Portaria IBAMA Nº 102 DE 20/09/2022


 Publicado no DOU em 18 abr 2023


Estabelece normas, critérios e padrões para exportação e importação de peixes de águas continentais, marinhas e estuarinas, com finalidade ornamental e de aquariofilia.


Sistemas e Simuladores Legisweb

O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS (IBAMA), nomeado por Decreto de 09 de janeiro de 2019, publicado no Diário Oficial da União de 09 de janeiro de 2019, no uso das atribuições que lhe conferem o art. 15 do Decreto nº 11.095, de 13 de junho de 2022, o qual aprovou a Estrutura Regimental do Ibama, publicado no Diário Oficial da União de 14 de junho de 2022, considerando o que consta no processo nº 02001.028048/2019-16, resolve:

Art. 1º Estabelecer no âmbito do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, normas, critérios e padrões para exportação e importação de peixes de águas continentais, marinhas e estuarinas com finalidade ornamental e de aquariofilia.

Art. 2º Para efeitos desta Portaria, considera-se:

I - ornamental: organismos aquáticos vivos ou não, para fins decorativos e ilustrativos;

II - aquariofilia: manter ou comercializar, para fins de lazer ou de entretenimento, indivíduos vivos em aquários, tanques, lagos ou reservatórios destinados para este fim.

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 3º. A importação e a exportação de peixes vivos marinhos, de águas continentais e estuarinas com finalidade ornamental ou de aquariofilia poderão ser realizadas por pessoa física e jurídica de direito público ou privado, devidamente registrada nos órgãos de controle.

Art. 4º A importação e a exportação dos produtos classificados nos códigos da Nomenclatura Comum do Mercosul - NCM 0301.11.90 para peixes de águas continentais e 0301.19.00 para peixes de águas marinhas ou estuarinas estão sujeitos a autorização do IBAMA.

CAPÍTULO II

DAS NORMAS E DOS PROCEDIMENTOS PARA IMPORTAÇÃO

Art. 5º A importação de peixes vivos marinhos, de águas continentais e estuarinas com finalidade ornamental ou de aquariofilia está condicionada ao preenchimento de solicitação e deferimento de Licenças de Importação - LI no Sistema Integrado de Comércio Exterior - SISCOMEX.

Parágrafo único. A LI deve obrigatoriamente ser preenchida pelo importador, informando os respectivos códigos da NCM, sendo 0301.11.90 para peixes de águas continentais e 0301.19.00 para marinhos ou estuarinos.

Art. 6º Somente será autorizada a importação com fins ornamentais e de aquariofilia, de peixes vivos de águas marinhas e estuarinas cujas espécies constem no Anexo I, e de águas continentais, no Anexo II desta Portaria.

§ 1º A solicitação de importação de espécie não contida nos Anexos I e II, seja espécie nativa ou exótica, deverá ser submetida via Processo no Sistema SEI, acompanhada de análise de risco de invasão biológica, de responsabilidade do importador, a partir de parâmetros estabelecidos pelo IBAMA, cujo resultado deverá indicar baixo risco, a qual será analisada pela área técnica do órgão.

§ 2º A espécie cuja análise indicar médio ou alto risco de invasão biológica ou que não apresentar dados suficientes na literatura para embasar a autorização de importação passará a constar na lista negativa que será atualizada pelo IBAMA, quando necessário, e fará parte do Anexo III desta Norma.

§ 3º Não será autorizada pelo IBAMA a reintrodução de espécies nativas cujo material genético (ADN/ARN) tenha sido modificado por qualquer técnica de engenharia genética.

§ 4º A importação de espécies nativas constantes de listas oficiais de espécies ameaçadas de extinção, nacional ou estadual, poderá ser autorizada para exemplares que se destinarem às seguintes finalidades:

a) melhoramento genético ou formação de plantéis para reprodução em empreendimentos autorizados por

b) órgão ambiental competente;

compor Planos de Conservação da Biodiversidade.

Art. 7º Para que o IBAMA proceda à análise da solicitação de LI citada no caput do art. 5º, os seguintes documentos devem ser inseridos no Dossiê no SISCOMEX:

I - registro Geral da Atividade Pesqueira - RGP, dentro de seu prazo de validade, quando aplicável;

II - registro de Aquicultor ou Licença de Aquicultor, quando aplicável;

III - licença Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção - CITES de importação, emitida pelo IBAMA, quando aplicável;

IV - licença CITES emitida pelo país de origem das espécies, quando aplicável.

§ 1º As licenças a que se referem os incisos III e IV do caput serão válidas apenas para uma operação e são aplicáveis às espécies de peixes ornamentais que constem ou passem a constar nos Anexos da CITES, devendo sua emissão ser prévia ao início do transporte internacional.

§ 2º O registro no Cadastro Técnico Federal - CTF e a comprovação de sua regularidade serão obrigatórios a partir da data do deferimento da LI no SISCOMEX ou da disponibilização da carga para inspeção.

Art. 8º O importador deverá obrigatoriamente registrar no campo de informações complementares da LI as seguintes informações:

I - dados referentes ao conhecimento de carga, com o horário de saída do veículo transportador internacional, considerando, no caso de transporte aéreo, a data, o horário e o número do voo;

II - número da Licença CITES de importação emitida pelo IBAMA para a operação, quando aplicável.

Parágrafo único Caso sejam alterados os dados do transporte indicados no inciso I deste artigo, deve-se fazer uma LI substitutiva com os dados atualizados e informar ao Ibama com antecedência mínima de 24 horas à data de embarque.

Art. 9º O importador deverá anexar no Dossiê do SISCOMEX, com pelo menos 24 horas de antecedência da chegada da carga, os seguintes documentos:

I - cópia do Conhecimento Aéreo - AWB, conhecimento de embarque marítimo - BL ou Manifesto Internacional de Carga MIC-DTA, quando for o caso;

II - cópia da Licença CITES emitida pelo IBAMA, quando aplicável;

III - cópia da LI e fatura comercial.

§1° No momento do recebimento da carga, o importador ou responsável deverá apresentar as 3 (três) vias originais da Licença CITES de importação emitida pelo IBAMA, quando for o caso, e o Romaneio ou Packing List.

