Publicado no DOM - Rio de Janeiro em 17 set 2025
Estabelece obrigatoriedade de supervisões periódicas oficiais e aprova os modelos de relatório de supervisão e de plano de ação aplicáveis ao Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM-RIO/POA) e aos estabelecimentos nele registrados
A PRESIDENTE DO INSTITUTO MUNICIPAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, VIGILÂNCIA DE ZOONOSES E DE INSPEÇÃO AGROPECUÁRIA, DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE - S/IVISA-RIO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor; e
CONSIDERANDO a necessidade do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal - SIM-RIO/POA de estabelecer, em normas técnicas específicas, os procedimentos oficiais de verificação dos programas de autocontrole dos processos de produção, aplicados pelos estabelecimentos para assegurar a inocuidade e o padrão de qualidade dos produtos, conforme define o art. 6º do Decreto Rio n° 55.808, de 18 de março de 2025;
CONSIDERANDO a desejável integração do SIM-RIO/POA ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal - SISBI-POA, coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e que, para tanto, é necessário desenvolver e implementar, dentre outras atividades, os modelos de roteiro de supervisão e de plano de ação para correção das não conformidades, a serem utilizados pela autoridade competente junto ao próprio serviço oficial e aos estabelecimentos nele registrados;
RESOLVE:
Art. 1º Fica determinada a obrigatoriedade de supervisões periódicas oficiais no Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal - SIM-RIO/POA e nos estabelecimentos nele registrados, devendo ser realizadas por autoridade sanitária legalmente competente, diferente daquela que realiza a fiscalização de rotina.
Parágrafo único. A frequência mínima de supervisão no SIM-RIO/POA e nos estabelecimentos nele registrados será de 1 (um) ano, podendo ser alterada a critério do Coordenador de Inspeção Agropecuária do S/IVISA- RIO.
Art. 2º Ficam aprovados, na forma dos anexos I ao IV do presente ato, os modelos de relatório de supervisão e plano de ação para correção das não conformidades apontadas, aplicáveis para avaliação das atividades do SIM-RIO/POA e dos estabelecimentos nele registrados.
Parágrafo único. A atividade de supervisão consistirá na avaliação do serviço oficial e dos estabelecimentos.
Art. 3º Revoga-se a Portaria "N" S/SUBVISA nº 563, de 08 de junho de 2020.
Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação
RELATÓRIO DE SUPERVISÃO DOCUMENTAL DO SIM-RIO/POA |
|||
Realizado pelo (s) Médico(s) Veterinário(s) do SIM-RIO/POA, na sede do Serviço Oficial, situado à Rua do Lavradio, 180/5º andar. Centro. Rio de Janeiro-RJ |
|||
Município: |
|||
Responsável do SIM: |
|||
Supervisor: |
|||
Data: |
|||
1.VERIFICAÇÃO CHECKLIST |
CONFORME (C) |
NÃO CONFOR ME (NC) |
NÃOSE APLICA (NA) |
1.1- As não conformidades do último checklist foram sanadas? |
|||
2.VERIFICAÇÃO DOCUMENTAL |
CONFORME (C) |
NÃO CONFORME (NC) |
NÃO SE APLICA (NA) |
2.1- Organização da sede da Inspeção Local ou local apropriado para a guarda de Documentos e materiais pertinentes ao trabalho. |
|||
2.2- A IE possui equipamentos necessários aos trabalhos. |
|||
2.3 - Gestão de Documentos (verificar o controle de entrada e saída de documentos, organização das pastas, uso dos formulários-modelo). |
