Portaria INEP nº 93 de 07/07/2006


 Publicado no DOU em 11 jul 2006


Regulamenta a realização do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA - para o ano de 2006.


Sistemas e Simuladores Legisweb

O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS "ANÍSIO TEIXEIRA" - INEP, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais e tendo em vista o disposto na Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996 e na Portaria Ministerial nº 3.415, de 21 de outubro de 2004, que institui o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, resolve:

CAPÍTULO I
DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
Seção I
Introdução

Art. 1º Fica regulamentada, na forma desta Portaria e de seu Anexo, a realização do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA - para o ano de 2006.

§ 1º A adesão ao ENCCEJA/2006 é de caráter opcional e estará disponível às Secretarias da Educação (estaduais, Distrito Federal ou municipais) que poderão efetivá-la, formalmente, mediante assinatura de Termo de Compromisso de Cooperação Técnica e/ou Convênio com o INEP.

§ 2º A adesão ao ENCCEJA/2006 implica na aceitação das normas estabelecidas nesta Portaria.

§ 3º As Secretarias da Educação interessadas terão prazo de 11 a 28 de julho de 2006 para enviar correspondência oficial ao INEP, manifestando seu interesse em participar do ENCCEJA/ 2006.

§ 4º Para cumprimento do parágrafo anterior, será considerada a data de postagem da correspondência nas Agências dos Correios.

§ 5º De posse desse documento de adesão ao Exame, o INEP elaborará Termo de Compromisso de Cooperação Técnica e/ou Convênio que deverá ser assinado pela Secretaria da Educação e o INEP.

Seção II
Dos objetivos

Art. 2º O ENCCEJA/2006, como instrumento de avaliação para aferição de competências e habilidades de jovens e adultos, residentes no Brasil e no exterior, em nível de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, tem por objetivos:

I - construir uma referência nacional de auto-avaliação para jovens e adultos por meio de avaliação de competências e habilidades, adquiridas no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais;

II - estruturar uma avaliação direcionada a jovens e adultos, que sirva às Secretarias da Educação para que procedam à aferição de conhecimentos e habilidades dos participantes, no nível de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nos termos do art. 38, §§ 1º e 2º da Lei 9.394/96 (LDB);

III - oferecer uma avaliação para fins de classificação na correção do fluxo escolar, nos termos do art. 24 inciso II alínea c da Lei 9.394/96;

IV - construir, consolidar e divulgar um banco de dados com informações técnico-pedagógicas, metodológicas, operacionais, socioeconômicas e culturais que possa ser utilizado para a melhoria da qualidade na oferta da Educação de Jovens e Adultos e dos procedimentos relativos ao Exame.

V - construir um indicador qualitativo que possa ser incorporado à avaliação de políticas públicas da Educação de Jovens e Adultos.

CAPÍTULO II
DA CONSTITUIÇÃO E DOS PROCEDIMENTOS NACIONAIS PARA A REALIZAÇÃO DO ENCCEJA/2006

Art. 3º O ENCCEJA estrutura-se a partir de Matriz de Competências e Habilidades (Anexo I), especialmente construída para esse fim, e do material didático pedagógico elaborado para subsidiá-la.

Essa Matriz considera, simultaneamente, as competências relativas às áreas do conhecimento/componentes curriculares e às competências do sujeito que expressam as possibilidades cognitivas de jovens e adultos para a compreensão e realização de tarefas relacionadas a essas áreas.

Art. 4º As provas do ENCCEJA obedecem aos requisitos básicos estabelecidos pela legislação em vigor para cada um dos níveis de ensino, fundamental e médio, permitindo que seus resultados sejam utilizados conforme os objetivos expressos no art. 2º desta Portaria.

Art. 5º Para o nível fundamental serão estruturadas quatro provas: Prova I - Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Artística, Educação Física e redação; Prova II - Matemática; Prova III - História e Geografia; Prova IV - Ciências Naturais.

Art. 6º Para o nível médio serão estruturadas quatro provas: Prova I - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e redação; Prova II - Matemática e suas Tecnologias; Prova III - Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Prova IV - Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

CAPÍTULO III
DA OPERACIONALIZAÇÃO

Art. 7º Para garantir a referência nacional do ENCCEJA e sua aplicação unificada, as Secretarias da Educação que optarem por aderir ao Exame deverão cumprir as normas parametrizadoras de aplicação definidas pelo INEP para a execução dos procedimentos técnico-administrativos e operacionais necessários à realização do Exame, bem como a segurança e sigilo do mesmo.

Parágrafo único. Essas normas parametrizadoras estarão definidas no Termo de Compromisso de Cooperação Técnica a ser estabelecido entre o INEP e cada Secretaria da Educação interessada, indicando a ações a serem desenvolvidas.