§2° A Licença CITES de importação emitida pelo IBAMA deve ser endossada e assinada por autoridade aduaneira ou servidor do IBAMA, informando a data e a quantidade de espécimes importados por espécie autorizada.

§3° Para efeitos de comprovação de origem legal de espécies constantes nos Anexos da CITES no território brasileiro, fica estabelecido como documento comprobatório a Licença CITES de importação emitida pelo IBAMA, devidamente endossada por autoridade aduaneira ou servidor do IBAMA.

§4° Para as espécies que não constam nos anexos da CITES, a comprovação de origem legal se dará pela cópia da LI do SISCOMEX.

§5° Somente serão aceitas Licenças CITES do país de origem que tiverem sido endossadas pela autoridade aduaneira ou similar, conforme estabelecido pela Resolução CITES Conf. 12.3 (Rev. CoP18).

§6° A inspeção física da carga poderá ser realizada a qualquer momento por servidores do IBAMA quando do desembarque.

CAPÍTULO III

DAS NORMAS E DOS PROCEDIMENTOS PARA EXPORTAÇÃO

Art. 10. A exportação de peixes vivos marinhos, de águas continentais e estuarinas com finalidade ornamental ou de aquariofilia está condicionada ao preenchimento pelo exportador, no módulo Licenças, Permissões, Certificados e Outros Documentos - LPCO do Portal Único de Comércio Exterior, do pedido de:

I - licença de Exportação do IBAMA de Peixes de Águas Marinhas, devendo ser informado o código 0301.19.00 para peixes marinhos ou estuarinos; ou

II - licença de Exportação do IBAMA de Peixes de Águas Continentais, devendo ser informado o código 0301.11.90 para peixes de águas continentais.

§ 1º Somente as espécies não descritas constantes no Anexo IV terão a exportação permitida, sendo condicionada à comprovação de existência de exemplares de referência registrados em museus, universidades, institutos de pesquisa ou depositados em coleções científicas.

§2º Em qualquer caso, a exportação a que se refere o caput deste artigo está igualmente condicionada ao deferimento do pedido pelo IBAMA.

Art. 11. Para que o IBAMA proceda ao início da avaliação da solicitação das Licenças de Exportação citadas no caput do art. 10, os seguintes documentos devem ser inseridos na aba de anexação de documentos na solicitação da Licença de Exportação:

I - registro Geral da Atividade Pesqueira - RGP, dentro de seu prazo de validade, quando aplicável;

II - registro de Aquicultor ou Licença de Aquicultor, quando aplicável;

III - licença CITES, quando aplicável; e

§1º As notas fiscais de origem da compra das espécies pelo exportador, contendo o número do Registro Geral da Atividade Pesqueira - RGP do emissor, nas categorias de Pescador Profissional, Empresa Pesqueira, ou de Aquicultor, indicando o quantitativo por espécie, deverá ser anexada quando exigido.

§ 2º A Licença a que se refere o inciso III do caput:

I - será válida apenas para uma operação;

II - deve ter sido emitida previamente ao início do transporte internacional.

§ 3º Na nota fiscal a que se refere o §1º deste artigo e nas Licenças de Exportação do IBAMA, deverá constar:

I - o nome científico das espécies; ou

II - no caso de espécie não classificada pela taxonomia, número de registro no museu, universidade ou instituto de pesquisa, com suas respectivas quantidades.

§ 4º O registro no CTF e a comprovação de sua regularidade serão obrigatórios a partir da data do deferimento da operação no SISCOMEX ou da disponibilização da carga para inspeção.

Art. 12. No campo de informações adicionais das Licenças de Exportação do IBAMA de peixes ornamentais, devem ser registrados os dados referentes ao conhecimento de carga, com o horário de saída do veículo transportador internacional, considerando data, horário e número do voo, no caso de transporte aéreo.

Parágrafo único. Caso sejam alterados os dados do transporte informado, deve-se fazer uma retificação na LPCO com os dados atualizados e informar ao Ibama com antecedência mínima de 24 horas à data de embarque.

Art. 13. O exportador deverá anexar na aba de anexação de documentos da própria Licença de Exportação do IBAMA, com pelo menos 24 horas de antecedência do embarque da carga:

I - cópia do Conhecimento Aéreo - AWB;

II - conhecimento de embarque marítimo - BL ou Manifesto Internacional de Carga-MIC-DTA, quando for o caso; e

III - fatura comercial.

§1° No momento do embarque da carga, o exportador ou responsável deverá apresentar as 3 (três) vias originais da Licença CITES de exportação emitida pelo IBAMA, quando for o caso, e o Romaneio ou Packing List.

§ 2° A comunicação entre o exportador e órgão anuente deverá ocorrer preferencialmente por meio das ferramentas de troca de mensagens disponibilizadas na própria Licença de Exportação no Siscomex.

Art. 14. A permissão para exportação de peixes vivos com finalidade ornamental, constantes nos Anexos da CITES, está sujeita às seguintes condições:

I - a exportação de espécies constantes no Anexo I poderá ser autorizada somente quando proveniente de aquicultura devidamente comprovada e autorizada pelo órgão ambiental competente; e

II - a exportação de espécies constantes nos Anexos II e III poderá ser autorizada quando proveniente de plano de manejo, aquicultura ou cotas devidamente autorizadas pelo órgão ambiental competente.

Art. 15. A Licença CITES de exportação deverá ser endossada e assinada por autoridade aduaneira ou servidor do IBAMA, informando data e quantidade de espécimes exportados por espécie autorizada, conforme estabelecido pela Resolução CITES Conf. 12.3 (Rev. CoP18).

Art. 16. A inspeção física da carga poderá ser realizada a qualquer momento por servidores do IBAMA quando do embarque.

Art. 17. Nos casos de reexportação, para efeitos de comprovação da origem legal de espécies constantes nos Anexos da CITES no território brasileiro, fica estabelecido como documento comprobatório a Licença CITES de importação emitida pelo IBAMA, devidamente endossada por autoridade aduaneira ou servidor do IBAMA.