|||
2.4 - Avaliação, Aprovação ou Alteração de Projetos (conferir se há documentação e se seguiu rito de avaliação). |
|||
2.5 - Avaliação de Registro de Produtos e Controle de Rótulos (verificar os memorais descritivos e croquisdos rótulos). |
|||
2.6 - A Inspeção Local controla o uso de produtos, permitindo somente aqueles |
aprovados e com Ficha Técnica. |
|||
2.7 - Rastreabilidade (uso de formulários, preenchimento de planilhas, recebimento de planilhas Dos estabelecimentos). |
|||
2.8 - Análises Físico-Químicas e Microbiológicas de Alimentos e Água (conferir cumprimento de cronograma de envio, planilha de compilação de dados e histórico de NC). |
|||
2.9 - Verificação Oficial Programas de Autocontrole (avaliar formulários de fiscalização e verificação oficial Dos PAC). |
|||
2.10 - Realização de atividades de combateafraudes de produtos de origem animal. |
|||
2.11 - Realização de atividades de combate a clandestinidade. |
|||
2.12-Realização de atividades de Educação Sanitária. |
|||
2.13 - A Inspeção Local aplica as planilhas em conformidade com as Normas Complementares. |
|||
2.14 - A Inspeção Local possui registro de ações fiscais (RNC, autos e termos emitidos). |
|||
3. INSPEÇÃO PERMANENTE (EXCLUSIVO) |
CONFORME (C) |
NÃO CONFOR ME (NC) |
NÃOSE APLICA (NA) |
3.1 - A equipe de Inspeção é suficiente para desenvolver as atividades. |
|||
3.2 - Inspeção ante e post mortem (equipamentos adequados). |
|||
3.3 - Inspeção ante e post mortem (execução das técnicas). |
|||
3.4 - Inspeção ante e post mortem (destinação adequada). |
|||
3.5 - Inspeção ante e post mortem (registro de atividades). |
|||
3.6 - Os critérios de julgamento são aplicados e registrados de forma correta. |
|||
3.7- AuniformizaçãodosauxiliaresdaInspeção Local atende as normas. |
ITEM |
NÃO CONFORMIDADE |
PRAZO PARA SOLUÇÃO |
Assinatura e Carimbo dos Médicos Veterinários responsáveis pela verificação.
|
Médico (a) Veterinário(a) Carimbo
Médico (a) Veterinário (a) Carimbo
PLANO DE AÇÃO PARA CORREÇÃO DAS NÃO CONFORMIDADES APONTADAS NO RELATÓRIO DE SUPERVISÃO - INSPEÇÃO LOCAL
Razão Social: SIM n.°: Município: Data: Relatório de NC n.°: Médico Veterinário Responsável:
ITEM |
NÃO CONFORMIDADE |
ACÃO CORRETIVA |
PRAZO |
Verificação Oficial |
|
Ação foi efetivada? ( ) SIM () NÃO |
Data: Assinatura: |
||||
Ação foi efetivada? () SIM () NÃO |
Data: Assinatura: |
||||
Ação foi efetivada? () SIM () NÃO |
Data: Assinatura: |
||||
Ação foi efetivada? () SIM () NÃO |
Data: Assinatura: |
||||
Ação foi efetivada? () SIM () NÃO |
Data: Assinatura: |
||||
Data da Aprovação do Plano: |
|||||
Prazo final para a conclusão do plano |
|||||
Assinatura Fiscal Local |
Assinatura Fiscal Supervisor |
RELATÓRIO DE SUPERVISÃO EM ESTABELECIMENTO
Estabelecimento: N° do SIM:
Classificação: Município: Data: / / Médico (a) Veterinário (a):
Oficial Supervisor(es) Auditor(es):
I-ATENDIMENTO DO ESTABELECIMENTO À SOLICITAÇÕES ANTERIORES DO SERVIÇO OFICIAL |
|||||
1. |
AUDITORIAS |
C |
NC |
NA |
|
1.1 |
Plano de Ação |
||||
1.2 |
Cumprimento do Plano de Ação |
||||
II. AVALIAÇÃO DA ESTRUTURA DO ESTABELECIMENTO IN LOCO |
|||||
2. |
EC 01 - MANUTENÇÃO DAS INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS (INCLUINDO CALIBRAÇÃO E AFERIÇÃO) |
C |
NC |