Art. 8º O ENCCEJA/2006 será realizado nos dias 11 e 12 de novembro de 2006, nos horários estabelecidos abaixo, considerando, para todo o território nacional, o horário de Brasília, de acordo com o seguinte calendário de atividades:

I - no dia 11.11.2006 (sábado):

a) Para o nível de Ensino Fundamental: das 14h às 18h, prova de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Artística, Educação Física e redação;

b) Para o nível de Ensino Médio, das 14h às 18h, prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e redação;

II - no dia 12.11.2006 (domingo):

c) Para o nível de Ensino Fundamental, das 8h às 11h, prova de Matemática; das 12h às 15h, prova de Ciências Naturais; das 15h30 às 18h30, prova de História e Geografia;

d) Para o nível de Ensino Médio, das 8h às 11h, prova de Matemática e suas Tecnologias; das 12h às 15h, prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; das 15h30 às 18h30 prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

CAPÍTULO IV
DOS RESULTADOS E SEUS USOS

Art. 9º (Revogado pela Portaria INEP nº 164, de 17.10.2006, DOU 18.10.2006)

Art. 10. Caberá às Secretarias da Educação que aderirem ao ENCCEJA/2006 regulamentarem a divulgação e o uso dos seus resultados e, quando for o caso, a emissão dos documentos necessários para a certificação equivalente ao ensino fundamental e ao ensino médio.

Art. 11. As Secretarias da Educação que aderirem ao ENCCEJA/2006 deverão enviar para o INEP todos os dados referentes ao Exame para estruturação de Banco de Dados com informações técnico-pedagógicas, metodológicas, operacionais, socioeconômicas e culturais dos jovens e adultos participantes com a finalidade de construir um indicador qualitativo que possa contribuir na melhoria da qualidade na oferta da Educação de Jovens e Adultos.

CAPÍTULO V
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 12. Eventuais dúvidas, na interpretação desta Portaria, serão esclarecidas pela Diretoria de Avaliação para Certificação de Competências - DACC do INEP art. 13. Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

REYNALDO FERNANDES

ANEXO I
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENCCEJA 2006

LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA, EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - ENSINO FUNDAMENTAL

EIXOS COGNITIVOS COMPETÊNCIAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA, EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO ARTÍSTICA I - Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica. II - Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processo III - Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, par IV - Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, par V - Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade 
  s histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. a tomar decisões e enfrentar situações-problema. a construir argumentação consistente. , respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 
F1 - Reconhecer as linguagens como elementos integradores dos sistemas de comunicação e constru H1 - Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elemento _________ _________ H 2 - Relacionar informações sobre os sistemas de comunicação e informação H3- Reconhecer a importância das linguagens e dos sistemas de comunicaçã 
ir uma consciência crítica sobre os usos que se fazem delas. s de caracterização dos sistemas de comunicação (informativo, publicitário, artístico e de entretenimento).      , considerando sua função social. o nos ambientes sociais e de trabalho. 
F2 - Construir um conhecimento sobre a organização de um texto em LEM e aplicá-lo em diferente _________ H4 - Identificar recursos verbais e não-verbais na organização de um texto em .H5 - Indicar a função de um texto em LEM H6 - Identificar a função argumentativa do uso de determinados termos e expressões H7- Reconhecer os valores culturais representados por outras línguas na língu 
s situações de comunicação, tendo por base os conhecimentos de língua materna.    LEM. pela interpretação de elementos da sua organização. estrangeiras. a portuguesa. 
F3 - Compreender a arte e a cultura corporal como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo e respeitando o patrimônio cultural, com base na identificação de padrões estéticos H8 - Identificar em manifestações da cultura corporal elementos históricos e sociais. H9 - Identificar as mudanças e permanências de padrões estéticos e/ou cinestésicos em diferentes contextos históricos e sociais. _________ _________ H10 - Reconhecer, nas diferentes manifestações da cultura corporal, fatores de construção de identidade e expressões de valores sociais. 
e cinestésicos de diferentes grupos socioculturais.           
F4 - Compreender as relações entre arte e a leitura da realidade, por meio da reflexão e investigação do processo artístico e do reconhecimento dos materiais H11 - Identificar produtos e procedimentos artísticos expressos em várias linguagens. _________ _________ H12 - Relacionar os sentidos de uma obra artística ao seu contexto de produção. H13 - Reconhecer a obra de arte como fator de promoção dos direitos e valores humanos. 
e procedimentos usados no contexto cultural de produção da arte.           
F5 - Compreender as relações entre o texto literário e o contexto histórico, social, político e cultural, valorizando a literatura como patrimônio nacional. _________ H14 - Reconhecer os procedimentos de construção do texto literário. H15 - Utilizar os conhecimentos sobre a construção do texto literário para atribuir-lhe um sentido. H16 - Identificar em um texto literário as relações entre tema, estilo e contexto histórico de produção. H17 - Reconhecer a importância do patrimônio literário para a preservação da memória e da identidade nacionais. 
F6 - Utilizar a língua materna para estruturar a experiência e explicar a realidade. _________ H18 - Identificar os elementos organizacionais e estruturais de textos de diferentes gêneros. H19 - Identificar a função predominante (informativa, persuasiva etc.) dos textos, em situações específicas de interlocução. _________ H20 - Reconhecer a importância do patrimônio lingüístico para a preservação da memória e da identidade nacionais. 
F7 - Analisar criticamente os diferentes discursos, inclusive o próprio, desenvolvendo a capacidade d H21 - Reconhecer em textos os procedimentos de persuasão utilizados pel H22 - Identificar referências intertextuais. H23 - Identificar em textos as marcas de valores e intenções que expressam H24 - Comparar interpretações de um mesmo fato em diferentes textos. _______ 
e avaliação de textos. o autor.    interesses políticos, ideológicos e econômicos     
F8 - Reconhecer e valorizar a linguagem de seu grupo social e as diferentes variedades da língua portuguesa, procurando combater o preconceito lingüístico. H25 - Identificar, em textos de diferentes gêneros, as variedades lingüísticas sociais, regionais e de registro (situações d _________ H26 - Relacionar a presença de uma variedade lingüística em um texto ao contexto de interlocução. _________ H27 - Identificar a relação entre preconceitos sociais e usos lingüísticos. 
 e formalidade e coloquialidade).         
F9 - Usar os conhecimentos adquiridos por meio da análise lingüística para expandir sua capacidade d H28 - Verificar na composição das palavras os sentidos implícitos em afixos, sufixo H29 - Identificar a relação semântica entre palavras de diferentes classes e o tema d _________ H30 - Identificar em um texto os mecanismos lingüísticos na construção da _________ 
e uso da linguagem, ampliando a capacidade de análise crítica. s, radicais, desinências. e um texto    argumentação.   

