Portaria MEC nº 300 de 30/01/2006


 Publicado no DOU em 31 jan 2006


Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação Externa de Instituições de Educação Superior do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES.


Simulador Planejamento Tributário

Notas:

1) Revogada pela Portaria MEC nº 1.264, de 17.10.2008, DOU 20.10.2008.

2) Assim dispunha a Portaria revogada:

"O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições, tendo em vista a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996; o Plano Nacional de Educação aprovado pela Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001; bem como a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, resolve:

Art. 1º Aprovar, em extrato, o Instrumento de Avaliação Externa de Instituições de Educação Superior do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, anexo a esta Portaria.

Art. 2º Em observância ao disposto no § 1º do art. 3º da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, o Instrumento referido no art. 1º deverá prever, quanto às universidades, pontuação específica pela existência de programas de pós-graduação stricto sensu, considerando satisfatório o funcionamento de pelo menos um programa de doutorado e três programas de mestrado, todos reconhecidos e com avaliação positiva pelas instâncias competentes.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

FERNANDO HADDAD

ANEXO I
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP
INSTRUMENTO PARA A AVALIAÇÃO EXTERNA DE INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - EXTRATO

Dimensões de Avaliação Pesos 
1. A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional. 05 
2. A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades. 30 
3. A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural. 10 
4. A comunicação com a sociedade. 05 
5. As políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho. 20 
6. Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios. 05 
7. Infra-estrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação. 10 
8. Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da auto-avaliação institucional. 05 
9. Políticas de atendimento aos estudantes. 05 
10. Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior. 05 
TOTAL 100 
 