NA |
|
2.1 |
As mesmas estão de acordo com o projeto aprovado. |
||||
2.2 |
Forro, teto, paredes e piso, equipamentos e utensílios são de material durável, impermeável e de fácil higienização. |
||||
2.3 |
Não existem sujidades nas áreas, formação de condensação, neve ou gelo. |
||||
2.4 |
Observar a vedação das aberturas (portas, janelas, etc.), o escoamento de água e outros fatores podem prejudicar as condições higiênico- sanitárias do processo produtivo. |
||||
2.5 |
Os locais de manipulação, de processamento, de estocagem de matérias- primas e produtos comestíveis são isolados dos produtos não |
||||
comestíveis. |
||||
2.6 |
As condições gerais de manutenção estão adequadas e se suas dimensões são compatíveis com as atividades nelas desenvolvidas. |
|||
2.7 |
Acabamento, natureza das soldas e os materiais constituintes das instalações, equipamentos e utensílios são condizentes e não alteram as matérias- primas e os produtos acabados. |
|||
2.8 |
As barreiras sanitárias estão adequadas. |
|||
2.9 |
Observar se condições higiênicas são mantidas nessas instalações |
|||
2.10 |
Se os uniformes estão condizentes e se são trocados nos vestiários de forma correta e na frequência adequada e especificada pelos estabelecimentos. |
|||
2.11 |
Os instrumentos de controle de processos estão identificados. |
|||
2.12 |
Há registro da última calibração e aferição dos instrumentos, bem como, data prevista para a próxima aferição ou calibração. |
|||
2.13 |
Observar se há assinatura do responsável pela aferição ou calibração na etiqueta de identificação ou outra forma que a substitua. |
|||
3. |
EC 02 - ILUMINAÇÃO E VENTILAÇÃO |
C |
NC |
NA |
3.1 |
Existe iluminação nas diferentes áreas da indústria, com cor e intensidade da luz em condições adequadas. |
|||
3.2 |
As luminárias são dispostas de forma correta sem formação de sombras e são providas de protetores. |
3.3 |
A ventilação é adequada ao controle de odores e vapores indesejáveis. |
|||
3.4 |
A ventilação é adequada ao controle da condensação. |
|||
3.5 |
Há controle na formação de neve ou gelo de forma a evitar alterações nas matérias-primas e produtos. |
|||
4. |
EC 03 - ÁGUA DE ABASTECIMENTO E ÁGUAS RESIDUAIS |
C |
NC |
NA |
4.1 |
Os reservatórios apresentam-se em condições higiênico- sanitárias adequadas. |
|||
4.2 |
As redes de alimentação e distribuição de água da indústria estão de acordo com o que foi projetado e aprovado. |
|||
4.3 |
Existem pontos de coleta de água e estes estão identificados. |
|||
4.4 |
Observar se a água tem pressão adequada. |
|||
4.5 |
Observar se todo o volume de águas residuais é drenado. |
|||
4.6 |
As águas residuais não contaminam equipamentos e utensílios. |
|||
4.7 |
As instalações foram projetadas e construídas facilitando o recolhimento das águas utilizadas. |
|||
4.8 |
Observar se as águas residuais não se deslocam em contrafluxo em relação à produção, quando descarregadas diretamente no piso. |
|||
5. |
EC 04 - HIGIENE INDUSTRIAL E OPERACIONAL |
C |
NC |
NA |
5.1 |
Os estabelecimentos executam os procedimentos de limpeza e sanitização pré e operacionais. |
|||
5.2 |
Não existem resíduos de matérias-primas e produtos e/ou equipamentos contaminados após as operações de limpeza e sanitização. |
|||
6. |
EC05 - HÁBITOS HIGIÊNICOS E SAÚDE |
C |
NC |
NA |