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS - ENSINO MÉDIO

EIXOS COGNITIVOS COMPETÊNCIAS DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS  I - Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica. II - Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processo III - Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, par IV - Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, par V - Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade 
  s histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. a tomar decisões e enfrentar situações-problema. a construir argumentação consistente. , respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 
M1 - Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida. H1 - Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas d __________ H2 - Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociai H3 _ Relacionar informações sobre os sistemas de comunicação e informação, considerando sua função social. H4 - Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação. 
 e comunicação (informativo, publicitário, artístico e de entretenimento).    s e do mundo do trabalho.     
M2 - Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso H5 - Associar vocábulos e expressões de um texto em LEM ao seu tema. __________ H6 - Utilizar os conhecimentos básicos da LEM e de seus mecanismos como meio de H7 - Relacionar informações em um texto em LEM, sua função e seu uso social, para H8 - Reconhecer a importância da produção cultural em LEM como representação d 
a informações e a outras culturas e grupos sociais.      ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas. justificar possíveis intenções do autor. a diversidade cultural. 
M3 - Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade. __________ H9 - Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social. H10 - Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função de necessidades cinestésicas. __________ H11 - Reconhecer a linguagem corporal como meio de integração social, considerando os limites de desempenho e a 
          s alternativas de adaptação para diferentes indivíduos. 
M4 - Compreender a Arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade. __________ H12 - Reconhecer diferentes funções da Arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais. __________ H13 - Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos H14 - Reconhecer o valor da diversidade artística e das inter-relações de elementos que se apresentam nas manifestações d 
        artísticos. e vários grupos sociais e étnicos. 
M5 - Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acord __________ H15 - Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político. H16 - Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário. __________ H17 - Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional. 
o com as condições de produção e recepção.           
M6 - Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição d __________ H18 - Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de texto H19 - Analisar a função predominante (informativa, persuasiva etc.) dos textos, em situações específicas de interlocução. __________ H20 - Reconhecer a importância do patrimônio lingüístico para a preservação da memória e da identidade nacional. 
e significados, expressão, comunicação e informação.    s de diferentes gêneros e tipos.       
M7 - Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestaçõe H21 - Reconhecer, em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbai H22 - Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recurso H23 - Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é se H24 - Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o __________ 
s específicas. s utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos. s lingüísticos. u público-alvo, pela identificação e análise dos procedimentos argumentativos utilizados. convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.   
M8 - Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade. H25 - Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas lingüísticas que singularizam as variedades lingüística __________ __________ H26 - Relacionar a presença de uma variedade lingüística ao procedimento de argumentação de um texto. H27 - Relacionar preconceitos sociais e usos da língua. 
 s sociais, regionais e de registro.         
M9 - Entender os princípios, a natureza, a função e o impacto das tecnologias da comunicação e da informação, na sua vida pessoal e social, n H28 - Reconhecer a função e o impacto social das diferentes tecnologias de comunicação e informação. H29 - Identificar, pela análise de suas linguagens, as tecnologias de comunicação e informação. __________ H30 - Relacionar as tecnologias de comunicação e informação ao __________ 
o desenvolvimento do conhecimento, associando-os aos        desenvolvimento das   
conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte, às demais tecnologias, aos processos de produção e aos problemas que se propõem solucionar.        sociedades e ao conhecimento que elas produzem.   

MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL

EIXOS COGNITIVOS COMPETÊNCIAS DE MATEMÁTICA I - Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica. II - Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de III - Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para IV - Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações V - Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e 
  processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. tomar decisões e enfrentar situações-problema. concretas, para construir argumentação consistente. considerando a diversidade sociocultural. 
F1 Construir significados e ampliar os já existentes para os números naturais, inteiros e racionais. H1 - Utilizar no contexto social diferentes significados e representações dos números - naturais, inteiros e H2 - Utilizar algum procedimento de cálculo com números naturais, inteiros ou racionais. H3 - Resolver situação-problema com números naturais, inteiros ou racionais envolvendo significados da adição, H 4 - Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações H5 - Avaliar propostas de intervenção na realidade, utilizando conhecimentos numéricos. 
 racionais.    subtração, multiplicação ou divisão. quantitativas.   
F2 Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade H6 - Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no H7 - Identificar características de polígonos (triângulos e quadriláteros). H8 - Resolver situação-problema que envolva noções geométricas (ângulo, H9 - Utilizar noções geométricas (rigidez do triângulo, composição e _____________ 
e agir sobre ela. espaço tridimensional e sua representação no espaço bidimensional.    paralelismo, perpendicularismo). decomposição de figuras) na seleção de argumentos propostos como solução de problemas do cotidiano.   
F3 Construir e ampliar noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a H10 - Identificar registros de notação convencional de medidas. H11 - Estabelecer relações entre diferentes unidades de medida H12 - Resolver situação-problema envolvendo diferentes grandezas e H13 - Avaliar a razoabilidade do resultado de uma medição na construçã H14 - Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando cálculos de perímetros, área de superfícies 
solução de problemas do cotidiano.    (comprimento, massa, capacidade). seleção de unidades de medida adequadas. o de um argumento consistente. planas ou volume de blocos retangulares. 
F4 Construir e ampliar noções de variação de grandeza para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. H15 - Identificar leis matemáticas que expressem a relação de dependência entre duas grandezas. ____________ H16 - Resolver situação-problema envolvendo a variação de grandezas direta ou inversamente proporcionais. H17 - Utilizar informações expressas em forma de porcentagem como recurso para a construção de argumentação. H18 - Avaliar propostas de intervenção na realidade, utilizando cálculos de porcentagem. 

EIXOS COGNITIVOS COMPETÊNCIAS DE MATEMÁTICA I - Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica. II - Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos III - Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para IV - Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para V - Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, 
  histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. tomar decisões e enfrentar situações-problema. construir argumentação consistente. respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 
F5 Construir e utilizar conceitos algébricos para modelar e resolver problemas. H19 - Identificar representações algébricas como uma generalização de propriedades. H20 - Utilizar expressões algébricas para generalizar situações de contextos diversos. H21 - Resolver situação-problema por meio de equações do primeiro grau. ______________ ______________ 
F6 Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, H22 - Identificar informações apresentadas em tabelas ou gráficos de colunas, de setores ou de linhas. H23 - Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências. H24 - Resolver problemas com dados apresentados em forma de tabela simples ou gráfico. H25 - Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos. H26 - Avaliar propostas de intervenção na realidade, utilizando informações expressas em gráficos ou tabelas. 
interpolação e interpretação.           
F7 Compreender conceitos, estratégias e situações matemáticas numéricas para aplicá-los H27 - Identificar regularidades presentes em seqüência(s) numérica(s). ______________ H28 - Resolver situação-problema que envolva a noção de probabilidade. H29 - Utilizar cálculos de juros simples como recurso para a construção de H30 - Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos de juro 
a situações diversas no contexto das ciências, da tecnologia e da atividade cotidiana.        argumentação. s simples. 

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS - ENSINO MÉDIO

EIXOS COGNITIVOS COMPETÊNCIAS DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS I - Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica. II - Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos III - Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para IV - Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para V - Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, 
  histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. tomar decisões e enfrentar situações-problema. construir argumentação consistente. respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 
M1 Construir significados e ampliar os já existentes para os números naturais, inteiros, H1 - Utilizar no contexto social diferentes significados e representações dos números H2 - Utilizar algum procedimentos de cálculo com números naturais, inteiros, H3 - Resolver situação-problema com números naturais, inteiros racionais ou reai H4 - Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de H5 - Avaliar propostas de intervenção na realidade, utilizando conhecimentos 
racionais e reais. - naturais, inteiros, racionais ou reais. racionais ou reais. s envolvendo significados da adição, subtração, multiplicação ou divisão, potenciação ou radiciação. argumentos sobre afirmações quantitativas. numéricos.   
M2 Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela. H6 - Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no espaço tridimensional e sua representação H7 - Identificar características de polígonos ou sólidos (prismas, pirâmides, cilindros). H8 - Resolver situação-problema que envolva noções geométricas (ângulo, paralelismo, perpendicularismo). H9 - Utilizar o teorema de Pitágoras ou semelhança de triângulos na seleção de argumentos propostos como solução de _____________ 
 no espaço bidimensional.      problemas do cotidiano.   
M3 Construir e ampliar noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. H10 - Estabelecer relações entre diferentes unidades de medida (comprimento, massa, capacidade, área, volume). H11 - Aplicar a noção de escalas na leitura de plantas ou mapas. H12 - Resolver situação-problema que envolva medidas de arcos ou ângulos (grau e radiano), utilizando teorema de Pitágoras H13 - Avaliar a razoabilidade do resultado de uma medição, na construção de um argumento consistente. H14 - Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando cálculos de perímetros, área de superfícies planas ou volume de 
      ou razão trigonométrica (seno de um ângulo agudo).    blocos retangulares. 

