Lei Nº 10147 DE 01/12/1977


 Publicado no DOE - CE em 1 dez 1977

Consulta de PIS e COFINS

O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ,

Faço saber que Assembléia Legislativa decretou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei:

TÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 1º - O Sistema de Disciplinamento do Uso do Solo para Proteção dos mananciais, cursos, reservatórios de água e demais recursos hídricos da Região Metropolitana de Fortaleza – RMF – passa a ser regido na forma prevista nesta Lei.

Parágrafo único – O Sistema de Disciplinamento do Uso do Solo de que trata este artigo compreende os órgãos e entidades da Administração Estadual que, nos termos desta Lei e da Legislação em vigor, exercem atividades normativas de controle e de fiscalização nas áreas de proteção dos mananciais, cursos, reservatórios de água e demais recursos hídricos da Região Metropolitana de Fortaleza – RMF.

TÍTULO II

DO USO DO SOLO

CAPÍTULO I

DAS ÁREAS DE PROTEÇÃO

Art. 2º - Ficam declaradas áreas de proteção, e como tais sujeitas a restrições de uso, as referentes aos mananciais, cursos, reservatórios de água e demais recursos hídricos existentes na Região Metropolitana de Fortaleza – RMF.

Parágrafo único – As áreas de proteção referidas neste artigo corresponderão, no máximo, as de drenagem relativas aos respectivos cursos, reservatórios de água, mananciais e demais recursos hídricos.

Art. 3º - Nas áreas de proteção, deverão ser estabelecidas áreas ou faixas de 1ª e 2ª Categorias, características por restrições decrescentes de uso.

Parágrafo único – As áreas ou faixas de 1ª Categoria, sujeitas a maior restrição, abrangerão inclusive o corpo de água e, nos seus limites, terão início as áreas ou faixas de 2ª Categoria.

Art. 4º - As áreas ou faixas de 1ª e 2ª Categoria deverão ser delimitadas por legislação complementar, observando-se o uso preponderante e as peculiaridades de cada recurso hídrico e visando a disciplinar o uso do solo a fim de:

I – assegurar perfeito escoamento das águas pluviais das bacias hidrográficas;

II – exercer ação preventiva contra a erosão e o conseqüente assessoramento;

III – impedir o acesso superficial e subsuperficial de poluentes aos corpos de água;

IV – proteger e fomentar a cobertura vegetal.

Art. 5º - Nas áreas de proteção, o licenciamento de atividades industriais, comerciais, recreativas ou de prestação de serviços, e a aprovação de projetos de loteamento, arruamentos, edificações, obras públicas ou particulares, reformas ou ampliações de edificações existentes, por qualquer órgão, dependerão da aprovação prévia da Autarquia da Região Metropolitana de Fortaleza – AUMEF, após parecer favorável da Superintendência do Desenvolvimento do Estado do Ceará – SUDEC, sem prejuízo das demais competências, estabelecidas na legislação, em vigor para outros fins.

§1º - O licenciamento de atividades e a aprovação de projetos mencionados neste artigo ficarão sujeitos as seguintes exigências:

I – destinação e uso de área a ser ocupada, caracterizados e expressos nos projetos e documentos submetidos à aprovação;

II – apresentação nos projetos, de solução adequada para coleta, tratamento e destino final dos resíduos sólidos, líquidos e gasosos, produzidos pelas atividades a serem desenvolvidas;

III – apresentação, nos projetos, de solução satisfatória quanto aos problemas de erosão e de escoamento das águas pluviais.

§2º - A AUMEF e a SUDEC poderão estabelecer os requisitos necessários à implantação das obras referidas no caput deste artigo e inclusive acompanhar sua execução.

Art. 6º - Os órgãos da Administração Direta ou Indireta do Estado e dos Municípios que integram a Região Metropolitana de Fortaleza, notadamente as empresas fornecedoras de energia elétrica e de água, antes de procederem ao licenciamento da atividade ou a aprovação de projetos, a que se refere o art. 5º desta Lei, deverão exigir a apresentação de documentos comprobatório da aprovação prévia da AUMEF, sob pena de nulidade dos seus atos.