DOS COLABORADORES |
||||
6.1 |
O pessoal que trabalha, direta ou indiretamente com matérias-primas e produtos obedecem às práticas higiênicas. |
|||
6.2 |
Assiduamente, os operários exercitam lavagem e desinfecção das mãos e antebraços antes de entrarem nas áreas de manipulação. |
|||
6.3 |
Observar se os uniformes utilizados se apresentam limpos e se são trocados e utilizados nas áreas e períodos previstos e restritos às respectivas atividades. |
|||
6.4 |
Se os colaboradores estão sem adornos, maquiagem, unhas compridas, barba, cabelos desprotegidos e roupas civis expostas. |
|||
6.5 |
As operações realizadas pelos funcionários são adequadas, de forma a preservar a inocuidade das matérias-primas e produtos. |
|||
6.6 |
Os verificadores e monitores dos autocontroles têm conhecimento sobre as funções que executam e se estão capacitados para realizá-las. |
|||
7. |
EC 06 - PROCEDIMENTOS SANITÁRIOS OPERACIONAIS - PSO |
C |
NC |
NA |
7.1 |
Na recepção das matérias- primas existem cuidados para que as mesmas não sejam contaminadas. |
|||
7.2 |
Durante as manipulações e processamentos existem cuidados de forma a prevenir contaminações cruzadas, evitando-se acúmulos de embalagens, de matérias-primas e produtos, e evitando-se contrafluxos. |
|||
7.3 |
As matérias-primas e produtos são separados entre eles de forma correta e de acordo com sua natureza, temperatura e embalagens e estão identificados. |
7.4 |
Todas as superfícies dos equipamentos, utensílios e instrumentos, que entram em contato com matérias- primas e produtos são mantidas em condições adequadas de limpeza e sanitização. |
|||
7.5 |
Os equipamentos, utensílios, instrumentos e outros afins, como por exemplo, torneiras, mangueiras, válvulas de controle de fluxo, que não entram em contato com m a t é r i a s - p r i m a s , ingredientes e produtos, são mantidas em condições higiênicas. |
|||
7.6 |
Os agentes de limpeza, sanitizantes e produtos químicos, assim como lubrificantes e outros, são atóxicos e apropriados para uso industrial. |
|||
7.7 |
Os recipientes são adequados, resistentes e de fácil higienização. |
|||
7.8 |
Os produtos na expedição e antecâmaras ficam em períodos mínimos, suficientes apenas para conferir as condições higiênico-sanitárias. |
|||
7.9 |
Os veículos transportadores de matérias-primas e produtos são projetados, construídos e mantidos em condições higiênico- sanitárias e com temperatura para transporte adequadas. Apresentam paredes lisas, de fácil limpeza, totalmente vedadas, de maneira a não permitir a entrada de pragas, poeiras e outros contaminantes e a saída de líquidos. |
|||
7.10 |
Os equipamentos de geração de frio e de controle de temperatura dos veículos transportadores de matérias-primas e produtos estão funcionando de maneira correta. |
|||
7.11 |
A embalagem secundária é realizada em ambiente separado. |
8. |
EC 07 - CONTROLE INTEGRADO DE PRAGAS |
C |
NC |
NA |
8.1 |
O ambiente externo está limpo e não apresenta condições que favoreçam o abrigo ou à reprodução de pragas. |
|||
8.2 |
Na inspeção das áreas internas não é observado indícios da presença de pragas. |
|||
8.3 |
Verificar armadilhas e iscas, interna e externamente, assim como as barreiras de proteção contra insetos e roedores (telas, portas, janelas, outras aberturas). |
|||
8.4 |