EIXOS COGNITIVOS COMPETÊNCIAS DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS I - Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica. II - Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos III - Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para IV - Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para V - Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, 
  histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. tomar decisões e enfrentar situações-problema. construir argumentação consistente. respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 
M4 Construir e ampliar noções de variação de grandeza para a compreensão da realidade e a H15 Identificar leis matemáticas que expressem a relação de dependência entre ___________ H16 Resolver situação-problema envolvendo a variação de grandezas direta H17 Utilizar informações expressas em forma de juros (simples ou composto) H18 Avaliar propostas de intervenção na realidade, utilizando cálculos de 
solução de problemas do cotidiano. duas grandezas.    ou inversamente proporcionais. como recurso para a construção de argumentação (aumentos e descontos sucessivos). porcentagem e/ou juros. 
M5 Aplicar expressões algébricas para modelar e resolver problemas, envolvendo H19 - Identificar representações algébricas que expressem a relação de H20 - Identificar gráfico cartesiano que represente a relação de interdependência H21 - Resolver situação-problema cujos dados estejam expressos em gráfico ____________ ________________ 
variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas. interdependência entre duas grandezas. entre duas grandezas (variação linear). cartesiano que mostre a variação de duas grandezas.     
M6 Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos H22 - Identificar informações apresentadas em tabelas ou gráficos (de coluna, de H23 - Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências. H24 - Resolver situação-problema com dados apresentados em forma de tabela de H25 - Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a H26 - Avaliar propostas de intervenção na realidade, utilizando informações expressas 
e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação. setores e de linha).    dupla entrada ou gráfico. construção de argumentos. em gráficos ou tabelas. 
M7 Compreender o caráter aleatório e não-determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas _________ H27 - Calcular a média aritmética de um conjunto de dados expressos em uma tabela de freqüências de dados agrupados (não em H28 - Resolver situação-problema que envolva processos de contagem ou noções de probabilidade. H29 - Utilizar médias aritméticas, noção de probabilidade ou conhecimentos estatísticos como recurso para a construção H30 - Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando probabilidade e/ou conhecimentos estatísticos (porcentagem, 
e cálculos de probabilidade, para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística.    classes) ou gráficos de colunas.    de argumentação. gráficos, médias). 

HISTÓRIA E GEOGRAFIA - ENSINO FUNDAMENTAL

EIXOS COGNITIVOS COMPETÊNCIAS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA I - Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica. II - Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico- III - Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para IV - Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para V - Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores 
  geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. tomar decisões e enfrentar situações-problema. construir argumentação consistente. humanos e considerando a diversidade sociocultural. 
F1 - Compreender processos sociais utilizando conhecimentos histórico- H1 - Identificar formas de representação de fatos e fenômenos histórico-geográficos expressos em H2 - Caracterizar processos sociais reconhecendo mudanças e permanências H3 - Interpretar realidades históricas e geográficas estabelecendo relações entre H4 - Comparar diferentes explicações para fatos e processos históricos e/ou H5 - Considerar o respeito aos valores humanos e à diversidade sociocultural, nas 
geográficos. diferentes linguagens. temporais e espaciais. diferentes fatos e processos sócio-espaciais. geográficos. análises de fatos e processos históricos e geográficos. 
F2 - Compreender o processo histórico de formação da sociedade, da produção do H6 - Utilizar mapas, gráficos ou fontes históricas para explicar fatos e processos histórico- H7 - Analisar a formação da sociedade brasileira considerando as dinâmicas dos fluxo H8 - Interpretar situações histórico-geográficas da sociedade brasileira referentes H9 - Analisar o processo socioeconômico de formação e a apropriação dos recurso H10 - Comparar propostas para superação dos desafios sociais, políticos, econômicos e 
território, da paisagem e do lugar no Brasil. geográficos e seus impactos na sociedade brasileira. s populacionais. à constituição do espaço, do território, da paisagem e/ou do lugar. s naturais na sociedade brasileira. ambientais enfrentados pela sociedade brasileira.   
F3 - Compreender a importância do patrimônio cultural e suas relações com a H11 - Identificar características do patrimônio cultural de diferentes períodos históricos H12 - Identificar a presença dos recursos naturais na organização do espaço geográfico, H13 - Interpretar os significados de diferentes manifestações populares como H14 - Analisar a diversidade morfoclimática do território brasileiro e as H15 - Identificar propostas que reconheçam a importância do patrimônio cultural, tendo em 
organização das sociedades.    relacionando transformações naturais e intervenção humana. representação do patrimônio regional e cultural. implicações sociais e ambientais do uso das tecnologias em diferentes contextos histórico-geográficos. vista a preservação das identidades nacionais e do meio físico. 
F4 - Compreender os processos de formação das instituições sociais e H16 - Identificar em documentos históricos os fundamentos da cidadania e da democracia H17 - Comparar diferentes processos de formação de instituições sociais e políticas. H18 - Relacionar os fundamentos da cidadania e da democracia, do presente e do H19 - Avaliar situações em que os direitos dos cidadãos foram conquistados, mas na H20 - Analisar propostas de inclusão social promovidas pelas instituições sociais e 
políticas de forma a favorecer uma atuação consciente do individuo na sociedade. presentes na vida social.    passado, aos valores éticos. o usufruídos por todos os segmentos sociais. políticas, considerando o respeito aos direitos humanos e à diversidade sociocultural. 
F5 - Reconhecer a formação e a organização do espaço geográfico a partir H21 - Identificar representações do espaço geográfico em textos científicos, imagens, fotos H22 - Caracterizar formas espaciais criadas pelas sociedades, no processo de formação e H23 - Analisar interações entre sociedade e natureza na organização do espaço históric H24 - Avaliar diferentes formas de uso e apropriação dos espaços, envolvendo H25 - A partir de interpretações cartográficas do espaço geográfico brasileiro, identificar 
das transformações ocorridas no campo e na cidade. e gráficos. organização do espaço geográfico, que contemplem a dinâmica entre a cidade e o campo. o e geográfico, envolvendo a cidade e o campo. a cidade e o campo, e suas transformações no tempo. propostas de intervenção solidária para consolidação dos valores humanos e de equilíbrio ambiental. 
F6 - Compreender a organização econômica das sociedades contemporâneas e as mudanças no mund H26 - Identificar aspectos da realidade econômico-social de um país ou região, a partir de indicadores socioeconômicos graficamente H27 - Caracterizar formas de circulação de informação, capitais, mercadorias e serviços no tempo e no espaço. H28 - Comparar os diferentes modos de organização do trabalho e suas conseqüências para a vida social. H29 - Avaliar formas de propagação de hábitos de consumo que alterem os sistemas produtivos visando à conservaçã H30 - Comparar organizações políticas, econômicas e sociais no mundo contemporâneo, na identificação de propostas 
o do trabalho. representados.      o sócio-ambiental. que propiciem eqüidade na qualidade de vida de sua população. 