Art. 7º - Na elaboração, implantação e adequação dos planos de urbanização e desenvolvimento a serem executados na Região Metropolitana de Fortaleza – RMF, deverá ser observado o disposto nesta Lei.

§1º - Em cada área de proteção a AUMEF aplicará as medidas necessárias a adaptar as urbanizações, edificações, e atividades existentes ás disposições desta Lei.

§2º - As urbanizações, edificações e atividades existentes, anteriormente a esta Lei, gozarão de prazo adequado para se adaptarem às suas exigências ou procederem sua transferência para outro local e, na impossibilidade de o fazerem, serão suprimidas mediante indenização ou desapropriação.

§3º - A execução de planos de urbanização, de iniciativa de órgãos estaduais e das Prefeituras dos Municípios que integram a Região Metropolitana de Fortaleza – RMF, localizados nas áreas de proteção, dependerá da aprovação da AUMEF, condicionada à anuência da SUDEC.

Art. 8º - Devem ser declaradas Setores Especiais, por legislação complementar, as áreas-problemas.

Parágrafo único – Consideram-se áreas-problemas, para os efeitos desta lei, as áreas alagadas ou sujeitas a inundações, ou a erosão, cujo uso inadequado põe em risco o Recurso Hídrico adjacente, ou possa causar transtorno a coletividade, bem como aquelas situadas na Região Metropolitana de Fortaleza que tenham sido ou venham a ser declaradas de utilidade pública, para fins de desapropriação, a que se destinem à Preservação Paisagística.

CAPÍTULO II

DAS RESTRIÇÕES

Art. 9º - Nos terrenos situados nas faixas ou áreas de 1ª Categoria e nos Setores Especiais não terá admitido movimento de terra, inclusive empréstimo ou botafora, a menos que se destinem ao controle de cheias, regularização de vazão, proteção de manancial e para melhor utilização das águas, conforme os usos preponderantes estabelecidos, devendo em tais casos ser solicitada, previamente, a autorização da AUMEF após parecer favorável da SUDEC.

Art. 10º - Na parcela restante da bacia, as obras que exijam movimentação de terra, deverão sem prejuízo de outras exigências, ser executadas segundo projeto que não implique no alargamento de outras áreas, que assegure proteção aos locais preferenciais de escoamento e impeça o assessoramento dos corpos de água, a ser aprovado pela AUMEF, após parecer favorável da SUDEC.

Art. 11º - Nas áreas de proteção, e na parcela restante de cada bacia nas áreas não loteadas, o desmatamento e a remoção indispensável da cobertura vegetal observada a legislação federal em vigor, só serão permitidos mediante a aprovação da SUDEC, após parecer favorável da AUMEF e nos seguintes casos:

I – para implantação de obras, serviços e edificações admitidos nesta Lei;

II – para exploração agrícola, florestamento, reflorestamento, extração vegetal, em regime de utilização racional, ou para substituição por vegetal com finalidades paisagísticas, econômicas ou de proteção.

Art. 12º - Na prática de atividades relativas a exploração agrícola, ao florestamento e a extração vegetal, além do que prescreve a legislação Federal, deverão ser observadas as normas de proteção e conservação do solo definidas pela SUDEC.

Art. 13º - No território da Região Metropolitana de Fortaleza – RMF, nenhum recurso hídrico poderá ser aterrado sem prévia autorização da Assembléia Legislativa, fundamentada em parecer favorável da SUDEC e AUMEF, acompanhado de mensagem do Chefe do Poder Executivo.

Art. 14º - Nas áreas ou faixas de 1ª Categoria, que abranjam águas destinadas ao abastecimento público, somente serão permitidos serviços, obras e edificações indispensáveis ao uso e aproveitamento dos respectivos recursos hídricos, desde que não coloquem em risco a qualidade de água, mediante autorização da AUMEF após parecer favorável da SUDEC.

