INSS: Portaria determina a concessão de salário-maternidade para a segurada desempregada


13 set 2021 - Trabalho / Previdência

A Portaria Conjunta DIRBEN/PFE/INSS Nº 50 DE 09/09/2021 determinou que durante o período de graça, a segurada desempregada fará jus ao recebimento do salário-maternidade, situação em que o benefício será pago diretamente pela previdência social, não mais restringindo o recebimento do salário-maternidade aos casos de demissão antes da gravidez ou durante a gestação, nas hipóteses de dispensa por justa causa ou a pedido, diante do disposto no parágrafo único do art. 97 do Decreto nº 3.048, de 6 de maio de 1999, redação dada pelo Decreto nº 10.410, de 30 de junho de 2020.

Na análise administrativa dos requerimentos de salário-maternidade efetuados a partir de 1º de julho de 2020 já é permitida a concessão deste benefício diretamente pelo INSS para todas as seguradas desempregadas, durante o período de graça, desde que preenchidos os demais requisitos legais.


Fonte: LegisWeb

Instale o Boletim Diário como aplicativo!

Aviso: Esta página é exclusiva para o cliente INFOR-MAR CONTABILIDADE S/S e foi acessada através do link contido no Boletim Diário enviado para o e-mail edimar@informarcontabil.com.br.
A LegisWeb proíbe a reprodução ou compartilhamento deste link ou qualquer informação desta página sem prévia autorização.