Resolução CFC nº 928 de 04/01/2002


 Publicado no DOU em 10 jan 2002


Altera a Resolução CFC nº 853(1), de 28 de julho de 1999, que institui o exame de suficiência como requisito para obtenção de registro profissional em CRC.


Gestor de Documentos Fiscais

Notas

1) Revogada pela Resolução CFC nº 933, de 21.03.2002, DOU 04.04.2002.

2) Assim dispunha a Resolução revogada.

"O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais;

CONSIDERANDO que a aplicação do ato normativo que instituiu o Exame de Suficiência como requisito para obtenção de registro profissional em CRC, registrou algumas deficiências em termos do alcance do seu objetivo;

CONSIDERANDO que há necessidade de aprimorar os procedimentos do Conselho Federal, na qualidade de órgão coordenador do SISTEMA CFC/CRCs, para melhor atender o interesse da classe. Resolve:

Art. 1º À Resolução CFC nº 853/99 dê-se a seguinte redação:

I - Ao item V - APROVAÇÃO E PERIODICIDADE - art. 6º, dê-se a seguinte redação:

"Art. 6º O Exame será aplicado 2 (duas) vezes ao ano, simultaneamente em todo o território nacional, nos meses de março ou abril e setembro ou outubro, em data e hora a serem fixadas por deliberação do Plenário do Conselho Federal de Contabilidade, com antecedência de 90 (noventa) dias."

II - Ao item VI - PRAZO DE VALIDADE DA CERTIDÃO DE APROVAÇÃO - art. 7º, dê-se a seguinte redação:

"Art. 7º Ocorrendo aprovação no Exame de Suficiência, o candidato terá o prazo de um ano, a contar da data da publicação do resultado oficial no Diário Oficial da União (DOU), para requerer o registro profissional, nas categorias de Contador ou de Técnico em Contabilidade, em qualquer Conselho Regional de Contabilidade.

Parágrafo único. O Conselho Regional de Contabilidade emitirá a Certidão de Aprovação, desde que solicitado pelo candidato, devendo constar a categoria profissional e a data de validade prevista neste artigo."

III - Ao item VIII - COMISSÕES DE EXAMES - art. 9º, alínea c, § 1º e § 3º e art. 10, dê-se a seguinte redação:

"Art. 9º ... (omissis)...

a) - ... (omissis)...

b) - ... (omissis)...

c) - Comissão de Aplicação de Provas.

§ 1º A Comissão de Coordenação será integrada por 6 (seis) Conselheiros do CFC, com mandato de dois anos, não podendo ultrapassar o término do mandato como Conselheiro, deverá coordenar a realização do Exame de Suficiência e aprovar o conteúdo das provas organizadas pela Comissão de Elaboração de Provas. A Comissão será presidida pelo Vice-Presidente Operacional.

§ 2º ... (omissis)...

§ 3º A Comissão de Aplicação de Provas será integrada de, no mínimo, 3 (três) membros e igual número de suplentes, conselheiros ou não, aprovados pelo Plenário de cada Conselho Regional, presidida por um dos Vice-Presidentes do CRC, tendo por finalidade a aplicação das provas e a preparação e encaminhamento dos recursos ao Conselho Federal de Contabilidade.

§ 4º ... (omissis)...

§ 5º ... (omissis)...

Art. 10. A Comissão de Coordenação supervisionará, em âmbito nacional, processo de aplicação das provas do Exame de Suficiência."

V - Ao item IX - RECURSOS, art. 11, alíneas a e b, dê-se a seguinte redação:

"Art. 11. ... (omissis)...

a) à Comissão de Elaboração de Provas, em primeira instância, a contar do dia seguinte à aplicação da prova;

b) à Comissão de Coordenação, em última instância, a contar da ciência da decisão de primeira instância."

Ao art. 16, dê-se a seguinte redação:

"Art. 16. Esta Resolução entra em vigor na data de sua aprovação."

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua aprovação.

ALCEDINO GOMES BARBOSA

Presidente"