Art. 15º - Apenas serão permitidos, nas áreas ou faixas de 1ª Categoria, os seguintes usos e atividades:

I – pesca;

II – exploração agrícola sem uso de defensivos ou fertilizantes;

III – excursionismo;

IV – natação;

V – esportes náuticos;

VI – outros esportes ao ar livre;

Parágrafo único – Poderá ser permitida a construção de ancoradouros de pequeno porte, rampas para lançamento de barcos, pontões de pesca, tanques para piscicultura, equipamentos destinados ao campismo e a outras formas de lazer, devendo os projetos de tais obras merecerem a aprovação prévia da AUMEF, após manifestação favorável da SUDEC.

Art. 16º - Os equipamentos, referidos no parágrafo único do artigo anterior, poderão ser construídos e explorados pelo poder público ou por particulares.

Art. 17º - As áreas ou faixas de 1ª Categoria poderão ser computadas no cálculo de áreas livres em loteamento, excluindo-se os respectivos corpos de água.

Art. 18º - Nas faixas ou áreas de 1ª e 2ª Categorias é proibido a disposição Pública, bem como o lodo resultante dos processos de tratamento dos sistemas públicos e particulares.

Art. 19º - Os efluentes de esgotos sanitários, oriundos dos equipamentos de lazer, localizados nas faixas ou áreas de 1ª Categoria, deverão ser encaminhados à rede coletora do sistema público.

Parágrafo único – Em caso de área ainda não servida pelo Sistema Público de Esgoto, tais efluentes deverão sofrer um processo de tratamento e destino final sanitariamente satisfatório, previamente aprovado pela SUDEC.

Art. 20º - Os Setores Especiais, quanto ao uso do solo, destinam-se prioritariamente a parques, envolvendo atividades ligadas à prática de recreação e ao lazer.

Art. 21º - Nas faixas ou áreas de 2ª Categoria, observadas as restrições impostas por esta lei, poderão ser permitidos os seguintes usos:

I – residencial;

II – industrial;

III – institucional;

IV – comercial e de serviços;

V – recreativos;

VI – exploração agrícola;

VII – extração vegetal, florestamento e reflorestamento.

Art. 22º - Nas áreas ou faixas de 2ª Categoria, somente serão permitidos loteamentos, edificações, reformas, ampliações para quaisquer dos fins enumerados no artigo anterior, se satisfazerem aos seguintes requisitos, sem prejuízo das demais exigências legais:

I – em cada lote, deve permanecer, obrigatoriamente, sem pavimentação e sem impermeabilização, uma extenção de terreno não inferior a 50% (cinqüenta por cento) da área total do lote;

II – a máxima densidade demográfica admissível deve ser compatível com a infra-estrutura sanitária existente.

Art. 23º - Não será permitida, nas áreas ou faixas da 2ª Categoria a instalação ou construção de hospitais, laboratórios ou outros estabelecimentos, cujos despejos sejam infectados com microorganismos patogênicos, salvo se a área for servida por sistema público de esgoto.

Art. 24º - Somente serão permitidos, nas áreas ou faixas de 2ª Categoria, a construção, instalação, ampliação, bem como a intensificação ou mudança de processos produtivos de estabelecimentos industriais incluídos numa relação a ser elaborada pela SUDEC para tal fim, mediante prévia aprovação da AUMEF, após parecer favorável da SUDEC.

Art. 25º - Os efluentes e esgotos das edificações situadas nas áreas ou faixas de 2ª Categoria aplicar-se-ão, obrigatoriamente, ao sistema público.

§1º - Onde inexistir sistema público de esgotos sanitários, devem ser implantados sistemas particulares de tratamento e disposição final, projetados e construídos segundo as normas técnicas em vigor e, previamente, aprovados pela SUDEC.

§2º - Caberá a SUDEC fiscalizar os sistemas particulares de tratamento de esgoto, desde a sua construção.