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - ENSINO MÉDIO

EIXOS COGNITIVOS COMPETÊNCIAS DE CIÊNCIAS HUMANAS I Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica. II - Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos III - Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para IV - Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para V - Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, 
  histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. tomar decisões e enfrentar situações-problema. construir argumentação consistente. respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 
M1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades. H1 - Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura. H2 - Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas. H3 - Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos. H4 - Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre um determinado aspecto da cultura. H5 - Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes 
          sociendades. 
M2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações sócio- H6 - Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaço H7 - Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre a H8 - Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou H9 - Comparar o significado histórico-geográfico das organizações territoriais em H10 - Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a 
econômicas e culturais de poder. s geográficos. s nações. rupturas em processos de disputa pelo poder. escala local, regional ou mundial. importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica. 
M3 - Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e H11 - Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço. H12 - Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades. H13 - Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de H14 - Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fato(s) de H15 - Avaliar criticamente conflitos culturais ou sócio-ambientais ao longo da história. 
movimentos sociais.      problemas de ordem econômico-social. natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais.   
M4 - Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produçã H16 - Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do H17 - Analisar os fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo H18 - Comparar diferentes processos de produção e circulação de riquezas e suas H19 - Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinaram as H20 - Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas 
o, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social. trabalho e da vida social. de desterritorialização da produção industrial e agrícola. implicações sócio-espaciais. várias formas de uso e apropriação dos espaços agrário e urbano. novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho. 
M5 - Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania H21 - Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da cidadania H22 - Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às transformaçõe H23 - Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política da H24 - Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades. H25 - Identificar referenciais que possibilitem erradicar formas de exclusão 
e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade. e da democracia. s das legislações. s sociedades.    social. 
M6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes H26 - Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e a H27 - Analisar de maneira crítica as interações entre a sociedade e o meio físico H28 - Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferente H29 - Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, H30 - Avaliar criticamente formas de atuação para conservação dos recursos 
contextos históricos e geográficos. s relações da vida humana com a paisagem. , levando em consideração aspectos históricos. s contextos histórico-geográficos. relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas. naturais, considerando propostas de desenvolvimento sustentável. 

CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL

EIXOS COGNITIVOS COMPETÊNCIAS DE CIÊNCIAS I - Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica. II - Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos III - Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas para IV - Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas para V - Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, 
  histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. tomar decisões e enfrentar situações-problema. construir argumentação consistente. respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 
F1 Compreender a ciência como atividade humana, histórica, associada a aspectos de ___________ H1 - Relacionar diferentes explicações propostas para um mesmo fenômeno H2 - Estabelecer relações entre transformações culturais e conhecimento ___________ __________ 
ordem social, econômica, política e cultural.    natural, na perspectiva histórica do conhecimento científico. científico e tecnológico.     
F2 Compreender conhecimentos científicos e tecnológicos a serviço da humanidade, H3 - Identificar, em representações variadas, fontes e transformações de energia H4 - Identificar processos e substâncias utilizados na produção e conservação dos H5 - Associar a solução de problemas da comunicação, transporte, saúde (como H6 - Reconhecer argumentos pró ou contra o uso de determinadas tecnologias para _____________ 
identificando riscos e benefícios neles envolvidos. que ocorrem em processos naturais e tecnológicos. alimentos, e noutros produtos de uso comum, avaliando riscos e benefícios neles envolvidos. epidemias) ou outro, com o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico. solução de necessidades humanas, relacionadas à saúde, moradia, transporte, agricultura etc.   
F3 Compreender a natureza como um sistema dinâmico e o ser humano, em H7 - Relacionar diferentes seres vivos aos ambientes que habitam, considerando H8 - Identificar, em situações reais, perturbações ambientais ou medidas de H9 - Relacionar transferência de energia e ciclo de matéria a diferentes processos H10 - Relacionar, no espaço ou no tempo, mudanças na qualidade do solo, da água ou ___________ 
sociedade, como um de seus agentes de transformação. características adaptativas. recuperação. (alimentação, fotossíntese, respiração e decomposição). do ar às intervenções humanas.   
F4 Compreender a saúde como bem pessoal e ambiental que deve ser promovido por meio de diferentes agentes, de forma H11 - Identificar variações em indicadores de saúde e de desenvolvimento humano, a partir de dados apresentados em gráficos, H12 - Associar a qualidade de vida, em diferentes faixas etárias e em diferentes regiões, a fatores sociais e ambientais que H13 - Relacionar a incidência de doenças ocupacionais, degenerativas e infectocontagiosas a condições que _____________ H14 - Selecionar alternativas de condições de trabalho e/ou normas de segurança em diferentes contextos, valorizando o 
individual e coletiva. tabelas ou textos. contribuam para isso. favorecem a sua ocorrência.    conhecimento científico e o bem estar físico e mental de si próprio e daqueles com quem convive. 

