Lei nº 6.602 de 07/12/1978


 Publicado no DOU em 12 dez 1978


Altera a redação da alínea i do artigo 5º do Decreto-Lei n 3.365, de 21 de junho de 1941, que dispõe sobre desapropriações por utilidade pública, e acrescenta parágrafos ao mesmo artigo


Gestor de Documentos Fiscais

O Presidente da República,

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º. A alínea i do artigo 5º do Decreto-Lei n 3.365, de 21 de junho de 1941, passa a vigorar com a seguinte redação:

"Art. 5º.........................
......................................
i) a abertura, conservação e melhoramento de vias ou logradouros públicos; a execução de planos de urbanização; o loteamento de terreno, edificados ou não, para sua melhor utilização econômica, higiênica ou estética; a construção ou ampliação de distritos industriais."

Art. 2º. São acrescentados ao artigo 5º do Decreto-Lei n 3.365, de 21 de junho de 1941, os seguintes parágrafos:

"Art. 5º.............................
§ 1º. A construção ou ampliação de distritos industriais, de que trata a alínea i do caput deste artigo, inclui o loteamento das áreas necessárias à instalação de indústrias e atividades correlatas, bem como a revenda ou locação dos respectivos lotes a empresas previamente qualificadas.
§ 2º. A efetivação da desapropriação para fins de criação ou ampliação de distritos industriais depende de aprovação, prévia e expressa, pelo Poder Público competente, do respectivo projeto de implantação."

Art. 3º. A desapropriação, pelos Estados, Distrito Federal e Municípios, para os fins de criação ou ampliação de distritos industriais, que tenha por objeto imóvel rural, incluído em área declarada prioritária para fins de reforma agrária, nos termos do artigo 161 de parágrafos da Constituição Federal, depende de decreto autorizativo do Presidente da República, não se aplicando nesse caso o disposto no artigo 2 do Decreto-Lei n 554, de 25 de abril de 1969.

Art. 4º. Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Ernesto Geisel - Presidente da República.

Armando Falcão.