Art. 26º - A disposição final dos afluentes dos sistemas particulares de tratamento de esgotos sanitários ocorrerá através de infiltração superficial, assegurando-se sempre a proteção do lençol freático.

Parágrafo único – O lançamento de efluentes nos corpos de água, obediência a legislação em vigor, está condicionado à autorização específica da SUDEC.

Art. 27º - Nas áreas de proteção, onde o Serviço da Limpeza Pública não efetuar coleta de lixo:

I – os resíduos sólidos decorrentes das atividades industrial, comercial, institucional e de serviços deverão ser removidos para fora das áreas de proteção;

II - o lixo oriundo da atividade residencial deverá ser enterrado.

Art. 28º - Nas áreas ou faixas de 2ª Categoria não será permitida a construção de cemitérios.

Art. 29º - A criação de aves e animais, bem como a prática de atividades agrícolas e hortifrutícolas nas áreas ou faixas de 2ª Categoria, só serão permitidas mediante licenciamento concedido pela SUDEC, após parecer favorável da AUMEF.

§1º - No pedido de licenciamento das atividades agrícolas e hortifrutícolas a serem desenvolvidas nas faixas de 2ª Categoria, o interessado deverá identificar e caracterizar a área a ser cultivada, fornecer a relação dos fertilizantes e defensivos agrícolas a serem empregados, especificar os meios a serem utilizados para o descarte do resto de formulações e de embalagens e os meios de disposição dos efluentes líquidos de lavagem dos equipamentos e recipientes usados.

§2º - As dosagens admissíveis de fertilizantes e defensivos agrícolas serão fornecidas pela SUDEC.

§3º - Não serão permitidas as culturas que exijam uso intensivo de defensivos, a critério da SUDEC.

Art. 30º - A SUDEC poderá exigir do usuário a redução da área cultivada, se as condições dos mananciais assim o impuserem, em razão dos níveis de eutrofização, toxidez e nocividade.

Parágrafo único – O uso de defensivos agrícolas deverá se restringir ao mínimo indispensável, podendo a SUDEC proibir o uso de tais defensivos, se os níveis de contaminação verificados no corpo de água atingirem limites inaceitáveis.

Art. 31º - Nas áreas de proteção, não será permitido, para a distribuição de defensivos agrícolas, o uso de aeronaves ou de equipamentos que utilizem correntes de ar a altas velocidades.

Art. 32º - As quantidades, armazenáveis nas áreas de proteção, de quaisquer produtos químicos que possam colocar em risco a qualidade das águas serão determinadas segundo os critérios estabelecidos pela SUDEC.

Parágrafo único – O transporte, o armazenamento e a manipulação dos produtos referidos neste artigo obedecerão às normas de Segurança a serem fixadas pela SUDEC.

TÍTULO III

DAS ATRIBUIÇÕES

CAPÍTULO I

DAS ATRIBUIÇÕES DA SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO

Art. 33º - Compete à Secretaria do Planejamento e Coordenação, através da Autarquia da Região Metropolitana de Fortaleza – AUMEF e da Superintendência do Desenvolvimento do Estado do Ceará – SUDEC, órgãos a ela vinculados, a aplicação do disposto nesta Lei, no seu regulamento e nas demais normas dela decorrentes.

Art. 34º - Para os efeitos da aplicação desta Lei, fica definida como autoridade competente, em última instância, o Conselho de Ciência e Tecnologia.

CAPÍTULO II

DAS ATRIBUIÇÕES DA AUTARQUIA DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA – AUMEF

Art. 35º - À Autarquia da Região Metropolitana de Fortaleza – AUMEF – sem prejuízo das demais competências estabelecidas na legislação em vigor para outros fins, com vistas à proteção dos recursos hídricos, compete:

I – elaborar e executar planos e programas de atividades relacionadas com o controle e fiscalização do uso do solo;

II – examinar e aprovar, previamente, o licenciamento de atividades industriais, comerciais, recreativas e de prestação de serviços, bem como os projetos de arruamentos, loteamentos, edificações, obras públicas e particulares, reformas ou ampliações de edificações existentes, localizadas nas áreas de proteção, após parecer favorável da SUDEC;

III – examinar e aprovar, previamente, a construção, instalação, ampliação, intensificação ou mudança de processos produtivos de estabelecimentos industriais, localizados nas áreas de 2ª Categoria;

IV – estabelecer requisitos necessários à implantação de obras públicas ou particulares, localizadas nas áreas de proteção podendo inclusive acompanhar sua execução.