EIXOS COGNITIVOS COMPETÊNCIAS DE CIÊNCIAS I - Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica. II - Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico- III - Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas para IV - Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas para V - Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores 
  geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. tomar decisões e enfrentar situações-problema. construir argumentação consistente. humanos e considerando a diversidade sociocultural. 
F5 Compreender o próprio corpo e a sexualidade como elementos de realização humana, valorizando e H15 - Reconhecer funções e localização de diferentes órgãos ou sistemas do corpo humano, suas disfunções ou H16 - Associar problemas de saúde a sintomas, testes diagnósticos simples ou possíveis conseqüências da automedicação. H17 - Relacionar saúde com hábitos alimentares, atividade física e uso de medicamentos e outras drogas, considerand H18 - Analisar o funcionamento de métodos anticoncepcionais, reconhecendo a importância de alguns deles na prevenção d H19 - Selecionar propostas em prol da saúde física e mental dos indivíduos ou coletividade, em diferentes condições etárias, culturais ou 
desenvolvendo a formação de hábitos de auto-cuidado, de auto-estima e de respeito ao outro. doenças a eles relacionados.    o diferentes momentos do ciclo de vida humano. e doenças sexualmente transmissíveis. sócio-ambientais. 
F6 Aplicar conhecimentos de ciência e tecnologia e procedimentos de H20 - Interpretar informações contidas em rótulos, embalagens, bulas, receitas, H21 - Avaliar produtos de uso cotidiano (limpeza, higiene, alimentos, medicamentos ou H22 - Relacionar comportamento de variáveis em observação ou experimentação H23 - Avaliar riscos e benefícios de procedimentos para solução de problema H24 - Diagnosticar situações do cotidiano em que ocorrem desperdícios de energia ou 
investigação científica em diferentes contextos. manuais de instrumentos e equipamentos simples. outros).de mesma finalidade, baseando-se em suas propriedades. de fenômenos naturais. real, considerando o interesse coletivo. matéria, propondo formas de minimizá-las. 
F8 Compreender o Sistema Solar, enfatizando a Terra em sua constituição geológica e planetária própria, situando H25 - Empregar linguagem científica (nomes, gráficos, símbolos e representações) para descrever a H26 - Relacionar diferentes fenômenos cíclicos como dia e noite, estações do ano, climas, fases da lua, marés e eclipses aos movimentos da ____________ H27 - Relacionar características do planeta Terra com fenômenos naturais ou induzidos pela atividade humana. _____________ 
o ser humano no espaço e no tempo em relação ao Universo. constituição ou a dinâmica da Terra e do Sistema solar. Terra e da Lua.       
F9 Avaliar a disponibilidade e os processos para obtenção e utilização de recursos materiais e energéticos. ____________ H28 - Relacionar diferentes recursos naturais - seres vivos, materiais ou energia - a bens de consumo utilizados no cotidiano. H29 - Compreender o significado e a importância da água e de seu ciclo em sua relação com condições sócio-ambientais. _____________ H30 - Analisar propostas de uso de materiais e recursos energéticos, tendo em vista o desenvolvimento sustentável, considerando 
          características e disponibilidades regionais (de subsolo, vegetação, rios, ventos, oceanos etc.). 

