  • Fonte: Financial Web