V – observar e fazer observar os mananciais legais e regulamentares relativas à proteção aos mananciais, quando de elaboração, implantação e adequação dos planos de infra-estrutura viária, de saneamento e de recursos hídricos, de implantação de equipamentos urbanos e de outras obras públicas, a serem executadas naquelas áreas;

VI – aplicar as medidas necessárias para a adaptação das urbanizações, edificações e atividades existentes às disposições legais destinadas à proteção dos mananciais;

VII – examinar a aprovar pedidos de adaptação de urbanizações, edificações e atividades existentes ou exercidas anteriormente a esta lei;

VIII – elaborar normas, especificações e instruções técnicas relativas ao controle e fiscalização do uso do solo nas áreas de proteção;

IX – fiscalizar, nas áreas de proteção, o uso do solo metropolitano, efetuando inspeções em estabelecimentos, instalações e sistemas, objetivando o cumprimento, pelas entidades públicas e particulares, das normas previstas na legislação em vigor;

X – emitir parecer sobre a criação de aves e animais, bem como sobre prática de atividades agrícolas e hortifrutícolas nas áreas ou faixas de 2ª Categoria;

XI – aprovar a construção de ancoradouros de pequeno porte, rampas para lançamento de barcos, pontões, tanques para piscicultura, bem como equipamentos destinados ao campismo e a outras formas de lazer, localizados nas áreas ou faixas de 1ª Categoria, após parecer favorável da SUDEC;

XII – aprovar obras que exijam movimento de terra, localizadas no território da Região Metropolitana de Fortaleza – RMF, após parecer favorável da SUDEC;

XIII – manifestar-se sobre o desmatamento e a remoção indispensável da cobertura vegetal;

XIV – conceder autorização para a movimentação de terra nas áreas de proteção e nos Setores Especiais, ou para o aterro de recursos hídricos existentes no território da Região Metropolitana de Fortaleza, após parecer favorável da SUDEC;

XV – autorizar, nas áreas ou faixas de 1ª Categoria que abranjam águas destinadas ao abastecimento público, a execução de serviços, obras e edificações indispensáveis ao uso e aproveitamento do respectivo recurso hídrico, mediante anuência prévia da SUDEC;

XVI – propor e estabelecer formas de colaboração com outros órgãos ou entidades da Administração direta ou indireta no controle e fiscalização necessários à proteção dos mananciais;

XVII – estudar e propor aos Municípios em colaboração, com os órgãos competentes do Estado, as normas a serem observadas ou introduzidas nos Planos Diretores de Desenvolvimento Integrado (PDDIS), no interesse do controle do uso do solo nas áreas de proteção.

XVIII – tomar medidas necessárias ao cumprimento da Legislação em vigor para a proteção das áreas, objeto desta lei.

XIX – praticar todos os atos exigidos para adequação dos projetos apresentados às disposições legais referentes às áreas de proteção.

Art. 36º - Os Serviços técnicos necessários ao cumprimento das atribuições previstas no artigo anterior serão executadas pela AUMEF que, por eles, cobrará o preço correspondente ao disposta no regulamento desta lei e, quando for o caso expressa em contrato.

