Aneel aprova aumento de tarifa de energia de SP e RS


20 out 2010 - IR / Contribuições

Conheça o LegisWeb

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (19) um reajuste médio de 5,66% na conta de luz para os consumidores de São Paulo atendidos pela Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL Piratininga) e de 4,1% para a Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (Ceee-D), do Rio Grande do Sul.

As novas tarifas da CPFL Piratininga entrarão em vigor no próximo sábado (23). Para as indústrias, o reajuste médio é de 6,25% e para o consumidor residencial o aumento médio será de 4,91%. A concessionária é responsável pela distribuição de energia para 26 municípios e um distrito do estado de São Paulo, o que corresponde a cerca de 1,4 milhão de unidades consumidoras.

O reajuste da Ceee-D começar a valer no dia 25 de outubro e será de 3,92%, em média, para as indústrias, e de 4,43%, em média, para as residências. Cerca de 1,45 milhão de unidades consumidoras em 72 municípios gaúchos, inclusive a capital Porto Alegre, são atendidas pela Ceee-D.

Segundo a Aneel, os percentuais de reajuste refletem, entre outros fatores, a variação do Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), que está previsto no contrato de concessão para medir a inflação no período. Também são levados em conta os custos com aquisição de energia e o aumento da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), que é o encargo incidente nas tarifas de energia elétrica destinado a subsidiar a geração de energia nos sistemas isolados.


Fonte: Agência Brasil