Atividade do comércio fica estável em setembro, diz Serasa


4 out 2010 - IR / Contribuições

Gestor de Documentos Fiscais

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio ficou estável no mês de setembro em relação ao mês anterior (agosto/10), já descontadas as influências sazonais. Apesar desta estabilidade, este resultado confirmou que a atividade varejista voltou a se acelerar no terceiro trimestre de 2010 após um segundo trimestre mais fraco, destacam os economistas da Serasa Experian. De fato, o crescimento acumulado da atividade do comércio no terceiro trimestre de 2010 atingiu 1,2% contra 0,3% registrado no segundo trimestre de 2010. Todavia, este resultado ainda ficou abaixo da expressiva taxa de 2,5% verificada durante o primeiro trimestre do ano.

O resultado positivo do mês de setembro foi puxado pela alta de 1,0% no movimento dos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas e pelo avanço de 0,6% no segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática, tendo em vista as condições de crédito favoráveis que o consumidor ainda tem encontrado ao adquirir estes produtos. Na direção contrária, pesou negativamente, em setembro, o recuo de 1,0% da atividade varejista do setor de veículos, motos e peças - a segunda queda mensal consecutiva - após a forte elevação de 5,0% observada em julho (frente a junho/10, livre das influências sazonais).

Na comparação anual, isto é, contra setembro de 2009, o crescimento de 8,0% do movimento varejista foi puxado pelo segmento de material de construção (alta de 17,1%), seguido pelos ramos de móveis, eletroeletrônicos e informática (elevação de 11,8%).

Por fim, o varejo como um todo encerrou o período de janeiro a setembro de 2010 com uma expansão de 10,0% frente ao mesmo período de 2009. Os segmentos de material de construção e de móveis, eletroeletrônicos e informática aparecem na dianteira como líderes da expansão do movimento varejista em 2010, com altas acumuladas de 16,8% e 15,9%, respectivamente. O setor de veículos, motos e peças, com alta de 14,6% também registra desempenho bem favorável no acumulado dos nove primeiros meses de 2010.


Fonte: Investimento e Notícias