Dimensões, Grupos de Indicadores e Indicadores 
1. A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional 
1.1. Articulação entre PDI e o PPI 
1.1.1. Articulação entre o PDI e o PPI nas Políticas de Ensino 
1.1.2. Articulação entre o PDI e o PPI nas Políticas de Pesquisa 
1.1.3. Articulação entre o PDI e o PPI nas Políticas de Extensão 
1.1.4. Articulação entre o PDI e o PPI nas Políticas de Gestão Acadêmica 
1.2. Aderência do PDI com a realidade institucional 
1.2.1. Coerência das propostas do PDI com a realidade institucional e cumprimento do cronograma 
1.2.2. Utilização do PDI como referência para programas e projetos 
1.3. Articulação entre o PDI e a Avaliação Institucional 
1.3.1. Articulação entre o PDI e a Auto-avaliação 
1.3.2. Articulação entre o PDI e as Avaliações Externas 
2. A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades 
2.1. Projeto Pedagógico Institucional (PPI): graduação (presencial e a distância) 
2.1.1. Políticas Institucionais para a Graduação, Graduação Tecnológica (quando for o caso), Cursos Seqüenciais (quando for o caso) e formas de sua operacionalização 
2.1.2. Articulação entre o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) 
2.2. Projeto Pedagógico Institucional (PPI): especialização e educação continuada (presencial e a distância) 
2.2.1. Políticas Institucionais para a Pós-Graduação lato sensu e formas de sua operacionalização 
2.2.2. Vinculação da especialização e educação continuada com a formação e as demandas regionais 
2.3. Projeto Pedagógico Institucional (PPI): programas de pós-graduação stricto sensu (presencial e a distância) 
2.3.1. Políticas Institucionais para a Pós-Graduação stricto sensu e formas de sua operacionalização. 
2.3.2 Atuação e recursos do órgão coordenador das atividades e políticas de pós-graduação stricto sensu 
2.4. Projeto Pedagógico Institucional (PPI): pesquisa 
2.4.1. Políticas Institucionais de práticas de investigação, Iniciação científica, de Pesquisa e formas de sua operacionalização. 
2.4.2. Participação do corpo docente e do corpo discente (envolvimento e recursos) 
2.5. Projeto Pedagógico Institucional (PPI): extensão 
2.5.1. Políticas Institucionais de Extensão e formas de sua operacionalização 
2.5.2 Vinculação das atividades de extensão com a formação e sua relevância na comunidade 
3. A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural 
3.1. Nas políticas institucionais 
3.1.1. Compromisso da IES com os programas de inclusão social, ação afirmativa e inclusão digital 
3.1.2. Relações da IES com o setor público, o setor produtivo e o mercado de trabalho 
3.2. Nas atividades de ensino, pesquisa e extensão 
3.2.1. Responsabilidade Social no Ensino 
3.2.2. Responsabilidade Social na Pesquisa 
3.2.3. Responsabilidade Social na Extensão 
4. A comunicação com a sociedade 
4.1. Comunicação interna 
4.1.1. Canais de comunicação e sistemas de informações 
4.1.2. Ouvidoria 
4.2. Comunicação externa 
4.2.1. Canais de comunicação e sistemas de informações 
4.2.2. Imagem pública da IES 
5. As políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho 
5.1. Perfil docente 
5.1.1. Titulação 
5.1.2. Publicações e produções 
5.2. Condições Institucionais para os docentes 
5.2.1. Regime de Trabalho 
5.2.2. Plano de Carreira 
5.2.3. Políticas de Capacitação e de acompanhamento do trabalho docente e formas de sua operacionalização 
5.3. Corpo técnico-administrativo e as condições institucionais 
5.3.1. Perfil técnico-administrativo (formação e experiência) 
5.3.2. Plano de carreira e capacitação do corpo técnico-administrativo 
6. Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios 
6.1. Administração Institucional 
6.1.1. Gestão institucional 
6.1.2. Sistemas e recursos de informação, comunicação e recuperação de normas acadêmicas 
6.2. Estrutura de Órgãos Colegiados 
6.2.1. Funcionamento, representação e autonomia do Conselho Superior ou equivalente 
6.2.2. Funcionamento, representação e autonomia do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão ou equivalente 
6.2.3. Funcionamento, representação e autonomia do Conselho Consultivo ou equivalente 
7. Infra-estrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação 
7.1. Instalações gerais: espaço físico 
7.1.1. Instalações gerais  
7.1.2. Instalações acadêmico-administrativas (direção, coordenação, docentes, secretaria, tesouraria, etc.) 
7.1.3. Condições de acesso para portadores de necessidades especiais 
7.2. Instalações gerais: equipamentos 
7.2.1. Acesso a equipamentos de informática, recursos audiovisuais, multimídia, internet e intranet 
7.2.2. Plano de expansão e atualização dos software e equipamentos 
7.3. Instalações gerais: serviços 
7.3.1. Manutenção e conservação das instalações físicas 
7.3.2. Manutenção e conservação dos equipamentos 
7.3.3. Apoio logístico para as atividades acadêmicas 
7.4. Biblioteca: espaço físico e acervo 
7.4.1. Instalações para o acervo, estudos individuais e em grupo 
7.4.2. Informatização 
7.4.3. Políticas institucionais de aquisição, expansão e atualização do acervo e formas de sua operacionalização 
7.5. Biblioteca: serviços 
7.5.1. Serviços (condições, abrangência e qualidade) 
7.5.2. Recursos Humanos 
7.6. Laboratórios e instalações específicas: espaço físico, equipamentos e serviços 
7.6.1. Políticas de conservação e/ou expansão do espaço físico, normas de segurança e formas de sua operacionalização 
7.6.2. Políticas de aquisição, atualização e manutenção dos equipamentos e formas de sua operacionalização 
7.6.3. Políticas de contratação e de qualificação do pessoal técnico e formas de sua operacionalização 
8. Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da auto-avaliação institucional 
9. Políticas de atendimento aos estudantes 
9.1. Programa de apoio ao desenvolvimento acadêmico do discente 
9.1.1. Programas de apoio ao discente 
9.1.2. Realização de eventos científicos, culturais, técnicos e artísticos 
9.2. Condições Institucionais para os discentes 
9.2.1. Facilidade de acesso aos dados e registros acadêmicos 
9.2.2. Apoio à participação em eventos, divulgação de trabalhos e produção discente 
9.2.3. Bolsas acadêmicas 
9.2.4. Apoio e incentivo à organização dos estudantes 
9.3. Egressos 
9.3.1. Política de acompanhamento do egresso 
9.3.2. Programas de educação continuada voltados para o egresso 
10. Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior 
10.1. Captação e alocação de recursos 
10.1.1. Compatibilidade entre a proposta de desenvolvimento da IES e o orçamento previsto 
10.1.2. Alocação de recursos para manutenção das instalações e atualização de equipamentos e materiais 
10.1.3. Alocação de recursos para a capacitação de pessoal docente e técnico-administrativo 
10.2. Aplicação de recursos para programas de ensino, pesquisa e extensão 
10.2.1 Compatibilidade entre o ensino e as verbas e os recursos disponíveis 
10.2.2 Compatibilidade entre a pesquisa e as verbas e os recursos disponíveis 
10.2.3 Compatibilidade entre a extensão e as verbas e os recursos disponíveis 
Forças/Potencialidades 
Fragilidades/Pontos que requerem melhoria 
Recomendações 
Parecer Analítico Final da Comissão de Avaliação Externa da IES 
Avaliação do Instrumento pela Comissão 

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