Parágrafo Único. Para as espécies que não constam nos anexos da CITES, a comprovação de origem legal se dará pela apresentação do número da LI do SISCOMEX, na solicitação da Licença de Exportação.

Art. 18. Fica proibida a exportação de juvenis das espécies de peixes que são usualmente utilizadas para alimentação, para o uso com a finalidade ornamental e de aquariofilia.

Parágrafo único. A proibição a que se refere o caput é excetuada para os juvenis das espécies que comprovadamente forem provenientes de cultivo regularizado e de manejo "in situ" autorizado pelo órgão ambiental competente. (Redação do parágrafo dada pela Portaria IBAMA Nº 112 DE 18/08/2025).

Art. 19. Fica proibida a exportação das espécies constantes em listas oficiais, nacional ou estadual, de espécies ameaçadas de extinção, nacional ou estadual.

§ 1º Para as espécies ameaçadas referidas no caput deste artigo, poderá ser permitido o manejo sustentável com espécimes extraídos diretamente da natureza, desde que:

I - seja reconhecida a possibilidade de uso da espécie, por meio de ato do Ministério do Meio Ambiental ou Órgão estadual de meio ambiente, publicado em diário oficial, conforme o caso; e

II - possuam plano de recuperação ou documento equivalente, autorizado pelo Ministério do Meio Ambiental ou Órgão estadual de meio ambiente, conforme legislação vigente;

§ 2 Poderão ser exportadas com finalidade ornamental e de aquariofilia as espécies referidas no caput deste artigo provenientes de aquicultura registrada, autorizada ou licenciada pelo órgão ambiental competente para esse fim, e que tenham tecnologia de criação comprovada.

Art. 20. As solicitações de Licença de Exportação de peixes ornamentais de águas marinhas, estuarinas e continentais que tenham sido extraídos da natureza em desacordo com critérios e procedimentos estabelecidos nesta Portaria ou em normas vigentes serão indeferidas, sem prejuízos de outras sanções e penalidades de acordo com a legislação.

Art. 21. A Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas - DBFLO poderá estabelecer cotas de exportação para algumas espécies de peixes ornamentais constantes nos Anexos II e III da CITES ou para espécies ameaçadas na categoria "vulneráveis (VU), desde que os exemplares sejam oriundos do extrativismo, ouvido o Instituto Chico Mendes de Conservação da biodiversidade.

CAPÍTULO IV

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS

Art. 22. As exportações e importações de peixes ornamentais de águas marinhas e continentais somente poderão ter o despacho no SISCOMEX, independentemente do local de embarque, nos seguintes recintos aduaneiros:

I - Aeroporto Internacional de São Paulo;

II - Aeroporto Internacional de Viracopos; ou

III - Aeroporto Internacional de Fortaleza.

Parágrafo único. Novos recintos aduaneiros poderão ser incluídos para o despacho no SISCOMEX desde que definidos pelo Ibama por meio de Portaria.

Art. 23. As embalagens para o transporte internacional de organismos aquáticos vivos devem apresentar, para todas as operações internacionais, de maneira visível, identificação contendo:

a) o número da caixa;

b) o nome científico ou, no caso de espécies não classificadas pela taxonomia, o número de registro no museu, universidade ou instituto de pesquisa, a quantidade de exemplares de cada espécie;

c) número da nota fiscal;

d) número da Licença CITES, quando couber; e

e) nas operações de exportação, o número da Licença de Exportação do IBAMA no Portal SISCOMEX.

Art. 24. O transporte internacional de peixes ornamentais deve atender às recomendações técnicas do documento Live Animals Regulations - LAR da International Air Transport Association - IATA;

Art. 25. O deferimento das operações no SISCOMEX poderá ser feito pelo IBAMA Sede ou pela Unidade Técnica responsável pelo porto ou aeroporto de desembaraço da carga no Brasil, de acordo com gerenciamento de risco ambiental, coordenado pela Coordenação de Comércio Exterior da Biodiversidade (COMEX), da Diretoria de Biodiversidade e Florestas (DBFlo). (Redação do artigo dada pela Portaria IBAMA Nº 112 DE 18/08/2025).

Art. 26. Essa Portaria não se aplica à realização de pesquisa científica e/ou didática, que tem regulamentação específica.

Art. 27. Ficam proibidas as exportações e importações de ovos de peixes "killifish" com a finalidade ornamental e de aquariofilia.

Art. 28. A obtenção da LI e das Licenças de Exportação do IBAMA no SISCOMEX tratados nesta Portaria não exime o interessado da necessidade de obtenção de outras autorizações dos demais órgãos da Administração Pública.

Art. 29. As listas de espécies constantes nos Anexos I, II, III e IV desta Portaria, poderão ser atualizadas a cada ano, ou quando necessário.

Parágrafo Único. Os anexos que tratam o caput serão disponibilizados no Site do IBAMA

Art. 30. Ficam revogados os artigos 5º e 6º, os anexos II, III e IV e as tabelas 1 e 2 da Instrução Normativa IBAMA nº 202, de 22 de outubro de 2008.

Art. 31. Aos infratores da presente Portaria serão aplicadas as penalidades previstas na Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 e no Decreto nº 6.514, de 22 de julho de 2008, além da obrigação de reparar os danos ambientais constatados.

Art. 32. Esta Portaria entra em vigor em 3 de outubro de 2022.