Quando o controle de pragas for realizado por empresa terceirizada, verificar o licenciamento da mesma. |
|||
8.5 |
Verificar se os produtos químicos usados no controle das pragas estão autorizados para tal. |
|||
9. |
EC 08 - CONTROLE DE MATÉRIA-PRIMA, INGREDIENTES E MATERIAL DE EMBALAGENS |
C |
NC |
NA |
9.1 |
As matérias primas recebidas de outros estabelecimentos são acompanhadas dos respectivos documentos exigidos por lei para o transporte e recepção. |
|||
9.2 |
A empresa dá destino correto à matéria prima e de acordo com o planejado no autocontrole. |
|||
9.3 |
As matérias primas apresentam suas embalagens íntegras. |
|||
9.4 |
Os ingredientes são mantidos em local específico, separado, e em condições higiênicas adequadas. |
|||
9.5 |
O uso e a manipulação dos ingredientes estão de acordo com as instruções de uso na formulação aprovada e são mantidos no local de preparação dos produtos em quantidades suficientes apenas para utilização por |
períodos restritos. |
||||
9.6 |
Se a empresa, quando da recepção, realiza as análises mínimas necessárias para a seleção da matéria prima. |
|||
9.7 |
As empresas mantêm atualizados os cadastros dos produtores fornecedores de matéria prima. |
|||
9.8 |
No caso de estabelecimentos que beneficiem leite e derivados, se os mesmos enviam, na frequência mínima exigida, amostras de leite dos tanques das propriedades fornecedoras para análises aos laboratórios da Rede Brasileira de Laboratórios de Controle da Qualidade do Leite (RBQL). |
|||
9.9 |
No caso de estabelecimentos que beneficiem leite e derivados, se as empresas mantêm atualizados os cadastros dos produtores fornecedores de leite. |
|||
10. |
EC 09 - CONTROLE DE TEMPERATURAS |
C |
NC |
NA |
10.1 |
As temperaturas mantidas nos ambientes, equipamentos, matérias primas e produtos que fazem parte do processo industrial estão de acordo com o que é exigido pela legislação. |
|||
10.2 |
Os registros são automatizados, quando possível ou necessário. |
|||
11. |
EC 10 - CONTROLE DE FORMULAÇÃO DE PRODUTOS E COMBATE À FRAUDE |
C |
NC |
NA |
11.1 |
As empresas elaboram os produtos de acordo com os memoriais descritivos aprovados pelos Serviços de Inspeção. |
|||
11.2 |
Os produtos que requerem formulação, são fabricados de acordo com as formulações aprovadas pelos Serviços de Inspeção. |
|||
12. |
|
C |
NC |
NA |
12.1 |
Quando da existência de laboratórios de análises, se possui o manual de bancada, e se está à |
disposição dos analistas. |
||||||
12.2 |
Se os procedimentos estão de acordo com o manual de bancada. |
|||||
12.3 |
Se os analistas dominam as técnicas realizadas. |
|||||
12.4 |
Se a conduta dos analistas é adequada, utilizam os equipamentos de proteção individual de forma correta e se respeitam as normas de segurança. |
|||||
12.5 |
Se as amostras e reagentes são descartados de acordo com o previsto no MBPL. |
|||||
12.6 |
Cronograma e resultados das análises de Autocontrole. |
|||||
13. |
EC 12 - RASTREABILIDADE E RECOLHIMENTO DE PRODUTOS (RECALL) |
C |
NC |
NA |
||
13.1 |
As matérias primas estão devidamente identificadas, permitindo a rastreabilidade. |
|||||
14. |
|
C |
NC |
NA |
||
14.1 |
Verificação se há monitoramentos dos PCC. |
|||||
14.2 |
Identificação dos PCC. |
|||||
15. |
EC 14 - BEM-ESTAR ANIMAL |
C |
NC |
NA |
||
15.1 |