CAPÍTULO III

DAS ATRIBUIÇÕES DA SUPERINTENDÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DO CEARÁ – SUDEC

Art. 37º - Compete à SUDEC, no exercício das atribuições de entidade delegada do Governo do Estado, quanto aos aspectos de Controle e Preservação dos Recursos Hídricos, sem prejuízo das demais competências estabelecidas na legislação vigente para outros fins:

I – emitir parecer sobre o licenciamento de atividades industriais, comerciais, recreativas ou de prestação de serviços e sobre a aprovação de arruamentos, loteamentos, edificações, obras públicas ou particulares, reformas ou ampliações de edificações existentes, localizadas nas áreas de proteção;

II – estabelecer requisitos necessários à implantação de obras públicas ou particulares, localizadas nas áreas de proteção, podendo inclusive acompanhar sua execução;

III – emitir parecer sobre a construção, instalação, ampliação, intensificação ou mudança de processos produtivos de estabelecimentos industriais, localizados nas áreas ou faixas de 2ª Categoria;

IV – manifestar-se sobre a execução de planos de urbanização de iniciativa de órgãos estaduais ou das prefeituras dos municípios que integram a Região Metropolitana de Fortaleza – RMF, localizados nas áreas de proteção de que trata esta lei;

V – emitir parecer sobre o movimento de terra nas áreas ou faixas de 1ª Categoria, e nos Setores Especiais, e sobre o aterro de recursos hídricos existentes no território da Região Metropolitana de Fortaleza – RMF;

VI – emitir parecer sobre obras que exijam movimento de terra, localizados no Território da Região Metropolitana de Fortaleza – RMF;

VII – conceder licenciamento para criação de aves e animais, bem como para a prática de atividades agrícolas, nas áreas ou faixas de 2ª Categoria;

VIII – definir normas de proteção e conservação de solo;

IX – emitir parecer sobre a construção de ancoradouros de pequeno porte, rampas para lançamento de barcos, pontões de pesca, tanques para piscicultura e sobre equipamentos destinados ao campismo e outras formas de lazer, localizados nas áreas de 1ª Categoria;

X – emitir parecer sobre o uso do solo nos Setores Especiais;

XI – aprovar os sistemas particulares de tratamento e destino final de esgotos sanitários, localizados nas áreas de proteção;

XII – fiscalizar os sistemas particulares de tratamento de esgoto desde a sua construção;

XIII – autorizar o lançamento de efluentes dos sistemas particulares de tratamento de esgoto nos corpos de água;

XIV – elaborar a relação das indústrias, cuja atividade pode ser exercida nas áreas de proteção aos recursos hídricos da Região Metropolitana de Fortaleza – RMF;

XV – proporcionar suportes tecnológicos, bem como fixar normas, especificações e instruções técnicas necessárias à aplicação da presente lei;

XVI – exercer ação fiscalizadora com vistas ao cumprimento do prescrito na legislação em vigor, nos aspectos concernentes à preservação dos recursos hídricos e ao controle da poluição no território da Região Metropolitana de Fortaleza – RMF;

XVII – estudar e sugerir à AUMEF diretrizes a serem observadas ou inseridas nos planos e leis referentes à ocupação e uso do solo, quer no plano municipal ou metropolitano;

XVIII – aprovar o desmatamento e a remoção indispensável da cobertura vegetal nas áreas de proteção dos recursos hídricos para quaisquer que sejam as finalidades, após manifestação favorável da AUMEF;

XIX – proteger e fomentar a cobertura vegetal nas terras de propriedade do Estado, situados nas áreas de proteção;

XX – estabelecer as dosagens admissíveis de fertilizantes e defensivos agrícolas a serem utilizados nas áreas de proteção;

XXI – permitir, a seu critério, as culturas que exigem uso intensivo de defensivos agrícolas;

XXII – definir sobre o uso e a proibição de defensivos agrícolas, tendo em vista preservar os corpo de água contra a contaminação além dos limites inaceitáveis;

XXIII – aprovar a aplicação de herbicidas nos serviços de limpeza pública e particulares;

XXIV – exigir dos usuários a redução de áreas cultivadas, sempre que as condições dos mananciais assim o impuserem em razão dos níveis de eutrofização, toxidez e nocividade;

XXV – proibir o uso de defensivos agrícolas, se os níveis de contaminação verificados nos corpos de água atingirem limites inaceitáveis;

XXVI – estabelecer critérios para a determinação das quantidades armazenáveis, nas áreas de proteção, de quaisquer produtos químicos que possam colocar me risco a qualidade das águas, bem como fixar normas de segurança para o transporte, o armazenamento e a manipulação de tais produtos;

XXVII – tomar todas as medidas necessárias ao cumprimento da legislação em vigor para proteção das áreas objeto desta lei.