EDUARDO FORTUNATO BIM

ANEXO I
Lista de Espécies de Peixes Marinhos Permitida a Importação com finalidade ornamental
Acanthurus achilles
Acanthurus blochii
Acanthurus chronixis
Acanthurus dussumieri
Acanthurus guttatus
Acanthurus japonicus
Acanthurus leucosternon
Acanthurus lineatus
Acanthurus maculiceps
Acanthurus mata
Acanthurus nigricans
Acanthurus nigricauda
Acanthurus nigrofuscus
Acanthurus olivaceus
Acanthurus pyroferus
Acanthurus sohal
Acanthurus tennentii
Acanthurus thompsoni
Acanthurus triostegus
Acanthurus tristis
Amblyeleotris aurora
Amblyeleotris diagonalis
Amblyeleotris guttata
Amblyeleotris latifasciata
Amblyeleotris randalli
Amblyeleotris steinitzi
Amblyeleotris wheeleri
Amblyeleotris yanoi
Amblyglyphidodon aureus
Amblygobius byonensis
Amblygobius decussatus
Amblygobius hectori
Amblygobius phalaena
Amblygobius rainfordi
Amphiprion akallopisos
Amphiprion akindynos
Amphiprion allardi
Amphiprion bicinctus
Amphiprion chrysogaster
Amphiprion chrysopterus
Amphiprion clarkii
Amphiprion ephippium
Amphiprion frenatus
Amphiprion fuscocaudatus
Amphiprion latezonatus
Amphiprion leucokranos
Amphiprion melanopus
Amphiprion nigripes
Amphiprion ocellaris
Amphiprion percula
Amphiprion perideraion
Amphiprion polymnus
Amphiprion rubrocinctus
Amphiprion sandaracinos
Amphiprion sebae
Amphiprion tricinctus
Anampses chrysocephalus
Anampses femininus
Anampses lennardi
Anampses lineatus
Anampses melanurus
Anampses meleagrides
Anampses rubrocaudatus
Anampses twistii
Apogon angustatus
Apogon compressus
Apogon cookii
Apogon cyanosoma
Apogon leptacanthus
Apogon margaritiphorus
Apogon nigrofasciatus
Apogon savayensis
Apolemichthys arcuatus
Apolemichthys griffisi
Apolemichthys trimaculatus
Apolemichthys xanthopunctatus
Apolemichthys xanthotis
Apolemichthys xanthurus
Arothron diadematus
Arothron hispidus
Arothron immaculatus
Arothron meleagris
Arothron nigropunctatus
Assesor flavissimus
Atrosalarias fuscus
Balistapus undulatus
Balistoides conspicillum
Batrachomoeus trispinosus
Blenniella chrysospilos
Bodianus anthioides
Bodianus axillaris
Bodianus bilunulatus
Bodianus bimaculatus
Bodianus diana
Bodianus masudai
Bodianus mesothorax
Calloplesiops altivelis
Canthigaster amboinensis
Canthigaster coronata
Canthigaster jactator
Canthigaster solandri
Canthigaster valentini
Centropyge argi
Centropyge aurantia
Centropyge bicolor
Centropyge bispinosa
Centropyge eibli
Centropyge ferrugata
Centropyge fisheri
Centropyge flavipectoralis
Centropyge heraldi
Centropyge interruptus
Centropyge joculator
Centropyge loricula
Centropyge multicolor
Centropyge multifasciatus
Centropyge multispinis
Centropyge nox
Centropyge potteri
Centropyge resplendens
Centropyge tibicen
Centropyge venustus
Centropyge vrolikii
Cephalopholis boenack
Cephalopholis fulva
Cephalopholis miniata
Cetoscarus bicolor
Chaetodon adiergastos
Chaetodon argentatus
Chaetodon auriga
Chaetodon baronessa
Chaetodon bennetti
Chaetodon citrinellus
Chaetodon collare
Chaetodon declivis
Chaetodon decussatus
Chaetodon ephippium
Chaetodon falcula
Chaetodon fasciatus
Chaetodon flavirostris
Chaetodon fremblii
Chaetodon gardneri
Chaetodon guttatissimus
Chaetodon kleinii
Chaetodon larvatus
Chaetodon leucopleura
Chaetodon lineolatus
Chaetodon lunula
Chaetodon madagaskariensis
Chaetodon marleyi
Chaetodon melannotus
Chaetodon mertensii
Chaetodon mesoleucos
Chaetodon meyeri
Chaetodon miliaris
Chaetodon multicinctus
Chaetodon ocellicaudus
Chaetodon octofasciatus
Chaetodon ornatissimus
Chaetodon paucifaciatus
Chaetodon pelewensis
Chaetodon plebeius
Chaetodon punctatofasciatus
Chaetodon quadrimaculatus
Chaetodon rafflesii
Chaetodon rainfordi
Chaetodon reticulatus
Chaetodon robustus
Chaetodon semeion
Chaetodon semilarvatus
Chaetodon speculum
Chaetodon tinkeri
Chaetodon triangulum
Chaetodon trichrous
Chaetodon tricinctus
Chaetodon trifascialis
Chaetodon trifasciatus
Chaetodon ulietensis
Chaetodon unimaculatus
Chaetodon vagabundus
Chaetodon xanthurus
Chaetodontoplus caeruleopunctatus
Chaetodontoplus conspicillatus
Chaetodontoplus duboulayi
Chaetodontoplus melanosoma
Chaetodontoplus meredithi
Chaetodontoplus mesoleucus
Chaetodontoplus personifer
Chaetodontoplus septentrionalis
Cheilinus chlorourus
Cheilodipterus lachneri
Cheilodipterus macrodon
Chelmon rostratus
Choerodon fasciatus
Chromis atrilobata
Chromis atripectoralis
Chromis cyanea
Chromis dimidiata
Chromis iomelas
Chromis margaritifer
Chromis retrofasciata
Chromis vanderbilti
Chromis viridis
Chrysiptera caeruleolineata
Chrysiptera cyanea
Chrysiptera hemicyanea
Chrysiptera parasema
Chrysiptera rex
Chrysiptera rollandi
Chrysiptera starcki
Chrysiptera talboti
Chrysiptera taupou
Cirrhilabrus adornatus
Cirrhilabrus aurantidorsalis
Cirrhilabrus balteatus
Cirrhilabrus blatteus
Cirrhilabrus cyanopleura
Cirrhilabrus exquisitus
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus flavidorsalis
Cirrhilabrus jordani
Cirrhilabrus laboutei
Cirrhilabrus lineatus
Cirrhilabrus lubbocki
Cirrhilabrus lunatus
Cirrhilabrus luteovittatus
Cirrhilabrus rhomboidalis
Cirrhilabrus rubripinnis
Cirrhilabrus rubrisquamis
Cirrhilabrus rubriventralis
Cirrhilabrus scottorum
Cirrhilabrus solorensis
Cirrhilabrus temmincki
Cirrhilabrus tonozukai
Cirrhitichthys aprinus
Cirrhitichthys aureus
Cirrhitichthys falco
Cirrhitichthys oxycephalus
Cirrhitops fasciatus
Cirripectes stigmaticus
Coris cuvieri
Coris gaimard
Coris venusta
Corythoichthys intestinalis
Corythoichthys paxtoni
Cryptocentrus caeruleomaculatus
Cryptocentrus cinctus
Cryptocentrus leptocephalus
Cryptocentrus lutheri
Ctenochaetus binotatus
Ctenochaetus hawaiiensis
Ctenochaetus striatus
Ctenochaetus strigosus
Ctenochaetus tominiensis
Dascyllus albisella
Dascyllus aruanus
Dascyllus carneus
Dascyllus marginatus
Dascyllus melanurus
Dascyllus reticulatus
Dascyllus trimaculatus
(Excluído pela Portaria IBAMA Nº 112 DE 18/08/2025):
Dendrochirus barberi
(Excluído pela Portaria IBAMA Nº 112 DE 18/08/2025):
Dendrochirus biocellatus
(Excluído pela Portaria IBAMA Nº 112 DE 18/08/2025):
Dendrochirus brachypterus
(Excluído pela Portaria IBAMA Nº 112 DE 18/08/2025):
Dendrochirus zebra
Diploprion bifasciatum
Diproctacanthus xanthurus
Doryrhamphus dactyliophorus
Doryrhamphus janssi
Doryrhamphus japonicus
Ecsenius bicolor
Ecsenius gravieri
Ecsenius lineatus
Ecsenius midas
Ecsenius namiyei
Elacatinus evelynae
