Cerca de 26 mil empresas em Santa Catarina estão sem acesso ao sistema de nota fiscal eletrônica


16 set 2010 - ICMS, IPI, ISS e Outros

Impostos e Alíquotas por NCM

Problema no Rio Grande do Sul afetou 13 estados, segundo Fazenda

Um problema no sistema que controla as emissões de notas fiscais eletrônicas prejudicou as operações comerciais em 26 mil empresas em Santa Catarina. A falha ocorreu na manhã desta quarta-feira e deve ser resolvida até o fim do dia.

As empresas atingidas são do comércio atacadista e do setor industrial. O comércio varejista e os postos de combustíveis estão fora dessa lista. A grande maioria das empresas já emite nota fiscal eletrônica por um serviço chamado Sefaz Virtual.

O gestor da nota fiscal eletrônica da Secretaria da Fazenda, Manoel Paes de Andrade, explicou que o problema teve origem num equipamento que fica no Rio Grande do Sul. No Brasil, a maioria dos Estados não tem emissão própria de nota fiscal eletrônica, como é o caso de Santa Catarina.

— Esse problema é atípico, porque está demorando a se resolver. A previsão é que fique normal até a noite, mas somos reféns desse sistema.

Só o Rio Grande do Sul emite notas para 13 estados. Além de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, foram atingidos Rio de Janeiro, Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Alternativa no papel

Há alternativas quando ocorre problemas como esse. Andrade afirmou que as empresas podem emitir uma nota provisória ou preencher formulários de segurança, em papel. Nos dois casos, há o prazo de sete dias para regularizar essas operações.

Um executivo, que preferiu não se identificar, disse que encontrou dificuldades para aplicar o procedimento alternativo e reclamou do transtorno causado.


Fonte: Diário Catarinense