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS - ENSINO MÉDIO

EIXOS COGNITIVOS COMPETÊNCIAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS I - Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica. II - Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico- III - Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas para tomar decisões e IV - Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas para V - Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando 
  geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. enfrentar situações-problema. construir argumentação consistente. os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 
M1 Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como __________ H1 - Identificar características de ondas sonoras ou de ondas eletromagnéticas, relacionando-as a H2 - Associar a solução de problemas de comunicação, transporte, saúde, ou outro, com H3 - Confrontar diferentes interpretações de senso comum e científicas sobre práticas H4 - Analisar propostas de intervenção nos ambientes considerando a qualidade de vida 
construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da    seus usos nos mais diferentes contextos. o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico. sociais (formas de produção e hábitos pessoais), reconhecendo a evolução da linguagem científica ao longo do tempo e em humana ou medidas de conservação, recuperação e utilização sustentável da biodiversidade. 
humanidade.        diferentes culturas.   
M2 Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos relevantes para __________ H5 - Dimensionar circuitos elétricos domésticos ou em outros ambientes, considerando informações dadas sobre corrente, tensão, H6 - Relacionar informações para compreender manuais de instalação ou utilização de aparelhos ou sistemas H7 - Selecionar testes de controle, outros parâmetros ou critérios para a comparação de materiais e produtos, tendo em vista a defesa __________ 
sua vida pessoal.    resistência e potência. tecnológicos de uso comum.. do consumidor, saúde do trabalhador e a qualidade de vida.   
M4 Associar alterações ambientais a processos produtivos e sociais, e instrumentos ou ações científico- H8 - Identificar etapas nos processos de obtenção, utilização ou reciclagem de recursos naturais e matérias-primas H9 - Compreender a importância da água para a vida em diferentes ambientes em termos de suas propriedades químicas, físicas e biológicas, H10 - Analisar perturbações ambientais, identificando fontes, transporte e/ou destinos dos poluentes ou prevendo efeitos nos sistemas H11 - Reconhecer aspectos éticos, vantagens e desvantagens da biotecnologia (transgênicos, clones, melhoramento genético, cultura de H12 - Relacionar atividades sociais e econômicas - comércio, industrialização, urbanização, mineração e agropecuária - com 
tecnológicos a degradação e preservação do ambiente.    identificando fatos que causam perturbações em seu ciclo. naturais, produtivos e sociais. células),considerando as estruturas e processos biológicos neles envolvidos as principais alterações nos ambientes brasileiros, considerando os interesses contraditórios envolvidos. 
M5 Compreender organismo humano e saúde, relacionando conhecimento H13 - Interpretar indicadores de saúde e desenvolvimento humano, como H14 - Reconhecer os mecanismos da transmissão da vida, prevendo a manifestação de H15 - Associar os processos vitais do organismo humano (defesa, manutenção do __________ __________ 
científico, cultura, ambiente e hábitos ou outras características individuais. mortalidade, natalidade, longevidade, nutrição, saneamento, renda e escolaridade, apresentados em gráficos, características dos seres vivos, em especial, do ser humano. equilíbrio interno, relações com o ambiente, sexualidade etc.) a fatores de ordem ambiental, social ou cultural dos indivíduos, seus hábitos     
 tabelas e/ou textos.    ou outras características pessoais.     

EIXOS COGNITIVOS COMPETÊNCIAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS I - Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica. II - Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico- III - Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas para tomar decisões e IV - Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas para V - Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando 
  geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. enfrentar situações-problema. construir argumentação consistente. os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 
M6 Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los a H16 - Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de __________ __________ H17 - Relacionar as propriedades física, químicas ou biológicas de produtos, sistemas e H18 - Selecionar métodos ou procedimentos próprios das Ciências Naturais que contribuam 
diferentes contextos. linguagem e representação usadas nas Ciências, como texto discursivo, gráficos,      procedimentos às finalidades a que se destinam, os problemas ambientais e/ou os para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental. 
 tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.      eventuais riscos às saúde decorrentes de sua aplicação.   
M7 Apropriar-se de conhecimentos da física para compreender o mundo natural e para interpretar, avaliar e planejar H19 - Reconhecer características físicas e parâmetros de movimentos de veículos, corpos celestes e outros objetos em __________ H20 - Utilizar leis físicas para interpretar processos naturais e tecnológicos que envolvem trocas de calor, mudanças de pressa H21 - Avaliar sistemas naturais e tecnológicos em termos da potência útil, dissipação de calor e rendimento, identificando as transformações H22 - Comparar possibilidades de geração de energia para uso social em determinado ambiente, identificando as diferentes opções 
intervenções científico-tecnológicas no mundo contemporâneo. diferentes linguagens e formas de representação.    o e densidade ou interações físicas que provoquem movimentos de objetos. de energia ou os processos pelos quais elas ocorrem. em termos de seus impactos ambiental, social e econômico. 
M8 Apropriar-se de conhecimentos da química para compreender o mundo natural e para interpretar, avaliar e planejar H23 - Utilizar códigos e nomenclatura da química para caracterizar materiais, substâncias e transformações químicas. H24 - Caracterizar materiais ou substâncias, identificando propriedades, etapas, rendimentos e implicações sociais, econômicas ou ambientais H25 - Avaliar implicações sociais, ambientais e/ou econômica na produção ou no consumo de eletricidade, dos combustíveis ou de __________ H26 -- Analisar propostas de intervenção ambiental aplicando conhecimento químico, observando riscos e benefícios. 
intervenções científico-tecnológicas no    de sua obtenção ou produção. recursos minerais, identificando     
mundo contemporâneo.      transformações químicas ou de energia envolvidas nesses processos.     
M9 Apropriar-se de conhecimentos da biologia para compreender o mundo natural e para interpretar, avaliar e planejar _____________ H27 - Associar características adaptativas dos grandes grupos de animais ou de plantas com o seu modo de vida ou seus limites de distribuição H28 - Interpretar experimentos ou técnicas que utilizam vírus, bactérias, protozoários, algas ou fungos, analisando implicações para a indústria H29 - Comparar argumentos em debate, ao longo do tempo, sobre a evolução dos seres vivos. H30 - Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e à implementação da saúde 
intervenções científico-tecnológicas no mundo contemporâneo.    nos diferentes ambientes, em especial nos ambientes brasileiros. alimentícia, a agricultura, os ciclos biogeoquímicos, a saúde individual ou coletiva, ou produção de medicamentos.    individual, coletiva ou do ambiente.