Elacatinus oceanops
Elacatinus prochilos
Elacatinus puncticulatus
Elacatinus randalli
Enchelyurus flavipes
Exallias brevis
Forcipiger flavissimus
Forcipiger longirostris
Fusigobius signipinnis
Genicanthus bellus
Genicanthus caudovittatus
Genicanthus lamarck
Genicanthus melanospilos
Genicanthus personatus
Genicanthus semifasciatus
Genicanthus watanabei
Gobiodon atrangulatus
Gobiodon citrinus
Gobiodon histrio
Gobiodon okinawae
Gobiodon quinquestrigatus
Gomphosus caeruleus
Gomphosus varius
Gramma loreto
Gramma melacara
Grammistes sexlineatus
Gymnothorax tile
Halichoeres biocellatus
Halichoeres chloropterus
Halichoeres chrysus
Halichoeres hortulanus
Halichoeres iridis
Halichoeres maculipinna
Halichoeres marginatus
Halichoeres melanurus
Halichoeres ornatissimus
Halichoeres rubricephalus
Halichoeres trispilus
Haliocheres prosopeion
Hemigymnus melapterus
Hemitaurichthys polylepis
Hemitaurichthys zoster
Heniochus acuminatus
Heniochus chrysostomus
Heniochus diphreutes
heniochus intermedius
Heniochus monoceros
Heniochus pleurotaenia
Heniochus singularis
Heniochus varius
Heteroconger hassi
Hippichthys penicillus
Histrio histrio
Holacanthus passer
Hoplolatilus purpureus
Hypsypops rubicundus
Istiblennius lineatus
Labracinus lineatus
Labroides bicolor
Labroides dimidiatus
Labroides pectoralis
Labroides pthirophagus
Labroides rubra
Labroides rubrolabiatus
Labropsis xanthonota
Larabicus quadrilineatus
Liopropoma carmabi
Liopropoma rubre
Liopropoma swalesi
Lutjanus viridis
Lythrypnus dalli
Macropharyngodon bipartitus bipartitus
Macropharyngodon meleagris
Macropharyngodon negrosensis
Macropharyngodon ornatus
Manonichthys splendens
Meiacanthus atrodorsalis
Meiacanthus bundoon
Meiacanthus ditrema
Meiacanthus grammistes
Meiacanthus kamoharai
Meiacanthus mossambicus
Meiacanthus nigrolineatus
Meiacanthus oualanensis
Meiacanthus smithii
Melichthys indicus
Melichthys niger
Melichthys vidua
Micrognathus crinitus
Microphis brachyurus brachyurus
Monacanthus chinensis
Naso brevirostris
Naso elegans
Naso lituratus
Naso lopezi
Naso vlamingii
Nemanthias carberryi
Nemateleotris decora
Nemateleotris helfrichi
Nemateleotris magnifica
Nemateleotris splendida
Neocirrhites armatus
Neoglyphidodon crossi
Neoglyphidodon melas
Neoglyphidodon nigroris
Neoglyphidodon oxyodon
Novaculichthys taeniourus
Odonus niger
Ogilbyina novaehollandiae
Opistognathus aurifrons
Opistognathus decorus
Opistognathus randalli
Opistognathus rosenblatti
Ostracion cubicus
Ostracion meleagris
Oxycheilinus bimaculatus
Oxycirrhites typus
Oxymonacanthus longirostris
Paracanthurus hepatus
Parachaetodon ocellatus
Paracheilinus angulatus
Paracheilinus carpenteri
Paracheilinus cyaneus
Paracheilinus filamentosus
Paracheilinus flavianalis
Paracheilinus lineopunctatus
Paracheilinus mccoskeri
Paracheilinus octotaenia
Paracirrhites arcatus
Paracirrhites forsteri
Paracirrhites xanthus
Paragobiodon lacunicolus
Parajulis poecilopterus
Parupeneus barberinoides
Parupeneus cyclostomus
Pervagor melanocephalus
Pervagor spilosoma
Pholidichthys leucotaenia
Pholidochromis cerasina
Phycodurus eques
Plagiotremus rhinorhynchos
Platax batavianus
Platax orbicularis
Platax pinnatus
Plectranthias altipinnatus
Plotosus lineatus
Pogonoperca punctata
Pomacanthus annularis
Pomacanthus asfur
Pomacanthus chrysurus
Pomacanthus imperator
Pomacanthus maculosus
Pomacanthus navarchus
Pomacanthus semicirculatus
Pomacanthus sexstriatus
Pomacanthus xanthometopon
Pomacentrus alleni
Pomacentrus amboinensis
Pomacentrus auriventris
Pomacentrus bankanensis
Pomacentrus caeruleus
Pomacentrus coelestis
Premnas biaculeatus
Pseudanthias bartlettorum
Pseudanthias bicolor
Pseudanthias cooperi
Pseudanthias dispar
Pseudanthias evansi
Pseudanthias ignitus
Pseudanthias lori
Pseudanthias parvirostris
Pseudanthias pascalus
Pseudanthias pictilis
Pseudanthias pleurotaenia
Pseudanthias randalli
Pseudanthias rubrizonatus
Pseudanthias squamipinnis
Pseudanthias thompsoni
Pseudanthias tuka
Pseudanthias ventralis
Pseudobalistes fuscus
Pseudocheilinus evanidus
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus ocellatus
Pseudocheilinus octotaenia
Pseudocheilinus tetrataenia
Pseudochromis aldabrensis
Pseudochromis bitaeniatus
Pseudochromis cyanotaenia
Pseudochromis diadema
Pseudochromis dutoiti
Pseudochromis elongatus
Pseudochromis flammicauda
Pseudochromis flavivertex
Pseudochromis fridmani
Pseudochromis fuscus
Pseudochromis paccagnellae
Pseudochromis perspicillatus
Pseudochromis porphyreus
Pseudochromis sankeyi
Pseudochromis splendens
Pseudochromis springeri
Pseudochromis steenei
Pseudocoris bleekeri
Pseudocoris yamashiroi
Pseudojuloides cerasinus
Pseudojuloides mesostigma
Pseudojuloides severnsi
Pterapogon kauderni
Ptereleotris evides
Ptereleotris heteroptera
Ptereleotris microlepis
Ptereleotris uroditaenia
Ptereleotris zebra
Pygoplites diacanthus
Rhinecanthus aculeatus
Rhinecanthus assasi
Rhinecanthus rectangulus
Rhinecanthus verrucosus
Rhinopias frondosa
Salarias fasciatus
Salarias ramosus
Scarus dubius
Scolopsis frenatus
Serranocirrhitus latus
Siganus corallinus
Siganus doliatus
Siganus guttatus
Siganus magnificus
Siganus puelloides
Siganus spinus
Siganus uspi
Siganus virgatus
Siganus vulpinus
Signigobius biocellatus
Sphaeramia nematoptera
Sphaeramia orbicularis
Stethojulis balteata
Stethojulis bandanensis
Stonogobiops dracula
Stonogobiops nematodes
Stonogobiops xanthorhinica
Stonogobiops yasha
Sufflamen albicaudatum
Sufflamen bursa
Symphorichthys spilurus
Synchiropus ocellatus
Synchiropus picturatus
Synchiropus splendidus
Synchiropus stellatus
Syngnathus louisianae
Taenianotus triacanthus
Taeniura lymma
Thalassoma amblycephalum
Thalassoma bifasciatum
Thalassoma duperrey
Thalassoma hardwicke
Thalassoma hebraicum
Thalassoma lucasanum
Thalassoma lunare
Thalassoma lutescens
Thalassoma quinquevittatum
Thalassoma trilobatum
Tripodichthys blochii
Urobatis halleri
Uropterygius concolor
Valenciennea helsdingenii
Valenciennea longipinnis
Valenciennea muralis
Valenciennea puellaris
Valenciennea sexguttata
Valenciennea strigata
Valenciennea wardii
Wetmorella albofasciata
Wetmorella nigropinnata
Xanthichthys auromarginatus
Xanthichthys ringens
Zanclus cornutus
Zebrasoma desjardinii
Zebrasoma flavescens
Zebrasoma gemmatum
Zebrasoma rostratum
Zebrasoma scopas
Zebrasoma veliferum
Zebrasoma xanthurum