Art. 38º - Para o cumprimento das suas atribuições, a SUDEC cobrará o preço correspondente aos serviços técnicos executados, na forma disposta no regulamento desta lei, e, quando for o caso, na forma expressa em contrato.

TÍTULO IV

DA FISCALIZAÇÃO

Art. 39º - A fiscalização do disposto nesta lei, no seu regulamento e nas formas técnicas dela decorrentes, será exercida pela SUDEC e pela AUMEF nas áreas da respectiva competência, definidas nesta lei.

Parágrafo único – A fiscalização de que trata este artigo, poderá mediante convênio, ser delegada a outros órgãos ou entidades de Administração direta ou indireta do Estado ou dos Municípios que compõem a Região Metropolitana de Fortaleza – RMF.

Art. 40º - No exercício da ação fiscalizadora, fica assegurado às autoridades competentes o livro trânsito em estabelecimentos públicos e privados.

Parágrafo único – As autoridades competentes, quando obstadas no desempenho de suas atribuições, poderão requisitar força policial ou mandato judicial.

TÍTULO V

DAS INFRAÇÕES E PENALIDADES

Art. 41º - Constitui infração a esta lei qualquer inobservância às suas disposições, ao seu regulamento e às normas dela decorrentes.

Art. 42º - Responde pela infração quem de qualquer forma cometer, concorrer para a sua prática ou dela se beneficiar.

Art. 43º - Os infratores do prescrito nesta lei ficam sujeitos à aplicação, pelas autoridades competentes, das seguintes sanções, sem prejuízo de quaisquer outras estabelecidas na legislação específica em vigor:

I – advertência com prazo de até trinta dias para regularização da situação, nos casos de primeira infração, quando não haja perigo iminente à saúde pública;

II – multa diária a ser estipulada no regulamento desta lei com base na Unidade Padrão de Capital de conformidade com a infração, se não for efetuado a regularização dentro do prazo fixado segundo o inciso anterior;

III – embargo e demolição da obra ou construção executada sem autorização ou aprovação, ou em desacordo com os projetos aprovados, quando sua permanência ou manutenção contrariar as disposições legais e regulamentares, relativas ao disciplinamento do uso do solo para a proteção aos mananciais, ou ameaçar a qualidade do meio ambiente, respondendo o infrator pelas despesas a que der causa.

Art. 44º - Qualquer das sanções previstas nesta lei poderá ser aplicada sem prejuízo das demais.

TÍTULO VI

DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 45º - Os Códigos Urbanos, Código de Saúde e Códigos de posturas dos municípios que integram a Região Metropolitana de Fortaleza – RMF, deverão adequar-s ao que prescreve esta lei.

Art. 46º - Para o cumprimento do disposto nesta lei, os órgãos policiais do Estado, quer civis, quer militares, deverão atender sempre as requisições das autoridades competentes.

Art. 47º - Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, aos 01 de dezembro de 1977.

ADAUTO BEZERRA

MANUEL FERREIRA FILHO

JOSÉ FLÁVIO COSTA LIMA

HUMBERTO BEZERRA

LUIZ MARQUES

JOSÉ DENIZARD MACEDO DE ALCANTARA

LÚCIO ALCANTARA

EDILSON MOREIRA DA ROCHA

ASSIS BEZERRA

PAULO LUSTOSA DA COSTA

GERARDO ANGELIM DE ALBUQUERQUE

HUGO GOUVEIA

MURILO SERPA

MILTON PINHEIRO