Avaliar de forma objetiva o manejo dos animais durante o transporte, recepção, descarga e procedimentos de condução, insensibilização e sangria. |
|||||
16. |
EC 15 - IDENTIFICAÇÃO, REMOÇÃO, SEGREGAÇÃO E DESTINAÇÃO DO MATERIAL ESPECIFICADO DE RISCO (MER) |
C |
NC |
NA |
||
16.1 |
Procedimento é realizado conforme o descrito. |
|||||
16.2 |
Colaboradores dominam a técnica de remoção. |
|||||
16.3 |
Recipientes identificados. |
|||||
16.4 |
Material de risco é descartado de forma correta. |
|||||
III.AVALIAÇÃO DOS AUTO CONTROLES DA EMPRESA (AVALIAÇÃODOCUMENTAL) |
||||||
17. |
EC 01 - MANUTENÇÃO DAS INSTALAÇÕES E |
C |
NC |
NA |
||
EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS (INCLUINDO CALIBRAÇÃO E AFERIÇÃO |
||||
17.1 |
Programa descrito. |
|||
17.2 |
Registros. |
|||
17.3 |
Efetividade na execução do Programa de Autocontrole. |
|||
17.4 |
Compatibilidade entre a situação na fábrica e os registros da empresa. |
|||
18. |
EC 02 - ILUMINAÇÃO E VENTILAÇÃO |
C |
NC |
NA |
18.1 |
Programa descrito. |
|||
18.2 |
Registros. |
|||
18.3 |
Efetividade na execução do Programa de Autocontrole. |
|||
18.4 |
Compatibilidade entre a situação na fábrica e os registros da empresa. |
|||
19. |
EC 03 - ÁGUA DE ABASTECIMENTO E ÁGUAS RESIDUAIS |
C |
NC |
NA |
19.1 |
Programa descrito. |
|||
19.2 |
Registros. |
|||
19.3 |
Efetividade na execução do Programa de Autocontrole. |
|||
19.4 |
Compatibilidade entre a situação na fábrica e os registros da empresa. |
|||
20. |
EC 04 - HIGIENE INDUSTRIAL E OPERACIONAL |
C |
NC |
NA |
20.1 |
Programa descrito. |
|||
20.2 |
Registros. |
|||
20.3 |
Efetividade na execução do Programa de Autocontrole. |
|||
20.4 |
Compatibilidade entre a situação na fábrica e os registros da empresa. |
|||
21. |
EC 05 - HÁBITOS HIGIÊNICOS E SAÚDE DOS COLABORADORES |
C |
NC |
NA |
21.1 |
Programa descrito. |
|||
21.2 |
Registros. |
|||
21.3 |
Efetividade na execução do Programa de Autocontrole. |
|||
21.4 |
Compatibilidade entre a situação na fábrica e os registros da empresa. |
22. |
EC 06 - PROCEDIMENTOS SANITÁRIOS OPERACIONAIS |
C |
NC |
NA |
22.1 |
Programa descrito. |
|||
22.2 |
Registros. |
|||
22.3 |
Efetividade na execução do Programa de Autocontrole. |
|||
22.4 |
Compatibilidade entre a situação na fábrica e os registros da empresa. |
|||
23. |
EC 07 - CONTROLE INTEGRADO DE PRAGAS |
C |
NC |
NA |
23.1 |
Programa descrito. |
|||
23.2 |
Registros. |
|||
23.3 |
Efetividade na execução do Programa de Autocontrole. |
|||
23.4 |
Compatibilidade entre a situação na fábrica e os registros da empresa. |
|||
24. |
|
C |
NC |
NA |
24.1 |
Programa descrito. |
|||
24.2 |
Registros. |
|||
24.3 |
Efetividade na execução do Programa de Autocontrole. |
|||
24.4 |
Compatibilidade entre a situação na fábrica e os registros da empresa. |
|||
25. |
EC 09 - CONTROLE DE TEMPERATURAS |
C |
NC |
NA |
25.1 |
Programa descrito. |
|||
25.2 |
Registros. |
|||
25.3 |
Efetividade na execução do Programa de Autocontrole. |
|||
25.4 |
Compatibilidade entre a situação na fábrica e os registros da empresa. |
|||
26. |
EC 010 - CONTROLE DE FORMULAÇÃO DE PRODUTOS E COMBATE À FRAUDE |
C |
NC |
NA |
26.1 |
Programa descrito. |
|||
26.2 |
Registros. |
|||
27.3 |
Efetividade na execução do Programa de Autocontrole. |
27.4 |
Compatibilidade entre a situação na fábrica e os registros da empresa. |
|||