.

ANEXO II
Lista de espécies de Peixes de Águas Continentais Permitidos a Importação
Acanthocobitis botia
Acantopsis choirorhynchos
Akysis maculipinnis
Alestopetersius caudalis
Altolamprologus calvus
Altolamprologus compressiceps
Amatitlania sajica
Ambastaia sidthimunki
Ameca splendens
Amphilophus citrinellus
Amphilophus labiatus
Andinoacara rivulatus
Anomalochromis thomasi
Aphanius mento
Aphyosemion australe
Aphyosemion bitaeniatum
Apistogramma guttata
Apistogramma hongsloi
Apistogramma macmasteri
Apistogramma nijsseni
Apistogramma viejita
Aplocheilus lineatus
Aplocheilus panchax
Archocentrus multispinosus
Aristochromis christyi
Astyanax mexicanus
Aulonocara baenschi
Aulonocara hansbaenschi
Aulonocara hueseri
Aulonocara jacobfreibergi
Aulonocara maylandi
Aulonocara nyassae
Aulonocara rostratum
Aulonocara saulosi
Aulonocara stuartgranti
Auriglobus modestus
Austrolebias nigripinnis
Badis badis
Barbonymus altus
Bedotia geayi
Benthochromis tricoti
Betta coccina
Betta falx
Betta imbellis
Betta livida
Betta macrostoma
Betta persephone
Betta pi
Betta pugnax
Betta rutilans
Betta simorum
Betta simplex
Betta smaragdina
Betta splendens
Boraras brigittae
Boraras maculatus
Boraras merah
Boraras urophthalmoides
Botia berdmorei
Botia dario
Botia histrionica
Botia hymenophysa
Botia kubotai
Botia lohachata
Botia rostrata
Botia striata
Brachydanio frankei
Brachygobius doriae
Brycinus longipinnis
Callochromis melanostigma
Campylomormyrus cassaicus
Carinotetraodon travancoricus
Celestichthys margaritatus
Chalinochromis brichardi
Chela dadiburjori
Cichlasoma bocourti
Cichlasoma festae
Cichlasoma octofasciatum
Cichlasoma pearsei
Cichlasoma salvini
Colisa lalia
Copadichromis borleyi
Copadichromis chrysonotus
Copadichromis pleurostigma
Corydoras habrosus
Corydoras loxozonus
Corydoras metae
Corynopoma riisei
Crossocheilus latius
Crossocheilus siamensis
Ctenolucius hujeta
Ctenopoma acutirostre
Cyathopharynx furcifer
Cynotilapia afra
Cyprichromis leptosoma
Cyprichromis microlepidotus
Cyprinella lutrensis
Cyrtocara moorii
Daector gerringi
Danio choprai
Danio dangila
Danio erythromicron
Danio kyathit
Dario dario
Datnioides polota
Dermogenys pusilla
Devario annandalei
Devario auropurpureus
Devario devario
Devario pathirana
Devario shanensis
Dimidiochromis compressiceps
Distichodus affinis
Enteromius jae
Epalzeorhynchos bicolor
Epalzeorhynchos frenatum
Epalzeorhynchos kalopterus
Epiplatys dageti dageti
Erethistes jerdoni
Eretmodus cyanostictus
Etroplus maculatus
Fundulopanchax gardneri
Garra cambodgiensis
Garra flavatra
Garra mullya
Geophagus pellegrini
Gephyrochromis moorii
Glossolepis incisus
Gyrinocheilus aymonieri
Haplochromis fuscotaeniatus
Haplochromis obliquidens
Haplochromis rostratus
Helostoma temminkii
Hemichromis lifalili
Hemigrammus erythrozonus
Hemirhamphodon pogonognathus
Herichthys carpintis
Herotilapia multispinosa
Hyphessobrycon columbianus
Hyphessobrycon metae
Hyphessobrycon rosaceus
Hyphessobrycon roseus
Hyphessobrycon sweglesi
Hypsibarbus vernayi
Hypsibarbus wetmorei
Hypsophrys nicaraguensis
Iodotropheus sprengerae
Iriatherina werneri
Jordanella floridae
Julidochromis dickfeldi
Julidochromis marlieri
Julidochromis ornatus
Julidochromis regani
Julidochromis transcriptus
Kiunga ballochi
Kryptopterus bicirrhis
Kryptopterus cryptopterus
Kryptopterus macrocephalus
Labeo boga
Labeotropheus fuelleborni
Labeotropheus trewavasae
Labidochromis caeruleus
Labidochromis lividus
Labidochromis vellicans
Lamprichthys tanganicanus
Lamprologus kendalli
Lamprologus kungweensis
Lamprologus lemairii
Lamprologus ocellatus
Lamprologus ornatipinnis
Lamprologus signatus
Lepidiolamprologus nkambae
Lepidocephalichthys guntea
Lepomis megalotis
Leptobarbus melanopterus
Lethrinops lethrinus
Luciosoma setigerum
Macrognathus circumcinctus
Macrognathus siamensis
Macropodus erythropterus
Macropodus opercularis
Maylandia greshakei
Maylandia lombardoi
Maylandia zebra
Melanochromis auratus
Melanochromis chipokae
Melanochromis dialeptos
Melanochromis joanjohnsonae
Melanochromis johannii
Melanochromis vermivorus
Melanotaenia boesemani
Melanotaenia gracilis
Melanotaenia herbertaxelrodi
Melanotaenia lacustris
Melanotaenia maccullochi
Melanotaenia monticola
Melanotaenia parkinsoni
Melanotaenia praecox
Melanotaenia rubripinnis
Melanotaenia splendida
