Portaria MD nº 909 de 23/09/2003


 Publicado no DOU em 29 set 2003


Estabelece a precedência funcional dos cargos da administração de natureza civil de nível superior em face dos postos militares, no âmbito da administração central do Ministério da Defesa.


Filtro de Busca Avançada

Notas:

1) Revogada pela Portaria Normativa MD nº 942, de 11.06.2010, DOU 14.06.2010.

2) Assim dispunha a Portaria Normativa revogada:

"O Ministro de Estado da Defesa, no uso da atribuição que lhe é conferida pelo inciso I do parágrafo único do art. 87 da Constituição e do disposto no Decreto nº 4.735, de 11 de junho de 2003, resolve:

Art. 1º Esta Portaria Normativa estabelece a precedência funcional dos cargos de natureza civil, de nível superior, em face dos postos militares dos círculos de Oficiais Generais, Superiores, Intermediários e Subalternos, resguardadas as correspondentes peculiaridades, no âmbito da Administração Central do Ministério da Defesa.

Art. 2º A precedência dos cargos da administração estarão agrupadas em círculos:

I - Círculo 1 - Ministro de Estado da Defesa;

II - Círculo 2 - Chefe do Estado-Maior de Defesa e Secretários;

III - Círculo 3 - Chefe de Gabinete do Ministro, Consultor Jurídico, Diretores de Departamentos, Secretário Adjunto, Secretário de Controle Interno, Subchefes do Estado-Maior de Defesa, Vice-Chefe do Estado-Maior de Defesa e Assessores Especiais do Ministro;

IV - Círculo 4 - Consultores Jurídicos Adjuntos, Coordenadores Gerais, Chefes de Gabinetes, Chefes das Assessorias Parlamentar e de Comunicação Social, Gerentes, Gerentes de Projetos e Assessores;

V - Círculo 5 - Assessores Técnicos e Coordenadores;

VI - Círculo 6 - Assistentes e Assistentes Militares; e

VII - Círculo 7 - Assistentes Técnicos, Assistentes Técnicos Militares e Chefes de Seções.

Parágrafo único. A precedência funcional nos círculos dar-se-á de acordo com os seguintes critérios:

a) entre os militares, o da antigüidade;

b) entre os civis, o maior tempo de ocupação do cargo;

c) entre civis e militares, o maior tempo de ocupação do cargo ou posto; e

d) nas solenidades, dentro de cada círculo, os civis e os militares constituirão grupamentos distintos, organizados segundo os critérios acima descritos. A posição relativa de cada grupamento alternar-se-á a cada mês. No mês de janeiro, o grupamento constituído por servidores civis situar-se-á à direita.

Art. 3º Quando da participação de autoridades civis e militares não integrantes da administração central do Ministério da Defesa, observar-se-ão as prescrições do Decreto nº 70.274, de 9 de março de 1972.

Art. 4º Esta Portaria Normativa entra em vigor na data de sua publicação.

JOSÉ VIEGAS FILHO"