28. |
EC 011 - ANÁLISES LABORATORIAIS |
C |
NC |
NA |
28.1 |
Programa descrito. |
|||
28.2 |
Registros. |
|||
28.3 |
Efetividade na execução do Programa de Autocontrole. |
|||
28.4 |
Compatibilidade entre a situação na fábrica e os registros da empresa. |
|||
29. |
EC 012 - RASTREABILIDADE E RECOLHIMENTO DE PRODUTOS |
C |
NC |
NA |
29.1 |
Programa descrito. |
|||
29.2 |
Registros. |
|||
29.3 |
Efetividade na execução do Programa de Autocontrole. |
|||
29.4 |
Compatibilidade entre a situação na fábrica e os registros da empresa. |
|||
30. |
EC 013 - ANÁLISE DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE |
C |
NC |
NA |
30.1 |
EC 013 - ANÁLISE DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE |
|||
30.2 |
Registros. |
|||
30.3 |
Efetividade na execução do Programa de Autocontrole. |
|||
30.4 |
Compatibilidade entre a situação na fábrica e os registros da empresa. |
|||
31. |
EC 014 - BEM-ESTAR ANIMAL |
C |
NC |
NA |
31.1 |
Programa descrito. |
|||
31.2 |
Registros. |
|||
31.3 |
Efetividade na execução do Programa de Autocontrole. |
|||
31.4 |
Compatibilidade entre a situação na fábrica e os registros da empresa. |
|||
32. |
EC 014 - IDENTIFICAÇÃO, REMOÇÃO, SEGREGAÇÃO E DESTINAÇÃO DO MATERIAL ESPECIFICADO DE RISCO - MER |
C |
NC |
NA |
32.1 |
Programa descrito. |
|||
32.2 |
Registros. |
|||
32.3 |
Efetividade na execução do Programa de Autocontrole. |
|||
32.4 |
Compatibilidade entre a situação na fábrica e os registros da empresa. |
|||
ITEM |
NÃO CONFORMIDADE |
|||
O estabelecimento possui o controle referente aos programas que atendem os elementos de controle avaliados no presente relatório e está apto a integrar/se manter no SISBI/POA. |
||||
O estabelecimento apresenta indício de perda de controle nos programas que atendem aos seguintes elementos de controle: Nesse caso a empresa tem dias para retomar o efetivo controle |
dos programas que atendem aos elementos acima listados. Caso contrário, o Serviço Oficial poderá concluir que o estabelecimento não evidencia o controle do processo. |
|||
O estabelecimento não evidencia o controle do processo (autocontrole) estando descritas as ações fiscais tomadas no item AÇÕES FISCAIS TOMADAS DURANTE A AUDITORIA (Lei 7889/89). A demoção das ações está condicionada à verificação oficial de retomada do Autocontrole do processo. |
|||
Descrição: |
|||
NOME |
ASSINATURA |
REPRESENTANTE |
|
Todas as folhas do presente relatório foram rubricadas pelo (s) supervisor (es). Uma via deste relatório ficará arquivada no SIM e a outra entregue ao responsável legal pela indústria |
|||
PLANO DE AÇÃO PARA A CORREÇÃO DAS NÃO CONFORMIDADES APONTADAS NO RELATÓRIO DE SUPERVISÃO-EMPREENDIMENTO
Razão Social:
SIM n.° Município Data:
Relatório de N Cn°
ITEM |
NÃO CONFORMIDADE |
ACÃO CORRETI VA |
PRAZO |
VERIFICAÇÃO OFICIAL |
|
Ação foi efetivada? ( ) Sim ( ) Não |
Data Assinatura |
||||
Ação foi efetivada? ( ) Sim ( ) Não |
Data Assinatura |
||||
Ação foi efetivada? ( ) Sim ( ) Não |
Data Assinatura |
||||
Ação foi efetivada? ( ) Sim ( ) Não |
Data Assinatura |
Ação foi efetivada? ( ) Sim ( ) Não |
Data Assinatura |
||||
Data da aprovação do Plano: |
|||||
Prazo Final para a conclusão do Plano: |
|||||
Assinatura: Representante Legal do Estabelecimento |
Assinatura: Responsável Técnico |
Assinatura: Fiscal do SIM |