Melanotaenia trifasciata
Mesonoemacheilus triangularis
Metriaclima zebra
Microdevario kubotai
Mikrogeophagus ramirezi
Moenkhausia pittieri
Monodactylus argenteus
Monodactylus sebae
Mystus micracanthus
Mystus tengara
Nandopsis tetracanthus
Nandus nandus
Nannocharax latifasciatus
Nanochromis nudiceps
Nematobrycon lacortei
Nematobrycon palmeri
Neolamprologus brevis
Neolamprologus brichardi
Neolamprologus buescheri
Neolamprologus caudopunctatus
Neolamprologus cylindricus
Neolamprologus gracilis
Neolamprologus helianthus
Neolamprologus leleupi
Neolamprologus meeli
Neolamprologus multifasciatus
Neolamprologus pleuromaculatus
Neolamprologus pulcher
Neolamprologus sexfasciatus
Neolamprologus tetracanthus
Neolamprologus tretocephalus
Neolebias ansorgii
Nimbochromis fuscotaeniatus
Nimbochromis livingstonii
Nimbochromis venustus
Niwaella delicata
Nomorhamphus liemi
Nosferatu bartoni
Nothobranchius elongatus
Nothobranchius flammicomantis
Nothobranchius fuscotaeniatus
Nothobranchius guentheri
Nothobranchius Korthausae
Nothobranchius patrizii
Nothobranchius rachovii
Nothobranchius rubripinnis
Ophthalmotilapia nasuta
Ophthalmotilapia ventralis
Oreichthys cosuatis
Oryzias celebensis
Oryzias javanicus
Oryzias woworae
Otopharynx lithobates
Pangio kuhlii
Pangio pangia
Pangio semicincta
Pantodon buchholzi
Paracyprichromis nigripinnis
Parambassis pulcinella
Parambassis ranga
Parambassis wolffii
Paraneetroplus argenteus
Paraneetroplus fenestratus
Paratilapia polleni
Pareutropius debauwi
Parosphromenus deissneri
Parosphromenus filamentosus
Parosphromenus ornaticauda
Parosphromenus paludicola
Pelvicachromis pulcher
Pelvicachromis subocellatus
Pelvicachromis taeniatus
Periophthalmodon schlosseri
Periophthalmodon septemradiatus
Periophthalmus argentilineatus
Periophthalmus barbarus
Petrocephalus catostoma
Petrocephalus simus
Phenacogrammus interruptus
Placidochromis electra
Placidochromis milomo
Placidochromis phenochilus
Poecilia sphenops
Poecilia velifera
Pollimyrus castelnaui
Pollimyrus nigripinnis
Polycentropsis abbreviata
Polypterus ansorgii
Polypterus mokelembembe
Protomelas fenestratus
Protomelas similis
Protopterus dolloi
Pseudambassis baculis
Pseudepiplatys annulatus
Pseudogastromyzon myersi
Pseudomugil furcatus
Pseudomugil gertrudae
Pseudomugil signifer
Pseudomugil tenellus
Pseudosphromenus cupanus
Pseudotropheus aurora
Pseudotropheus crabro
Pseudotropheus demasoni
Pseudotropheus elongatus
Pseudotropheus estherae
Pseudotropheus saulosi
Pseudotropheus socolofi
Pseudotropheus tropheops
Pterophyllum altum
Puntius arulius
Puntius conchonius
Puntius denisonii
Puntius filamentosus
Puntius gelius
Puntius hexazona
Puntius johorensis
Puntius lateristriga
Puntius lineatus
Puntius oligolepis
Puntius pentazona
Puntius rhomboocellatus
Puntius sachsii
Puntius tetrazona
Puntius ticto
Puntius titteya
Rabora bankanensis
Rasbora borapetensis
Rasbora brittani
Rasbora caudimaculata
Rasbora dorsiocellata
Rasbora dusonesis
Rasbora kalochroma
Rasbora pauciperforata
Rasbora rubrodorsalis
Rasbora spilocerca
Rasbora trilineata
Rasbora vaterifloris
Rhinogobius rubromaculatus
Rocio octofasciata
Sawbwa resplendens
Scatophagus tetracanthus
Schistura balteata
Schistura mahnerti
Sciaenochromis ahli
Sciaenochromis fryeri
Sewellia lineolata
Sphaerichthys osphromenoides
Sphaerichthys vaillanti
Steatocranus casuarinus
Stigmatogobius sadanundio
Stiphodon ornatus
Sundadanio axelrodi
Syncrossus helodes
Syncrossus hymenophysa
Synodontis brichardi
Synodontis eupterus
Synodontis multipunctatus
Synodontis nigriventris
Synodontis petricola
Synodontis polli
Synodontis schoutedeni
Synodontis velifer
Tanichthys albonubes
Tateurndina ocellicauda
Telmatochromis bifrenatus
Telmatochromis brichardi
Telmatochromis vittatus
Tetraodon biocellatus
Tetraodon fluviatilis
Tetraodon leiurus
Tetraodon nigroviridis
Tetraodon palembangensis
Thorichthys meeki
Toxotes jaculatrix
Trichogaster chuna
Trigonostigma espei
Trigonostigma hengeli
Trigonostigma heteromorpha
Tropheus annectens
Tropheus brichardi
Tropheus duboisi
Tropheus kasabae
Tropheus moorii
Tropheus polli
Tyrannochromis macrostoma
Vieja bifasciata
Vieja maculicauda
Vieja melanurus
Xenomystus Nigri
Yasuhikotakia lecontei
Yasuhikotakia modesta
Yasuhikotakia morleti
Yasuhikotakia nigrolineata
Yasuhikotakia splendida

.

ANEXO III 
 Espécies Marinhas Estuarinas e Continentais Não Permitidas a Importação com finalidade ornamental.
Espécies Marinhas Espécies de Água continental
Centropyge flavíssima  Atractosteus spatula
Cephalopholis argus  Atractosteus tristoechus
Cynoscion acoupa  Atractosteus tropicus
Epinephelus marra  Auchenoglanis occidentalis
Latis calcarifer  Boulengerochromis microlepis
Lutjanus sebae  Channa bankanensis
Polyodon spathula  Channa lucius
Pterois antennata  Channa micropeltes
Pterois miles  Channa pleurophthalma
Pterois radiata  Channa striata
Pterois sphex  Channa argus
Pterois volitans  Channa bankanensis
   Clarias bariepinus
   Clarias batrachus
   Datnioides pulche
  Heros severus
  Himantura krempfi
   Himantura polylepis
   Himantura signifer
   Ictalurus punctatus
   Oryzias latipes
   Osphronemus goramy
   Pangasianodon hypophthalmus
   Pangasius boucorti
   Pangasius larnaudii
   Pangasius sanitwongsei
   Parachanna obscura
   Trichogaster pectoralis
  Uaru amphiacanthoides
  Uaru fernadezyepezi
  Xiphophorus helleri
  Xiphophorus maculatus
  Xiphophorus variatus
  Xenotilapia flavipinnis
  Xenotilapia melanogenys

.

(Redação do anexo dada pela Portaria IBAMA Nº 112 DE 18/08/2025):

ANEXO IV - Lista de espécies Não descritas Autorizadas a Exportação

Espécie não descrita Registro
Ancistrus sp. L255 MZUSP 107178, 107182
Baryancistrus sp. "L003" MUZUSP 108198
Baryancistrus sp. "L026" MUZUSP 108198
Baryancistrus sp. "L019" INPA 31422, 31448
Baryancistrus sp. "L142" MZUSP 92715, 92792
Hypancistrus sp. "L004" MUZUSP 108193, 108193, 108196
Hypancistrus sp. "L066" INPA 31792, 31793
Hypancistrus sp. "L136" MZUSP 93459
Hypancistrus sp. "L260" MZUSP 92793
Hypancistrus sp. "L262" MUZUSP 108191
Hypancistrus sp. "L333" INPA 31472, 31780
Lasiancistrus sp. "L033" MZUSP 105473
Leporacanthicus cf. galaxias "L007" MCP 12956
Panaque sp. "L002" MUZUSP 108194
Panaque sp. "L271" MUZUSP 108194
Panaque sp. "L398" INPA 31458, 31798, 31777
Pseudacanthicus sp. "L097" MUZUSP 108195
Pseudacanthicus sp. "L185" INPA 31466
Pseudacanthicus sp. "L273" MZUSP 92428; INPA 26474
Pseudancistrus sp. "L067" INPA 31465, 31812
Pseudancistrus sp. "L259" MZUSP 92626, 92719, 92802
Scobinancistrus sp. "L253" INPA 31436

.

.